Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 11/5/2018 14:35

Salvador, deixa lá as previsões dos outros e coloquemos argumentos nas nossas opiniões. É para isto que serve o Caldeirão e não para colocar um post a dizer que os outros estavam errados e nós é que estávamos certos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por salvador_guru » 11/5/2018 13:02

Os profetas da desgraça devem estar doidos com o dia de hoje.

O bull leva já mais de 1 ano.

E pelas minas previsões vamos a meio.

Cumps

Savador

Registado: 31/3/2017 13:26

por peaners » 9/5/2018 16:01

ainda há dias li um artigo de um economista sobre este assunto quem vem mesmo a calhar

https://www.publico.pt/2018/05/07/economia/opiniao/o-que-explica-a-descida-das-taxas-de-juro-da-divida-da-republica-1827406
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por DIXIE2020 » 9/5/2018 15:41

A verdadeira prova de fogo para o DPP será com o fim do programa do BCE de QE. Nessa altura quero ver por quanto a Republica Portuguesa colocará a sua divida publica no mercado, actualmente já consegue colocar a cerca de metade dos USA.
-Será q a economia portuguesa está mais solida do q a Americana?
Dúvido?
:mrgreen:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Ulisses Pereira » 9/5/2018 15:25

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/portugal-financia-se-ao-custo-mais-baixo-de-sempre

Se há 4 anos atrás alguém dissesse que Portugal estava a emitir dívida a 10 anos a 1,67% ninguém acreditaria. Ninguém.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por peaners » 9/5/2018 12:12

tá a ficar com bom aspecto o psi
será que é desta que quebra a resistência?

por rsacramento » 8/5/2018 18:58

Thoth Escreveu:Realmente houve lapso entre índice de preços e de rendimento total, sempre pensei que o nosso era de rendimento total.

o DAX é um índice total return

Registado: 29/11/2007 12:50

por Thoth » 8/5/2018 17:03

Realmente houve lapso entre índice de preços e de rendimento total, sempre pensei que o nosso era de rendimento total. Sempre a aprender ...
Andei a dar na cabeça do eagle e afinal eu que estava errado.
Desculpa por esta eagle, mas as outras não :twisted: :mrgreen:

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por MarcoAntonio » 8/5/2018 16:46

Thoth, creio que há aí um lapso de interpretação da tua parte, daí a confusão.

São calculadas várias versões do índice, mas a que "conhecemos" e utilizamos é o cálculo principal a que chamam "índice de preços" aí.

Além disso são calculados também o "índice de rendimento total líquido" e o "índice de rendimento total bruto" (estes índices ajustam os divendos todos, líquidos e brutos respectivamente).

Mas:

O "índice de preços" (o PSI20 principal que utilizamos na prática) só ajusta para dividendos extraordinários, os dividendos considerados ordinários não são ajustados.

.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 8/5/2018 16:34

O que eu quero dizer é que, por exemplo, hoje a JM teve uma variação negativa mas na realidade subiu (porque está ex-dividendo) mas teve um impacto negativo no PSI hoje apesar da subida real.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Thoth » 8/5/2018 16:29

Ulisses Pereira Escreveu:O PSI continua na sua zona de resistência, sem grandes novidades. Mas vejo como muito positivo o facto de se estar a aguentar nesta zona em época de distribuição de dividendos, o que causa sempre algum impacto no índice pois ele não ajusta a essa mesma distribuição.

Deixo os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses

Não sei se entendi bem o que queres dizer, mas ...

Índices de rendimento total
Um índice de rendimento total líquido e um índice de rendimento total bruto são calculados e divulgados
com a mesma frequência do índice de preços. Os índices de rendimento total são obtidos pelo
reinvestimento dos dividendos líquidos e brutos, respetivamente.

Em, http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/download/file.php?id=161740
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Ulisses Pereira » 8/5/2018 16:01

O PSI continua na sua zona de resistência, sem grandes novidades. Mas vejo como muito positivo o facto de se estar a aguentar nesta zona em época de distribuição de dividendos, o que causa sempre algum impacto no índice pois ele não ajusta a essa mesma distribuição.

