CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
ativo Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:
O que é inexperiência é admitir que a sua análise é parcial e não isenta, e não perceber que, com isso, algo está mal, e continuar no mercado.
A disciplina e a ausência de emoção são essenciais, a meu ver, para se estar no mercado. Senão é como o Thoth disse, é meio caminho para a desgraça...
Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal e a análise for negativa, evidentemente, deve tirar as devidas consequências de tal conclusão.
JohnyRobaz Escreveu:Acho que essa não apanhei..
ativo Escreveu:
Editei novamente o "post":ativo Escreveu:Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal, deve, evidentemente, tirar as devidas consequências de tal conclusão.
Agora já apanhaste?
JohnyRobaz Escreveu:
Ou seja, deixa lá ver se apanhei, tu achas que a tua opinião apenas TENDE a ser parcial e portanto queres ver opiniões alheias, mas ao mesmo tempo achas que NÃO É, DE FACTO, parcial, e portanto estás tranquilo com o investimento, é isso?
Isto parece-me um bocado contraditório e confuso, mas já estou como o Thoth. Cada um sabe do seu dinheiro, e se te sentes confortável assim, força.
Digamos que no caso dos CTT, estando consciente de que a minha opinião a respeito da evolução futura da sua cotação tende a ser parcial, por ter investido na compra de ações dos CTT, tento que ela não o seja.
ativo Escreveu:ativo Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:
O que é inexperiência é admitir que a sua análise é parcial e não isenta, e não perceber que, com isso, algo está mal, e continuar no mercado.
A disciplina e a ausência de emoção são essenciais, a meu ver, para se estar no mercado. Senão é como o Thoth disse, é meio caminho para a desgraça...
Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal e a análise for negativa, evidentemente, deve tirar as devidas consequências de tal conclusão.JohnyRobaz Escreveu:Acho que essa não apanhei..
Editei novamente o "post":ativo Escreveu:Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal, deve, evidentemente, tirar as devidas consequências de tal conclusão.
Agora já apanhaste?
Ou seja, deixa lá ver se apanhei, tu achas que a tua opinião apenas TENDE a ser parcial e portanto queres ver opiniões alheias, mas ao mesmo tempo achas que NÃO É, DE FACTO, parcial, e portanto estás tranquilo com o investimento, é isso?
Isto parece-me um bocado contraditório e confuso, mas já estou como o Thoth. Cada um sabe do seu dinheiro, e se te sentes confortável assim, força.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
ativo Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:ativo Escreveu:Uma pessoa estar "dentro" num título e analisar a evolução da sua cotação não é inexperiência nenhuma, é uma coisa natural alguém analisar a evolução da cotação de um ativo que detenha. Essa análise não faz de tal pessoa uma pessoa inexperiente. Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta.
Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal e a análise for negativa, evidentemente, deve tirar as devidas consequências de tal conclusão.
JohnyRobaz Escreveu:Acho que essa não apanhei..
Editei novamente o "post":
ativo Escreveu:Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal, deve, evidentemente, tirar as devidas consequências de tal conclusão.
Agora já apanhaste?
Epá, desisto ...
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Thoth Escreveu:Afinal não percebeste ...
"Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta."
Era deste ponto que estava a falar, é falta de experiência fazer uma analise dum mercado quando estás dentro e fazê-la de uma forma parcial.
Deves saber diferenciar um "e" de um "ou" ...
Meu caro, o que será falta de experiência não é fazer a análise de um investimento da evolução de um ativo que se detenha (isto pressupondo evidentemente que se tem as ferramentas para tal). O que é falta de experiência é fazer tal análise de forma parcial. Portanto discordo da primeira parte da tua afirmação e concordo com a segunda parte da mesma afirmação. Está Bem?
ativo Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:ativo Escreveu:Uma pessoa estar "dentro" num título e analisar a evolução da sua cotação não é inexperiência nenhuma, é uma coisa natural alguém analisar a evolução da cotação de um ativo que detenha. Essa análise não faz de tal pessoa uma pessoa inexperiente. Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta.
Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal e análise for negativa, evidententemente, deve tirar as devidas consequências de tal conclusão.

“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
JohnyRobaz Escreveu:ativo Escreveu:Uma pessoa estar "dentro" num título e analisar a evolução da sua cotação não é inexperiência nenhuma, é uma coisa natural alguém analisar a evolução da cotação de um ativo que detenha. Essa análise não faz de tal pessoa uma pessoa inexperiente. Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta.
Uma coisa é uma pessoa saber que a análise de um título que detenha em carteira feita por si própria tende a ser parcial e outra coisa é concluir que a análise que fez é efetivamente parcial e não isenta. Se concluir tal, deve, evidentemente, tirar as devidas consequências de tal conclusão.
Editado pela última vez por Ativo em 12/4/2018 18:15, num total de 3 vezes.
Afinal não percebeste ...
Era deste ponto que estava a falar, é falta de experiência fazer uma analise dum mercado quando estás dentro e fazê-la de uma forma parcial.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Thoth Escreveu:Quando comecei a ler cheguei a pensar que não tinhas percebido. Mas depois dizes "Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta."
E continuas a dizer que é falta de experiência fazer análise de um título quando se o detém. Eu não considero isso falta de experiência. Isso é algo que qualquer investidor faz, qual investidor naturalmente procura analisar a evolução do seu investimento, é tão natural como beber água. Penso que está claro o que cada um pensa a este respeito.
ativo Escreveu:Uma pessoa estar "dentro" num título e analisar a evolução da sua cotação não é inexperiência nenhuma, é uma coisa natural alguém analisar a evolução da cotação de um ativo que detenha. Essa análise não faz de tal pessoa uma pessoa inexperiente. Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta.
Quando comecei a ler cheguei a pensar que não tinhas percebido. Mas depois dizes "Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta."
Editado pela última vez por Thoth em 12/4/2018 17:37, num total de 1 vez.
Thoth Escreveu:Thoth Escreveu:ativo Escreveu:Quando se está comprado a melhor análise não é certamente a do próprio! Por isso, é tão importante uma opinião alheia, ...
Chamo a isso inexperiência e parcialidade da analise. Opiniões alheias são meio caminho para a desgraça.
Mesmo pessoas que andam nisto à 20 anos demonstram estes dois fatores negativos.
Outro erro comum é quererem adivinhar fundos para posições de longo prazo.ativo Escreveu:![]()
![]()
![]()
Uma opinião alheia, de alguém que não tenha o título em carteira, é uma opinião, à partida, menos "amarrada", mais "livre", certamente mais isenta, e, portanto, a ter em devida conta ...
Por isso que eu digo que é inexperiência e parcialidade estar dentro e fazer analises amarradas.
Se não concordas com isto não sei o que te dizer mais.
Uma pessoa estar "dentro" num título e analisar a evolução da sua cotação não é inexperiência nenhuma, é uma coisa natural alguém analisar a evolução da cotação de um ativo que detenha. Essa análise não faz de tal pessoa uma pessoa inexperiente. Agora é verdade que tal análise tende a ser parcial e não isenta.
Thoth Escreveu:ativo Escreveu:Quando se está comprado a melhor análise não é certamente a do próprio! Por isso, é tão importante uma opinião alheia, ...
Chamo a isso inexperiência e parcialidade da analise. Opiniões alheias são meio caminho para a desgraça.
Mesmo pessoas que andam nisto à 20 anos demonstram estes dois fatores negativos.
Outro erro comum é quererem adivinhar fundos para posições de longo prazo.
ativo Escreveu:![]()
![]()
![]()
Uma opinião alheia, de alguém que não tenha o título em carteira, é uma opinião, à partida, menos "amarrada", mais "livre", certamente mais isenta, e, portanto, a ter em devida conta ...
Por isso que eu digo que é inexperiência e parcialidade estar dentro e fazer analises amarradas.
Se não concordas com isto não sei o que te dizer mais.
Thoth Escreveu:ativo Escreveu:Quando se está comprado a melhor análise não é certamente a do próprio! Por isso, é tão importante uma opinião alheia, ...
(...)

Pela força com que vendem tendo a concordar que a coisa não ficará por aqui. Talvez após dividendos seja o melhor tempo para tentar a sorte, mas estas vendas estarão desligadas de fundamentais?! Hummm, trocaram de mão mais de 3 milhões de acções e até houve redução de posição curta!
- Registado: 31/5/2014 23:07
:::::::::::::::EAGLETRADER20 Escreveu:Ativo , eu percebo que quando estamos dentro de um titulo tentamos justificar a nossa opção de entrada e esperar a valorização do mesmo, eu também já senti o mesmo quando estou longo num titulo, no entanto neste caso as perspetivas não são assim tão otimistas .
:::::::::::::
Um dia entrará num ciclo ascendente continuo , mas penso ainda não chegou esse momento e partirá de um valor inferior e provavelmente depois dos fundos financeiros saírem do titulo e existir menos pressão vendedora como se vê hoje .
Caro Eagle,
ainda há poucos dias falei a algumas pessoas sobre essa questão: sobre """"#o fechar do ciclo descendente dos CTT#""", vai ser uma boa oportunidade. É possível (com grande probabilidade)ainda n ter batido totalmente no fundo, qd tal suceder.... vai ser uma muito boa oportunidade de mais valias, para já tb partilho da mesma opinião, ainda é muito cedo....

Ficarei mais positivo no titulo quando vir estes fundos financeiros fora do titulo , que na minha opinião provavelmente poderão estar no titulo pelo dividendo de 12% , diminuindo a expectável pressão vendedora futura e deixando o titulo respirar.
Completamente positivo para o longo prazo, para subida de longo prazo , ficaria se visse, esta gestão com uma estratégia diferente e mais assertiva e não só corte extemporâneo de alguns custos , ou uma outra gestão.
Completamente positivo para o longo prazo, para subida de longo prazo , ficaria se visse, esta gestão com uma estratégia diferente e mais assertiva e não só corte extemporâneo de alguns custos , ou uma outra gestão.
- Anexos
-
- ctt accionistas 1204.PNG (33.5 KiB) Visualizado 3417 vezes
- Registado: 4/3/2008 9:17
ativo Escreveu:Quando se está comprado a melhor análise não é certamente a do próprio! Por isso, é tão importante uma opinião alheia, ...
Outro erro comum é quererem adivinhar fundos para posições de longo prazo.
EAGLETRADER20 Escreveu:Ativo , eu percebo que quando estamos dentro de um titulo tentamos justificar a nossa opção de entrada e esperar a valorização do mesmo, eu também já senti o mesmo quando estou longo num titulo, no entanto neste caso as perspetivas não são assim tão otimistas .
Já pensei o mesmo e concordo absolutamente contigo. Quando se está comprado a melhor análise não é certamente a do próprio! Por isso, é tão importante uma opinião alheia, sobretudo quando é contraditória!
EAGLETRADER20 Escreveu:
1) Em termos fundamentais imediatos para os próximos 2 anos não são animadores
2) Espera-se nos próximos 2 anos com reestruturação a queda acrescida dos resultados
3) Tem muitos clientes , mas tem uma estratégia de gestão há vários anos a consumir dezenas de milhões
4) Opavel não vejo, nem o Champalimaud, nos tempos mais próximos
5) Sempre disse ficava positivo no titulo quando todos os fundos financeiros que estavam pelo dividendo saíssem e deixassem de ser forte força vendedora no titulo, conforme sucede hoje
6) A partir de Maio sem dividendos acredito vários dos fundos vão sair incrementando a força vendedora
7) Os curtos não aparecem por acaso. A estratégia da gestão é que se pôs a jeito com queda resultados a pique e distribuição dividendos insustentável. Assim que mostrem estratégia sustentável curtos fecham tudo ( Ainda não mostraram)
Um dia entrará num ciclo ascendente continuo , mas penso ainda não chegou esse momento e partirá de um valor inferior e provavelmente depois dos fundos financeiros saírem do titulo e existir menos pressão vendedora como se vê hoje .
Quando afirmei que os CTT são uma empresa opável quis dizer que os CTT não são propriamente controlados por um só acionista, o maior acionista tem apenas cerca de 12 %, o capital está muito disperso, e como tal o controle da empresa seria facilmente alcançável através de uma OPA. Se uma OPA faz sentido ou não isso já é outra questão.
Ativo , eu percebo que quando estamos dentro de um titulo tentamos justificar a nossa opção de entrada e esperar a valorização do mesmo, eu também já senti o mesmo quando estou longo num titulo, no entanto neste caso as perspetivas não são assim tão otimistas .
2) Espera-se nos próximos 2 anos com reestruturação a queda acrescida dos resultados
3) Tem muitos clientes , mas tem uma estratégia de gestão há vários anos a consumir dezenas de milhões
5) Sempre disse ficava positivo no titulo quando todos os fundos financeiros que estavam pelo dividendo saíssem e deixassem de ser forte força vendedora no titulo, conforme sucede hoje
6) A partir de Maio sem dividendos acredito vários dos fundos vão sair incrementando a força vendedora
7) Os curtos não aparecem por acaso. A estratégia da gestão é que se pôs a jeito com queda resultados a pique e distribuição dividendos insustentável. Assim que mostrem estratégia sustentável curtos fecham tudo ( Ainda não mostraram)
Claro que a análise técnica da evolução da cotação dos CTT é simplesmente deprimente. Apesar dos desafios que os CTT enfrentam, penso, no entanto, que, em termos, digamos, fundamentais, o panorama é bem mais animador.
Recentemente, já depois de me ter tornado acionista dos CTT, precisei de entrar numa loja CTT. Estava repleta de clientes. Pensei para comigo: é um negócio que tem clientes, como tal tem futuro e melhores dias virão para a cotação dos CTT.
Apesar dos maus-tratos de que tem sido vítima a cotação dos CTT acredito no futuro desta empresa:
- é uma empresa necessária ao país.
- o seu preçário, relativo ao Serviço postal Universal, foi aumentado este ano em 4,5 %.
- é uma empresa com o capital muito disperso e portanto opável.
- é uma empresa sem dívida líquida.
Estas são as principais razões que me fazem acreditar no futuro dos CTT.
Na minha opinião, os CTT têm fundamentalmente, para já, que fazer três coisas:
- procurar diversificar o negócio
- reestruturar de modo a cortar custos e
- parar de descapitalizar a empresa com a distribuição de dividendos.
A reestruturação da empresa é uma tarefa difícil porque os CTT são objeto de luta política e há por essa razão constrangimento, oriundo da área da "geringonça", à sua realização. Como é sabido, há partidos da "geringonça" que reclamam a renacionalização dos CTT, alegando incumprimento do acordado relativamente às obrigações dos CTT, quando da sua privatização.
Outra coisa que penaliza a cotação dos CTT tem sido obviamente a aposta na descida da sua cotação com a abertura de posições "curtas" no título CTT. Tem cheirado a sangue no título CTT e quando é assim os "curtos" aparecem em força. Há quem pense que é animador haver abertura de posições "curtas". Eu não penso tal.
Sem dúvida que seria preferível que não se apostasse na descida, mas apenas na subida da cotação dos CTT. Quando se aposta em força, como é o caso do título CTT, na descida de uma cotação, abrindo posições "curtas", é sempre mau sinal!!!
Recentemente, já depois de me ter tornado acionista dos CTT, precisei de entrar numa loja CTT. Estava repleta de clientes. Pensei para comigo: é um negócio que tem clientes, como tal tem futuro e melhores dias virão para a cotação dos CTT.
Apesar dos maus-tratos de que tem sido vítima a cotação dos CTT acredito no futuro desta empresa:
- é uma empresa necessária ao país.
- o seu preçário, relativo ao Serviço postal Universal, foi aumentado este ano em 4,5 %.
- é uma empresa com o capital muito disperso e portanto opável.
- é uma empresa sem dívida líquida.
Estas são as principais razões que me fazem acreditar no futuro dos CTT.
Na minha opinião, os CTT têm fundamentalmente, para já, que fazer três coisas:
- procurar diversificar o negócio
- reestruturar de modo a cortar custos e
- parar de descapitalizar a empresa com a distribuição de dividendos.
A reestruturação da empresa é uma tarefa difícil porque os CTT são objeto de luta política e há por essa razão constrangimento, oriundo da área da "geringonça", à sua realização. Como é sabido, há partidos da "geringonça" que reclamam a renacionalização dos CTT, alegando incumprimento do acordado relativamente às obrigações dos CTT, quando da sua privatização.
Outra coisa que penaliza a cotação dos CTT tem sido obviamente a aposta na descida da sua cotação com a abertura de posições "curtas" no título CTT. Tem cheirado a sangue no título CTT e quando é assim os "curtos" aparecem em força. Há quem pense que é animador haver abertura de posições "curtas". Eu não penso tal.

Este titulo hoje leva quase 3 Milhões de títulos transacionados .
Existem fortes vendas e volumes desde o inicio da manhã , sem ser do conhecimento do mercado nenhuma noticia negativa .
Em situações semelhantes sem noticias , o habitual tem sido com este volume a saída de uma forte participação qualificada .
Nos próximos dias veremos se existe comunicação, mas á semelhança da BlackRock que já baixou dos 2%, parece existir aqui forte venda de uma posição enorme .
Aguardemos a comunicação para ver se está mais alguém a sair do titulo
Existem fortes vendas e volumes desde o inicio da manhã , sem ser do conhecimento do mercado nenhuma noticia negativa .
Em situações semelhantes sem noticias , o habitual tem sido com este volume a saída de uma forte participação qualificada .
Nos próximos dias veremos se existe comunicação, mas á semelhança da BlackRock que já baixou dos 2%, parece existir aqui forte venda de uma posição enorme .
Aguardemos a comunicação para ver se está mais alguém a sair do titulo
Posições curtas 7,99%, estão a sair.
- Registado: 1/3/2018 16:46
A zona de suporte está a aguentar-se para já; se quebra a coisa pode ficar feia, mas enquanto esta zona aguentar tudo bem
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Como já disseram anteriormente, descendente em todos os prazos temporais e sem sinais de inversão.
Pode haver por esta zona um ressalto de curto prazo mas isto é só para os mais agressivos.
Em mercados bear a probabilidade é sempre maior para baixo.
Entrar curto nas resistências ou quebra de suporte e não nos suportes.
Cumprimentos e bons negócios
Pode haver por esta zona um ressalto de curto prazo mas isto é só para os mais agressivos.
Em mercados bear a probabilidade é sempre maior para baixo.
Entrar curto nas resistências ou quebra de suporte e não nos suportes.
Cumprimentos e bons negócios
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Carrancho_, CORTIÇA, darkreflection, Investbem, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, Zecadiabo e 206 visitantes