Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 7/9/2018 10:24

Hoje já bateu no 5246pts
está neste momento a fazer alguma tentativa de recuperação,
na minha opinião vai ser interessante acompanhar na próxima semana a evolução do PSI,
qd se sabe q alguns fundos nacionais estão cheios de BCP e papeleiras, vão tentar defender posições ou vão sair levemente sem dar por isso...?
-Mais uma vez repito: se as praças americanas iniciarem algum movimento mais forte de correção dos máximos históricos, deste bull de 10 anos: a coisa pode azedar bastante...(embora estou convencido que no curto prazo o PSI irá fazer uma espécie de recuperação, e, talvez já hoje, inicie tal movimento...) :-k

Registado: 29/11/2007 10:53

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 17:17

Grafico atualizado do PSI
Anexos
psi 0609200.PNG
psi 0609200.PNG (45.95 KiB) Visualizado 4592 vezes

Registado: 11/5/2018 15:17

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 17:10

"PSI-20 regista o pior ciclo de quedas desde Janeiro de 2016

A bolsa lisboeta registou o pior ciclo de quedas desde Janeiro de 2016, acumulando uma queda superior a 2% no total do ano. O principal índice está a negociar em mínimos de Fevereiro. "

"bolsa nacional fechou esta quinta-feira, dia 6 de Setembro, em queda e acumula assim oito sessões de desvalorizações. Este é o maior ciclo de quedas do PSI-20 em mais de dois anos e meio. A penalizar a sessão de hoje esteve a Galp Energia, a Mota-Engil, a Navigator e os CTT "

"É preciso recuar a Janeiro de 2016 para encontrar um ciclo de quedas igual ao registado actualmente. A bolsa nacional está a desvalorizar de tal maneira que já acumula um desvalorização superior a 2% no total do ano. A bolsa lisboeta está em mínimos de Fevereiro, caso a comparação seja intradiária, ou em mínimos de Novembro do ano passado, caso a análise tenha por base o valor de fecho"

CTT."http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/psi-20-regista-o-pior-ciclo-de-quedas-desde-janeiro-de-2016?ref=DET_ultimas

por P-Mendes » 6/9/2018 15:42

Marlene Costa Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:Sempre que existiu uma correcção forte dos USA de 10% ou mais o PSI corrigiu na mesma altura .

E isso tenho a certeza estará na maior parte dos gráficos .

É básico , quando USA caem forte quase todos os mercados CAEM .

Eles são o farol e os outros seguem .

Quando USA caírem mais de 10% , cai DAX , FTSE . CAC , PSI e os restantes , disso não tenho grandes duvidas

Quando o SP500 espirra o PSI apanha uma constipação

Não é preciso ir tão longe. Basta olhar só para o PSI para saber se a NYSE está a subir ou descer. É o pão nosso de cada dia. Flutua conforme as bolsas americanas.

Sinceramente, não vejo assim tanta correlação entre os gráficos
Imagem

Registado: 25/1/2017 0:43

por Ulisses Pereira » 6/9/2018 15:24

Não creio que os próximos dias sejam catastróficos como antevês. O PSI está numa zona de suporte e está "sobrevendido", por isso os próximos dias têm muito maior probabilidade de subida do que de queda.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DIXIE2020 » 6/9/2018 15:21

DE assinalar estamos perante o nono dia consecutivo de quedas-,
acho q já bateu o record de 2018 de maior queda consecutiva-
PSI já bateu hoje nos 5264,7pts...
se nos próximos dias as praças americanas corrigirem de máximos de 10 anos,
vai ser de fugir... :wall:

por Marlene Costa » 5/9/2018 17:38

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Sempre que existiu uma correcção forte dos USA de 10% ou mais o PSI corrigiu na mesma altura .

Quando USA caírem mais de 10% , cai DAX , FTSE . CAC , PSI e os restantes , disso não tenho grandes duvidas

Não é preciso ir tão longe. Basta olhar só para o PSI para saber se a NYSE está a subir ou descer. É o pão nosso de cada dia. Flutua conforme as bolsas americanas.

