Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 8/1/2003 20:40

Eu percebo a distinção.

Eu estou para aqui a dizer que prefiro reagir a antecipar mas isso só é possível porque sou um normal investidor, porque se gerisse um grande fundo não tinha outro remédio senão tentar antecipar...

Eu continuo a insitir na ideia que é muito mais fácil obter bins resultados com 10 mil contos do que com 10 milhões de contos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 8/1/2003 20:36

É interessante essa dicotomia antecipar-reagir.

Pessoalmente também prefiro reagir a antecipar. No entanto, é necessário ver a que nos referimos quando dizemos <b>antecipar</b>.

Porque antecipar estamos sempre: a antecipar o movimento futuro. Mesmo quando optamos por uma estratégia de reacção.

A diferença está em que uns antecipam o futuro mais cedo que outros. Por exemplo, dois investidores pretendem abrir uma posição curta, durante uma tendência descendente de longo-prazo. Imaginemos que o mercado encontra-se numa tendência de médio-prazo ascedente inserida na tendência primária descendente.
Um investidor olha para o mercado e detecta sinais que lhe dizem que estamos na iminência de cair. Entretanto o mercado sobe o que ele considera que é uma oportunidade para vender caro e antecipa-se a uma inversão da swing (correndo o risco de comprar cedo demais). O segundo, prefere reagir a uma inversão da swing, prefere sacrificar um pouco os ganhos quando o mercado começar a cair, mas vender só quando vir que o mercado inverteu a swing para baixa de novo.

Ou seja, o primeiro antecipou-se ao sinal, o segundo reagiu ao sinal (antecipar é arriscado, mas tem algumas vantagens no entanto quando a convicção - e a taxa de acerto - é elevada, porque por exemplo, quem entra a seguir a um break-out é muitas vezes obrigado a comprar/vender bem para lá do sinal porque por vezes os break-outs são violentes. Enfim, o comboio por vezes parte muito depressa e depois é preciso ir correr atrás dele para entrar... Por isso, alguns investidores preferem antecipar-se. Outros preferem jogar pelo seguro.

Seja como for, ambos estão a antecipar o futuro, o futuro de que (no exemplo) o mercado vai para baixo. No entanto actuam de forma diferente...

Quando refiro que investir é antecipar, refiro-me ao facto que investir é (tentar) antecipar os movimentos futuros (não me refiro a antecipar os sinais, pessoalmente tb prefiro reagir aos sinais, embora abra excepções quando temo que se possa dar um break-out violento).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 8/1/2003 20:35

Ulisses Pereira Escreveu:[...] mas gosto da carapuça de tartaruga! ;)

Um abraço,
Ulisses

LOL Ulisses, vou já falar ao Jin para se lançar no negócio das carapuças de tartaruga, depois podes sempre alugar uma quando precisares! :P

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 8/1/2003 20:21

Caro LDax,

A situação actual é muito curiosa. O Dax está colado a um suporte ( a zona dos 3024) e o Nasdaq colado a uma resistência ( a zona dos 1424). Claro que quer o Dax quer o Nasdaq estão ligeiramente abaixo destes valores, mas como eu tenho dito os suportes e resistências devem ser vistos como zonas e não como valores específicos.

Dax no suporte e Nasdaq na resistência? Que situação curiosa... Não é muito comum eles andarem muito desfasados (embora a correlação do DAX com o S&P seja mais forte), pelo que me parece difícil que os dois consigam respeitar esses níveis importantes.

Muito se tem falado aqui no fórum entre antecipar e reagir. Eu continuarei à espera, não me antecipando aos movimento e reagindo à ruptura destes níveis importantes. Chamem-me lento, mas gosto da carapuça de tartaruga! ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Para Ulisses

por Ldax » 8/1/2003 18:31

Voltando ao Dax!! acha que fechando abaixo dos 3024, será sinal para curtos? Ontem foi uma falsa rotura do nasdaq (1431)?
Um abraço.
Ldax

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777 e 200 visitantes