Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2004 - Mês 5

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dark » 26/5/2004 12:39

Gostei de ler.

Mas proporia uma "picola" alteração na última frase do itisi100

Em vez de [quote] quanto maior a rentabilidade, menor a qualidade de vida! [/quote] proporia (se o itisi100 não levar a mal 8-)
quanto maior a rentabilidade, maior a [b]GANÂNCIA, menor a qualidade de vida![/b]
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por itisi100 » 26/5/2004 12:26

Pois é Caro Jas.

Eu também já passei pelo mesmo, felizmente foi tudo virtual igualmente, no GT2003. Cheguei a ter €170.000 (começámos todos com €100.000) e acabei com €40.000!

É sem duvida muito fácil passar de +70% para -50%...Tudo se passa num ápice. Acho que é uma tendência natural do homem, perder dinheiro em bolsa. Depois à aqueles que desafiam as leis naturais e quando estão a ganhar param uns tempos por aí.

O seu problema não foi ter ido de férias desacansadamente... Até pelo contrário, fez muito bem. O mal, foi ter ido de férias com posições abertas, isso sim foi o seu maior erro.

Não posso deixar de parafrasear Fernando Braga de Matos no seu livro "Ganhar em bolsa" quando cita Wilder:
"após auferir os proveitos de um grande negócio, parei sempre uns tempos, de modo a avaliar o meu novo estatuto. Primeiro, sentir, absorver e interiorizar o êxito; só depois proseguir"

Foi o meu erro igualmente, com uma rentabilidade de +70% no GT2003 e em 3º lugar no Ranking, se tivesse estado quietinho tinha ganho alguns prémios. Assim que abriu o Forex nesse domingo às 20h já estava em frente ao PC... Fui afectado pelo síndrome do overtrading, quando menos se justificava que ele surjiss. Se estava com uma tão boa rentabilidade, mas porque raio não fui ao cinema?

É um contracenso: quanto maior a rentabilidade, menor a qualidade de vida!

cupms

itisi100

Registado: 9/7/2003 12:27

JAS - 2 perguntas

por Dwer » 26/5/2004 12:19

Porquê só posições longas?

Porque não usas CFDs vs warrants (Nokia, BCP e PTC)? Podes ter stops e não tens a trabalheira dos cálculos.

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Re

por JAS » 26/5/2004 11:58

Jonas Escreveu:O call warrant sobre a PT nas ultimas semanas chegou a cotar-se a 0.04 e mais recentemente a 0.12.
Comprar a 0.04 teria sido facil,nem que fosse o M.M a vender.

Eu até comprei a esse preço. Mas ficou diluído no meu alto preço médio...

anti-warrant Escreveu:O Jas acha possivel ainda safar-se desta tormenta que são os warrants?

Se os apelidas de "tormenta" e com esse nick nunca acreditarás no que eu disser...

anti-warrant Escreveu:Se sim, quanto pensa ainda ganhar nestes trades em curso?

O meu objectivo no BCP é sempre um trade nulo até que saia a notícia da venda da S&P.
Este trade é muito possível que ainda se torne nulo.

Na PTC, desta vez o caso está mais complicado.
Tenho 14 trades consecutivos positivos pelo que se este ficar algo negativo não é nada de grave.
De qualquer forma espero ainda reduzir as perdas actuais para metade.

anti-warrant Escreveu:Se não, vai continuar apostar em warrants?

Sim, não penso mudar.

anti-warrant Escreveu:Tem algum stop loss para limitar as perdas?

Não, navego à vista. Nos warrants é complicado colocar stops.

Texas Escreveu:Jas, até admito que não perceba de warrants, mas ao ver a tua rent.total 2004 (-55,66%), não vejo o que percebas a mais do que eu. Acho que perdeste uma boa ocasião para meditar sobre a tua carteira.
«O maior cego é aquele que não quer ver»

Estás-te a esquecer que a Carteira já esteve em +75,77% este ano contra +17,86% do PSI...

As amplitudes de oscilação são muito maiores numa carteira deste tipo.

