Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC g.a.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

target :lua

por Scubawarrior » 19/5/2004 10:57

bjs e bom dia

deixam me especular só um bocadinhoooo.....aí vai ela só para na Luaaa

Lua: igual a 10/11...alguém acredita nisto?

Uuuuf já especulei um bocadinho gracias por esta benesse..hehehh

bjs fica bem amiga Pata
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Pata-Hari » 19/5/2004 9:05

Sem nada a acrescentar, para já.

Adicionei ao gráfico duas linhas puramente "adivinhatórias" acerca do que pode vir a ser este movimento pela minha necessidade humana de adivinhar o futuro. "Não façam isto em casa" , isto não serve para trade-ar. Usar linhas feitas assim para comprar e vender equivale à técnica a deitar a moeda ao ar.

Os 8.60ish parecem ser um ponto relativamente importante de convergencia de valores, se calhar um fecho acima desse valor seria um sinal suficientemente positivo para reforçar posições longas de curto prazo (para os que tentam trade-ar swings).
Anexos
ptc.png
ptc.png (36.81 KiB) Visualizado 863 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Entrada em PTC

por Touro » 18/5/2004 12:25

Para quem quisesse aproveitar o (eventual) ressalto o ideal era ter entrado ontem quando ela abriu com gap. Tendo em conta as quedas que a acção teve, era óbvio que tal gap não era mais do que a capitulação das quedas, pelo menos as de curto-prazo. Alguém aqui falou ontem em gap de exaustão de movimento. Dos mínimos de ontem ao máximo de hoje são cerca de 4%!

Hoje, e a esta hora, julgo que é arriscado entrar. Julgo que é necessário esperar pela abertura de amanhã para ter uma ideia mais clara sobre a duração do dito ressalto.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por MarcoAntonio » 18/5/2004 10:44

Aqui fica um exemplo gráfico como prometido...

A tendência era, até Agosto, descendente na PTC.

Em Agosto (seta azul) dá um importante sinal de quebra da tendência de Médio-Prazo e potencialmente o início de uma nova tendência.

Para quem está investido no médio-prazo, é normal que hajam muitos investidores que não tenham saído (de posições curtas) ou entrado (em posições longas) logo ali.

Aliás, trata-se de um momento em que, apesar do sinal técnico, o risco versus benefício não é muito interessante (trata-se de uma velha questão e bastante importante a distinção entre sinal técnico e nível realmente interessante para entrar ou sair, são coisas distintas embora a tendência seja considerar a mesma coisa). Muitos sinais técnicos dão-se em momentos em que não interessante entrar/sair...

Em todo o caso, seja porque se pensasse que a resistência ía funcionar seja por receio de tomar uma posição longa (por exemplo) quando o swing de alta vai tão adiantado (apesar da quebra da LTd), muitos investidores não tomam ali nenhuma posição e «aguentam» a progressão do swing.

Tudo bem. Para um position-trader isto não é problema. Até porque o mercado normalmente dá uma segunda oportunidade e uma oportunidade de risco versus benefício até mais interessante, seja uma retracção seja uma consolidação!

No exemplo presente esta dá-se no início de Setembro e está assinalada com uma seta a vermelho.

Ali inicia-se uma retracção que constitui a importante segunda oportunidade que neste caso (invertido face ao actual) sería uma oportunidade para fechar posições curtas ou então para alongar com um risco mais reduzido do que na quebra da LTd. A seta a vermelho corresponde ao que poderá ser a sessão de hoje: o início de uma correcção.

O ideal para tomar a posição era já depois de se formar um higher-low, onde se começava então a definir tecnicamente a nova tendêcnia (em termos técnicos, velhinha Teoria de Dow, podemos falar de uma nova tendência apenas a partir daqui, da seta lilaz).

E como se vê, neste caso e apesar da tendência marcadamente de alta e da extensão do swing de alta de Agosto, acabar-se-ia por se entrar longo a valores não muito diferentes daqueles a que se entraría na quebra da LTd.

E o que se está aqui a dizer é que para quem não investe no curtíssimo-prazo, a partir da seta vermelha inicia-se uma retracção que não é vista como uma boa oportunidade para abrir shorts (isso apenas interessa a quem investe no curtíssimo-prazo) mas antes sim, uma retracção que servirá para fechar shorts e/ou abrir longos.
Anexos
ptc-20040518a.png
ptc-20040518a.png (19.55 KiB) Visualizado 1051 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 18/5/2004 10:38

Visitante, eu não estou dentro, mas estou com pena de não ter entrado quando esta discussão se iniciou, isso é um facto. Desde o inicio deste thread a ptc já veio dos 8.10ish e já vai a 8.40. E desde o inicio da discussão desta manhã tb já subiu mais 15 ticks. Já me teria feito a semana.

