Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - Update matinal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 9/1/2003 18:26

Antunes, eu neste post referia-me naturalmente às quedas intradiárias!... Aliás, isso é evidente para quem estiver a seguir os meus comentários. Hoje a PT esteve a cair mais de 2% e eu falei diversas vezes dessa queda (nesta e noutras sequências de posts) e do fraco volume associado a ela.

Eu não disse que as quedas começaram, o que fui dizendo ao longo do dia é que a PTC estava a cair (até bastante em termos percentuais) mas essa queda era acompanhada de um volume muito fraco. Aliás esse já tinha sido o cenário de ontem e hoje voltou a repetir-se.

Recordando-me da conversa de ontem e de ter falado de dureza (foi o Antunes que levantou a questão, sublinho) eu tomo a liberdade de lhe perguntar. Antunes, tem alguma cisma contra mim?

É que está permanentemente a pegar com o que eu digo nas minhas análises e até agora (pelo menos) tem sido sempre fruto de más interpretações.

Note que eu não levo a mal que comente as minhas análises, até agradeço. Mas a questão que coloco é que intencional ou não intencionalmente está sempre a distorcer o que eu digo ou a descontextualizar o que eu digo. Por vezes fico com a sensação que leu um post, mas não leu os anteriores.

Não me leve a mal estas questões, mas depois de ontem ter falado em dureza nas nossas discussões, coisa que desconhecia (só se for da sua parte para mim) acho que se impõe um esclarecimento em nome do bom ambiente.

Se tem alguma questão comigo, exponha sem receios!... Eu sou uma pessoa muito aberta, franca e frontal. Por alguma razão dou a cara em fóruns há cerca de 3 anos e sempre utilizando o meu nome verdadeiro. E nunca me coibí de dizer o que eu pensava...

Portanto, esteja à vontade comigo!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

MarcoAntonio...

por Antunes » 9/1/2003 18:14

MarcoAntonio Escreveu:O fecho da sessão vem por a claro mais uma vez as fragilidades destas quedas da PTC não acompanhados pelo volume.

O cenário aparentemente preocupante (e que eu descrevi como aceitável dadas as circunstânicas) desfez-se mais uma vez até ao fecho. A PTC, tal como ontem, fecha marginamente positiva depois de ter andado em terreno positivo e de ter testado o suporte dos 6.77/6.78 que me parece cada vez mais imporante.

De resto, não faço grandes reparos mais. Afinal, depois de uma sessão destas, o meu comentário de ontem assenta-se com uma luva na sessão de hoje também.

Eu, para já, vejo indecisão e não quedas. As quedas não começaram. Se começarem poderá tirar conclusões quanto ao volume.

Um abraço,

Antunes

Registado: 4/12/2002 11:16

por MarcoAntonio » 9/1/2003 17:42

O fecho da sessão vem por a claro mais uma vez as fragilidades destas quedas da PTC não acompanhados pelo volume.

O cenário aparentemente preocupante (e que eu descrevi como aceitável dadas as circunstânicas) desfez-se mais uma vez até ao fecho. A PTC, tal como ontem, fecha marginamente positiva depois de ter andado em terreno positivo e de ter testado o suporte dos 6.77/6.78 que me parece cada vez mais imporante.

De resto, não faço grandes reparos mais. Afinal, depois de uma sessão destas, o meu comentário de ontem assenta-se com uma luva na sessão de hoje também.
Anexos
PTC-20030109d.gif
PTC-20030109d.gif (18.28 KiB) Visualizado 2883 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Fernando dos Aidos » 9/1/2003 13:23

OK Marco, esse gráfico é esclarecedor, não há dúvida. Obrigado.

Quanto à última parte da minha mensagem era para o croll e não para o Bowie... as minhas desculpas.

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Bowie » 9/1/2003 13:16

Marco, sell off (e eu disse pequeno sell off) tudo depende do time frame que se esteja a negociar. Desde que fechei o meu short 692>624, tenho feito swings de 1 ou 2 dias e scalp como ontem e hoje 8/15 ticks. Para quem está a negociar o gráfico de 30m como eu 26 ticks é pequeno sell off. E Deus queira que esse vendedor aparece, que ainda faço mais qualquer coisa na subida hoje.

