Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: A paranóia das explicações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Marco

por Susana Amado_ » 19/5/2004 17:09

...por este andar, também, para lá caminhas.

Ainda bem que há outra forma de lá chegar, :wall: senão...

Beijinhos,
Su

Registado: 5/11/2002 11:12

Pata

por Susana Amado_ » 19/5/2004 17:05

Pata-Hari Escreveu:ah.. então o problema surge quando a pesquisa é feita pelo perfil.... bem, podemos sempre perguntar ao técnico, vamos lá ver se é um arranjinho simples. Fica registado, certo, Marco? :mrgreen:

Parece que não estavamos em sintonia! :wink:

Obrigada!

Beijinhos,
Su

Obrigada!

por Susana Amado_ » 19/5/2004 17:03

Patdav Escreveu:Calma Su :wink:

Tudo se resolve, fazes como a Pata diz (e fez) , e vais à "Pesquisa" e escreves TRSM :wink:

Beijinho
Pat

Paulo,

Obrigada! Não me tinha lembrado dessa hipótese. :wink:

Beijinhos,
Su

por MarcoAntonio » 19/5/2004 16:05

Ora bem, parece que o problema só surge em determinados casos (por exemplo, no TRSM). Experimentei no meu caso e as páginas aparecem bem...

Provavelmente deve-se a algum overflow, isto é, devido ao número elevado de mensagens no caso do TRSM, não é possível lista-los completamente.

Não sei se terá solução. Assim que possível investigarei...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Patdav » 19/5/2004 15:56

:wink:

Também não admira :twisted: , o Homem com 18770 Mensagens, arrebenta com qq fórum :mrgreen: :P

Bj
Patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Pata-Hari » 19/5/2004 15:49

ah.. então o problema surge quando a pesquisa é feita pelo perfil.... bem, podemos sempre perguntar ao técnico, vamos lá ver se é um arranjinho simples. Fica registado, certo, Marco? :mrgreen:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Patdav » 19/5/2004 15:38

Calma Su :wink:

Tudo se resolve, fazes como a Pata diz (e fez) , e vais à "Pesquisa" e escreves TRSM :wink:

Beijinho
Pat

por Susana Amado_ » 19/5/2004 15:35

Marta,

a mim acontece!...
...e já há algum tempo...de maneira que se eu quiser aceder a alguma msg do TRSM que não esteja na 1ª página eu simplesmente não consigo e a informação que aparece diz: "Não há tópicos nem mensagens englobados nos seus parâmetros de pesquisa". Já agora agradecia que vissem essa situação.

Beijinhos,
Su

Re: Patinha

por Patdav » 19/5/2004 15:29

Susana Amado Escreveu:...

sim! a mim também! mas clica por exemplo na página 2 ou noutra qualquer (que não seja a 1ª), a msg que aparece refere qualquer coisa como não existe informação sobre...

Olha vê lá isso se faz favor.

Beijinhos,
Su

Olá Su :wink:

Tudo bem contigo?

Já tinha reparado outro dia , a mim dá igual! :roll:

Beijos
Patdav

É assim..... vamos ao perfil do TRSM, e clicamos em "encontrar todas as mensagens de TRSM, e apartir da 2ª pag não dá! :wink:
Pelo menos a mim tb não dá! faz tempo! É isso Não é?

Ap+arece: Informação

Não há tópicos ou mensagens englobados nos seus parâmetros de pesquisa

TRSM :arrow: Já vês como somos teus Fans :P

por artista_ » 19/5/2004 15:21

Só faria uma ligeira correcção, eu colocaria especializada entre aspas, assim "...comunicação social "especializada"..."

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

1 abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 19/5/2004 14:31

Susana, a mim não me acontece isso e és a primeira a alguma vez se queixar disso... conseguir ir até à página 95, hehe. Bem, admito que não tentei ir até ai clikando em todos os posts, mas funcionou perfeitamente e sem erros em todas as páginas a que tentei aceder.
Administrador Fórum

Pata

por Susana Amado_ » 19/5/2004 13:41

...

...eu devo estar a explicar-me mal, é assim:
se eu quiser encontrar alguma msg do TRSM aquando a procura em encontrar todas as msgs do TRSM (eu só consigo ter acesso à 1ª pág., às outras eu não consigo aceder diz qualquer coisa com "não existe informação..." (isto não acontece com outros membros, só com o TRSM), o que já vem a acontecer há algum de tempo.

Beijinhos,
Su

Patinha

por Susana Amado_ » 19/5/2004 13:26

...

sim! a mim também! mas clica por exemplo na página 2 ou noutra qualquer (que não seja a 1ª), a msg que aparece refere qualquer coisa como não existe informação sobre...