É pena não assinar, não é? porque será? falta de convicção?
Administrador Fórum

por Patdav » 18/5/2004 10:29

Lolllllllllllllllll

Bom dia Pessoal :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
rato.gif
rato.gif (71.63 KiB) Visualizado 1286 vezes
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

PT = KISS

por Scubawarrior » 18/5/2004 10:29

keep it simple and stupid

cumps e bjs á Pata
scuba

por Pata-Hari » 18/5/2004 10:24

Ok, marco, fica registado o que entendeste do que eu disse e a tua opinião. A minha também fica e eu estou aqui para ganhar dinheiro e não para perder tempo a discutir distorções de discursos.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 18/5/2004 10:12

Pata-Hari Escreveu:Maroc, a ptc não deu nem um sinal de vida nas ultimas semanas. Está extremamente sobrevendida e a pedir um rebound.

Exacto. Portanto, para quem ainda não saiu há que aguardar por ele para sair. Uma boa oportunidade para fazê-lo...

E hoje podemos estar perante o início de um. Como é óbvio, não sabemos até onde ele poderá ir (podemos fazer uma ideia obviamente)...

Pata-Hari Escreveu: Um sinal como o de hoje só pode ser visto como uma indicação MUITO positiva.

Bem, voltamos à questão dos planos temporais...

O que é que tem de MUITO positivo uma subida de 1% depois de toda esta queda?

Para quem está num plano temporal mais alargado que o muito curto-prazo este sinal não tem nada de muito positivo. Provavelmente trata-se do início de uma correcção que é aguardada já há várias sessões e que se podía iniciar a qualquer momento.

E exactamente por se poder iniciar a qualquer momento não fazia já sentido sair ontem, ou ante-ontem ou antes de ante-ontem. Ou se saiu na hora ou, se não se saiu, agora podemos estar perante o início de uma (segunda) oportunidade de saída.

As segundas oportunidades, quando ocorrem, em termos de risco versus benefício até são mais interessantes.

Por mais do que uma razão:

:arrow: Em primeiro lugar porque a tendência está mais definida, é mais segura e está mais instalada no mercado (a fase mais frágil de uma tendência é o seu início, depois passa por uma fase de fortalecimento e se se conseguir instalar poderá demorar meses, o que é uma tendência excelente para position trading);

:arrow: Por outro lado, torna-se mais fácil estabelecer limites e protecções (isto já para quem aposta no próprio movimento, isto é, em posições curtas no caso presente). Exemplificando: aguardando agora pela formação de um lower-high e abrindo uma posição curta na sequência dele, é possível colocar um stop logo acima desse lower-high pois uma vez superado a nova tendência de baixa estará em perigo (realizando então um higher-high). É mais fácil fazê-lo deste modo do que quando a tendência anterior é de alta (ou mesmo lateral). Principalmente quando a tendência anterior é ascendente ocorrem situações que deixam os traders em situações complicadas e confusas como por exemplo um retest a uma anterior LT ascendente de suporte com um higher-high (apesar da tendência começar a ser de baixa).

Tecnicamente uma nova tendência só está suficientemente definida quando temos simultaneamente um lower-high e um lower-low (quando a nova tendencia é de baixa) ou um higher-high e um higher-low (quando a nova tendência é de alta). Isto normalmente só ocorre após a primeira importante retracção...

É claro, volto a frizar, isto interessa pouco para quem investe em swings mas interessa muito para quem investe no médio-prazo (tipicamente position-trading).

Pata-Hari Escreveu: Prever que vai falhar é pura adivinhação.

Prever que vai falhar o quê?

Pata-Hari Escreveu:Não é a leitura a fazer dos dados que se tem.

Marta, continuas a olhar para a situação num plano extremamente apertado (e sublinho o extremamente). A retracção pode durar dias ou semanas. Para quem não investe no curtíssimo-prazo a decisão pode não ser nem para hoje nem para amanhã nem para depois de amanhã.

A PTC pode, hipoteticamente, estar a iniciar agora uma retracção que a leve por exemplo até aos 8.85 ou outro nível de relevo. Neste momento é prematuro dizer. Mas é toda essa retracção (que ainda não sabemos até onde poderá ir) que servirá de oportunidade de saída.

Obviamente que não é hoje que é para sair. Para quem não investe no curtíssimo-prazo dificilmente, não sendo ontem boa altura para sair, também não sería hoje que de repente passaría a ser.