Registado: 20/8/2018 11:38

por DIXIE2020 » 5/9/2018 15:31

PSI Já bateu há pouco nos 5301pts, faltam exatamente 300pts para o PSI seguir o caminho sem retorno e os ursos tomarem o terreno. A progressão negativa poderá ser bem pior do q em 2014,
os mercados emergentes n dão sinais nada famosos
e a coisa
pode azedar de vez
muita atenção! :oh:
BN

por maceirafernandesjose » 5/9/2018 14:27

Aí está o psi na sua zona de suporte,começo a acreditar que os 5100 pontos não serão visitados,mas talvez ainda precise da estocada final. :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por LoneWolf » 5/9/2018 14:05

Nos ultimos dois anos, os comportamentos do psi20 e sp500 sao mto parecidos (a verde). Excepto nestes ultimos 2 meses (a vermelho).
Anexos
psi20_sp500.png
PSi 20 Vs SP500 2y

Registado: 29/4/2015 16:02

por SFT » 5/9/2018 13:59

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
SFT Escreveu:

Isso funciona apenas nas quedas ou também é aplicável nas subidas?

Só nas quedas como é obvio .

Quando USA caem forte , gera-se sentimento de aversão ao risco e cautela RISK OFF , arrastando-se aos outros mercados em geral , onde gestores por precaução diminuem exposição ao risco e aumentam liquidez e vão gerindo a queda em função dos parâmetros .

Nas subidas pode acompanhar ou não .
Basta o exemplo de termos uma forte crise interna e não acompanhamos as subidas externas como aconteceu no período da troika .

Se USA caírem a todos afeta .
Se nos cairmos é um problema nosso.

Para alem disso não temos o nível de inovação e faturação mundial das empresas americanas e crescimento dos lucros

Para alem que USA beneficia síndrome " the winner takes it all" e o dinheiro flui do resto do mundo para lá .

Aqui temos as finanças publicas e endividamento privado que a maioria conhece e na 1ª Crise internacional ficamos pior que os restantes .

Resumindo : Nas quedas Forte USA acompanhamos de certeza
Nas subidas , não necessariamente depende dos nossos fatores intrínsecos enquanto paraiso á beira mar plantado, podemos acompanhar ou não.

Ok. Obrigado pelo esclarecimento.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por EAGLE BULLMARKET » 5/9/2018 13:55

SFT Escreveu:

Só nas quedas como é obvio .

Quando USA caem forte , gera-se sentimento de aversão ao risco e cautela RISK OFF , arrastando-se aos outros mercados em geral , onde gestores por precaução diminuem exposição ao risco e aumentam liquidez e vão gerindo a queda em função dos parâmetros .

Nas subidas pode acompanhar ou não .
Basta o exemplo de termos uma forte crise interna e não acompanhamos as subidas externas como aconteceu no período da troika .

Se USA caírem a todos afeta .
Se nos cairmos é um problema nosso.

Para alem disso não temos o nível de inovação e faturação mundial das empresas americanas e crescimento dos lucros

Para alem que USA beneficia síndrome " the winner takes it all" e o dinheiro flui do resto do mundo para lá .

Aqui temos as finanças publicas e endividamento privado que a maioria conhece e na 1ª Crise internacional ficamos pior que os restantes .

Resumindo : Nas quedas Forte USA acompanhamos de certeza
Nas subidas , não necessariamente depende dos nossos fatores intrínsecos enquanto paraiso á beira mar plantado, podemos acompanhar ou não.

por SFT » 5/9/2018 13:48

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por xxx...talha bestas...xxx » 5/9/2018 13:20

P-Mendes Escreveu:
Boas,
em que se baseia a tua opinião pessoal, para achares que irá passar os 5800?
Obrigado.