Deixo os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.jpg
psi1.jpg (289.73 KiB) Visualizado 5461 vezes
psi2.jpg
psi2.jpg (363.52 KiB) Visualizado 5461 vezes
psi3.jpg
psi3.jpg (428.59 KiB) Visualizado 5461 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ativo » 6/5/2018 14:36

_x_ Escreveu:Afinal, a criatura até tem seguidores.

E com este meu escrito, não ofendi ninguém, apenas expressei a minha opinião, que até devia ser tomado como elogio.
E se colocasse isto aqui todos os dias, é que era democrático.

Quanto à analise do individuo, espremido, não tem lá nada, não acrescenta nada, para que comentar? é a minha opinião.
Aproveitando o que ele escreveu, não sai do sitio.

Parabéns a ambos, conseguiram transformar isto num sitio mais democrático, vou seguir a postura do SFT e desistir de participar em nome de liberdade de pensamento dos outros.

VIVA O PORTO CARAGO É CAMPEÃO!!!!!!!!!!!

:shame:

Não sei se a criatura (conforme a designas) tem seguidores: eu não sou seu seguidor (se há coisa que não sou é seguidista :mrgreen:), sou, neste caso, apenas alguém que entende que o Fórum fica mais pobre sem a participação do "EAGLETRADER20". Talvez haja pessoas que não se importam de que o Fórum fique mais pobre desde que fique mais "concordante" com a sua forma de pensar. :mrgreen: Não é o meu caso!

Claro que teria sido mais cómodo ficar sentadinho no sofá a ver o espetáculo de uns quantos a zurzirem em alguém. Entendi no entanto que o valor da Liberdade de Expressão, seja na rua, na cafetaria, ou num Fórum da "internet" em que participo, é um bem demasiado precioso para que eu fique simplesmente calado.

Dás os parabéns por eu e o "EAGLETRADER20" termos, supostamente, transformado o Fórum num sítio mais democrático ( :lol: ) e depois declaras que vais desistir de participar no Fórum, tendo ele se transformado, nas tuas palavras, num sítio mais democrático? Não se percebe! Parece uma birra de criança. Acrescentas que desistes de participar no Fórum em nome da liberdade de pensamento. Como é que é? :shock: Não é da liberdade de expressão, é da liberdade de pensamento!!! E esta, hein? :roll:

Numa coisa estou de acordo contigo: "Biba" o Porto! O Porto é campeão, carago!!! Portoooooooo!!! \:D/ \:D/ \:D/

Registado: 24/1/2014 17:24

por _x_ » 6/5/2018 14:21

Afinal, a criatura até tem seguidores.

E com este meu escrito, não ofendi ninguém, apenas expressei a minha opinião, que até devia ser tomado como elogio.
E se colocasse isto aqui todos os dias, é que era democrático.

Quanto à analise do individuo, espremido, não tem lá nada, não acrescenta nada, para que comentar? é a minha opinião.
Aproveitando o que ele escreveu, não sai do sitio.

Parabéns a ambos, conseguiram transformar isto num sitio mais democrático, vou seguir a postura do SFT e desistir de participar em nome de liberdade de pensamento dos outros.

VIVA O PORTO CARAGO É CAMPEÃO!!!!!!!!!!!
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Ativo » 6/5/2018 12:03

Pensei um pouco se deveria escrever o que vou escrever.

"EAGLETRADER20", parabéns, deste a resposta que deverias dar: ignorar os remoques e continuar a escreveres expressando o teu pensamento!!! Por vezes a melhor resposta é a não resposta!!! :clap: :clap: :clap:

As tuas análises, ao contrário de outros, não me incomodam (são as tuas análises!), nem me divertem (parece também, por estranho que pareça, que há quem se divirta com elas :lol: ). Aprecio as tuas análises, mesmo quando não concordo inteiramente com elas.