Pata-Hari Escreveu: Se ao fim do dia tiver recuado muito, admito que anule este sinal,

Se ao fim do dia tiver recuado muito então a retracção está em causa.

Aliás, sublinho, ela pode não ocorrer. Por isso mesmo tenho incluído o cenário de uma consolidação.

A PTC poderá vir a desenvolver por exemplo uma bandeira e portanto nesta altura estarmos sensivelmente a meio da queda. Nesse caso (e isso poderá perceber-se ao fim de algumas sessões de quase lateralização) então nem vale a pena aguardar por um retracção que ela não virá tão cedo. Ou se sai logo que se perceba como provável a bandeira ou aguarda-se que este se resolva com a quebra em baixa da consolidação (ao que se espera que se siga nova queda violenta como a que tivemos dos 9.00€ para os 8.10€). Uma bandeira na PTC iría atirá-la, no final do padrão, para os 7.40€ ou algo próximo disso (já agora é interessante, pois daría mais força ao padrão, existem importantes referências na PTC entre os 7.30 e os 7.50€).

Pata-Hari Escreveu: mas os dados estão à vista. Aliás, fazer isso seria tentar aplicar a máxima de vender nos minimos depois de se ter comprado nos máximos,digo eu.

Não Marta, é precisamente o contrário. A ideia de vender em retracções é precisamente com o objectivo de evitar vender em mínimos e tentar vender o mais próximo possível de máximos relativos (na medida do possível, é claro).

Pata-Hari Escreveu: Adivinhação costuma dar resultados maus, é sinónimo de se tentar bater o mercado ao invés de ir com ele, o que é incompativel com AT.

Não se trata de nada disto pelo que estamos totalmente des-sintonizados.

Mais tarde coloco um gráfico com exemplos....
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Visitante » 18/5/2004 10:08

Em position trade

há reforços que se fazem na carteira, dependendo a que valores se fizeram ou que se entrou; estes momentos são para reduzir carteira ou sair, depende de muitos dados(há quanto tempo abriu posição e valores).

Cara Pata há os ditos reforços parciais como saídas parciais.

Só queria referir que nestes casos quando há quebras de suportes e tendência mc-prazos se prevê negativa se aproveitam momentos destes para tomar posições...

Ficou tudo dito.
Visitante

por catalao » 18/5/2004 10:06

Ola,

Olho... olho.... mas nada consigo ver
retracção? correcção? até seria facil dizer q sim senhora (basta olhar para a cotação deste momento), mas olhando para o grafico dela nada vejo.... nada

até sinal em contrario....

um abraço a todos

Registado: 10/9/2003 16:04

por Pata-Hari » 18/5/2004 9:56

"Para swingers, neste caso penso que risco é elevado". Não posso estar mais em desacordo com os valores que temos à vista. Aliás, como estou em desacordo com o resto das afirmações todas.

Em position trading, deve-se esperar pela recuperação para se sair da posição. O sinal de hoje indicará (se se mantiver) o inicio desse swing. Uma vela não é o movimento que se espera para se sair de uma posição, é uma variação demasiado pequena para caber nessa definição.

Digo eu. Veremos.
Administrador Fórum

por Visitante » 18/5/2004 9:52

Agradeço desde já ao Marco porque acabou de fundamentar o meu post.

Eu referia-me a position trade.

na minha opinião como estão actualmente o mercado, no c-m-prazos a tendência negativa deverá persistir, logo este seria inicio de uma swing normal em tendência descendente.

Para swingers, neste caso penso que risco é elevado, já que devido ao pessimismo, investidores podem aproveitar esta retração e despejar; o que leva que estes swings sejam curtos demais e perigosos.
Visitante

por Pata-Hari » 18/5/2004 9:45

Maroc, a ptc não deu nem um sinal de vida nas ultimas semanas. Está extremamente sobrevendida e a pedir um rebound. Um sinal como o de hoje só pode ser visto como uma indicação MUITO positiva. Prever que vai falhar é pura adivinhação. Não é a leitura a fazer dos dados que se tem. Se ao fim do dia tiver recuado muito, admito que anule este sinal, mas os dados estão à vista. Aliás, fazer isso seria tentar aplicar a máxima de vender nos minimos depois de se ter comprado nos máximos,digo eu. Adivinhação costuma dar resultados maus, é sinónimo de se tentar bater o mercado ao invés de ir com ele, o que é incompativel com AT.
Administrador Fórum

Ontem foi melhor....

por Scubawarrior » 18/5/2004 9:43

...para entrar(e que sopinha deu abaixo de 8.10) , mas hoje continua a pedir é reforço.