Isso não implica que não tenha meditado nos erros que fiz nestes trades.
Sobretudo por ter ido descansadamete de férias.
E ainda por cima para ocidente que tem fuso horário desfavoravel...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Jas

por Texas » 26/5/2004 11:06

Jas, até admito que não perceba de warrants, mas ao ver a tua rent.total 2004 (-55,66%), não vejo o que percebas a mais do que eu. Acho que perdeste uma boa ocasião para meditar sobre a tua carteira.
«O maior cego é aquele que não quer ver»
Texas

ptc

por jarc » 26/5/2004 0:13

Espero que ainda venha a dar para trocar o swatch pelo rolex, apesar do possível prejuízo. Hoje o fecho da ptc foi uma coisa que eu já não via há tanto que já estava esquecido. Convencidos de que a história recente se repetia tentaram descarregar no fecho e levaram com um trio jeitoso para acalmar os ânimos :lol: :lol: A ideia dos americanos ficarem no Iraque (por mais um ano, para já) parece ter agradado ao mercado e o petróleo fez uma vela de se lhe tirar o chapéu. Boa e rápida recuperação (a possível claro).

Registado: 23/7/2003 16:05

tem calma JAS

por Abanderado » 26/5/2004 0:09

ainda falta tirar a cuequinha :lol:
Abanderado

Jas

por Anti-Warrant » 25/5/2004 23:45

Tb sou um leigo na matéria e não pretendo investir em warrants. Sou um investidor que investe em acções com delta baixo em alturas de retracção e delta alto em alturas de euforia. É uma forma de estar no mercado.

As minhas perguntas são as seguintes:
O Jas acha possivel ainda safar-se desta tormenta que são os warrants?

Se sim, quanto pensa ainda ganhar nestes trades em curso?

Se não, vai continuar apostar em warrants?

Tem algum stop loss para limitar as perdas?

Abraço,
Anti-Warrant
Anti-Warrant

Re

por JAS » 25/5/2004 23:16

Anonymous Escreveu: Com a subida dos EUA, amanhã a Europa deve abrir em Gap up, se eu apostar mais no warrant que tá quase a chegar ao fim da maturidade e está on-the-money posso facturar uma boa no BCP ou enterrar mais umas massas nesta porcaria.

Visto que o JAS tem uma posição muito semelhante gostaria de saber a sua leitura deste binómio risco/rentabilidade.

O 7106z é sempre o mais rentavel sobretudo porque tem paridade 5.

Hoje valia 0,35.
Na maturidade, para valer o mesmo necessita que o BCP feche a 1,97.
Para valer o dobro bastam 2,04...

JAS

P.S. - Mas se não vieres a enriquecer com o BCP não te esqueças da frase em anexo...
Anexos
Frase do dia.jpg
Frase do dia.jpg (46.96 KiB) Visualizado 1620 vezes

por Jonas » 25/5/2004 22:59

Já aqui falei desta estratégia.Mas com o exemplo do 7132Z sobre a PT,volto a colocar em discussão esta estrategia.

Num momento de indecisão como este que passamos,é arriscado investir seja em call ou put warrants.
No entanto a estrategia de que falo consiste na compra de warrants a valores bastante reduzidos,por exemplo entre 0.02 a 0.04.
Neste patamar só existem dois caminhos:ou se perde tudo ou de duplica,triplica,quadriplica(...) o investimento.
Claro que uma decisao de investimento deste tipo se deve basear numa analise tecnica detalhada sobre o activo:identificação de suportes,sinais de compra(...).O activo por seu lado devera ter uma liquidez e consequentemente,uma volatilidade elevada.

O exemplo:
O call warrant sobre a PT nas ultimas semanas chegou a cotar-se a 0.04 e mais recentemente a 0.12.
Comprar a 0.04 teria sido facil,nem que fosse o M.M a vender.
Na venda,era necessario não ser ganancioso,e no dia em que o warrant se cotou a 0.12 seria uma questão de vender a 0.08/0.09.Com esta diferença para o valor de cotação,até os "experts" não perderiam a oportunidade de comprar 0.04/0.03 abaixo do valor de cotação quanto mais os "patos".E nós teriamos,sem muita ganancia duplicado o capital investido.

Algum de vocês já utilizou uma estrategia semelhante?Tiveram sucesso?
O que acham da probabilidade de sucesso desta estrategia?

Registado: 3/1/2004 16:16

por Visitante » 25/5/2004 22:46

O BCP está na base do canal ascendente (se é q não está já abaixo: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=27126 ), depois de uma grandessíssima consolidação que comeu dinheiro a todos os que estavam longos em warrants à espera q o BCP desse uma arrancada (deja vu?).
Com a subida dos EUA, amanhã a Europa deve abrir em Gap up, se eu apostar mais no warrant que tá quase a chegar ao fim da maturidade e está on-the-money posso facturar uma boa no BCP ou enterrar mais umas massas nesta porcaria.

Visto que o JAS tem uma posição muito semelhante gostaria de saber a sua leitura deste binómio risco/rentabilidade.
Visitante

Texas

por Visitante » 25/5/2004 21:03

Com o 7049P ganhei 4500€ :roll:

Pois já sei...tive sorte!!!!
Visitante

Carteira JAS*2004 - Mês 5-dia 25

por JAS » 25/5/2004 20:48

JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.

E depois da Europa fechar recomeçou a euforia em Wall Street.
Amanhã vamos ver o que se passa cá no burgo...
O que é preciso é paciência pois o jogo ainda vai longe do fim.

Um ligeiro reforço na PTC a preços módicos.

JAS
Anexos
cart 5-25.png
cart 5-25.png (19.71 KiB) Visualizado 1730 vezes

Re

por JAS » 25/5/2004 20:31

Texas Escreveu:Infelizmente para o Jas, esta carteira caminha rápidamente para a falência, e é um bom exemplo para todos os investidores do quanto é arriscado investir em warrants... um pequeno erro na detecção do movimento do mercado e em poucos dias o capital é reduzido a cinzas, neste caso quem esfrega as mãos é o emitente Commerzbank com mais um esfolado... quem se segue?

Já percebemos que de warrants percebes pouco.

E à falência ainda não fui.
Aparentemente para lá caminho mas o jogo ainda não acabou...

JAS

por Texas » 25/5/2004 16:05

Reservo-me o direito de não acreditar no que escreveu...

1) Em acções só uma pequena minoria ganha, e a probabilidade de ganhar é de 50%.

2) Em Warrants a probabilidade de ganhar é de cerca de 25%. é facil de tirar conclusões, a minoria que ganha ainda é mais pequena que na situação 1)

O cash-flow que entra na bolsa é proveniente de outras actividades que não a bolsa. O dinheiro fácil é que seduz a investir em titulos com mais ou menos risco. Os warrants são sem dúvida um investimento de elevado risco com a falência no horizonte. Por isso reafirmo que mente quando diz que conhece investidores que ganham consistentemente em warrants a médio/longo prazo.

Gostava que publicasse uma cópia da sua carteira em warrants a exemplo do Jas, para realmente conferir a sua performance para esse tipo de investimento
Texas

Texas...

por Surfer » 25/5/2004 15:45

«...Então o que é a verdade Sr. surfer? parece que temos aqui um ganhador em warrants. não?...»

Não parece tem concerteza, já aqui fiz referência disso e deixei o meu exemplo como sendo possivel obter excelentes mais-valias em warrants.

«...Tenho vários exemplos de investidores que perderam muito dinheiro em warrants, e não são aqui do forum...»

Eu também tenho exemplos de investidores que conseguem ganhar dinheiro em warrants e também não são aqui do fórum.

Mas de um coisa eu lhe garanto, de certeza que conheço muitos mais investidores que perdem dinheiro em acções do que em produtos derivados e ainda vou mais longe ao afirmar que é caso certo que investidores aqui deste fórum como noutro qualquer perdem muito dinheiro em acções e são em grande numero em relação aos que investem em produtos avalancados como os warrants.

«...Ainda não tenho conhecimento de um unico que tenha tido êxito. Esta é a unica verdade que conheço até ao momento. se conhecer outra avance...»

Azar o seu ou então o seu meio ainda é relativamente curto neste espaço dos mercados de capitais, porque exemplos de sucesso e fracasso em qualquer produto de negociação seja ele de menor ou maior risco.

Eu considero que foi infeliz ao fazer aquele comentário sobre os interesses do emitente até porque é de uma contradição enorme.
Alguém pode imaginar que os interesses do emitentes de warrants residem no fracasso e falência dos seus clientes?! Patético! Aonde é que a médio-prazo iriam eles encontrar clientes?!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Ulisses Pereira » 25/5/2004 15:16

O que o Texas não percebeu ainda é que os emitentes não ganham só dinheiro com a emissão dos warrants. A arbitragem constante fruto do seu papel de "Market makers" pode ser lucrativa e para isso é bom que haja bastante liquidez.

Mais... mesmo que os emitentes apenas facturassem na emissão, não têm interesse nenhum em que os seus clientes vão à falência, porque assim os perdem no futuro.

O Texas parte do princípio de que os emitentes não fazem cobertura de risco através da arbitragem. Um pressuposto errado na minha opinião e que nos faz ter opiniões diametralmente opostas.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Texas » 25/5/2004 15:04

Então o que é a verdade Sr. surfer? parece que temos aqui um ganhador em warrants. :) não?

Tenho vários exemplos de investidores que perderam muito dinheiro em warrants, e não são aqui do forum. Ainda não tenho conhecimento de um unico que tenha tido êxito. Esta é a unica verdade que conheço até ao momento. se conhecer outra avance.

Bons negócios
Texas

por Surfer » 25/5/2004 14:54

«...um pequeno erro na detecção do movimento do mercado e em poucos dias o capital é reduzido a cinzas, neste caso quem esfrega as mãos é o emitente Commerzbank com mais um esfolado... quem se segue?..»

Típico de quem desconhece completamente o mundo dos mercados e comentários destes são dispensáveis, além de não acrescentarem qualquer mais-valia, não correspondem à verdade.
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Texas » 25/5/2004 14:47

Essa deve ser para rir! quem perde sãos os emitentes? Quem ganha são sempre os emitentes com o prémio inicial. Quem compra warrants não tem que ser necessáriamente cliente do emitente.

O objéctivo de quem emite warrants é ganhar dinheiro e nada mais.

O emitente só tem é de fazer um bom marketing dos warrants através de todos os meios, inclusive forums, fazendo acreditar aos investidores em rentabilidades elevadas.

Bons negócios
Texas

por Ulisses Pereira » 25/5/2004 14:35

Texas,

neste caso quem esfrega as mãos é o emitente Commerzbank com mais um esfolado...

Discordo completamente desta afirmação. Os emitentes só têm a perder com as perdas e a falência dos seus clientes. Uma vez que os "market makers" fazem a cobertura do risco com outros activos, o que eles querem é que haja liquidez e investidores com vontade de negociar aqueles activos, pois o que querem é aproveitar os ganhos da arbitragem e do seu papel de "market maker".

Com a falência dos investidores, os emitentes só têm a perder...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Texas » 25/5/2004 14:28

Infelizmente para o Jas, esta carteira caminha rápidamente para a falência, e é um bom exemplo para todos os investidores do quanto é arriscado investir em warrants... um pequeno erro na detecção do movimento do mercado e em poucos dias o capital é reduzido a cinzas, neste caso quem esfrega as mãos é o emitente Commerzbank com mais um esfolado... quem se segue?

Bons negócios
Texas

Carteira JAS*2004 - Mês 5-dia 24

por JAS » 24/5/2004 23:11

JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.

Com aqueles despejos no final até julguei que tinha havido algum atentado... ao PSI.
Afinal deve ter sido só boato.

Seguindo o hábito tinha reforçado no BCP a 0,42 e na PTC a 0,09.

Com a PTC a fechar num intervalo 8,37/8,45 nem sei bem quanto valem os warrants mas devem valer tão pouco como indicado no quadro anexo...

JAS
Anexos
cart 5-24.png
cart 5-24.png (19.81 KiB) Visualizado 2062 vezes

por Patdav » 24/5/2004 11:28

:shock: :shock: :shock: De onde te conheço????!!??

LOllllllllllllll

Daqui! Claro!
De onde havia de ser :wink:

no ultimo post faltou o "C" no teu nick :(

Mais uma vez, Parabens por mais um aniversário :wink:
Tudo de bom!
Abraço
Patdav

(podem aproveitar para dar os Parabens ao Vmerk e ao mesmo tempo contribuir para o recorde de "vistos" do Jas)

Registado: 25/11/2002 22:19

q noites...

por vmerk5 » 24/5/2004 11:14

foi 2 dias NO STOP...
mas ja agora, de onde me conheces?
vmerk5

AnteriorPróximo

Quem está ligado: