Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alguem me explica.....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MSM » 17/5/2004 15:47

E por falar em Crude. Está neste momento a cair ligeiramente para os 41$. Daí o mercado americano ter reagido ligeiramente em alta. Vamos ver se é para continuar. :)
MSM

por Ulisses Pereira » 17/5/2004 15:42

Muitas vezes, é mesmo isso. O que acontece é que nenhuma tendência ascendente ou descendente é feita sem correcções pelo caminho. E depois, os mercados agarram-se a diversos "argumentos" para justificar essas correcções.

É assim que funcionam os mercados. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por MSM » 17/5/2004 15:29

Ulisses,

Se vamos reportar estas quedas da Impresa ao crescimento que ela tve em 2003 então estamos a falar de pânico, cuja causa é o crude mas podia ser outra qualquer e não devido ao efeito que o mesmo provocaria na empresa em questão.
MSM

por Ulisses Pereira » 17/5/2004 15:23

Eu respondi ao MSM. Mas o comentário para a Media Capital é igualzinho ao que eu fiz para a Impresa e para o mercado em geral...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Para DJ

por Visitante » 17/5/2004 15:22

Dj

por esse prisma a sonae sgps .....
Visitante

por Visitante » 17/5/2004 15:20

Ulisses
eu referi a médiacapital e não compta.
Pode abordar esta queda da MC relativo ao petróleo?

por djovarius » 17/5/2004 15:19

Nem de propósito...
o Ulisses pensou o mesmo que eu !!

Está tudo dito no gráfico... se o PSI-20 continuar a cair, essa é das que maia são penalizadas. É o velho ditado popular !

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 17/5/2004 15:16

Bem, eu é que pergunto porque não sei...

quanto subiu a Impresa desde os mínimos (2002 ou 2003) até aos máximos recentes ?
Essa e outras como as Sonaes, etc...

Talvez vendo desse ponto de vista, seja possível concluir algo.
São papéis mais apetecidos, mas quando começam as vendas, a queda é uma avalanche !!

No fundo, deve ser como alguns títulos do Nasdaq...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Ulisses Pereira » 17/5/2004 15:16

Caro MSM, entre Março de 2003 e Março deste ano a Impresa triplicou o seu valor. Se isto é pouco... :)

Em relação à Compta, a liquidez é tão reduzido que qualquer valorização ou desvalorização é facilmente realizavel com meia dúzia de acções, pelo que não tem qualquer significado.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ipr.gif
forum-ipr.gif (18.23 KiB) Visualizado 728 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re

por MSM » 17/5/2004 15:11

Caro Djovarius:

A Impresa é de facto uma empresa expeculativa mas será que subiu assim tanto em 2004???
E por falar em especulação repare no caso da Compta que sobe 3,63% :shock: :shock:
Será que é mesmo devido a algumas empresas serem mais especuladas que outras. A mim não me prareçe mas reconheço que foi a primeira impressão que tive ao ver estas cotações.

Um abraço
MSM

por djovarius » 17/5/2004 15:03

Será que é do preço do petróleo, ou porque num quadro de descidas/correcções, alguns dos papéis mais especulativos/valorizados anteriormente, acabam por sofrer também mais ???

É sempre caso para reflectir...

Abraço

dj

por Visitante » 17/5/2004 15:00

Média capital vai pelo mesmo caminho, realmente cairem mais que outras empresas directamente ligadas ao petróleo,
MCapital cai por causa da impresa?
Visitante

por D1as » 17/5/2004 15:00

Para os americanos, o preço do petróleo poderá até ser um factor q influencie e aumente as pressões inflaccionistas. Mas será que para a Europa tb? Ainda n fiz contas, mas tendo em conta a valorizaçao do euro nos ultimos 2 anos, o custo para a Europa, do petróleo n deve ter mudado assim tanto...

portanto, quem será q está a lucrar com a subida do preço da gasolina?

é giro as gasolineiras subirem o preço cá na europa com a desculpa do aumento do preço do pretroleo, mas "esquecem-se" que o euro tb se valorizou...

Registado: 7/11/2002 19:47

Re

por MSM » 17/5/2004 14:54

Ulisses,

Concordo contigo que esta situação é uma questão psicológica e que de facto a Impresa também é afectada com isto, tal como todas as empresas. Mas afectadas são as companhias aereas que caem 2%a Impresa cai quase 5%. Ou então cai ligeiramente mais que a EDP?!?! Seguramente umas das que mais se deveria recentir de um grande aumento do crude.
MSM

por Ulisses Pereira » 17/5/2004 14:46

Atribuir ao petróleo toda a responsabilidade pelas quedas parece-me errado. Não podemos, no entanto, esquecermo-nos que são as emoções e os sentimentos que muitas vezes conduzem os rumos dos mercados. E o disparo do preço do petróleo para valores que poderão ter consequências nefastas para a economia como um todo, faz com que o sentimento seja negativo entre os investidores e isso torna-se contagiante. É por isso que os títulos são quase todos afectados.

Mas não podemos, por exemplo, dizer que a Impresa não é afectada por isso. De onde vem a grande percentagem das receitas da Impresa? Da publicidade! Se a economia sofrer com o preço do petróleo, os lucros de muitas empresas irão reduzir-se e a publicidade, como sabem, é dos aspectos mais sensíveis aos ciclos económicos. Ou seja, a Impresa também é afectada.

Mas, reafirmo o que disse, a questão psicológica e do sentimento do mercado é que os comanda...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

valves

por valves » 17/5/2004 14:45

Vamos lá ver uma coisa quando o mercado está mau normalmente as empresas com maior Beta da Praça são aquelas que se recentem repare que a PAD está a cair 5% e também nem sequer utiliza o petroleo como matéria prima.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Nada é estanque.

por Inox » 17/5/2004 14:44

Todos os sectores estão interligados e se um se afunda, os outros sofrem as ondas de choque.
Inox

por Visitante » 17/5/2004 14:40

Eu, não consigo entender o porque da queda da IMPRESA, se actualmente o crude é principal responsável por este momento bear.
Agradeço quem explicar tal facto.
Visitante

por Morsa » 17/5/2004 14:36

Estamos a atingir o pânico. Normalmente é o climax das descidas. Agora, teoricamente vai-se dar a inversão recuperando o mercado alguns suportes perdidos momentaneamente.
Morsa

por JN » 17/5/2004 14:33

Tudo numa só palavra: Iracionalidade.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Alguem me explica.....

por MSM » 17/5/2004 14:27

Como leigo nestas andanças pergunta a quem entenda o seguinte. Se olharmos para os títulos que têm uma ligação mais directa, do ponto de vista dos resultados, com a "crise" do crude, verificamos que caem todas muito menos que alguns títulos que pouco ou nada serão afectados com esta situação casos da PTM ou da Impresa e outras. :shock:

P.S. Não possuo nunhum deste títulos.

Um abraço e bons negócios.
MSM

Quem está ligado: