Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Marco António

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ertai

por Visitante » 20/5/2004 14:45

Mirage Escreveu:Não percebo como se pode negociar assim, se estiver à espera de um mês de subidas para depois entrar no mercado,, é certo e sabido que vou ganhar muito menos que o mercado.

Deve estar a passar-me qualquer coisa ao lado.

Cumps

Isso é evidente, que lhe está a passr algo ao lado. Antes de mais o Marco já falou aqui muitas vezes da maneira como negoceia e do género de trader que é. Depois para o elucidar. Quanto é que subiu a sonae, impresa, sonae.com, etc etc o ano passado? Compare com o mercado e tire as conclusões. O mercado não é uma acção e não é por falhar um mês de subidas que irá deixar de ganhar algo, antes pelo contrário, pq o mercado dá sempre uma segunda hipotese de apanhar o comboio e de uma forma muito mais segura.

Quanto a maneira de negociar, temos de usar a que melhor se adequa a nós próprios, desde que isso traga bons resultados a longo prazo.
Visitante

Este diálogo

por Presa36 » 20/5/2004 14:15

tem a virtude de nos abrir a mente para as diversas formas de ver o mercado.

Alguns querem forçosamente que a tendência seja de subida (ou de descida), outros preferem seguir a tendência, quer seja de curto, médio ou longo prazos.

Abraço

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por MarcoAntonio » 20/5/2004 13:19

Mirage Escreveu:O Marco António identificou a tendência descendente à coisa de uma semana. digo eu??? Concluo que estava longo e que passou a curto em conformidade com a posição tomada?

Conclui mal...

Na realidade, de momento, ainda estou longo. Mas se pesquisar pode encontrar posts anteriores onde eu falo das posições que detenho e da opinião que tenho face ao mercado no momento actual. Existe um post com isso de há uns dois dias e outros anteriores (que poderão jã não estar totalmente actualizados).

Mirage Escreveu:Mas mesmo que não tenha entrado curto, não considera como uma perda o facto de comprar as mesmas acções a um preço mais elevado no futuro?

Bem:

:arrow: Não é garantido que as venha a comprar mais caro, posso perfeitamente vir a compra-las mais barato;

:arrow: Quando as comprar mais caras, se as vier a comprar mais caras, então é porque nessa altura o meu nível de confiança nas subidas e o risco que atribuo a essas tomadas de posição não é o que é hoje.

E perceber estes dois pontos é essencial, na minha opinião, para se perceber como os mercados funcionam.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 20/5/2004 13:13

JPG Escreveu:MA penso que se está a prender mais em responder às provocações do que em responder à única coisa de interesse que o post do Mirage tem. E no meio daquelas provocações todas tem uma pergunta interessante: O que é que o mercado tem que fazer para você achar que a tendência voltou a ser positiva? O Ulisses Pereira tem dito que devemos sempre estabelecer cenarios que nos façam alterar a nossa posiçao e acho que era interessante saber o que o fará mudar de posição? Muito obrigado

Estimado Visitante Anónimo JPG:

já respondi a essa questão... duas vezes.
:wink:

E acrescento ainda o seguinte: a melhor forma de perceber o que me fará mudar de opinião é aguardar porque eu mude de opinião. Nessa altura, como sempre, eu justificarei a minha opinião relativamente ao mercado.

Por um lado acusam-me de seguir o mercado por outro querem que eu antecipe o que me fará mudar de opinião. Sem querer entrar em grandes filosofias isto é uma contradição, em si.

Eu posso dizer um cenário que me faría mudar de opinião. Mas esse sería apenas um cenário. Haveríam muitos outros que me faríam igualmente mudar de opinião. Portanto, não tería grande utilidade adiantar aqui um cenário para o mercado em geral, tão interdependente que ele é. Para um título em específico torna-se mais fácil. Ainda assim, quando se diz que cenário nos faría mudar de opinião estamos apenas a falar de um deles pois o mercado não faz uma de duas e só duas coisas e não temos de decidir entre dois únicos cenários.

