Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC: apesar de terem sido superado os 6,83...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

....

por Viana » 8/1/2003 20:45

hoje, ao contrario do que esperava, tive um dia lixado, reuniáo das 9 até as 7h30, cheguei agora mesmo a casa. Ligo-te amanha de manha. Ja agora sabes que esteve na venda e na compra da SNC?
Viana

Brian Jones

por Viana » 8/1/2003 20:43

Ve la o que desejas. Eu ainda tenho uns contratos ai curtos. Devia ter fechado todos quando me disseste e náo devia ter tornado abrir... Mas o meu problema maior náo é ai mas nas curtas que tenho no cash.
Havemos de estar todos a olhar para a PTC a 5 Euros e a dizer porque náo shortei 10 milhoes desta fruta:-)
Viana

por Brian Jones » 8/1/2003 20:38

Na minha opinião a PTC está a fazer uma W2 e em breve começará uma W3. Não acredito que bata os 7.07, mas se o fizer estarei enganado.
( Mas,..., é errado pôr Elliot em equitys...)

Outra situação;
O Sentimento indica-me o contrário, i.e., que a PTC vai subir, pois os meus clientes estão quase todos do lado vendedor. Aprendi depressa uma máxima da minha profissão:

«Se keres ver o k vai subir, olha para a carteira dos clientes, e procura aquilo que eles já não têm...»

um abraço e bons negócios
Brian Jones
Brian Jones

Ok, estou esclarecido...

por Antunes » 8/1/2003 18:01

...mas só queria dizer mais uma coisa: eu negoceio do lado comprador: fiz-lo em Agosto com bons lucros. Errei em Novembro posicionando-me do lado da venda. :cry: Acertei em Dezembro na venda e agora veremos: se estiver errado paciência.

Um abraço e boa sorte MarcoAntonio! :mrgreen:

Registado: 4/12/2002 11:16

por MarcoAntonio » 8/1/2003 17:35

Dura? Nem por sombras... Pelo menos da minha parte, nunca foi dura.

Limito-me a manifestar a minha opinião que, para felicidade ou infelicidade das nossas discussões, tem sido diferente. Mas o facto de discordar de outros não me impele a ser duro com eles, nem por sombras!...

Quanto à questão da tendência eu sempre disse que, na minha opinião, tecnicamente a tendência de longo-prazo da PTC é de baixa. Mas isso não equivale a dizer que considero acertado tomar posições curtas. São duas coisas claramente distintas para mim. Até porque, como já referi diversas vezes, para a minha estratégia de investimento a tendência de longo-prazo é pouco relevante. Eu invisto no curto e médio-prazo.

Nem todos os trades são positivos, mas com a minha estratégia de investimento há algo que contorno: a inevitabilidade de cometer o mesmo erro diversas vezes até perceber que a tendência mudou. Quem aposta sempre do lado da tendência vai falhar sistematicamente desde o mínimo até à inversão do ponto de vista técnico e provavelmente ainda mais acima algumas vezes. É que quem anda 2 ou 3 anos a investir sempre do lado negativo, não muda de opinião de um dia para o outro. Quem opta por investir sempre do lado curto por exemplo neste caso da PTC tem vindo a errar sistemanticamente desde os 4.50€ (e já vamos em nos 7.00.. ou seja... mais de 50% acima). E se estivermos perante uma inversão e a PTC continuar a subir (quem pode garantir que não estamos?) vai continuar a cometer esses erros... Até quando?... Até se aperceber que afinal era uma inversão. Quando? Talvez nos 7.50€... Ou nos 8€... ou nos 9€... Depende da flexibilidade que tiver para reconhecer que andou errado. E se não for uma inversão de qualquer das formas, andou a desperdiçar um enorme rallye e a fazer perdas quando poderia ter feito ganhos.

A minha perspectiva de investimento, repito, é curto e médio-prazo. Nesses time-frames a PTC está a subir (e já está há muito). Se calhar, está para acabar... Se calhar não, quem sabe?... Eu por mim, vou indo e vou vendo... O que não vou é limitar-me a apostar somente do lado curto e ignorar o lado longo... E arriscar-me a perder quando devia estar a ganhar.

Agora, quanto a ser duro... Amigo Antunes, eu sou o primeiro a colocar-me de fora de qualquer guerra, nomeadamente guerras curtos vs longos... Isso para mim são guerras sem sentido e eu não sou uma coisa, nem sou outra. Sou tão flexível quanto consigo ser e tento ao máximo não estar agarrado a um só lado do mercado. Essa postura retira a objectividade, quer seja agarrado ao lado curto, quer seja agarrado ao lado longo. Em vez de se analisar com objectivadade, acaba-se a ver apenas o que se quer...

Já não é a primeira vez que me atacam pensando que eu sou um bull-intrínseco, confusão certamente de quem não lê atentamente as minhas análises... E bem, tenho sido mais bull que bear ultimamente... Mas também ultimamente o mercado tem subido mais que descido... Não tenho culpa, né?... Mas estou de fora dessas guerras, por favor não me incluam nessa confusão de bulls e bears... Já há confusões que cheguem nos foruns, se é para discussões desapaixonadas, salto fora dos foruns que não ganho nada com os foruns... Se ando por aqui é para manifestar a minha opinião para quem a quiser ouvir. Umas vezes estarei certo outras errado... Mas a dureza, agradeço que fique do lado de fora da porta...
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Longe de

por Antunes » 8/1/2003 17:09

MarcoAntonio Escreveu:«A tendência não muda assim com um rebound de 2 meses e pico...»

Pois não, a tendência muda de quase de um dia para o outro. A tendência muda no dia em que faz um mínimo que nunca mais volta a bater. É claro que só sabemos isso muito à posteriori... Na altura, nunca sabemos se é um rebound ou se é uma inversão. Por exemplo, a PT encontra-se bastante acima do mínimo de Outubro e não sabemos se está a fazer um rebound ou se já inverteu. Em termos técnicos temos de considerar que está a fazer um rebound porque temos de estipular um critério e a viragem num mínimo não é um critério aceitável porque existem muitos mínimos mas só muitos poucos correspondem a uma inversão.

Então quais são os critérios aceitáveis para considerar que há inversão (não é para dizer com toda a certeza que há inversão, porque isso nunca sabemos, até já se pode ter dado mas não temos forma de o saber): bem, existem para todos os gostos desde uma LT de longo prazo, uma resistência horizontal muito importante e com carácter de longo prazo, uma média móvel de prazo muito alargado, etc... Isso são critérios para que possamos dizer: Bem, isto agora já não posso dizer que é um rebound, já é demais, provavelmente é mais do que isso... Entende?

«No entanto, quanto a mim, a sucesso do trader está em antecipar o que vai acontecer e não fazer o que já está a acontecer. Já agora o MarcoAntonio está longo ou planeia estar e em que condições??»

Concordo. É óbvio que sim. É a base da minha argumentação. E antecipar, para mim, não é olhar para a tendência e dizer: A tendência é descendente portanto <b>antecipo</b> que vai cair. Bem, quem antecipa dessa forma antecipa que a PT vai cair quando ela está a 5.20, quando ela está a 5.80, quando ela está a 6.20, quando ela está a 6.40, quando ela está a 6.80... A antecipação é sempre a mesma e sempre errada... E com base numa consideração correcta - que a tendência de longo-prazo na PTC é (ainda) tecnicamente descendente.

Não basta acertar na tendência para acertar nos trades. Infelizmente, investir é bem mais complexo que isso. Se assim fosse, como disse atrás, escusavamos de «massacrar a cabeça»... Olhavamos para o passado e víamos qual era a tendência e depois era canja fazer dinheiro!... Pois, mas como disse, investir é antecipar... Olhar para o passada (ver qual a tendência que tem vindo a estar em vigor) é só uma parte desse trabalho.

Quanto à outra questão que colocou, estou longo na PTC desde os 5.14&#8364; (+ de 30% limpos nesta altura). Reduzi já uma parte dessa posição um par de sessões depois da quebra em baixa de uma LTa numa altura em que coloquei aqui no caldeirão uma análise em que manifestava uma perspectiva menos positiva em relação à PTC. Quanto ao resto da posição, mantive e mantenho... Até dar sinais de que devo sair com o que me resta. Para já, não os encontro, ainda existe algum <i>upside</i> e não existem sinais de alarme seja de pressão vendedora, seja de distribuição.

PS: Penso que não colocará em causa a minha posição na PTC, mas se tiver dúvidas, quer a Pata, quer o TRSM podem confirmar-lhe essa posição porque já a acompanham há muito tempo. E posso em último caso enviar-lhe um comprovativo.

Entendo. Então tb por esses critérios a PTC ainda não inverteu no LPrazo, estamos de acordo?

Antecipar é prever o próximo movimento. Mas eu faço-o sempre cumprindo as regras: vender numa forte resistência ou vender apenas na quebra de um importante suporte. Eu prefiro sempre a primeira regra. As vezes lucro, outras perco.

Parabéns pelo seu trade. Nunca iria colocar em causa a sua posição nem de nenhum interveniente.

Qual o seu sinal de saída?

PS: tenho notado que a nossa troca de posts tem sido um pouco "dura" as vezes. Sei que o facto de termos posições contrárias é claramente prejucial para o nosso diálogo mas é aí que mais se aprende, não acha?

por MarcoAntonio » 8/1/2003 16:17

«A tendência não muda assim com um rebound de 2 meses e pico...»

Pois não, a tendência muda de quase de um dia para o outro. A tendência muda no dia em que faz um mínimo que nunca mais volta a bater. É claro que só sabemos isso muito à posteriori... Na altura, nunca sabemos se é um rebound ou se é uma inversão. Por exemplo, a PT encontra-se bastante acima do mínimo de Outubro e não sabemos se está a fazer um rebound ou se já inverteu. Em termos técnicos temos de considerar que está a fazer um rebound porque temos de estipular um critério e a viragem num mínimo não é um critério aceitável porque existem muitos mínimos mas só muitos poucos correspondem a uma inversão.

Então quais são os critérios aceitáveis para considerar que há inversão (não é para dizer com toda a certeza que há inversão, porque isso nunca sabemos, até já se pode ter dado mas não temos forma de o saber): bem, existem para todos os gostos desde uma LT de longo prazo, uma resistência horizontal muito importante e com carácter de longo prazo, uma média móvel de prazo muito alargado, etc... Isso são critérios para que possamos dizer: Bem, isto agora já não posso dizer que é um rebound, já é demais, provavelmente é mais do que isso... Entende?

«No entanto, quanto a mim, a sucesso do trader está em antecipar o que vai acontecer e não fazer o que já está a acontecer. Já agora o MarcoAntonio está longo ou planeia estar e em que condições??»

Concordo. É óbvio que sim. É a base da minha argumentação. E antecipar, para mim, não é olhar para a tendência e dizer: A tendência é descendente portanto <b>antecipo</b> que vai cair. Bem, quem antecipa dessa forma antecipa que a PT vai cair quando ela está a 5.20, quando ela está a 5.80, quando ela está a 6.20, quando ela está a 6.40, quando ela está a 6.80... A antecipação é sempre a mesma e sempre errada... E com base numa consideração correcta - que a tendência de longo-prazo na PTC é (ainda) tecnicamente descendente.

Não basta acertar na tendência para acertar nos trades. Infelizmente, investir é bem mais complexo que isso. Se assim fosse, como disse atrás, escusavamos de «massacrar a cabeça»... Olhavamos para o passado e víamos qual era a tendência e depois era canja fazer dinheiro!... Pois, mas como disse, investir é antecipar... Olhar para o passada (ver qual a tendência que tem vindo a estar em vigor) é só uma parte desse trabalho.

Quanto à outra questão que colocou, estou longo na PTC desde os 5.14€ (+ de 30% limpos nesta altura). Reduzi já uma parte dessa posição um par de sessões depois da quebra em baixa de uma LTa numa altura em que coloquei aqui no caldeirão uma análise em que manifestava uma perspectiva menos positiva em relação à PTC. Quanto ao resto da posição, mantive e mantenho... Até dar sinais de que devo sair com o que me resta. Para já, não os encontro, ainda existe algum <i>upside</i> e não existem sinais de alarme seja de pressão vendedora, seja de distribuição.

PS: Penso que não colocará em causa a minha posição na PTC, mas se tiver dúvidas, quer a Pata, quer o TRSM podem confirmar-lhe essa posição porque já a acompanham há muito tempo. E posso em último caso enviar-lhe um comprovativo.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Antunes » 8/1/2003 16:03

Bowie Escreveu:Olá, Bom dia

Pois é, a menina tem vontade, pelo menos aparente, de quebrar o topo anterior, no entanto desde que cobri o short na 2ª-feira, não tenho posições. Ontem estive a olhar para o gráfico da Telefonica e dá-me a sensação que temos um "bottom island reversel" com duplo fundo.

Quero ver a quebra do anterior topo mas não pago para isso. Fico neutro.

Antunes, isto não é conselho, mas ela se ela quer ir para cima nós só temos que lhe dar o braço. O prazer de ganhar na subida tem que ser o mesmo que o de ganhar na descida.

O gráfico é o da Telefonica (por acaso ontem sofreu um dowgrade da Lehman) :lol: Pode não ser nada como pode ser tudo.

Um abraço

Bowie, SE ela quiser ir para cima eu estarei tb disposto a ir com ela.

Olha, só não reforço posições porque tenho-me dado mal com reforços de posições perdedoras e prefiro cumprir a regra. Reforçarei se passar de perdedora a ganhadora.

Um abraço,

Antunes

Breakout na PTC...

por Antunes » 8/1/2003 14:42

...se voltasse a acontece algo assim eu fazia o stop&reverse (ver gráfico)
Anexos
BREAKOUT_PTC.gif
BREAKOUT_PTC.gif (15.4 KiB) Visualizado 2305 vezes

por Bowie » 8/1/2003 14:39

Olá, Bom dia

Pois é, a menina tem vontade, pelo menos aparente, de quebrar o topo anterior, no entanto desde que cobri o short na 2ª-feira, não tenho posições. Ontem estive a olhar para o gráfico da Telefonica e dá-me a sensação que temos um "bottom island reversel" com duplo fundo.

Quero ver a quebra do anterior topo mas não pago para isso. Fico neutro.

Antunes, isto não é conselho, mas ela se ela quer ir para cima nós só temos que lhe dar o braço. O prazer de ganhar na subida tem que ser o mesmo que o de ganhar na descida.

O gráfico é o da Telefonica (por acaso ontem sofreu um dowgrade da Lehman) :lol: Pode não ser nada como pode ser tudo.

Um abraço
Anexos
TEF.gif
TEF.gif (16.22 KiB) Visualizado 2316 vezes

Registado: 25/11/2002 18:56

MarcoAntonio...

por Antunes » 8/1/2003 14:36

MarcoAntonio Escreveu:Antunes, a PTC fez ontem a vela mais longa e com maior volume dos dois últimos meses. Não vejo onde esteja o aspecto negativo deste breakout, que seja como for é um breakout de um resistência intermédia e de interesse relativo. É claro que não subiu 15% como essa caso da PTM... Mas também sería muito estranho se subisse, né?

A PTC ao longo dos três últimos meses tem deixado uma coisa bem clara: os touros têm tido mais força que os ursos. A tendência de longo-prazo é de baixa? Sim, tecnicamente ainda é... Mas isso não é tudo, nem basta olhar para a tendência de longo-prazo para efectuarmos trades de baixo risco e/ou rentáveis!...

Além disso, a tendência pode já não ser de baixa. Quando se fala de inversão fala-se da inversão conforme nos podemos aperceber dele, critérios que nos permitem dizer que a tendência mudou. Porque ela mudar, pode ter mudado no dia 1 de Outubro quando a PTM se encontrava nos 4.61 euros. Se mudou nessa altura ou não, alguns poderão descobrir isso um pouco tarde...

O que eu quero com isto dizer é que uma coisa é dizer que a PT tem uma tendência de longo-prazo descendente. Outra é que a PT não irá subir mais daqui para a frente. São duas coisas distintas.

A minha opinião tem sido esta, na PTC, para quem mantém posições de médio-prazo: na dúvida ficar de fora, mas a arriscar uma posição é longa porque em termos de curto/médio prazo a vantagem está claramente do lado Bull. Dizer o contrário é querer ir contra o mercado quando ele nos dá sinais do inverso.

A tendência não muda assim com um rebound de 2 meses e pico... A PTM é um bom exemplo de como muda uma tendência: tem de haver uma base consistente...

Sim concordo que, mesmo continuando a tendência de LP ainda poderá subir mais no médio prazo.

No entanto, quanto a mim, a sucesso do trader está em antecipar o que vai acontecer e não fazer o que já está a acontecer. Já agora o MarcoAntonio está longo ou planeia estar e em que condições??

Eu fazia o "stop&reverse" se hoje houvesse um volume muito superior ao de ontem em forte subida mas não me parece que vá ter essa alegria :cry:

por MarcoAntonio » 8/1/2003 14:11

Antunes, a PTC fez ontem a vela mais longa e com maior volume dos dois últimos meses. Não vejo onde esteja o aspecto negativo deste breakout, que seja como for é um breakout de um resistência intermédia e de interesse relativo. É claro que não subiu 15% como essa caso da PTM... Mas também sería muito estranho se subisse, né?

A PTC ao longo dos três últimos meses tem deixado uma coisa bem clara: os touros têm tido mais força que os ursos. A tendência de longo-prazo é de baixa? Sim, tecnicamente ainda é... Mas isso não é tudo, nem basta olhar para a tendência de longo-prazo para efectuarmos trades de baixo risco e/ou rentáveis!...

Além disso, a tendência pode já não ser de baixa. Quando se fala de inversão fala-se da inversão conforme nos podemos aperceber dele, critérios que nos permitem dizer que a tendência mudou. Porque ela mudar, pode ter mudado no dia 1 de Outubro quando a PTM se encontrava nos 4.61 euros. Se mudou nessa altura ou não, alguns poderão descobrir isso um pouco tarde...

O que eu quero com isto dizer é que uma coisa é dizer que a PT tem uma tendência de longo-prazo descendente. Outra é que a PT não irá subir mais daqui para a frente. São duas coisas distintas.

A minha opinião tem sido esta, na PTC, para quem mantém posições de médio-prazo: na dúvida ficar de fora, mas a arriscar uma posição é longa porque em termos de curto/médio prazo a vantagem está claramente do lado Bull. Dizer o contrário é querer ir contra o mercado quando ele nos dá sinais do inverso.
Imagem

Administrador Fórum

De qq forma está a ser terrível..

por Antunes » 8/1/2003 14:05

...aguentar esse short na PT! :cry:

Se o aspecto não melhorar até ao final da sessão devo activar o stop loss.... :(

Ulisses...

por Antunes » 8/1/2003 13:51

...este gráfico bem conhecido é que é um verdadeiro breakout com provas dadas (cotação actual uns 40% acima neste momento)!

Vela branca no primeiro dia, outra branca no segundo com volume a dobrar, outra no terceiro com volume a explodir e outra branca no quarto dia (e só aí) com volume muito menor do que no dia anterior. :wink:
Anexos
PTM.gif
PTM.gif (13.48 KiB) Visualizado 2408 vezes

PTC

por Pepe Maluco » 8/1/2003 13:50

Neste momento o caminho está aberto para os 7 Euros! Apesar de não haver nenhuma resistência neste nível, o valor psicológico do mesmo é determinante.

Parece-me que, nas palavras de um antigo membro destes foruns de Bolsa, o comboio prepara-se para arrancar!!!! E eu estou nele :twisted:

Bons negócios
On any given Sunday you can whether win or lose. But can you win or lose like a Man?

Registado: 5/11/2002 10:20

por MarcoAntonio » 8/1/2003 13:46

Exacto. Já ontem tinha assinalado ao Antunes que a referência nestes níveis eram os 6.78 (penso que a resistencia é bem visível nos meus gráficos e antes de ser resistência já tinha sido suporte).

Ontem quebrou essa resistência durante a sessão e tivemos uma excelente indicação de breakout com um longuíssima vela branca e com um volume esclarecedor. Hoje de manhã retraiu e veio retestar a resistencia já como suporte e voltou a subir. Tal como assinalei num update durante a manhã este cenário é positivo nestas circunstâncias, tanto mais que enquanto retraiu fê-lo com reduzido volume.

Agora está em máximos e muito próximo já da referência seguinte, os 7.00-7.07 (7.00 em fecho e 7.07 para intraday).

Este é um título ao qual não me tenho cansada de fazer referências e assinalado a miúdo que mesmo quando cai não inspira confiança pelo comportamento dos volumes. Num dos úlimos posts o Antunes fez referência que isso não o preocupava, que a tendência lhe bastava para inspirar confiança. Bem, se para termos trades seguros bastasse olhar para a tendência... fazer dinheiro na Bolsa era canja. Infelizmente a tendência não é tudo... Antes fosse!... :mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por Fernando dos Aidos » 8/1/2003 13:30

Concordo com o Ulisses quanto ao comportamento desejável para o 2o. dia numa perspectiva longa.

No entanto, encontro-me indeciso (e, por isso, a ver de fora) quanto à PT.

É que uma entrada longa é arriscada devido à proximidade das resistências (em minha opinião os 7.07 e os cerca de 7.20 da LTD na escala logarítmica).

Uma entrada curta também pois, não só o comportamento de curto prazo é "bullish", como o volume (e o OBV) parecem indicar, como disse o Marco, que o "smart money" ainda não saiu do papel.

Ora eu não me importo de estar longo ou curto (tanto faz)... não quero é estar, nem contra a tendência nem contra o "smart money". É que pode ser dispendioso...

Um abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Ulisses Pereira » 8/1/2003 13:19

Permite-me discordar Antunes. Num "breakout", é muito natural que o segundo dia não seja tão forte como o primeiro e, do meu ponto de vista, até é aconselhável que não seja. Mas isto é a minha interpretação muito particular e claramente discutível.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

PTC: apesar de terem sido superado os 6,83...

por Antunes » 8/1/2003 11:53

...não activei o stop loss mantenho o short pelo menos para já.

A razão é simples: isto não é de modo algum um breakout! Um breakout implica uma forte subida para hoje com volume mais elevado do que ontem mas não me parece que será isso que irá acontecer... Se for o caso então fecho posições. :?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777 e 180 visitantes