P-Mendes

1. manifestei um sentimento baseado com o que vislumbro no gráfico;
2. se existe alguém que pode ver um duplo topo, outros porém, podem ver um leg up, com reforço da tendência presente;
3. acredito num continuar da tendência, nos mercados USA, e Europa.
4. há riscos, os mercados emergentes como fala o Dixie18, e uma próxima ruptura forte nos mercados internacionais, poderá ter os emergentes como trigger.
5. finalmente, acredito que os bilderberg, e outros semelhantes, deverão ter tudo planeado, de forma a que este bull permaneça inviolado, pelo menos até ao final de 2018.
6. nós por cá, também iremos ter tudo resolvido, ainda que existam constrangimentos na aprovação do OE2019. Serão ultrapassados, sendo esse, e os movimentos ascendentes internacionais, lá para meados de novembro/dezembro, os catalisadores da ultrapassagem dos 5800.
Anexos
bs.JPG
bs.JPG (99.18 KiB) Visualizado 5782 vezes

Registado: 19/6/2018 17:15

por DIXIE2020 » 5/9/2018 11:13

Na minha opinião é só os mercados emergentes darem mais umas cambalhotas e temos o caldo entornado. O Trump anda a semeiar ventos (cm a estratégia de vendedor imobiliário) e ainda vai acabar por levar com uma grande tempestade! (ouçam o q eu digo hoje dia 5 de setembro) :-k
BN

por Àlvaro » 5/9/2018 10:58

Talvez tenhas razão, talvez o Psi apanhe um resfriado, mas duvido que seja coisa para mais de três dias.

Registado: 31/5/2014 23:07

por EAGLE BULLMARKET » 5/9/2018 10:51

Sempre que existiu uma correcção forte dos USA de 10% ou mais o PSI corrigiu na mesma altura .

Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 5/9/2018 11:09, num total de 1 vez.

por P-Mendes » 5/9/2018 10:38

EAGLE BULLMARKET Escreveu:[quote="P-Mendes
Eagle,
não querendo entrar em conflito contigo, mas também não queremos que penses que nos mercados existem apenas descidas, como já te disse, estas descidas são saudáveis pois permitem alivio de indicadores e a entrada de novos investidores.
Recordamos-te também que quem tem que dar provas que a tendência inverteu e é de descida, são as aves/ursos destes mercados, pois o terreno, até prova em contrário, ainda é dos touros.

DIscordo
O terreno em 2018 é dos ursos .
O PSI fez o máximo nos 5800 em Janeiro , cai forte , volta á zona 5800 em MAIO e nºao tem força para a ultrapassar e desde ai está a cair .

COm 8 meses decorridos em 2018 o PSI está NEGATIVO , não me parece território BULL.
Porque o índice subiu um ano isso não significa vai ficar BUll toda a vida .

E a minha tese de queda do PSI baseia-se mais na forte correcção dos USA quando acontecer e não tanto no PSI , embora atualmente as cotadas cotem quase todas acima do valor fundamental atual e tenham espaço para corrigir níveis inferiores[/quote]

Podes mostrar uma correlação direta entre os mercados dos USA e PT?
Não encontro nada parecido, excepto quando houve uma crise mundial onde todos os mercados cairam, e daí não podemos depreender qualquer relação direta entre estes.

Quanto ao PSI estar bearish em 2018, eu discordo. Estamos a falar de um diferencial inferior a 8% desde máximos de 2018 até à data atual e inferior a 1% desde fecho de 2017 até aos 5333 atuais. Isto é tendência bearish? Então para ti não era bullish uma subida superior a 20% em 2017 e agora é bearish uma descida inferior a 10%? Coerência e bom senso são aspectos essenciais a ter nos mercados meu caro.

Fico a aguardar os teus argumentos fundamentados com gráficos concretos sobre descidas do PSI à boleia de descidas dos mercados dos EUA.

Obrigado.

por EAGLE BULLMARKET » 5/9/2018 10:28

[quote="P-Mendes
Eagle,
não querendo entrar em conflito contigo, mas também não queremos que penses que nos mercados existem apenas descidas, como já te disse, estas descidas são saudáveis pois permitem alivio de indicadores e a entrada de novos investidores.
Recordamos-te também que quem tem que dar provas que a tendência inverteu e é de descida, são as aves/ursos destes mercados, pois o terreno, até prova em contrário, ainda é dos touros.[/quote]

DIscordo
O terreno em 2018 é dos ursos .
O PSI fez o máximo nos 5800 em Janeiro , cai forte , volta á zona 5800 em MAIO e nºao tem força para a ultrapassar e desde ai está a cair .

COm 8 meses decorridos em 2018 o PSI está NEGATIVO , não me parece território BULL.
Porque o índice subiu um ano isso não significa vai ficar BUll toda a vida .

E a minha tese de queda do PSI baseia-se mais na forte correcção dos USA quando acontecer e não tanto no PSI , embora atualmente as cotadas cotem quase todas acima do valor fundamental atual e tenham espaço para corrigir níveis inferiores

por P-Mendes » 5/9/2018 10:22

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
freitax Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:"PSI-20 em queda completa a mais longa série de perdas desde Fevereiro

A bolsa nacional desceu para mínimos de Maio, penalizada pela Galp, Nos, Navigator e pela desvalorização de mais de 6% da Mota-Engil"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... Principais

A sério que te dás ao trabalho de colocar notícias que resumem o dia acionista e que nada acrescentam?? Se precisares de um trabalho de copy paste diz-me que até a minha secretária está farta desse tipo de trabalho!

Estas noticias podem passar ao lado dos eufóricos , e assim mantem-se sempre atualizados sobre o mercado .

Senão provavelmente pensam que no mercado só existem subidas .

Ás vezes também desce .

É bom poder contribuir para o conhecimento geral

Eagle,
Recordamos-te também que quem tem que dar provas que a tendência inverteu e é de descida, são as aves/ursos destes mercados, pois o terreno, até prova em contrário, ainda é dos touros.

por P-Mendes » 5/9/2018 10:18

xxx...talha bestas...xxx Escreveu:não deixa de ser preocupante a falta de força do índice psi19.
acompanhou, hoje, os restantes mercados a nível mundial.
sem passar os 5800, nada feito, os gráficos nos horizontes temporais abaixo, são bastante reveladores. (mais atrás no tópico referi o mesmo, onde outros também já o disseram).
obviamente que, a tal quebra que o ulisses fala dos 5100; 5050, serão o princípio do fim.
acredito numa recuperação técnica já amanhã, e dias seguintes, devido à elevada sobrevenda.
agora o futuro, não sei.
pessoalmente acredito que, até ao natal, passaremos os 5800.

Boas,
em que se baseia a tua opinião pessoal, para achares que irá passar os 5800?
Obrigado.

por xxx...talha bestas...xxx » 4/9/2018 20:35

não deixa de ser preocupante a falta de força do índice psi19.
acompanhou, hoje, os restantes mercados a nível mundial.
sem passar os 5800, nada feito, os gráficos nos horizontes temporais abaixo, são bastante reveladores. (mais atrás no tópico referi o mesmo, onde outros também já o disseram).
obviamente que, a tal quebra que o ulisses fala dos 5100; 5050, serão o princípio do fim.
acredito numa recuperação técnica já amanhã, e dias seguintes, devido à elevada sobrevenda.
agora o futuro, não sei.
pessoalmente acredito que, até ao natal, passaremos os 5800.
Anexos
65C248A1-1FBF-4A38-B7EA-7E59E2BA3AC4.jpeg
36762F6B-52B8-4B27-BC3D-7C37FFABCF36.png
A7500E60-4219-4DF7-8B3F-25E925488F67.jpeg

Registado: 19/6/2018 17:15

por EAGLE BULLMARKET » 4/9/2018 17:19

freitax Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:"PSI-20 em queda completa a mais longa série de perdas desde Fevereiro

A bolsa nacional desceu para mínimos de Maio, penalizada pela Galp, Nos, Navigator e pela desvalorização de mais de 6% da Mota-Engil"

A sério que te dás ao trabalho de colocar notícias que resumem o dia acionista e que nada acrescentam?? Se precisares de um trabalho de copy paste diz-me que até a minha secretária está farta desse tipo de trabalho!

Estas noticias podem passar ao lado dos eufóricos , e assim mantem-se sempre atualizados sobre o mercado .

Senão provavelmente pensam que no mercado só existem subidas .

Ás vezes também desce .

É bom poder contribuir para o conhecimento geral

por freitax » 4/9/2018 17:16

Registado: 16/4/2011 14:51

por EAGLE BULLMARKET » 4/9/2018 17:13

"PSI-20 em queda completa a mais longa série de perdas desde Fevereiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google [Bot], HFCA, iniciado1, IX Hispana, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 236 visitantes