Em relação á influencia do mercado é discutível porque não concordo com a ideia como ela está generalizada. Aponto 3 exemplos:

1 Ontem todos desciam menos nós.

2º Quem arrancou primeiro para o rally de Outubro foi a PT, o Nasdaq e Dax só o fizeram uma semana depois. A PT costuma ser leading indicator.

3º Olha para o mercado da Russia e vê o Bull que eles andaram e andam metidos, como também outros mercados de leste andam.

Algumas vezes fico com a sensação que o Nasdaq é influenciado pelo Dax naqueles dias em que ele faz ranges intraday de mais de 4%.

Olha parece que comprador apareceu. Tchau

Um abraço

Registado: 25/11/2002 18:56

QT

por Fernando dos Aidos » 9/1/2003 13:08

Obrigado, Marco. Da próxima vez que usar o QT hei-de experimentar... mas não tenho grande expectativa pois eu costumava usar gráficos de velas quando me deparei com este problema. De qualquer modo já foi há bastante tempo.

Bowie, um negócio é sempre feito ao preço do comprador ou do vendedor. Não há terceira possibilidade. Sendo assim, a linha amarela seria difícil de interpretar...

Abraço aos dois (e a todos)

Fernando dos Aidos

por MarcoAntonio » 9/1/2003 13:05

Ok, como este assunto está a dar uma grande discussão e a levantar muitas dúvidas vou deixar um gráfico mas em vez de ser em linha com candlesticks.

Como poderão ver, a cor da barra é a cor da candle (que por sua vez está associada ao movimento que título fez num determinado espaço de tempo).

Fernando, penso que assim já compreenderás porque aparece uma barra verde no meio da queda - porque naquele curto período de tempo a cotação subiu.

Volto a chamar a atenção para o facto de ser necessário ter alguma atenção e não olhar apenas para as cores das barras, porque podemos por exemplo ter uma enorme barra vermelha no volume e na realidade a cotação não ter caído muito.

Até deixo um exemplo. Imaginem que temos 1M na venda. E alguém está a comprar forte (por exemplo, compra 400K) não sendo suficiente para subir a cotação. Depois vem alguém e vende ao melhor 10K... Ora, o que vai acontecer é que vamos ter uma enorme vela vermelha de 410K quando o que na realidade está a acontecer é um comprador forte no mercado a atacar uma ordem «tampão».

Deixo um gráfico em candles e em grandes dimensões para se perceber bem o que o QT faz... O que ele faz não é perfeito, mas é simples e relativamente eficaz.
Anexos
PTC-20030109c.gif
PTC-20030109c.gif (47.74 KiB) Visualizado 2981 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/1/2003 12:42

Bowie, por enquanto não creio que se possa falar de sell-off. Nota que apesar da queda significativa de 2%, o volume é muito reduzido para esta hora do dia e para uma queda de 2%. Vamos apenas com 1.3M... Tirando um curto período em que houve algum movimento (e que nem foi responsável por uma queda por aí além, levou a cotação ao mínimo é certo mas logo apareceram duas ou três compras q reequilibraram) grande parte descida foi feita com reduzídissimo volume. E entretanto, depois dessas vendas pontuais mais fortes, estabilizou em torno do suporte.

Repito, como disse no post inicial, a situação pode degradar-se daqui para frente, a PTC está num ponto crítico, mas, para esta hora da sessão e olhando como vai o DAX p.ex/, é aceitável este comportamento. Falta ver é como reage daqui para a frente.

