Noticias 19 de Maio de 2004
EUA invertem tendência de toda a sessão e fecham mistos
19-5-2004 21:8
Os títulos norte-americanos encerram em terreno misto a cair para o vermelho, com as vendas da Hewlett-Packard a baterem as estimativas e os bons resultados da Applied Materials Inc. a puxarem as acções tecnológicas para cima. Contudo, no final da sessão as acções não conseguiram manter a tendência e baixaram.
A HP somou 3,63 por cento. A companhia previu que a receita para a segunda metade passará de 39.7 mil milhões para 40,7 mil milhões dólares.
Mas a Applied Materials, já caiu 1,11 por cento. A empresa apresentou um resultado do segundo trimestre de 22 cêntimos por acção numa receita de 2.02 mil milhões de dólares. Os analistas esperavam um lucro de 19 cêntimos nas vendas de 1.89 mil milhões dólares.
A Intel Corp., também recuou 0,15 por cento, depois de afirmar que planeia gastar dois mil milhões de dólares em plantas na Irlanda, à medida que procura fazer os seus chips mais baratos.
A Alaris Medical Systems Inc. valorizou 17,85 por cento. A empresa vai ser comprada pela Cardinal Health Inc. por cerca de dois mil milhões de dólares.
O Dow Jones encerrou a descer 0,31 por cento e o Nasdaq a somar 0,02 por cento.
BolsaPt.com
Mercados euro peus fecham em alta com descida do petróleo
19-5-2004 17:54
Os títulos europeus seguem a volta do optimismo aos mercados norte-americanos e encerram em alta, com a descida do preço do petróleo pelo segundo dia consecutivo, a aliviar os receios de um abrandamento no crescimento económico.
As companhias mineiras subiram, depois do governador do banco central chinês afirmar que o país, um dos maiores consumidores de minérios do mundo, não vai subir as taxas de juro.
As acções tecnológicas, também valorizaram, depois da HP e a STMicroelectronics terem batido as estimativas de vendas.
A HP, a segunda maior companhia de computadores do mundo, anunciou que a receita da segunda metade vai ser mais alta do que o estimado. Vai ser de cerca de 40.7 mil milhões de euros. Esta ganhou 6,56 por cento.
A ST cresceu 4,43 por cento, após ter afirmado que as vendas de chips cresceram 30 por cento este ano, levantadas devido à crescente procura de telemóveis e produtos de computadores.
A Zurich Financial Services avançou 4,82 por cento, depois de apresentar os lucros do primeiro trimestre com uma subida para 702 milhões de euros de 134 milhões do ano passado.
Os índices europeus encerraram positivos. O Ibex somou 2,27 por cento; o Cac aumentou 2,08 por cento; o MIB cresceu 1,49 por cento; o Footsie avançou 1,30 por cento; e o Dax valorizou 2,19 por cento.
BolsaPt.com
Bolsa nacional fecha positiva com bons resultados tecnológicos do exterior
19-5-2004 16:39
A bolsa nacional encerrou a sessão em terreno positivo impulsionada pelos bons resultados das empresas tecnológicas como a HP e a Applied Materials. A queda do preço do petróleo pelo segundo dia consecutivo e a subida dos mercados norte-americanos estão e deixar os investidores mais tranquilos.
A EDP subiu 0,91 por cento e a Portugal Telecom ganhou 1,19 por cento, mantendo a boa recuperação de ontem.
O BCP progride 0,52 por cento, ao manifestar interesse em abrir um banco em Angola.
O BES manteve-se estável nos 13,70 euros por acção e o BPI valoriza 1,32 por cento.
A Sonaecom cresce 2,75 por cento, depois da sua recomendação para as acções ter sido aumentada.
A Semapa aumenta 3,25 por cento. A empresa pensa em avançar com a compra da Portucel, depois de ter sido publicada em Diário da República qual o vencedor da privatização. A Portucel fechou desceu 0,72 por cento.
A Ibersol anunciou a compra de 4.695 acções próprias, ficando com 4,05 por cento do seu capital. A empresa manteve-se inalterada nos 4,37 euros por acção.
A Pararede liderou as subidas e fechou a ganhar 8,33 por cento.
O PSI-20 encerrou a ganhar 1,01 por cento para os 7277.68 pontos.