Olha vê lá isso se faz favor.

Beijinhos,
Su

por Ulisses Pereira » 19/5/2004 11:55

Se os mercados também andam ao sabor das especulações? Sem dúvida. Andam e muito! E também por isso chega a ser cómico ver justificar alguns movimentos com argumentos muito rebuscados quando na prática, muitas vezes bastou um tubarão começar a tomar ou a retirar uma posição do mercado.

Gonzaga, quanto aos artigos desaparecerem do site, é pouco provável. O Caldeirão nasceu há um ano e meio e parece-me que está para durar. Vivo e de boa saúde. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 19/5/2004 11:43

Não percebi, Susana. A mim aparecem-me montes de páginas como verás no anexo. E posso escolher qual quero ir ler...
Anexos
tito.jpg
tito.jpg (52.56 KiB) Visualizado 1455 vezes
Administrador Fórum

por Visitante » 19/5/2004 11:36

Mais uma vez.

Gostei do artigo, só queria deixar uma pergunta ingenua!!!

O mercado tambem não vai andando ao sabor da especulação?
Se sim, as justificações fazem parte da especulação.
Certo?
Visitante

Pata

por Susana Amado_ » 19/5/2004 10:37

Bom dia!

Já que tocas no assunto, e já algum tempo que ando para colocar esta situação: quando faço uma pesquisa ao nick do TRSM só tenho acesso à 1ª página, à 2ª e págs. seguintes não temos acesso (eu pelo menos eu não tenho e isto já acontece há algum tempo), então e a informação desapareceu? quanto ao acesso aos outros nicks está tudo ok...
O que se passa?
Se me pudesses dizer o que se passa agradecia-te. Obrigada.

Beijinhos,
Su

por Pata-Hari » 19/5/2004 10:20

Gonzaga, nada se perde, basta fazer uma pesquisa pelo nick que os artigos aparecem todos. E os do ulisses ficam tb no site, nada é deitado fora.
Administrador Fórum

artigos

por .gonzaga » 19/5/2004 10:13

Nao podia de dar os meus parabens, a mais um excelente artigo do ulisses

É uma pena se estes artigos um dia desaparecem, por qualquer motivo...
O que acontece por exemplo ás analises semanais do djovarius?
Se eu fosse a voces mandava algum material, para umas editoras, e quem sabe se um dia destes tinhamos um livro reunindo os melhores artigos?
.gonzaga

Bonito!!!

por Thomas Hobbes » 19/5/2004 9:50

Caro Ulisses,

Só agora acabei de ler o seu artigo, e gostei imenso.

Concordo consigo, quando diz que temos a fobia dos diagnósticos, (não só para os movimentos do mercado mas também para as coisas mais mundanas).

Infelizmente, o ser humano dificilmente aceita, que algumas coisas acontecem por força das circunstâncias, sem qualquer explicação plausivel.

Deve haver investidores que têm altares aos santos e Às santas.

Pior do que as explicações que muitas vezes nós procuramos dar a nós mesmos, são as que alguns orgãos da comunicação social dão.

Estas aves de rapina das explicações, gostam de escalpelizar as situações até a exaustão, dando exemplos do pior jornalismo possivel. Não vou citar casos porque todos nós conhecemos vários.

no fim do dia o que interessa, é saber interpretar os sinais que o mercado nos dá e tomar as decisões certas.

E em caso de dúvida porque não consultar o caldeirão. :mrgreen:
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por j.pinto » 19/5/2004 6:37

Olá Ulisses,
Parabens pelo artigo.

Para quem acompanha os mercados e observa (lê, vê, ouve), dá-te razão.
Espero que alguém, responsavel de uma unidade de "comunicação social", te lê-a, para começar a revolução que se impôe, ou varios, de varias.
O nivel da "comunicação de Bolsa" está muito baixo, que pobreza, pelo menos a nivel tecnico.
Para quem acompanha os mercados online, aliados a sites de informação/noticias, ler jornais, por exemplo, é de rir, em quase todas as paginas. Apesar de ainda haver algumas coisas que se aproveitam.

Mas presumo que este problema da comunicação social não é apenas de bolsa. Acho que no geral estamos muito mal servidos, principalmente a nivel tecnico.
Na Segunda-feira, ao ler o comentário à final da taça, estava la escarrapachado no "Redord" que o Fyssas tinha feito um bonito golo com o seu pior pé, o direito, atirando ao angulo. Quando toda a gente sabe que foi com o pé esquerdo. Se não viu o jogo, porque é que escreve. Que DESCREDITO. Para não falar no resto, foi só um exemplo. Ainda li mais uma ou duas, mas era quase tudo do género. Não comprarei jornais desportivos tão cedo.