Quase 4 horas de negociação e uma queda de 2%... 1.3M de volume é francamente pouco. Não concordo que se possa falar de sell-off.´
Imagem

Administrador Fórum

A minha interpretação das cores

por croll » 9/1/2003 12:37

NO QT temos 3 cores no gráfico: a verde corresponde à cotação do vendedor, a vermelha do comprador e a amarela que por exclusão de partes será intermédia e deve corresponder à cotação do efectuado. Nas barras acho que a verde corresponderá a volume efectuado a preço do vendedor, a vermelho idem comprador e a amarelo encontro entre de preço entre comprador e vendedor. Concordam?
Abraço
croll

Registado: 6/11/2002 2:07

por MarcoAntonio » 9/1/2003 12:31

Ehehe... Fernando, sugiro que mudes para candlesticks, acho que assim vais perceber logo. O gráfico em linha cria uma ilusão e torna difícil a avaliação. Mudar para candles que assim vais ter para cada barra de volume uma barra com a evolução da cotação perfeitamente correspondentes.
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/1/2003 12:19

Não propriamente, Fernando. Como o gráfico está em LINHA pode criar essa ilusão (porque a barra tem uma certa largura e a linha é contínua).

No entanto, se mudares o gráfica da cotação para candlesticks já vês mais claramente o q ele faz. Se a vela em determinado período de tempo for negra (vermelha) ele dá a mesma cor à barra do volume, se for uma doji fica amarela, se for uma vela branca (verde) fica então verde também a do volume.

Ou seja, como disse no outro post e agora sendo mais claro: se num fim de um período de contagem/aglomeração_de_ordens a cotação estiver abaixo do início desse período (normalmente coincide com o fim do período anterior, os gaps são raríssimos), a barra fica vermelha... and so on, so on...
Imagem

Administrador Fórum

por Fernando dos Aidos » 9/1/2003 12:05

E a vela verde das 8h55, no meio de descidas!!

Aborrece-me não entender, mas nunca cheguei a uma explicação consequente.

Abraço

Fernando dos Aidos

por Bowie » 9/1/2003 12:05

Olá bom dia

Marco esse teu 1º post parece um relato de futebol (tem ritmo) 'tá giro. :lol:

O pequeno sell off que ontem apontei que podia acontecer surgio. Apesar de ter ameaçado ontem hoje apareceu com um pouco mais de força.

Agora é perceber se esta zona 670/680 aguenta. Contudo já temos uma outside bar. Se da parte da tarde não vier o comprador que andava aí, então podemos ter aqui mais qualquer coisa para hoje ou para amanhã.

Só uma curisosidade, dentro daquela figura de exautão (linhas azuis)foram negociadas aprox. 11.000.000.

Um abraço
Anexos
ptc 30m.gif
ptc 30m.gif (11.28 KiB) Visualizado 3094 vezes

Registado: 25/11/2002 18:56

por Fernando dos Aidos » 9/1/2003 12:00

Já não uso o QT há algum tempo, mas lembro-me de nunca ter chegado a uma conclusão. A tua explicação, Marco, não parece ser corroborada pelo gráfico que apresentas. Vê, por exemplo, a vela verde das 9h30, que parece sugerir que a cor descreve a subida das 9h30 para o instante seguinte (após um período) e a pequena vela vermelha das 9h05, em que a cotação fica "flat" durante algum tempo...

Um abraço

Fernando dos Aidos

por Provedor » 9/1/2003 11:58

...era retórica! Pura retórica.

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

por MarcoAntonio » 9/1/2003 11:52

Não é isso, FT. Ele associa a cor ao movimento do título. Por exemplo, se o título subiu, nem que seja um centimo, a barra do volume, grande ou pequena, fica vermelha (é preciso ter algum cuidado, é preciso ver se uma grande vela vermelha está associada a uma grande queda ou a uma pequena queda... Pode ser uma grande vela vermelha e só ter feito cair um cêntimo... Ora isso não é tão mau como parece, porque alguém descarregou forte e pouco fez descer o título).

A cor não está associada à subida ou descida do volume. Somente á subida ou descida do título. Se ele sobe naquele espaço de tempo, a barra fica verde (suba 1 centimo ou 10 centimos). Se fica no mesmo valor a barra fica amarela. Se desce (desça 1 centimo ou 10 centimos) a barra fica vermelha.
Imagem

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 9/1/2003 11:41

Ao que sei do quotetracker, as cores nas barras dos volumes significam:

- Verde: Aumento do volume em subida ou diminuição do volume em descida

- Amarelo: manutenção da situação

- Vermelho: Aumento do volume em descida ou diminuição do volume em subida

Basicamente, dão uma indicação sobre a força dos movimentos.