Concordo a 100% com a amiga Pata!

bjs
scuba

por MarcoAntonio » 18/5/2004 9:42

Pata-Hari Escreveu:E não acho que seja uma oportunidade de saída, para já quanto muito é uma oportunidade de entrada. A saída deve ter sido feita ao longo das ultimas semanas e não agora. Acho essa interpretação exactamente o contrário do que faz sentido.

Mas claro que o dia ainda não terminou e o movimento ainda se pode vir a perder. Com a info que temos e sem adivinhações, este parece um bom ponto de entrada e não de saída.

Isso é muito relativo, Marta, e depende da perspectiva temporal em que estás a investir.

As retracções são, se se confirmarem como tal, excelentes oportunidades para fechar posições erradas (para quem não fechou no primeiro sinal, é claro).

Obviamente que a melhor altura para sair não era agora, era lá em cima (no caso particular da PTC, na quebra em baixa do canal lateral).

Mas a melhor altura serve de pouco quando esta pertence ao passado. Isto é, quem não saiu nessa altura quando é que deverá sair?

Ontem, ante-ontem, antes de ante-ontem?

Não, em teoría deve esperar por uma retracção ou por uma consolidação. Em termos de risco versus benefício é a melhor altura para sair pois sair quando o swing já vai adiantado é um risco de sair-se no fundo (de muito curto-prazo). Pouco antes de se dar uma importante correcção (que normalmente ocorre).

Acresce ainda que caso se venha a confirmar o cenário de retracção, um novo máximo relativo inferior aos anteriores vem (re) confirmar a (nova) tendência de baixa (de médio ou médio/long-prazo), pelo que estaremos a falar de um movimento que poderá estar cá para lavar e durar. Portanto, ainda se vai muito a tempo de sair...

Obviamente que para quem aposta em swings e consequentemente em planos temporais mais apertados, uma retracção pode ser uma oportunidade de entrada. Mas nem todos investem nesse plano temporal, portanto, repito, isso depende bastante da perspectiva de investimento.

Na minha opinião e no plano temporal em que trabalho, nas actuais circunstâncias retracções (movimentos correctivos) devem ser entendidos com boas oportunidades para fechar posições longas que eventualmente ainda estejam abertas e que, no momento actual, estão claramente do lado errado.

Já agora, refiro ainda que mesmo para quem aposta em swings, nem sempre faz sentido apostar nas swings counter-trend.
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 18/5/2004 9:31

retracção???? :shock: onde?

E não acho que seja uma oportunidade de saída, para já quanto muito é uma oportunidade de entrada. A saída deve ter sido feita ao longo das ultimas semanas e não agora. Acho essa interpretação exactamente o contrário do que faz sentido.

Mas claro que o dia ainda não terminou e o movimento ainda se pode vir a perder. Com a info que temos e sem adivinhações, este parece um bom ponto de entrada e não de saída.
Administrador Fórum

por Visitante » 18/5/2004 9:24

bom sinal para reduzir posições ou sair, excelente retração
Visitante

Bem até...

por Scubawarrior » 18/5/2004 9:15

...acordou mt bem disposta.

bjs
scuba

está mt bonitinha....

por Scubawarrior » 17/5/2004 11:47

.....assim de saldo. resta saber se vai havei liquidação total.

Eu acho que não.Compra de ações próprias.

vamos ver.
scuba

por T. Martins » 17/5/2004 11:05

Eu acho que ela quer testar o suporte ascendente de médio prazo por volta dos 7.60.
Pode parecer exagerado mas acho que neste momento os mercados não irão ajudar numa recuperação fácil...

O RSI está praticamente esgotado mas não vejo sinais (nem uma única velinha...) a dizer que o movimento dá sinais de fraqueza. Até lá "The Trend is Your Friend"...

Registado: 5/8/2003 16:51

PTC g.a.

por Pata-Hari » 17/5/2004 9:46

Aqui fica o boneco, com este movimento extremo para o que os ultimos messe nos têm habituado. No entanto, se formos olhar para oss valores de rsi... não temos que recurar no tempo para muito longe para encontrar valores semelhantes...

Confesso que apesar de não haver nenhum sinal de entrada em ptc neste momento, me pergunto sériamente se este não é um daqueles pontos onde o rácio de risco beneficio é extremamente baixo...
Anexos
ptc.png
ptc.png (33.74 KiB) Visualizado 1479 vezes
rsiptc.png
rsiptc.png (17.95 KiB) Visualizado 1473 vezes
Administrador Fórum

Quem está ligado: