Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS- Anexo G

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 14/5/2004 19:09

Caro Paulo

Os encargos a declarar são apenas os da venda, os da compra não são dedutíveis.

Deves assim declarar os valores ilíquidos das compras e das vendas efectuadas nas colunas respectivas. Quanto aos encargos que tiveste com as vendas, tens de exigir ao teu banco/corretor que te forneça essa informação, nem que seja por listagem. Aliás, eles deveriam ter feito isso ao longo do ano, individualmente para cada operação ou de forma resumida mas regular. Eu nunca aceitaria que me cobrassem encargos sem me enviarem os comprovativos dos mesmos.

Se de todo em todo não conseguires isso a tempo, podes sempre presumir um encargo de 0,25% sobre cada venda ilíquida como encargo médio. Poderá não corresponder completamente à verdade mas não deverá andar muito lenge, e dificilmente o fisco irá atrás de ti por tal motivo, o que poderia cobrar seria peixe demasiado miúdo para justificar o trabalho!

E se entretanto te chegarem os valores correctos, podes fazer uma declaração adicional corrigindo a anterior que não és penalizado relativamente ao prazo, uma vez que fizeste a tua declaração inicial dentro do prazo. Creio que também o poderás fazer pela Internet.

Mas relativamente a 2004 aconselho-te a que desde já providencies no sentido de garantir que irás ter a informação necessária no momento certo!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

IRS- Anexo G

por PJBM2 » 14/5/2004 18:48

Estou com dúvidas acerca do preenchimento do quadro 8 do anexo G (alienação onerosa de acções). Suponho que na coluna de aquisição corresponde à compra e a da realização corresponde à venda. Agora, a coluna despesas e encargos corresponde a quê? Será às comissões? É que se for isso não tenho hipótese de saber...pois as comissões quando faço uma compra ou venda já vêm descontadas no valor do investimento.
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Burbano, cali010201, carlosdsousa, dragom, Google Adsense [Bot], iniciado1, lito, malakas, Masterchief, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, smog63, trilhos2006, VALHALLA e 64 visitantes