E nesse aspecto, Marco, após aquela passagem começam a aparecer algumas barras vermelhas no intraday, ou seja, alguma força nas descidas. Isto parece-me configurar uma situação um pouco diferente da anterior. O update de ontem do arnie sobre o assunto diz:

arnie Escreveu:Os valores dados no update de ontem para a sessão de hoje ficaram dentro do esperado, mantendo intacto o habitual padrão no dia seguinte a um fecho nos máximos da sessão.

A vela de hoje mantém intacto o up swing mas devido a ter fechado dentro do range que se esperava para hoje, somos obrigados a olhar com alguma desconfiança. Relembro que num dia como o de hoje, se tivessemos fechado abaixo da abertura tínhamos um sinal de topo mas apesar de não se ter visto esse fecho, o dia de hoje deixa o swing em risco.

O low de hoje nos 6.75 euros reforça o, agora suporte, 6.77 euros e será este valor que não deverá ser quebrado em fecho se quisermos ver uma quebra dos 7.07 euros.

A quebra dos 7.07 euros indica o 3º mês consecutivo de rallie na PT e esse facto deixa o bear market em risco. Esta situação poderá provocar uma extensão do rallie até aos 8.08 euros que é o target máximo para o actual rallie.

O facto de estarmos perante uma possivel inversão de tendência de médio/longo prazo poderá trazer falsos breakouts. Apesar de que em termos temporais um 3º mês de rallie deixar o título sob possivel inversão, apenas acima dos 8.00 euros é que os preços indicam essa mesma inversão.

Quando se formar um topo no actual up swing não poderemos ver um retracement ao mesmo superior a 38 ticks. O stop para as posições longas deverá ser colocado logo abaixo dos mesmos.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MarcoAntonio » 9/1/2003 11:40

As barras verdes representam compras e as vermelhas representam vendas. No entanto, creio que ele junta as ordens por grupos (por exemplo, se num espaço de 10 minutos a cotação subir ele associa o volume desses 10 minutos a uma barra negra, por outro lado, se cair nesse espaço de tempo associa a uma barra vermelha, se se mantiver ao mesmo valor a barra fica amarela).

Assim ficamos com uma percepção se o volume está associado às subidas ou às quedas.
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 9/1/2003 11:34

LOL, exacto, Fernando. Vamos obrigar o Marco a dizer que a cor corresponde à saúde actual.

Foi exactamente o que comentei com ele "ena que lindo velão encarnadãoooooo"
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

QT

por Fernando dos Aidos » 9/1/2003 11:24

Marco,

O que significa a cor das barras de volume no QT?

Abraço

Fernando dos Aidos

por MarcoAntonio » 9/1/2003 11:15

Os gráficos...
Anexos
PTC-20030109a.gif
PTC-20030109a.gif (19.38 KiB) Visualizado 3234 vezes
PTC-20030109b.gif
PTC-20030109b.gif (23.75 KiB) Visualizado 3247 vezes
Imagem

Administrador Fórum

PTC - Update matinal

por MarcoAntonio » 9/1/2003 11:07

A manhã, na PTC, está a ser dominada até ao momento por uma ordem de compra ao melhor de 100K acções que levou o título aos 6.99€ (um valor muito conveniente, por sinal). Para lá dessa ordem... é quase tudo paisagem. A manhã praticamente não podia ser mais monótona.

Com o descarrilar do DAX a PTC começou a deslizar lentamente mas com volumes miseráveis, de tal forma que leva nesta altura cerca de 700K negociadas, das quais grande parte foram naquela ordem inicial e nestes momentos finais, já depois de se ter dado grande parte da queda intradiária.

A situação pode degradar-se obviamente, principamente se o ambiente dos mercados internacionais se mantiver tal como está ou degradar-se ainda mais. Mas por enquanto, a situação na PT ainda é aceitável (degradou-se mais nos últimos minutos com a aproximação ao suporte). A PTC está agora em cima do S/R horizontal (6.77/6.78.) pelo que convirá estar atento ao tipo de reacção que o papel terá a esta zona.
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33 e 177 visitantes