Quando se trata de assuntos técnicos, não tem nada que saber, tira-se da cartola aquele chavão e está tudo dito, quanto facil é ser jornalista.
Quando houver alguém que tenha coragem de pegar nestas fantochadas e acabar com elas, os técnicos terão a sua vez.
Até lá, vamos cantando e assobiando e vamos sendo felizes à nossa maneira.

Quem me dera que essa REVOLUÇÃO começasse com o ULISSES NA BOLSA e com outros ULISSES noutras coisas.
É uma esparança que este País há-de evoluir.
Vejo apenas como problema a pressão das audiencias diarias, em deterimento das audiencias a medio/longo prazo. SÓ SE VEÊM NUMEROS !
Quem sabe um dia...

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

Olá, Ulisses!

por Susana Amado_ » 19/5/2004 0:23

Tudo bem?

Bem! É a primeira vez que eu venho dar-te os parabéns por mais um excelente artigo. No passado, foram muitas as vezes em que demonstrei a minha grande admiração pelo Ulisses enquanto Analista de Mercados e cheguei mesmo a dizer que sou tua fâ. Hoje, não posso deixar de te dizer que achei este artigo especial porque toca num ponto que eu, pessoalmente, acho muito importante.
"A verdade é que, na grande maioria das vezes, nada há a concluir dos movimentos do mercado".
Ulisses, mais uma vez, parabéns pela tua forma de comunicar, é simplesmente excelente.

Beijinhos para ti,
Su

por Visitante » 19/5/2004 0:18

Gostei do artigo, só queria deixar uma pergunta ingenua!!!

O mercado tambem não vai andando ao sabor da especulação?
Se sim, as justificações fazem parte da especulação.
Certo?

Cumprimentos
Visitante

por josema » 18/5/2004 23:43

Ulisses, permite-me uma pergunta: és professor? Em caso negativo, é uma pena, porque do que sabes, explicas como ninguém. Para encurtar espaço não repito as citações do JAOR, mas é, a partir delas que vou desenvolver algumas considerações.
1ª Quando comecei a frequentar este fórum fiz alguns reparos a um certo modo de ver a AT. Fui criticado. Aceito as críticas, embora tenha percebido que quem me criticou não entendeu a minha intenção: eu não criticava a AT como método de análise, mas a redução que alguns fazem dos movimentos do mercado à AT.
2ª Os mercados são apenas o reflexo do que de mais significativo se passa nas sociedades dominantes no mundo em que vivemos. São, pois, a expressão de um fenómeno global, extremamente sensível, porque movimenta muito dinheiro. Não surpreende que seja o factor psicológico a fazer subir ou descer um título, particulrmente no curto prazo.
3ª Passei mais de metade da minha vida a estudar os comportamentos humanos e a explicar o porquê de irem nesta e não naquela direcção. Mas, este tipo de explicações só são possíveis "a posteriori". No momento do acontecer, não há explicação que resista à mais elementar reflexão.
4ª Estou neste fórum deveras empenhado.Aliás, é a única maneira de eu estar seja onde for. E só me canso quando percebo - e percebo depressa - que as pessoas não estão interessadas no que escrevo. Quando digo interesse, não quero dizer acordo. Adoro ser posto em causa, pois que do debate sério muitos podem aproveitar.
Finalmente: se me é permitido, peço aos administradores, que até prova em contrário, não deixam os seus créditos por mãos alheias, se revesem, postando, com a frequência possível, textos didácticos. Já aqui expressei o meu apreço pelo vosso trabalho. É com textos como este que agora comento, que muita gente virá ao fórum; que o mercado terá cada vez mais investidores. Não podemos esquecer que muita gente não investe porque só encontra vendedores da banha da cobra. É precisa coragem para dizer: se não conhece bem os mercados, não invista neste momento porque é perigoso. Ou, agora penso que há alguma segurança. Sobretudo nesta área dos mercados, ninguém precisa, e muito menos quer, que lhe ofereçam o peixe: o que todos querem, a começar por mim, é que lhe ensinem a pescar.
Obrigado a quantos me têm ensinado. Ulisses, se és professor, gostaria de ser teu aluno supranumerário...

Registado: 11/2/2004 18:30

por Dark » 18/5/2004 23:20

Parabéns pelo excelente artigo.

Concordo com o facto de que só com recuo e reflexão se pode chegar a algumas conclusões sobre o que poderá ter influenciado o comportamento dos investidores num determinado momento.

Gostei particularmente das alusões à comunicação social, que para poder pressionar a venda, tudo tenta justificar.

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, AlfaTrader, Bar38, Bing [Bot], cisne3, Esquinas3, Google [Bot], Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 59 visitantes