Pensar que o mercado só pode subir ou só pode descer é um erro comum. Na realidade o mercado pode fazer uma imensidão de coisas, desde subir de diversas formas, a cair de diversas formas, passando por nem cair nem subir (o que até pode fazer de diversas formas).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Mirage » 20/5/2004 13:08

O Marco António identificou a tendência descendente à coisa de uma semana. digo eu??? Concluo que estava longo e que passou a curto em conformidade com a posição tomada?

Mas mesmo que não tenha entrado curto, não considera como uma perda o facto de comprar as mesmas acções a um preço mais elevado no futuro?

Cumps
Mirage

por JPG » 20/5/2004 13:05

MA penso que se está a prender mais em responder às provocações do que em responder à única coisa de interesse que o post do Mirage tem. E no meio daquelas provocações todas tem uma pergunta interessante: O que é que o mercado tem que fazer para você achar que a tendência voltou a ser positiva? O Ulisses Pereira tem dito que devemos sempre estabelecer cenarios que nos façam alterar a nossa posiçao e acho que era interessante saber o que o fará mudar de posição? Muito obrigado
JPG

por MarcoAntonio » 20/5/2004 13:01

Mirage Escreveu:Ok, tudo bem. Só não compreendo como é que alguém vem aqui dizer que o mercado entrou em tendência descendente de médio prazo, e depois em outro post venha dizer que está ha espera que o mercado o faça mudar de opinião.

Mas estimado Mirage mais uma vez lhe pergunto...

Onde é que está a contradição?~

Deve estar a brincar connosco. Não será esse o caso?
:lol:

Mirage Escreveu:A minha pergunta é simples: O que é preciso que o mercado faça para o Sr. Marco António mude de opinião em relação ao médio prazo? uma vez que estamos sempre em curto prazo.

O que é que quer dizer «estamos sempre em curto-prazo»?

Estamos sempre em curto-prazo, médio-prazo, longo-prazo, estamos sempre no prazo temporal que quisermos.

Dizer «estamos sempre em curto-prazo» é uma frase totalmente sem sentido!

Relativamente ao que me fará mudar de opinião já respondi genericamente na minha primeira resposta. Não vale a pena ser específico pois o que me pode fazer mudar de opinião, na especialidade, pode ser muita coisa. Desde a quebra em alta dos actuais padrões até uma aceleração da queda e posterior capitulação dos longos, muitos poderão ser os percursos do mercado que me farão, a seu tempo, mudar de opinião.

E não há que ter pressa...
:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/5/2004 12:55

Mirage Escreveu:Não percebo como se pode negociar assim, se estiver à espera de um mês de subidas para depois entrar no mercado,

Poderá não ser preciso um mês de subidas. Mas também não vem ao caso. Mesmo que seja preciso, se a oportunidade for realmente boa e eu estiver correcto na minha reentrada, terei perdido um mês e ganho... dois ou três ou quatro de posições não erradas e, posteriormente, um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete... os que forem... de posições correctas.

Não tenho medo de perder movimentos porque:

é impossível apanha-los a todos!

Aliás, muitos deles nem despertam minimamente a minha atenção: a capacidade de filtrar os movimentos que realmente nos interessam e os que não é essencial para se perceber o que se anda a fazer nos mercados.

Mirage Escreveu:, é certo e sabido que vou ganhar muito menos que o mercado.

Pode ser mais concreto?

O que é ganhar menos que o mercado?

Pelo menos nos últimos 3 anos, quer com ele a cair quer com ele a subir, bati largamento o mercado. Portanto, a minha experiência desdiz o que acaba de dizer...

Se se refere a não aproveitar os movimentos na totalidade, isso é totalmente diferente e não é isso que impede de «bater o mercado» (antes pelo contrário):

:arrow: Aproveitar a totalidade de todos os movimentos é totalmente impossível. Tentar fazê-lo só desgasta o capital em comissões e em erros sucessivos pois ninguém acerta em todos os topos e em todos os mínimos.

:arrow: Bater o mercado não é o mesmo que aproveitar a totalidade dos movimentos (se fosse então sería totalmente impossível bater o mercado). Bater o mercado é valorizar mais (ou desvalorizar menos do que ele). Por exemplo, para bater o mercado nos últimos meses tem bastado estar de fora (ou pouco investido).

Mirage Escreveu:Deve estar a passar-me qualquer coisa ao lado.

Sinceramente, e sem querer ser jocoso, digo honestamente: penso que lhe está a passar bastante coisa ao lado.
Imagem

Administrador Fórum

por Mirage » 20/5/2004 12:43

Ok, tudo bem. Só não compreendo como é que alguém vem aqui dizer que o mercado entrou em tendência descendente de médio prazo, e depois em outro post venha dizer que está ha espera que o mercado o faça mudar de opinião.

A minha pergunta é simples: O que é preciso que o mercado faça para o Sr. Marco António mude de opinião em relação ao médio prazo? uma vez que estamos sempre em curto prazo.

Cumps
Mirage

Re: Marco António

por MarcoAntonio » 20/5/2004 12:37

Estimado Visitante Mirage Não Identificado:

Visitante Mirage Não Identificado Escreveu:Sabendo que está bear de médio prazo. O que é preciso que o mercado faça para mudar de opinião?

O mercado voltar a demonstrar a força que demonstrou durante 2003 e quebrar esta tendência de médio-prazo ligeiramente descendente que tem vindo a vigorar nos últimos meses.

Visitante Mirage Não Identificado Escreveu:Se o Marco estiver à espera que o mercado suba para depois entrar, perde todo o up-side.

Não, não perco. Obviamente que não perco. E se estivesse com medo de perder, provavelmente já tería entrado mais acima e por esta altura já estaría a perder. Actualmente até procuro pontos de saída para fechar algumas das coisas que ainda tenho...

Quanto a reentrar, logo se vê. Quando considerar as condições propícias para isso o farei.

Perder parte da subida não é problema. Problema é levar com as quedas quando se está do lado longo. Isso preocupar-me-ia. E depois de entrar preocupar-me-ei com o que ainda vou aproveitar (e que poderá ser muito).

Visitante Mirage Não Identificado Escreveu:Por outro lado quem anda atrás do mercado raramente ganha com isso, uma vez que perde inúmeras oportunidades de ganhar dinheiro...

O Visitante Mirage Não Identificado lá saberá da sua carteira e da gestão da mesma. Eu sei da minha...

Investir no mercado tendo presente o medo (ou a preocupação) de perder oportunidades é, na minha opinião, uma péssima postura. As boas oportunidades são realmente raras e quem negoceia com medo de perder oportunidades, dá-se mal. Vai a todas, entra cedo demais, entra em sinais débeis and so on...

Quem tem investido do lado longo nos últimos meses para não perder a oportunidade, bem...

Visitante Mirage Não Identificado Escreveu:Sincéramente acho que o Sr. Marco António, anda muito confuso quanto ao futuro dos mercados.

É livre de achar o que bem entender. Mas sempre lhe digo, é uma preocupação desnecessária...

Basicamente, por duas razões:

:arrow: Mesmo que eu andasse confuso, o que não é o caso, isso em nada o prejudicaría. Conselho de amigo, nos mercados não se preocupe com coisas que não intereferem com a sua performance, é um desperdício de concentração e de energias;

:arrow: Não me tenho dado mal com a minha postura nem me sinto minimamente confuso. Bem pelo contrário, a minha paz de espírito face ao mercado é enorme: só corro os riscos que quero e vou digerindo isto um dia de cada vez. Tá tudo bem por estas bandas. Se a sua preocupação era de amigo, fico feliz, mas é desnecessária...

Visitante Mirage Não Identificado Escreveu:Umas vezes diz que entramos em tendência descendente de médio prazo, outras vezes espera que o mercado lhe diga o contrário.

