Breves comentários ao Mercado Nacional (18/05/2004)
24 mensagens
|Página 1 de 1
Eu julgo que a tendência de médio-longo prazo dos mercados está intimamente relacionada com a situação macroeconómica. Os dados mais recentes da locomotiva económica do Mundo sugerem que de facto estamos na retoma e mais importante ainda os resultados das empresas estão a ser bons e acima do esperado.
Face a este cenário de retoma (que chegará a Portugal um pouco mais tarde) considero que a subida é a tendência de médio-longo prazo.
Poder-se-á argumentar que o mercado já tinha incorporado esta retoma económica (6 meses antes como a evidência estatística exige) tendo até ultrapassado as valorizações "correctas", no entanto temos que colocar mais uma vez em perspectiva o ciclo económico, sendo a retoma por definição o início de mais um ciclo positivo que têm vindo a ser progressivamente mais prolongados.
A partir daqui não me parece ser este o momento indicado para "aproveitar o ressalto e vender" pois isso pode significar sair da carruagem quando esta se prepara para arrancar de novo após uma relativamente breve paragem.
Face a este cenário de retoma (que chegará a Portugal um pouco mais tarde) considero que a subida é a tendência de médio-longo prazo.
Poder-se-á argumentar que o mercado já tinha incorporado esta retoma económica (6 meses antes como a evidência estatística exige) tendo até ultrapassado as valorizações "correctas", no entanto temos que colocar mais uma vez em perspectiva o ciclo económico, sendo a retoma por definição o início de mais um ciclo positivo que têm vindo a ser progressivamente mais prolongados.
A partir daqui não me parece ser este o momento indicado para "aproveitar o ressalto e vender" pois isso pode significar sair da carruagem quando esta se prepara para arrancar de novo após uma relativamente breve paragem.
- Registado: 19/11/2002 22:58
bertoluci Escreveu:Pelo que entendi o Marco António investe no médio longo prazo...
Sim, já o disse inúmeras vezes.
bertoluci Escreveu: Porque razão só vendeu 50% da carteira e não a totalidade? uma vez que defende a tendência descendente de médio longo prazo... não estará por aí uma certa dúvida?
Sempre. Nunca tenho certezas absolutas, tenho apenas opiniões às quais atribuo determinados índices de incerteza.
Se o mercado vier a realizar um máximo relativo marcadamente inferior aos anteriores ficarei com mais certezas de que a actual tendência de médio-prazo é descendente.
A razão porque detenho parte da carteira deve-se ainda ao facto de, e como disse por diversas vezes, na altura em que lateralizavamos considerar como mais provável que viessemos a quebrar a lateralização em alta.
Ora, aconteceu o inverso e portanto agora procurarei aliviar posições (que ainda são confortáveis) num momento que considere mais propício.
Mesmo assim, não venderei tudo porque considero que estamos numa fase correctiva de médio-prazo e que no longo-prazo voltaremos a subir. Mas as subidas não são a minha aposta imediata pois o mercado não está favorável a tal...
bertoluci Escreveu:Estamos perfeitamente em desacordo quanto à tendência do próximo mês e meio, que defendo com claramente ascendente... a ver vamos.
Eu não disse que a tendência do próximo mês e meio fosse ser de baixa (a tendência de baixa a que me refiro diz respeito ao médio-prazo). O que eu disse é que se se viessem a verificar subidas (o que me parece natural até que se verifiquem, pelo menos durante algumas sessões), consideraría que se tratava de uma subida de correcção às quedas. Onde vamos estar dentro de mês e meio não sei (embora de momento não acredite que estejamos em novos máximos, não vejo qq sinal credível que aponte nesse sentido e o mercado tería de fazer bastante mais para eu achar nisso). E foi apenas nesse ponto em que disse que estava em desacordo.
E sim, tenho dúvidas de que dentro de mês e meio ainda estejamos a subir (a ser um ressalto, tería terminado antes desse mês e meio).
Mas vamos indo e vamos vendo, com calma e paciência.
«Amanhã o mercado ainda está cá, não precisamos de decidir tudo hoje...»
Para quem não investe no muito curto-prazo, a postura é (ou deve ser) mais ou menos esta.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
comentário.
Caro triunviratista
Muito bem.
cumps.
Muito bem.
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Pelo que entendi o Marco António investe no médio longo prazo... Porque razão só vendeu 50% da carteira e não a totalidade? uma vez que defende a tendência descendente de médio longo prazo... não estará por aí uma certa dúvida?
Estamos perfeitamente em desacordo quanto à tendência do próximo mês e meio, que defendo com claramente ascendente... a ver vamos.
Abraço e Bons Negócios
Estamos perfeitamente em desacordo quanto à tendência do próximo mês e meio, que defendo com claramente ascendente... a ver vamos.
Abraço e Bons Negócios
Para quem ainda não percebeu exactamente qual é a minha opinião face ao mercado (embora eu creio que já o tenha sintetizado antes):
Muito curto-prazo: limito-me a seguir, não invisto nesse prazo temporal. Serve-me apenas para retirar leituras para prazos temporais mais alagardos. No momento creio que poderemos ter iniciado um ressalto (embora ainda não seja totalmente claro para mim, como não invisto neste plano temporal também não realmente importante identifica-lo desde logo);
Curto/Médio-prazo: de lateral passou a descendente, tendência que se tem vindo a instalar no mercado. Nesta altura praticamente necessitamos apenas de um máximo relativo marcadamente inferior aos anteriores para termos uma confirmação da mesma...
Longo-prazo: creio que voltaremos às subida a seu tempo. O movimento do último ano foi bastante forte e esta tendência de médio-prazo, que começou por ser lateral e entretanto declinou para o descendente, está ainda muito longe de representar uma retracção significativa (e alarmante) ao movimento de alta. Mas o retorno às subidas poderá demorar muitas semanas ou meses a ocorrer. Para já o comportamento de médio-prazo não lhe está favorável nem detecto qualquer sinal credível de que estejamos na iminência de retornar às importantes subidas (de médio/longo-prazo).
Se a tendência de médio-prazo se vier a manifestar lenta e mastigada, quando comparada com o anterior movimento de alta, então, apesar do prolongamento da tendência de baixa de médio-prazo, reforçar-se-me-ia esta opinião de longo-prazo. E para já os indícios apontam nesse sentido (uma tendência de baixa relativamente lenta).

Se a tendência de médio-prazo se vier a manifestar lenta e mastigada, quando comparada com o anterior movimento de alta, então, apesar do prolongamento da tendência de baixa de médio-prazo, reforçar-se-me-ia esta opinião de longo-prazo. E para já os indícios apontam nesse sentido (uma tendência de baixa relativamente lenta).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Artista
bertoluci Escreveu:Nesse ponto discordo, o potencial/risco está neste momento bem melhor do que estava aqui ha um mês atrás... ontem tinha muitas dúvidas quanto ao movimento futuro dos mercados, hoje ficaram quase dissipadas essas mesmas dúvidas...
Bertoluci, isso passar-se-á provavelmente para quem negoceia swings e muito curtos-prazos.
Para quem está no mercado no médio longo-prazo não é muito normal (nem muito saudável) mudar de opinião assim de um dia para o outro (por vezes ocorre mas nem pouco mais ou menos nas circunstâncias actuais).
bertoluci Escreveu:A pt a 8.40€ tem um menor risco que a 9.40€ como esteve aqui ha +/- um mês... além de que estou convicto que o target de 10€ é absolutamente atingível no espaço de um mês...
Bem, aí estamos em desacordo e a PT tería de fazer bem mais do que fez hoje (que até ver limitou-se a corrigir parte da relativamente violenta queda das últimas semanas) para eu acreditar nisso.
Tecnicamente a situação da PTC (e não apenas da PTC) no médio-prazo está algo complicado. E não me surpreende nada que após um ressalto retornem quedas (aliás, o que considero para já mais provável). E terá de ser o mercado, com o tempo a demonstrar-me o contrário...
Eu estou fora da PTC (não detenho qq posição na PTC de momento) mas se estivesse longo numa perspectiva de médio-prazo aproveitaría um ressalto para sair. Talvez aproveitasse para uma entrada longa se investisse no muito curto-prazo o que não é o meu caso, normalmente, mas se a tendência descendente vier para ficar, para não ficar demasiado tempo parado até poderei aqui e ali aproveitar alguns movimentos que me pareçam que têm potencial e risco relativamente reduzido). Mas como estaría a apostar contra a tendência (em movimentos counter-trend) precisaría de uma tendência bem definida que para já não existe...
artista Escreveu:A questão Bertoluci está na relação potencial/risco... neste momento o risco é elevado e o potencial limitado!!!! pelo menos para os longos...
Nem mais...

