Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por SFT » 3/5/2018 10:36

EAGLETRADER20 Escreveu:
pacheco1979 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Isto não é uma questão de pegar , cada um afirma aquilo que acredita relativo a índices e cotadas e ao histórico que dispõem.

E o ciclo MAIO- OUTUBRO é um ciclo do mercado tendencial que existe há décadas , menos pronunciado nos últimos anos fruto da politica anormal dos últimos anos de liquidez ilimitada , que causou a subida dos últimos 10 anos .

Bem sei que a maioria só está habituada a este ciclo de liquidez ilimitada que está a terminar .
Mas esse ciclo está a terminar e em breve as condições normais de mercado serão mais frequentes .

Portanto, só para percebermos bem a tua ideia... é normal, se não contarmos com os últimos 10 anos, é isso?

Sim os últimos 10 anos são uma anormalidade , pois NUNCA na historia dos mercados financeiros foi feita a nível global uma injecção monetária pelos bancos centrais de 14 TRILION em liquidez quase ilimitada e durante anos com tx juro a ZERO .
A perceção dos mercados era que Bancos Centrais não deixavam o mercado cair , manteriam as tx a zero e proporcionavam liquidez ilimitada .
E até existem relatos de bancos centrais que estão diretamente a intervir no mercado a comprar ETF em valores gigantes , impulsionando o mercado.

Sim os últimos 10 anos tiveram condições anormais , que já estão a ser terminadas pela FED e os outros se seguirão pois estas politicas em breve terão efeitos distorcidos a nível de inflacção e outros .

Por outras palavras, o mundo é que estava errado. Sacana do mundo!
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por EAGLETRADER20 » 3/5/2018 10:32

pacheco1979 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Isto não é uma questão de pegar , cada um afirma aquilo que acredita relativo a índices e cotadas e ao histórico que dispõem.

E o ciclo MAIO- OUTUBRO é um ciclo do mercado tendencial que existe há décadas , menos pronunciado nos últimos anos fruto da politica anormal dos últimos anos de liquidez ilimitada , que causou a subida dos últimos 10 anos .

Bem sei que a maioria só está habituada a este ciclo de liquidez ilimitada que está a terminar .
Mas esse ciclo está a terminar e em breve as condições normais de mercado serão mais frequentes .

Portanto, só para percebermos bem a tua ideia... é normal, se não contarmos com os últimos 10 anos, é isso?

Sim os últimos 10 anos são uma anormalidade , pois NUNCA na historia dos mercados financeiros foi feita a nível global uma injecção monetária pelos bancos centrais de 14 TRILION em liquidez quase ilimitada e durante anos com tx juro a ZERO .
A perceção dos mercados era que Bancos Centrais não deixavam o mercado cair , manteriam as tx a zero e proporcionavam liquidez ilimitada .
E até existem relatos de bancos centrais que estão diretamente a intervir no mercado a comprar ETF em valores gigantes , e o próprio BCE na compra de divida publica , impulsionando o mercado.

Sim os últimos 10 anos tiveram condições anormais , que já estão a ser terminadas pela FED e os outros se seguirão pois estas politicas em breve terão efeitos distorcidos a nível de inflacção e outros .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 3/5/2018 10:37, num total de 1 vez.

Registado: 4/3/2008 9:17

por SFT » 3/5/2018 10:27

Johny tens de ter consciência que o Eagle já anda nisto das previsões desde 2016. O homem há.de acertar nalguma!

por pacheco1979 » 3/5/2018 10:27

Registado: 17/8/2013 23:25

por EAGLETRADER20 » 3/5/2018 10:25

Isto não é uma questão de pegar , cada um afirma aquilo que acredita relativo a índices e cotadas e ao histórico que dispõem.

por JohnyRobaz » 3/5/2018 10:17

EAGLETRADER20 Escreveu:

Está mais que explicado que manter as acções para receber o dividendo é só estúpido, visto que a acção desvaloriza na mesma quantia. Essa lenga-lenga não pega.

Para os pequenos investidores claro que não faz sentido receber dividendo pagar 28% e acção fazer ajuste total .
Nem eu quero dividendos .

Para os grandes fundos e investidores , que fazem investimentos de longo prazo, a conversa é outra. Para eles interessa e muito .
Têm rendimento continuo , que muitos procuram e com otimização fiscal , a taxa fiscal deve ser mínima .
Para grandes fundos faz todo o sentido .
E é normal a desvalorização do mercado de Maio a Outubro .
Tendencialmente é esse o ciclo e ainda mais este ano com índices internacionais perto de máximos de 10 anos, FED a apertar a liquidez e taxas de juro a subir forte nos USA

O PSI vai momentaneamente aguentando os 5500 na ilusão do BULL, mas durante o mês de MAIO isso passa-lhe

Ora, fazem investimentos a longo prazo, logo não vão despachar as acções depois dos dividendos, pois não é esse o objectivo. Quando vendem é porque deixa de fazer sentido o valor da acção em relação ao dividendo e não o timming deste. Ou seja, continua a não fazer sentido o que disseste. Quanto a essas épocas normais de desvalorização / valorização do mercado, não vou por aí, e creio que o Ulisses já aqui colocou uma vez uma demonstração de que isso não se verifica sempre, nem de perto nem de longe.

Basta veres pelo ano passado, quanto valorizou o PSI-20 em maio, que começou o mês nos 5000 e terminou nos 5300. O S&P500 de maio até outubro também julgo que apenas perdeu valor no mês de agosto. Portanto, enfim, essas falácias comigo não pegam.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por EAGLETRADER20 » 3/5/2018 9:30

[/quote]

Está mais que explicado que manter as acções para receber o dividendo é só estúpido, visto que a acção desvaloriza na mesma quantia. Essa lenga-lenga não pega.[/quote]

Para os pequenos investidores claro que não faz sentido receber dividendo pagar 28% e acção fazer ajuste total .
Nem eu quero dividendos .

Para os grandes fundos e investidores , que fazem investimentos de longo prazo, a conversa é outra. Para eles interessa e muito .
Têm rendimento continuo , que muitos procuram e com otimização fiscal , a taxa fiscal deve ser mínima .
Para grandes fundos faz todo o sentido .
E é normal a desvalorização do mercado de Maio a Outubro .
Tendencialmente é esse o ciclo e ainda mais este ano com índices internacionais perto de máximos de 10 anos, FED a apertar a liquidez e taxas de juro a subir forte nos USA

O PSI vai momentaneamente aguentando os 5500 na ilusão do BULL, mas durante o mês de MAIO isso passa-lhe
Anexos
psi 0305.PNG
psi 0305.PNG (10.3 KiB) Visualizado 4446 vezes

por JohnyRobaz » 3/5/2018 9:24

EAGLETRADER20 Escreveu:
ricardmag Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Mas confirma o que penso , que próximos 2 meses serão de retracção abaixo dos 5500 pontos, especialmente assim que cotadas forem entrando em ex-dividend .

Algumas recuperam depois do dividendo, porque dizes que vai descer depois dos dividendos?

Podem recuperar momentaneamente como aconteceu agora com a EDP , mas o dividendo é um incentivo que existe neste período para manter os títulos e que depois de distribuído, deixa de ser um motivo para deter os títulos , pois o ganho está encaixado e como parte das cotadas faz neste período máximos do semestre, existe uma tendência natural para fazer mais valias antes do período de ferias e menor liquidez e reavaliar posições .

Tendencialmente , é sabido que o melhor período para investir é NOV - ABRIL
Período de menor valorização é habitualmente MAIO-OUTUBRO

Está mais que explicado que manter as acções para receber o dividendo é só estúpido, visto que a acção desvaloriza na mesma quantia. Essa lenga-lenga não pega.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por EAGLETRADER20 » 2/5/2018 23:03

ricardmag Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Mas confirma o que penso , que próximos 2 meses serão de retracção abaixo dos 5500 pontos, especialmente assim que cotadas forem entrando em ex-dividend .

Algumas recuperam depois do dividendo, porque dizes que vai descer depois dos dividendos?

Podem recuperar momentaneamente como aconteceu agora com a EDP , mas o dividendo é um incentivo que existe neste período para manter os títulos e que depois de distribuído, deixa de ser um motivo para deter os títulos , pois o ganho está encaixado e como parte das cotadas faz neste período máximos do semestre, existe uma tendência natural para fazer mais valias antes do período de ferias e menor liquidez e reavaliar posições .

Tendencialmente , é sabido que o melhor período para investir é NOV - ABRIL
Período de menor valorização é habitualmente MAIO-OUTUBRO

por ricardmag » 2/5/2018 22:53

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por EAGLETRADER20 » 2/5/2018 22:42

E depois existe aquele adagio popular " SELL in MAY and GO AWAY"

Mau auspicio este para inicio de mês com fecho abaixo dos 5500 Pontos .

Mas confirma o que penso , que próximos 2 meses serão de retracção abaixo dos 5500 pontos, especialmente assim que cotadas forem entrando em ex-dividend .
Anexos
psi 0205.PNG
psi 0205.PNG (58.99 KiB) Visualizado 4713 vezes
psi 0205 semanal.PNG
psi 0205 semanal.PNG (44.66 KiB) Visualizado 4699 vezes

por peaners » 30/4/2018 18:20

fecho de vela mensal interessante

mensal.PNG
mensal.PNG (33.09 KiB) Visualizado 5056 vezes
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por peaners » 30/4/2018 15:55

Quem diria? A ESFG já esteve no PSI20

Espírito Santo Financial ganha acção contra o BCE

A Espírito Santo Financial tinha avançado com um processo no tribunal contra o BCE, que se recusava a dar documentos à empresa. Esta quinta-feira, o Tribunal da União Europeia decidiu dar razão à ESFG.

26 de abril de 2018 às 09:11

Em 2015, a Espírito Santo Financial (ESF) intrepôs uma acção contra o Banco Central Europeu (BCE), que lhe recusou o acesso a documentos que deram origem à resolução do Banco Espírito Santo. O Tribunal Europeu deu razão à empresa do grupo Espírito Santo, segundo a Bloomberg.
O Espírito Santo Financial, empresa do antigo Grupo Espírito Santo, que por sua vez era o principal accionista do BES, reivindicou o acesso total à decisão que ditou o fim do estatuto de contraparte do BES.
Segundo o Banco de Portugal, esta decisão deixou o banco sem alternativas a não ser a resolução. Obrigou ainda ao pagamento da totalidade da dívida do banco ao Eurosistema, no valor de 10 mil milhões de euros.
A decisão do BCE chegou em 2014 e a recusa em facultar os documentos em 2015. O recurso foi interposto a 14 de Maio desse mesmo ano no Tribunal Geral (uma das três jurisdições do Tribunal de Justiça da União Europeia) com o objectivo de acerder aos documentos negados pelo BCE.
Na altura, os advogados da PLMJ argumentaram, durante o procedimento inicial, que a recusa do BCE tinha "apenas" como base "considerações genéricas".
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por Thoth » 27/4/2018 14:20

DIXIE18 Escreveu:
Thoth Escreveu:Dixie, as justificações da modys tem algum sentido mas se formos a ver bem, porquê que uma avaliação invalida as outras três?
Três essas que já não são lixo.

Cumprimentos e bons negócios

Troth concordo,
mas segundo as informações q circulam, ao q parece a Modys é a mais considerada entre as várias agencias de rating pelos investidores a nível global(dai as expectivas terem saído goradas no passado dia 21 de abril, quanto a Portugal....). Essa foi a informação q consegui recolher há uns tempos, n sei se corresponde há realidade/verdade...???? :?:
BN

BIXIE18, tenho sérias dúvidas que corresponda, dou o beneficio da duvida porque também acho que os problemas apontados são problemáticos.
É esperar pela evolução, não há outro remédio.

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Goya777 » 27/4/2018 13:24

A Moody's é só mais uma. Com o mesmo "peso" da S&P. A Moody's quis arriscar a ser diferente. Seguir as outras já nao acrescenta valor a quem lhes paga por análises.

Se Portugal voltar a afundar dizem que têm razao. Se nao afundar, apenas dirao que foram cautelosos.

Registado: 17/7/2014 22:33

por DIXIE2020 » 27/4/2018 12:36

Thoth Escreveu:Dixie, as justificações da modys tem algum sentido mas se formos a ver bem, porquê que uma avaliação invalida as outras três?

Troth concordo,
mas segundo as informações q circulam, ao q parece a Modys é a mais considerada entre as várias agencias de rating pelos investidores a nível global(dai as expectivas terem saído goradas no passado dia 21 de abril, quanto a Portugal....). Essa foi a informação q consegui recolher há uns tempos, n sei se corresponde há realidade/verdade...???? :?:
BN

Registado: 29/11/2007 10:53

por Thoth » 27/4/2018 12:30

Dixie, as justificações da modys tem algum sentido mas se formos a ver bem, porquê que uma avaliação invalida as outras três?

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

por DIXIE2020 » 27/4/2018 12:26

Vou afirmar algo banal
quanto ao médio-longo prazo da evolução do PSI,
tudo vai depender do q ocorrer nas praças americanas... :|
PS Se em outubro a Modys alterar o rating da republica e retirar do lixo a classificação actual do rating, n duvido q o PSI pode arrebitar...
BN

Registado: 29/11/2007 10:53

por Kovanamo » 27/4/2018 12:22

Vamos ver como os mercados vão reagir...tehno medo :cry:

Registado: 27/4/2018 12:12

por Thoth » 27/4/2018 12:16

Eagle, pelo menos podias manter a coerência ...

Consegues no mesmo post dizer que o bull está a dar as últimas e que já era.
Decide-te no que ficamos ...

por EAGLETRADER20 » 27/4/2018 12:09

SFT Escreveu:Calma Eagle.

Tens de ver a história da Resistência que vira Suporte.

Ainda vamos ver aquele gapzinho do 5.400 contar um conto, não sei é quando. Pessoalmente, sem apostar nenhuma das minhas partes, esperava que fosse fechado antes da subida. Assim não aconteceu.

Os últimos dois meses foram de consolidação e, pelo primeiro gráfico do Ulisses, há ali um breakout e um possível reteste. Eu não vejo indicadores técnicos que me mostrem que a tendência é de baixa, até ao momento. Ainda assim, os 5500 ficam como uma boa referência.

Abc!

Na minha visão o período sazonal MAIO - JULHO é sempre um período de retracção, apos dividendos, e antes de férias , e este ano ainda mais .

Por isso acredito que a zona 5550 se vai manter como resistência com posteriores declínios , e teremos novas retracções no PSI .

Veremos

por SFT » 27/4/2018 12:06

Calma Eagle.

Tens de ver a história da Resistência que vira Suporte.

Ainda vamos ver aquele gapzinho do 5.400 contar um conto, não sei é quando. Pessoalmente, sem apostar nenhuma das minhas partes, esperava que fosse fechado antes da subida. Assim não aconteceu.

Os últimos dois meses foram de consolidação e, pelo primeiro gráfico do Ulisses, há ali um breakout e um possível reteste. Eu não vejo indicadores técnicos que me mostrem que a tendência é de baixa, até ao momento. Ainda assim, os 5500 ficam como uma boa referência.

Abc!

por Àlvaro » 27/4/2018 12:05

Está aqui um sério problema ao Bull:
http://expresso.sapo.pt/internacional/2 ... gs.JxBT2BU

Registado: 31/5/2014 23:07

por EAGLETRADER20 » 27/4/2018 12:00

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, se não fosse um "Bull Market" com a quantidade de notícias negativas que tens colocado no Caldeirão nos últimos meses, já teria descido aos infernos.

Abraço,
Ulisses

Na minha opinião o Bull está a dar as ultimas , a aproveitar os ainda razoáveis indicadores económicos , e bons dividendos alguns acima do que se ganha e não repetíveis no próximo ano.

A partir de Maio, passados os dividendos , iniciará a correção para baixo dos 5500 Pontos e depois veremos até onde vai .

Agora na minha opinião o Bull " Já era " , e não iremos muito acima dos 5550 nos próximos meses

por Ulisses Pereira » 27/4/2018 11:56

Eagle, se não fosse um "Bull Market" com a quantidade de notícias negativas que tens colocado no Caldeirão nos últimos meses, já teria descido aos infernos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade e 137 visitantes