Bem, pronto, ok, agora é que fiquei confuso...
:mrgreen:

Onde é que está a contradição?
Imagem

Administrador Fórum

Re: Marco António

por JAOR » 20/5/2004 12:36

Mirage Escreveu:Sabendo que está bear de médio prazo. O que é preciso que o mercado faça para mudar de opinião?

Se o Marco estiver à espera que o mercado suba para depois entrar, perde todo o up-side.

Por outro lado quem anda atrás do mercado raramente ganha com isso, uma vez que perde inúmeras oportunidades de ganhar dinheiro...

Sincéramente acho que o Sr. Marco António, anda muito confuso quanto ao futuro dos mercados. Umas vezes diz que entramos em tendência descendente de médio prazo, outras vezes espera que o mercado lhe diga o contrário. Qual é a sua estratégia?

Cumps

Caro Mirage ,não vejo onde o Marco anda confuso :roll: e basta ler o que acabou de postar ,para entender isso mesmo .

Repare , escreveu Umas vezes diz que entramos em tendência descendente por acaso não é bem umas vezes que eu saiba , o que leio do Marco é estamos em tendência descendente de curto prazo ,depois escreve outras vezes espera que o mercado lhe diga o contrário é o mais natural , pois se tem uma imagem do mercado, vai ser esse mesmo mercado a dizer se tem razão ou não . Naõ é assim ???

Cmpts

PS : Não detenho nenhuma posição longa no Marco :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Don » 20/5/2004 12:35

Mirage Escreveu:Não percebo como se pode negociar assim, se estiver à espera de um mês de subidas para depois entrar no mercado,, é certo e sabido que vou ganhar muito menos que o mercado.

Cumps

Isso é evidente, que lhe está a passr algo ao lado. Antes de mais o Marco já falou aqui muitas vezes da maneira como negoceia e do género de trader que é. Depois para o elucidar. Quanto é que subiu a sonae, impresa, sonae.com, etc etc o ano passado? Compare com o mercado e tire as conclusões. O mercado não é uma acção e não é por falhar um mês de subidas que irá deixar de ganhar algo, antes pelo contrário, pq o mercado dá sempre uma segunda hipotese de apanhar o comboio e de uma forma muito mais segura.

Quanto a maneira de negociar, temos de usar a que melhor se adequa a nós próprios, desde que isso traga bons resultados a longo prazo.
destiny

Registado: 24/3/2004 15:46

por Ulisses Pereira » 20/5/2004 12:34

Mirage,

Os mercados são feitos de uma relação potencial/risco. Saber dosear esta relação é a peça chave para o sucesso em Bolsa.

Acho que esta simples frase lhe deve responder à questão, mesmo não sendo eu o Marco.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ertai

por Mirage » 20/5/2004 12:29

Não percebo como se pode negociar assim, se estiver à espera de um mês de subidas para depois entrar no mercado,, é certo e sabido que vou ganhar muito menos que o mercado.

Cumps
Mirage

por Ertai » 20/5/2004 12:23

As opiniões mudam de dia para dia..

Acho perfeitamente normal, uma vez que não estamos num "trending market" mas sim no "Trading range market".

Perfeitamente normal, se olhar ao facto do Marco António comentar sempre no curto/médio prazo.

Abraço

Registado: 11/5/2003 12:11

Marco António

por Mirage » 20/5/2004 12:20

Sabendo que está bear de médio prazo. O que é preciso que o mercado faça para mudar de opinião?

Se o Marco estiver à espera que o mercado suba para depois entrar, perde todo o up-side.

Por outro lado quem anda atrás do mercado raramente ganha com isso, uma vez que perde inúmeras oportunidades de ganhar dinheiro...

Sincéramente acho que o Sr. Marco António, anda muito confuso quanto ao futuro dos mercados. Umas vezes diz que entramos em tendência descendente de médio prazo, outras vezes espera que o mercado lhe diga o contrário. Qual é a sua estratégia?

Cumps
Mirage

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, cali010201, Google Adsense [Bot], malakas, navaldoc, nbms2012, OCTAMA, Opcard, smog63, trilhos2006, Xãd e 86 visitantes