É um bom add-on para a minha resposta. Simples e directo.
bertoluci Escreveu:O Marco está fora ou dentro do mercado? e se está dentro, está curto ou longo? É que acertar nos movimentos e não tirar proveito disso é um pouco frustante...
Bem, o que é ou não frustrante é para mim irrelevante pois não negoceio com base em emoções.
No actual momento estou longo em acções, posições que vêm de há cerca de um ano atrás (em média) e que ainda são largamente ganhadoras.
Estou aproximadamente investido a 50% tendo já aliviado uma parte substancial da carteira que detinha. Conto num ressalto (que creio que poderá já estar a desenrolar-se) aproveitar para vender mais.
Como a maior parte da minha carteira é constituída por acções (sobre o mercado nacional) e tem um perfil de baixo risco, o melhor que posso fazer é ficar de fora o mais possível durante os Bears.
Tenho ainda uma pequena componente da carteira que dinamizo durante os tendências descendentes com produtos alavancados em que tento estar curto e de acordo com o mercado. No «actual momento» ainda não comecei a negociar posições curtas pelo que não tenho aproveitado estas quedas (o que não me preocupa minimamente e ainda menos me deixa frustrado ou algo semelhante).
Refiro (embora creio que é mais ou menos do conhecimento geral) que não negoceio o muito-curto prazo mas preferencialmente o médio-prazo.
Registo a preocupação mas estou muito bem para com a minha carteira...

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/5/2004 20:33, num total de 1 vez.
valves
Bem Jarc eu não estou a contestar que ela vá subir a minha duvida são só os 10 Euros.
PS : A minha grande aposta para as proximas semanas
já tu sabes bem qual é e repara se tiveres atento vais ver que muito provavelmente a menina a trepar que se vai fartar.
em relação ás tuas apostas elas estão a tardar mas não vão falhar
Um Grande abraço
Vasco
PS : A minha grande aposta para as proximas semanas
já tu sabes bem qual é e repara se tiveres atento vais ver que muito provavelmente a menina a trepar que se vai fartar.

Um Grande abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Ptc
Valves, se bem me lembro até nem é mau de todo para a tua carteira que a ptc suba. Embora não tenhas em carteira repara que a ptc é muitas vezes a vanguarda do psi. Portanto.... Eu até nem me surpreendo se subir a sério. Vamos lá ver:
1- Desceu porque o crude subiu.
1.1 - O crude agora desceu.
2 - Desceu porque o Lula era alcoólico.
2.1 - O Lula agora já não alcoólico.
3 - Desceu porque estava a subir muito.
3.1 - Agora já desceu uns furos.
4 - Desceu porque o Brasil representa mais risco.
4.1 - Desconhecemos se na medida de ponderação do risco entravam os copos do Lula ou mesmo a presença do JAS (suponho que passou férias por aí e que deve ter ingerido caipirinhas várias).
Vai daí eu para não estar com números redondos diria apenas que gostei do fecho, nada de exageros e espaço para continuar a recuperação à vista.
1- Desceu porque o crude subiu.
1.1 - O crude agora desceu.
2 - Desceu porque o Lula era alcoólico.
2.1 - O Lula agora já não alcoólico.
3 - Desceu porque estava a subir muito.
3.1 - Agora já desceu uns furos.
4 - Desceu porque o Brasil representa mais risco.
4.1 - Desconhecemos se na medida de ponderação do risco entravam os copos do Lula ou mesmo a presença do JAS (suponho que passou férias por aí e que deve ter ingerido caipirinhas várias).
Vai daí eu para não estar com números redondos diria apenas que gostei do fecho, nada de exageros e espaço para continuar a recuperação à vista.
valves
Bem bertoluci não há razões para zangas se está longo na PTC só desejo que ela atinja os tais máximos que disse daqui a um mês. Se eventualmente isso acontecer eu não acredito que a subida seja exclusiva da PTC será uma subida generalizada do PSI 20 e que ficará com uma curva anual muito parecida com a curva que fez em 1994.Mas digo e repito mesmo que ela suba acho que os máximos de Março serão uma forte resistencia que só será quebrada lá para o final do ano. Mas se tiver enganado envio -lhe já antecipadamente os parabens.
Um abraço
Vasco
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Então é assim, o que aconteceu nos mercados não passou de um movimento correctivo que existe em todos os bullmarket... os média e não só vendem a notícia da não retoma económica, e para tal justificam com o aumento do preço do petroleo, atentados e etc... muitos patos compraram as notícias e venderam convencidos que invertemos o sentido do mercado de bull para bear... esses patos só acordaram para a realidade quando e no caso da ptc estiver acima do máximo anual....
Abraços e bons negócios
Abraços e bons negócios
valves
Sim realmente Don acho que tens razão é que por essa ordem de ideias bertoluci a PAD em 2001 realmente apresentava menor risco que em 2000 e até estava barata pois em 2000 estava a 5 Euros e em 2001 estava uma pechincha 2,1 Euros

Re: Artista
bertoluci Escreveu:A pt a 8.40€ tem um menor risco que a 9.40€ como esteve aqui ha +/- um mês...
Uma pergunta, está com menos risco pq? pq está mais "barata"?
Essa definição de preço barato ou caro depende se se estiver a viver um bull ou bear. No bull não há caro e no bear não há barato. Portanto se calhar os 9.40 aqui ha uns meses representavam menos risco do que os 8.40 agora.
Também gostava de saber que género de sinal deu hj de confirmação do bull... ptc nos 10 euros dq a um mes? tem mais probabilidade de estar a 7.50... mas veremos.
destiny
- Registado: 24/3/2004 15:46
Bem neste forum dizem -se coisas que é de se ficar embasbacado Bertoluci acha mesmo que o target de 10 Euros é atingivel para a PTC no prazo máximo de 1 mês. Eu pessoalmente já ficaria muito contente se ela acabasse o ano proximo desses valores. e digo -lhe mesmo mais já não ponho as mãos no fogo em como ela não possa vir testar o tal suporte de 7,55 Euros. Por outro lado se como diz ela atingisse por hipotesse os 10 Euros em Junho era mais que certo que a margem de subidas para o resto do ano ficava bastante delapidada. Muito de acordo com o Marco Antonio quando ele diz que esta contratentencia não afecta a tendencia que se tem vindo notar nos ultimos tempos de descida dos mercados sem obviamente retirar uma virgula (até ver) á opinião que iniciamos um ciclo de longo prazo de Bull generalizado nos mercados.
Um abraço
Vasco
Cumpts
Vasco
Um abraço
Vasco
Cumpts
Vasco
"....faz-me reforçar a opinião de que estaremos perante um movimento correctivo que não deverá colocar em causa a nova tendência de baixa que se tem vindo a estabelecer nos mercados em geral...."
Esta posição do Marco António é bem objectiva, contrarimente aquilo que alguns foristas tem vindo a salientar.
Este assumir de tendência de médio prazo, a não se comfirmar como espero e prevejo, pode sair caro ao "amigo" Marco.
Esta posição do Marco António é bem objectiva, contrarimente aquilo que alguns foristas tem vindo a salientar.
Este assumir de tendência de médio prazo, a não se comfirmar como espero e prevejo, pode sair caro ao "amigo" Marco.
-
Morsa
Artista
Nesse ponto discordo, o potencial/risco está neste momento bem melhor do que estava aqui ha um mês atrás... ontem tinha muitas dúvidas quanto ao movimento futuro dos mercados, hoje ficaram quase dissipadas essas mesmas dúvidas...
A pt a 8.40€ tem um menor risco que a 9.40€ como esteve aqui ha +/- um mês... além de que estou convicto que o target de 10€ é absolutamente atingível no espaço de um mês...
Abraço e bons negócios
A pt a 8.40€ tem um menor risco que a 9.40€ como esteve aqui ha +/- um mês... além de que estou convicto que o target de 10€ é absolutamente atingível no espaço de um mês...
Abraço e bons negócios
Breves comentários ao Mercado Nacional (18/05/2004)
Ao cabo de uma série de sessões de queda finalmente o mercado dá um ar da sua graça. Será suficiente?...
Conforme tenho vindo a defender, o nosso mercado quebrou uma fase de lateralização em baixa sendo agora a tendência de médio-prazo cada vez mais descendente. Situação que se estende aliás à generalidade dos restantes índices de relevo...
Entretanto e já com alguns títulos bastante sobrevendidos no imediato, a sessão de hoje poderá ser vista como um natural ressalto que se poderá aliás estender por várias sessões.
Ao nível dos diversos papéis nota-se que estão a corrigir com vigor precisamente aqueles que, de uma forma geral, mais caíram neste último downswing. Entretanto, os papéis que melhor se tinham segurado durante o mesmo downswing (casos do BCP e da Brisa, por exemplo) não estão a acompanhar este vigor.
Ora, este aspecto é importante pois vem de alguma forma demonstrar que esses papéis, apesar do comportamento «menos mau» durante a fase de quedas, não estão particularmente apetecíveis enquanto os que recuperam não fazem mais do que a sua obrigação, ou seja, até ver recuperam parcialmente das quedas que acabaram de se verificar.
Mas vejamos caso a caso:
BCP: Nas últimas sessões foi dos papéis que mais se destacou. O BCP viu-se bem suportado pelos 1.91€, suporte esse que ganhou grande relevância técnica em virtude deste comportamento.
Hoje porém e até ao momento ainda não mostrou força para acompanhar o mercado pelo que, apesar da firmeza que demonstrou durante a fase de quedas, não se mostra particularmente apetecível.
As próximas resistências encontram-se nos 1.97 (resistência técnica) e 2.00€ (resistência psicológica) e só provavelmente acima desses valores valería a pena começar a acreditar no BCP.
BPI: Hoje numa sessão vigorosa, há que ter em conta que o BPI foi bastante sacrificado nesta correcção, pelo que remeto estes comportamentos mais vigorosas para a introdução destes meus comentários. Chamo ainda a atenção para os 3.02€, uma pequena resistência de curtíssimo-prazo que se formou após uma pequena correcção que ocorreu durante a semana transacta.
BRI: Outro papel que se mostrou relativamente firme. Hoje a Brisa, em sessão de alta no PSI20, não reage. Está de momento junto de uma importante zona de suporte onde se encontra o suporte horizontal dos 5.50€ e ainda uma LT ascendente de médio-prazo.
EDP: A EDP que numa fase inicial suportou bem a dureza da queda no PSI20, acabou nesta ponta final por vir visitar de forma algo violenta a importante zona de suporte dos 2.14-2.21€... Uma zona que merece grande atenção. Hoje reage de forma algo fraca...
IPR: A Impresa não só não reage como é dos poucos papéis em queda. A quebra do suporte dos 4€ constituíu um sinal técnico importante e agora encontra-se numa zona onde não possuí grandes suportes até aos 3.60€...
JMT: A Jerónimo Martins encontra-se a pressionar o seu suporte mais relevante na zona em que actualmente se encontra: o suporte horizontal dos 8.75€...
PTC: Forte a correcção da Portugal Telecom, um dos papéis senão o papel em destaque na nossa praça na sessão de hoje. Este é provavelmente o início do ressalto tão aguardado ao longo das últimas semanas, ressalto esse que terá potencial inclusivamente para ir mais longe, assim as condições de mercado o permitam.
Para quem investe no médio-prazo, este movimento correctivo poderá servir para fechar posições longas que estejam porventura ainda abertas, principalmente se se vier a verificar um claro lower-high (máximo relativo inferior aos anteriores).
PTM: A PT Multimédia encontra-se numa situação técnica muito débil após a quebra do último suporte horizontal nos 17.35€, quebra essa que se deu inclusivamente com um gap-down. A ligeira correcção de hoje não é convincente e sublinha o mau momento que a PTM atravessa...
SON: Mais um título a corrigir nesta altura, subida que está ainda longe de fazer esquecer a quebra em baixa do suporte horizontal e as queda relativamente violenta que trouxe a Sonae SGPS a testar rapidamente os 0.85€...
SNC: Para terminar, a Sonae.com que se encontra numa situação similar à casa mãe, neste caso tendo «acabado» de quebrar o suporte do horizontal dos 3€. Hoje, com alguma naturalidade, corrige ligeiramente.
Síntese: A generalidade dos títulos encontra-se a corrigir das últimas quedas, o movimento que deve ser visto com naturalidade e que em diversos casos tem até potencial para ir mais longe, assim as condições dos mercados lhes permitam. A Portugal Telecom que vem de uma queda significativa é um desses casos...
O facto dos papéis que se mostraram (relativamente) firmes durante as quedas não estarem agora a mostrar força para arrancar significativamente faz-me reforçar a opinião de que estaremos perante um movimento correctivo que não deverá colocar em causa a nova tendência de baixa que se tem vindo a estabelecer nos mercados em geral.
Conforme tenho vindo a defender, o nosso mercado quebrou uma fase de lateralização em baixa sendo agora a tendência de médio-prazo cada vez mais descendente. Situação que se estende aliás à generalidade dos restantes índices de relevo...
Entretanto e já com alguns títulos bastante sobrevendidos no imediato, a sessão de hoje poderá ser vista como um natural ressalto que se poderá aliás estender por várias sessões.
Ao nível dos diversos papéis nota-se que estão a corrigir com vigor precisamente aqueles que, de uma forma geral, mais caíram neste último downswing. Entretanto, os papéis que melhor se tinham segurado durante o mesmo downswing (casos do BCP e da Brisa, por exemplo) não estão a acompanhar este vigor.
Ora, este aspecto é importante pois vem de alguma forma demonstrar que esses papéis, apesar do comportamento «menos mau» durante a fase de quedas, não estão particularmente apetecíveis enquanto os que recuperam não fazem mais do que a sua obrigação, ou seja, até ver recuperam parcialmente das quedas que acabaram de se verificar.
Mas vejamos caso a caso:
BCP: Nas últimas sessões foi dos papéis que mais se destacou. O BCP viu-se bem suportado pelos 1.91€, suporte esse que ganhou grande relevância técnica em virtude deste comportamento.
Hoje porém e até ao momento ainda não mostrou força para acompanhar o mercado pelo que, apesar da firmeza que demonstrou durante a fase de quedas, não se mostra particularmente apetecível.
As próximas resistências encontram-se nos 1.97 (resistência técnica) e 2.00€ (resistência psicológica) e só provavelmente acima desses valores valería a pena começar a acreditar no BCP.
BPI: Hoje numa sessão vigorosa, há que ter em conta que o BPI foi bastante sacrificado nesta correcção, pelo que remeto estes comportamentos mais vigorosas para a introdução destes meus comentários. Chamo ainda a atenção para os 3.02€, uma pequena resistência de curtíssimo-prazo que se formou após uma pequena correcção que ocorreu durante a semana transacta.
BRI: Outro papel que se mostrou relativamente firme. Hoje a Brisa, em sessão de alta no PSI20, não reage. Está de momento junto de uma importante zona de suporte onde se encontra o suporte horizontal dos 5.50€ e ainda uma LT ascendente de médio-prazo.
EDP: A EDP que numa fase inicial suportou bem a dureza da queda no PSI20, acabou nesta ponta final por vir visitar de forma algo violenta a importante zona de suporte dos 2.14-2.21€... Uma zona que merece grande atenção. Hoje reage de forma algo fraca...
IPR: A Impresa não só não reage como é dos poucos papéis em queda. A quebra do suporte dos 4€ constituíu um sinal técnico importante e agora encontra-se numa zona onde não possuí grandes suportes até aos 3.60€...
JMT: A Jerónimo Martins encontra-se a pressionar o seu suporte mais relevante na zona em que actualmente se encontra: o suporte horizontal dos 8.75€...
PTC: Forte a correcção da Portugal Telecom, um dos papéis senão o papel em destaque na nossa praça na sessão de hoje. Este é provavelmente o início do ressalto tão aguardado ao longo das últimas semanas, ressalto esse que terá potencial inclusivamente para ir mais longe, assim as condições de mercado o permitam.
Para quem investe no médio-prazo, este movimento correctivo poderá servir para fechar posições longas que estejam porventura ainda abertas, principalmente se se vier a verificar um claro lower-high (máximo relativo inferior aos anteriores).
PTM: A PT Multimédia encontra-se numa situação técnica muito débil após a quebra do último suporte horizontal nos 17.35€, quebra essa que se deu inclusivamente com um gap-down. A ligeira correcção de hoje não é convincente e sublinha o mau momento que a PTM atravessa...
SON: Mais um título a corrigir nesta altura, subida que está ainda longe de fazer esquecer a quebra em baixa do suporte horizontal e as queda relativamente violenta que trouxe a Sonae SGPS a testar rapidamente os 0.85€...
SNC: Para terminar, a Sonae.com que se encontra numa situação similar à casa mãe, neste caso tendo «acabado» de quebrar o suporte do horizontal dos 3€. Hoje, com alguma naturalidade, corrige ligeiramente.
Síntese: A generalidade dos títulos encontra-se a corrigir das últimas quedas, o movimento que deve ser visto com naturalidade e que em diversos casos tem até potencial para ir mais longe, assim as condições dos mercados lhes permitam. A Portugal Telecom que vem de uma queda significativa é um desses casos...
O facto dos papéis que se mostraram (relativamente) firmes durante as quedas não estarem agora a mostrar força para arrancar significativamente faz-me reforçar a opinião de que estaremos perante um movimento correctivo que não deverá colocar em causa a nova tendência de baixa que se tem vindo a estabelecer nos mercados em geral.
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, cisne3, Esquinas3, fatura.pt, fincas, GaussSLB47, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 50 visitantes