BolsaPt.com
Governo interessado nas instalações da Bombardier
19-5-2004 19:50
O Governo está a preparar uma proposta para entregar na semana que vem, de modo a poder vir a ficar com as instalações da Bombardier, anunciou hoje o ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.
A proposta que vai ser entregue à sede europeia da Bombardier, pode vir a apresentar a compra, aluguer ou trespasse das instalações da fábrica.
A CP e a API, também se encontram interessadas nesta operação e já preparam as suas propostas.
BolsaPt.com
Recuperação económica feita via investimento diz Carlos Tavares
19-5-2004 18:35
A retoma da economia nacional está a ser feita através de um recurso ao investimento, o que está a provocar uma viragem de ciclo, referiu hoje o Ministro da Economia, Carlos Tavares.
Segundo o ministro já há alguns indicadores a dar sinal de recuperação da economia tais como, a taxa de desemprego que baixou no primeiro trimestre do ano, o número de desempregados registados desceu perto de dois por cento em Abril e o volume de negócios na indústria progrediu 10,9 por cento em Março.
BolsaPt.com
INE: preços produção industrial sobem 1,2% em Abril
19-5-2004 16:5
Os preços na produção industrial aumentaram cerca de 1,2 por cento em Abril, em comparação com igual periodo de 2003, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O principal crescimento foi verificado no sector das industrias metalurgicas de base, que subiram 5,5 por cento, de fabricação de coque, cerca de 4,7 por cento e fabricação de máquinas e aparelhos eléctricos, com 3,1 por cento, seguindo os mercados internacionais.
No entanto, esta subida não representa um aumento na variação nos últimos 12 meses. Por esta perspectiva regista-se um abrandamento e em Abril os preços não variaram.
BolsaPt.com
19-5-2004 16:5
Os preços na produção industrial aumentaram cerca de 1,2 por cento em Abril, em comparação com igual periodo de 2003, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O principal crescimento foi verificado no sector das industrias metalurgicas de base, que subiram 5,5 por cento, de fabricação de coque, cerca de 4,7 por cento e fabricação de máquinas e aparelhos eléctricos, com 3,1 por cento, seguindo os mercados internacionais.
No entanto, esta subida não representa um aumento na variação nos últimos 12 meses. Por esta perspectiva regista-se um abrandamento e em Abril os preços não variaram.
BolsaPt.com
Governo prevê obras TGV para 2006
19-5-2004 15:44
O Governo garantiu que as obras do TGV vão começar em 2006, após já terem sido deliniadas as primeiras linhas do projecto em Novembro passado, anunciou o ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.
O projecto do TGV vai movimentar cerca de 12 milhões de euros. Estes vão apoiar a economia nacional até 1,7 por cento do PIB, fazendo a quota do mercado ferroviário aumentar de quatro por cento para 26 por cento.
BolsaPt.com
Aumento cereais previsto pelo INE
19-5-2004 15:17
O Instituto Nacional de Estatística aponta para uma subida dos cereais de pragana, ou seja o trigo, triticale, aveia e cevada, nas suas perspectivas agrícolas. Os rendimentos unitários devem crescer razoavelmente, em comparação com a campanha anterior.
BolsaPt.com
Inapa com boas perspectivas para segundo trimestre
19-5-2004 12:59
A Inapa apresenta boas perspectivas para o segundo trimestre do ano, depois de ter registado uma subida de 10 por cento nas vendas dos primeiros quatro meses do ano.
José Quintela, director de comunicação da empresa, considera há condições para a empresa apresentar uma boa evolução no segundo trimestre, desde que a retoma económica não esmoreça.
A subida das vendas até Abril deve-se à maior dinâmica das forças comerciais e à retoma registada na Alemanha e França, mercados que representam 80 por cento do volume de negócios da Inapa.
Em entrevista telefónica à Reuters, o responsável da empresa destacou ainda a redução dos custos.
BolsaPt.com
Accionistas Intel querem opções de acções como despesas
19-5-2004 19:22
Os accionistas da Intel Corp., o maior fabricante de microchips, aprovaram uma proposta que ínsita a direcção da companhia a tratar as opções de títulos dos empregados como despesas de negócios.
A direcção via os custos dessas operações como prejudiciais para a companhia e para a indústria de alta tecnologia como um todo.
BolsaPt.com
Brasil Telecom controla maior ISP do país
19-5-2004 18:58
A telefónica brasileira Brasil Telecom passou a ter o controle do maior fornecedor de acesso à Internet do país, IG, num acordo que rondou os 277,8 milhões de euros (ME), anunciou a empresa.
A BrT já possuía 9,45 por cento do capital do fornecedor e neste momento passou a deter 72,45 por cento, o que representa um controle total da empresa. A operadora telefónica chega a mais de 44 milhões de habitantes, o que corresponde a 33 por cento do Brasil.
BolsaPt.com
Sony em negociações MGM para possivel compra
19-5-2004 18:14
A Sony anunciou ontem que se encontra em negociações exclusivas com o estúdio de cinema MGM para se chegar a acordo para uma possível aquisição, que pode reforçar a sua biblioteca de filmes ao mesmo tempo que faz uma grande mossa nas suas finanças.
O acordo vai permitir à Sony ter acesso à biblioteca de mais de 4.000 filmes, preenchendo, assim, a visão do presidente da empresa de um mundo de conteúdos interligado.
BolsaPt.com
Cardinal Health compra Alaris Medical
19-5-2004 13:44
A Cardinal Health anunciou que vai pagar 2 mil milhões de dólares para adquirir a Alaris Medical Systems.
A Cardinal vai pagar 22,35 dólares por cada título da Alaris, mais 18 por cento que o preço de fecho de ontem. O pagamento será realizado em dinheiro.
BolsaPt.com
GE e Honeywell tentam convencer UE a aceitar fusão
19-5-2004 13:8
A General Electric e a Honeywell vão apresentar à União Europeia provas de que ignorou factos e cometeu erros quando rejeitou a proposta de 47 mil milhões de dólares entre as duas empresas, em 2001.
As empresas tentam convencer Mário Monti, comissário para a concorrência, que bloqueou a fusão no passado, apesar dos reguladores norte-americanos terem aceite a união das empresas.
BolsaPt.com
EUA deverão abrir em alta
19-5-2004 12:38
Os mercados norte-americanos deverão manter a escalada de recuperação iniciada ontem, com os investidores mais optimistas face aos investimentos das empresas.
Os mercados deverão continuar a recuperar dos níveis mais baixos do ano corrente, depois da apresentação de resultados melhores que o esperado apresentados pela Home Depot e da JC Penney.
A Hewlett-Packard deverá ser a impulsionadora do movimento ascendente, depois de ter estimado que as receitas do segundo trimestre atinjam os 39,7 a 40,7 mil milhões de dólares, acima do esperado pelos analistas. As vendas do trimestre anterior subiram 12 por cento para 20,1 mil milhões de dólares.
A Intel, IBM e Microsoft deverão acompanhar as boas expectativas para o mercado.
Os futuros sobre o Standard & Poor´s sobem 0,82 por cento e sobre o Nasdaq valorizam 1,29 por cento.
BolsaPt.com
Goodyear reduz prejuízos
19-5-2004 12:27
A norte-americana Goodyear Tie % Rubber apresentou um prejuízo de 434,4 milhões de dólares no quarto trimestre fiscal, que compara com o prejuízo de 1,2 mil milhões de dólares registado no período homólogo de 2003.
Excluindo extraordinários, o resultado atingiu os 45 cêntimos negativos por acção. Os analistas esperavam um prejuízo de apenas 22 cêntimos por acção.
As vendas subiram de 3,51 para 3,91 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Banco de Inglaterra considerou aumentar taxa de juro em 50 pontos base
19-5-2004 11:59
O Banco de Inglaterra anunciou que considerou o aumento da taxa de juro em 50 pontos base, em vez do aumento de 0,25 por cento decidido na última reunião, nas minutas apresentadas hoje.
Os membros do banco votaram de forma unânime um aumento da taxa de juro para 4,25 por cento mas foi considerado pelo Comité a votação de um aumento da taxa de juro para 4,50 por cento.
Um aumento mais significativo deveria ajudar a moderar o crescimento forte do endividamento das famílias, sem afectar de forma extraordinária as condições do mercado.
BolsaPt.com
Espanha: Excedente Orçamental atinge 1,29% do PIB
19-5-2004 11:54
O Estado espanhol registou um excedente orçamental de 10.175 milhões de euros, ou 1,29 por cento do Produto Interno Bruto, nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do Ministério da Economia e do Tesouro.
No período homólogo de 2003, o excedente orçamental representava 1,49 por cento do PIB.
Os recursos acumulados até Abril desceram de 43.832 para 43.695 milhões de euros. O capital empregue aumentou de 32.766 para 33.520 milhões de euros.
O saldo primário atingiu os 12.173 milhões de euros, ou 1,93 por cento do PIB.
BolsaPt.com
Zona Euro: Excedente Comercial duplica em Março
19-5-2004 10:23
A Balança Comercial da Zona Euro registou um excedente de 10,2 mil milhões de euros no mês de Março, cerca de dobro dos 5,2 mil milhões de euros registados em Fevereiro.
O valor de Fevereiro foi, no entanto, revisto em alta de 5,2 para 6,5 mil milhões de euros, segundo o Eurostat.
Em Março de 2003, o excedente comercial atingiu os 3,4 mil milhões de euros.
Os economistas esperavam um excedente de apenas 7 mil milhões de euros.
As exportações subiram 12 por cento para 100,4 mil milhões de euros e as importações avançaram 5 por cento para 90,2 mil milhões de euros.
Nos primeiros três meses do ano, o excedente comercial passou de 7 para 18,3 mil milhões de euros.
BolsaPt.com
HP lucra mais 34% no trimestre
19-5-2004 8:51
A norte-americana Hewlett-Packard registou um lucro de 884 milhões de dólares no segundo trimestre fiscal, com os seus clientes a aumentarem as despesas em computadores e servidores.
As vendas aumentaram 12 por cento para 20,1 mil milhões de dólares, superando o esperado pelos analistas.
Para o próximo trimestre, a empresa espera vendas entre 39,7 e 40,7 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Veolia garante dois contratos na China
19-5-2004 8:47
A francesa Veolia Environnement anunciou que a sua divisão de águas, Veolia Water, assinou dois contratos na China, no valor de 230 milhões de euros.
O primeiro contrato foi assinado com a cidade de Pékin e corresponde à construção de uma central de despoluição, com o valor de 20 milhões de euros.
O segundo contrato é com a cidade de ZunYi e corresponde à construção de duas centrais de água potável. A exploração de 35 anos gera vendas de 210 milhões de euros.
BolsaPt.com
Euro recupera face ao dólar
19-5-2004 9:17
O euro segue em alta face ao dólar, com os investidores a reagirem à subida do Produto Interno Bruto na França.
A economia francesa evoluiu 0,8 por cento no primeiro trimestre, mais que o esperado pelos economistas.
Os investidores aguardam ainda a divulgação dos novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos da América, agendada para amanhã.
O euro segue a subir 0,45 por cento para 1,2002 dólares.
BolsaPt.com
Petróleo aguarda reservas EUA em queda
19-5-2004 9:13
O preço do petróleo segue em queda, com os investidores a aguardarem a divulgação do relatório do Departamento da Energia norte-americano sobre as reservas de petróleo e gasolina da semana passada.
Os analistas esperam um aumento das reservas de gasolina em 1,5 milhões de barris e uma subida de um milhão de barris de petróleo na semana passada.
No início da semana o preço da matéria-prima atingiu o nível mais elevado de sempre, face a ataques terroristas no Médio Oriente e com preocupações com a procura nos Estados Unidos da América.
A OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo parecem dispostos a aumentar a produção para reduzir os preços.
O contrato de Junho do IPE Brent desce 33 cêntimos para 36,62 dólares por barril.
BolsaPt.com
19-5-2004 9:13
O preço do petróleo segue em queda, com os investidores a aguardarem a divulgação do relatório do Departamento da Energia norte-americano sobre as reservas de petróleo e gasolina da semana passada.
Os analistas esperam um aumento das reservas de gasolina em 1,5 milhões de barris e uma subida de um milhão de barris de petróleo na semana passada.
No início da semana o preço da matéria-prima atingiu o nível mais elevado de sempre, face a ataques terroristas no Médio Oriente e com preocupações com a procura nos Estados Unidos da América.
A OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo parecem dispostos a aumentar a produção para reduzir os preços.
O contrato de Junho do IPE Brent desce 33 cêntimos para 36,62 dólares por barril.
BolsaPt.com
Tecnológicas lideram ganhos europeus
19-5-2004 9:9
Os mercados europeus seguem em alta, com as empresas tecnológicas a lideraram os ganhos face a boas perspectivas para as vendas de semicondutores.
A STMicroelectronics anunciou que as vendas de semicondutores deverão aumentar 30 por cento no ano corrente, face à maior procura por telemóveis e computadores. A Hewlett-Packard apresentou receitas acima do esperado no segundo trimestre fiscal. A STMicroelectronics ganha 2,4 por cento, a Infeneon sobe 3,1 por cento e a Nokia ganha 1,7 por cento.
A Arcelor avança 4,5 por cento, a Anglo American valoriza 4,3 por cento e a BHP Billiton ganha 3,8 por cento. A China, grande consumidor de aço, vai manter a taxa de juro inalterada, dando espaço para o crescimento económico.
A Zurich Financial avança 4,3 por cento, depois de ter anunciado um lucro de 702 milhões de dólares. O lucro saiu acima do esperado.
A Telefónica Moviles ganha 2,3 por cento, depois de ter chegado a acordo para comprar a unidade Telefónica CTC por mil milhões de dólares, alargando a sua presença no Chile.
A Rentokil Initial desvaloriza 18 por cento, depois de ter anunciado que o lucro anual deverá sair abaixo do esperado, devido à menor procura pelos seus serviços.
No plano macroeconómico, foi apresentado um crescimento de 0,8 por cento na economia francesa no primeiro trimestre, acima do esperado.
O índice pan-europeu Euronext Top 100 ganha 1,14 por cento e o Next 150 sobe 1,22 por cento. O índice francês CAC avança 1,26 por cento, o belga BEL valoriza 0,85 por cento e o holandês AEX sobe 1,33 por cento.
O índice alemão DAX sobe 1,39 por cento, o britânico Footsie avança 0,85 por cento, o italiano MIB valoriza 0,71 por cento e o espanhol IBEX ganha 1,50 por cento.
BolsaPt.com
Bolsa nacional mantém ganhos
19-5-2004 9:0
O mercado nacional mantém-se em alta, afastando-se dos mínimos do ano registados antes de ontem. Os investidores reagem de forma positiva às boas perspectivas para o sector tecnológico. O índice PSI-20 ganha 1,48 por cento para 7.311,42 pontos.
O Banco Comercial Português sobe 2,07 por cento, já quase com 30 milhões de acções negociadas. O banco mostra-se interessado em abrir um banco em Angola, aguardando a decisão das autoridades locais.
O Banco Espírito Santo sobe 0,36 por cento e o Banco BPI ganha 1,65 por cento.
A Portugal Telecom mantém a evolução de ontem e avança 1,55 por cento, em recuperação dos mínimos registados no início da semana. A SonaeCom segue o sentimento e ganha 3,78 por cento.
A EDP – Electricidade de Portugal segue também em alta, com uma valorização de 1,37 por cento.
A Semapa avança 3,52 por cento, podendo avançar com a aquisição da Portucel, depois de ter sido publicada em Diário da República a decisão do Conselho de Ministros que deu a vitória da privatização à empresa de Pedro Queiroz Pereira. A Portucel segue estável nos 1,39 euros. A Sonae SGPS, que poderá alienar a sua participação na Portucel, avança 2,27 por cento.
A Cimpor ganha 0,93 por cento, depois de ter anunciado a distribuição de 109.125 acções pelos colaboradores e membros do conselho de administração, ao preço de 3,28 euros cada título.
A Ibersol segue estável nos 4,37 euros, ainda sem títulos negociados, depois de ter anunciado a aquisição de 4.695 acções próprias. A empresa detém 4,05 por cento do seu capital social.
Destaque ainda para os ganhos de 3,62 por cento na Novabase, 2,63 por cento na Pararede, 2,56 por cento na Impresa e 2,32 por cento na PT Multimédia. A Corticeira Amorim destaca-se como o único título do índice PSI20 em queda, a recuar 1,59 por cento.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, cali010201, Carrancho_, Crissssx, Google [Bot], HFCA, hugob0ss, Majestic-12 [Bot], malakas, marketisnotefficient, navaldoc, nbms2012, OCTAMA, Opcard, Paulo Pereira 74, trilhos2006, VALHALLA e 96 visitantes