Não deixes que outros te calem. Continua a escrever se essa for a tua vontade. Está em causa a (tua) liberdade de expressão, porque efetivamente é disso que se trata!!! Expressa o que tu pensas e não o que os outros pensam ou gostariam que tu pensasses ou escrevesses.

Há só uma linha vermelha que não deves pisar nem ultrapassar ao escreveres: a linha do respeito pela outra pessoa. Exprime a tua opinião, e não a dos outros, mas sem atacar pessoalmente outrem (como tens procurado fazer).

É complicada a participação social, por exemplo, num Fórum. É complicado, socialmente, fazer prevalecer a liberdade de expressão. Infelizmente o ser humano sente-se inseguro, posto em causa, perante o pensamento contrário, e reage procurando cercear a liberdade de expressão e uniformizar o pensamento (há quem diga que não, que não é nada disso, mas é disso que se trata!!!).

Quis deixar-te estas palavras de alento porque a tua participação interessa ao Fórum e porque ela procura ser correta não ofendendo outros participantes.

Ânimo, força, vai em frente!!!

Registado: 24/1/2014 17:24

por EAGLETRADER20 » 6/5/2018 7:48

O PSI tem uma semana de queda e fecha abaixo dos 5500 Pontos .
Cai e está em tendência descendente há 7 sessões , sem grande interesse comprador .
Recua dos 5580 Pontos para os 5487 Pontos.
Demonstra não ter drivers de subida , forte interesse comprador ou volumes significativos .
Mantem-se a flutuar á tona de agua perto dos 5500 Pontos , sem conseguir sequer aproximar-se dos 5600 Pontos .
Agora que está a entrar num período de menor interesse comprador , ( bem ilustrado pelos recentes dias de queda ) , após ex-dividendo e com aproximar do período de ferias , está a recuar .

Nas grandes cotadas e com peso no índice não existe interesse do mercado em comprar em valores superiores .
GALP com aumento de 70% nos lucros não gera interesse comprador e não sai do sitio.
EDP passado dividendo e com confusões CMEC e outras não sai do sitio
JMT cai consecutivamente há muito tempo e mal aguenta os 14 euros mesmo antes do dividendo.
BCP tem volumes mínimos e sem grande interesse do mercado para adquirir grandes posições .

Probabilidade maior será corrigir nos meses mais proximos
Anexos
psi 0605.PNG
psi 0605.PNG (51.58 KiB) Visualizado 6103 vezes

Registado: 4/3/2008 9:17

por SFT » 5/5/2018 23:31

Pessoalmente já desisti.

Esta brincadeira de sexta obrigou.me a reflectir sobre a minha postura no fórum e sobre o que pretendo aqui e cheguei à conclusão que: nem a minha postura tem sido a mais correcta, nem o Caldeirão dá.me o que pretendo, muito pelo tempo que perco a ler a mesma lenga lenga vezes sem conta, mal fundamentada, mal apresentada, incompetente, incoerente, desonesta.

Duvido que o Caldeirão, quanto a quem gere o fórum, tenha capacidade para fazer seja o que for no que respeita à participação do Eagle.

A construção do discurso dele é simples: apresenta uma ideia, alguém critica a ideia, o Eagle ataca a critica menosprezando.a e desrespeitando.a, a pessoa diz o que tem a dizer, o Eagle repete o que disse e se for chamado a provar acaba o discurso a afirmar que cada um faz o que quer. Não insulta directamente. Não pode ser culpado por ser ignorante no que concerne aos fundamentos que utiliza. Logo não acontece nada.

A solução está nos participantes. É ignorá.lo.

Esta semana o Eagle disse, em resposta a um comentário meu, que "insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Eu acrescento: "a um maluco diz.se sempre que sim".

A partir daqui vou reduzir a minha participação no Caldeirão até achar que a minha postura foi corrigida e acreditar que o Caldeirão é o espaço que almejo.

Abc.

SFT
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por _x_ » 5/5/2018 22:26

Não adianta chamar à atenção do visado.

Pessoalmente até cheguei a ter a paciência de ir buscar vários escritos que elencou com a costumeira arrogância, e que esteve totalmente errado, e mesmo assim, a criatura continua com a mesma postura.
Acredito que já o faz de propósito, acaba por vencer os demais com esta postura, que no mínimo é rude, apesar das observaçoes dos demais e da moderação.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Garf » 5/5/2018 20:48

Comentário acima bastante pertinente :clap: .

Todos tem o direito a liberdade de expressão, mas quando essa liberdade se excede e atinge o direito dos demais, essa liberdade já não é devida.
O repisar de posição insistente sempre com argumentos muitas vezes incoerentes e numa postura contrária a realidade não é bom para a imagem deste fórum.
É lógico que é possível ignorar e nem sequer comentar, mas o problema do repisar insistente de opinião muitas vezes incoerente não é com os que aqui habitualmente estão, mas sim, com aqueles com pouco conhecimento do mercado que aqui vem para obter alguma informação/opinião que os possa ajudar. Esses infelizmente são deparados com essa quantidade de "opinião" que na maioria das vezes confunde mais do que esclarece.
Seria bom que a administração deste fórum, que inclusive é seguido em outros países, refletisse sobre essa quantidade excessiva de "opinião", como disse muitas vezes incoerente e repetitiva, em consideração com aqueles que pouco conhecimento do mercado tem.

Não é por repetir uma opinião incoerente 1001 vezes que ela se torna coerente :mrgreen: .

Esse meu comentário em apoio ao do Cardoso25 vem a propósito de uma leitura de outros tópicos nos quais tenho efetuado poucos comentários, ou mesmo nenhum, mas que são muitas vezes acedidos por visitantes não participantes pela visibilidade das respectivas cotadas.

BN
Editado pela última vez por Garf em 5/5/2018 23:11, num total de 1 vez.
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.

Registado: 10/11/2011 11:44

por Cardoso25 » 4/5/2018 21:22

EAGLETRADER20 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, a certeza com que falas das coisas é assustadora. Mesmo os melhores analistas do mundo se falassem com essa certeza toda eu ficaria assustado porque ninguém sabe o que o mercado vai fazer amanhã. Vindo de quem, há mais de um ano, anuncia o apocalipse, quando a maior parte dos índices estão bem acima hoje do que estavam nessa altura, faz-me ainda meter mais as mãos à cabeça.

O problema não é tu estares bearish. Há muito mais pessoas pessimistas por aí e que todos respeitam. O problema é a certeza como o dizes, mesmo depois do mercado estar contra ti há mais de 18 meses. Vou poupar-te a ir buscar frases muito semelhantes às de hoje que colocaste no ano passado. Por isso, agora vires dizer que saiste do mercado com o PSI nos 5350 é de rir. Ou chorar.

Abraço,
Ulisses

Acho que o mercado vai corrigir e não tenho problemas em demonstrar e justificar a minha opinião.
Não tenho problema em deixar passar algumas ondas antes da queda forte .

Só tenho que justificar a mim, as minhas decisões de investimento e prefiro aguardar e ganhar muito depois da forte correcção .

Nunca geri dinheiro de outros nem perdi o dinheiro de outros pelo que não tenho que estar sempre no mercado nem justificar performances , só me justifico perante mim mesmo e nunca fui apanhado em fortes quedas e com fortes desvalorizações de carteira ao contrario de uma grande parte dos investidores no mercado.

Digo e justifico aquilo em que acredito e espero a minha oportunidade de grandes ganhos .

Se acho que vai corrigir , digo que acho que vai corrigir e porquê.

Ulisses, citei este comentário porque isto é extremamente deprimente, com elevada altivez e de alguém com mente obtusa.

Se este tipo de postura é permitida no caldeirão, agora percebo porque cada vez mais, vários utilizadores se tem afastado do fórum e de dar o seu contributo.

Pessoas que acham que comentar serve apenas para aumentar o seu ego. Não existe um tópico em que a prestação (vide exibicionismo), seja apreciada.

Conforme disseste Ulisses, o problema não é ser um perma-bearish, porque o mercado tem longos e curtos. O problema é em vários tópicos, repetidamente dizer que algo vai cair...

Algum dia alguém vai acertar. Em 2014 era o fim do BM. Em 2015 idem, 2016, 2017, 2018...eu gosto da partilha de informações e não de pessoas completamente ofuscadas pelo seu ego, que não contribuem para nada, mas que continuam a escrever porque sim...porque não tem mais nada para fazer.

Registado: 4/3/2012 18:57

por Ulisses Pereira » 4/5/2018 14:26

Esta semana foi das mais aborrecidas do PSI. Variações intra-diárias com uma amplitude mínima, um longo bocejo sem qualquer sinal para ursos e touros, com o PSI a continuar ali a "flirtar" com a zona de resistência.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 4/5/2018 13:37

Foram apagados vários posts em que as ofensas pessoais apareciam. Não é isso que aqui queremos nem permitimos.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EAGLETRADER20 » 4/5/2018 13:01

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, a certeza com que falas das coisas é assustadora. Mesmo os melhores analistas do mundo se falassem com essa certeza toda eu ficaria assustado porque ninguém sabe o que o mercado vai fazer amanhã. Vindo de quem, há mais de um ano, anuncia o apocalipse, quando a maior parte dos índices estão bem acima hoje do que estavam nessa altura, faz-me ainda meter mais as mãos à cabeça.

O problema não é tu estares bearish. Há muito mais pessoas pessimistas por aí e que todos respeitam. O problema é a certeza como o dizes, mesmo depois do mercado estar contra ti há mais de 18 meses. Vou poupar-te a ir buscar frases muito semelhantes às de hoje que colocaste no ano passado. Por isso, agora vires dizer que saiste do mercado com o PSI nos 5350 é de rir. Ou chorar.

Abraço,
Ulisses

Acho que o mercado vai corrigir e não tenho problemas em demonstrar e justificar a minha opinião.
Não tenho problema em deixar passar algumas ondas antes da queda forte .

Só tenho que justificar a mim, as minhas decisões de investimento e prefiro aguardar e ganhar muito depois da forte correcção .

Nunca geri dinheiro de outros nem perdi o dinheiro de outros pelo que não tenho que estar sempre no mercado nem justificar performances , só me justifico perante mim mesmo e nunca fui apanhado em fortes quedas e com fortes desvalorizações de carteira ao contrario de uma grande parte dos investidores no mercado.

Digo e justifico aquilo em que acredito e espero a minha oportunidade de grandes ganhos .

Se acho que vai corrigir , digo que acho que vai corrigir e porquê.

Registado: 4/3/2008 9:17

por peaners » 4/5/2018 12:24

um facto que eu vejo no psi:

MM20 a apontar para norte no diário, no semanal e no mensal
continua enfiado numa forte resistência, e se quebrar em alta...e se a macd fizer swing no semanal...

por ZéManuel » 4/5/2018 11:27

Se me é permitida a minha opinião,

Apesar do Eagletrader estar bearish, acho que é um individuo importante para o fórum do Caldeirão.
Penso que, ele que não me leve a mal pelo que vou dizer, é capaz de ter tido algum negócio que lhe correu muito mal e ter ficado muito em baixo financeiramente e portanto é um individuo muito mas mesmo muito rigoroso, cautelosíssimo, da forma como procede não dá hipótese de o mercado o apanhar desprevenido.
Pode não ganhar muito que outros mais arrojados ganham mas ganhará o suficiente para se sentir satisfeito com ele próprio.
Mas, acho que é muito importante para o fórum do Caldeirão ter uma pessoa com estas características, além de se aprender sempre algo com que ele diz, sempre temos a opção de fazer o que ele pensa e diz ou não fazer, mas é melhor ter a opinião dele do que não a ter.

Cumps

Registado: 7/8/2014 18:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Opcard33 e 182 visitantes