Sonae Industria - Tópico Geral
Re: Sonae Industria - Tópico Geral
Boa Tarde a todos...
Desde já assumo que os resultados da Soni nao foram "liquidamente" falando o que eu esperava !
No entanto parece-me mais uma vez que existem situações que vão para alem da minha compreensão... ( nunca fui grande matemático
?senão vejamos :
1- Lucro 2017 = 15.3m
2 - 2.5m pagos á arauco a titulo de compromisso assumido aquando da constituição da JV
... não me passava pela cabeça que não tivesse sido descontado no preço de entrada da Arauco na JV
3 - 3.8m de provisao/deposito a favor das autoridades alemas da concorrencia...
... que eu saiba em anos anteriores nas contas da soni diz-se que a empresa iria pagar um determinado valor anual ate prefazer o valor da multa por praticas anticoncorrencais... agora mais 3.8m assim do nada
4- sobre os incendios nas fabricas de oliveira do hospital e mangulade "financeiramente" falando nem uma palavra na apresentacao de resultados, aparece depois um artigo num jornal onde se podia lêr que a empresa "registou nas contas de 2017 perdas de receitas de 7.3m" relativamente ao periodo de inatividade das fabricas ( 2.5meses) estou para ver como vai ser posteriormente contabiliazado o valor recebido da companhia de seguros
e quase 9 milhoes relativos aos danos materiais e franquia... nao vos parece que sao numeros com "relevancia" para serem explicados na apresentacao de contas relativamente a 2017
5 - É certo que o volume de vendas baixou... mas para mim e nao foi novidade... o crescimento está na margem com venda de produtos de valor acrescentado e nao volume de vendas.
6- Se ao lucro de 15.3m somarem 7.9m que a Sonae industria diz que ainda tem a ver com operações descontinuadas relativamente a 2016 e questoes relacionadas com a JV Sonae ARAUCO bem como os 2.5m dá um total de 25.7m... afinal a empresa sempre "fez" os 25m ... só que da "cartola" sairam estes custos que ninguem contava... http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... iefing.pdf
olhando para o futuro...
A empresa está a investir forte na modernização e eficiencia das operações...
Sem duvida que continuo a acreditar na empresa... sinceramente só espero nao vir a ter mais surpresas com custos deste tipo... que nada tem a ver com as operaçoes correntes da empresa.
Foi com especial espirito positivo que li a nota da empresa de prespetivas futuras... dizer que espera um 2018 com forte procura para os produtos da empresa.
Dia 30 de Abril vamos ver se o call option é exercido ou nao...
e dia 09/05 temos a AG e respetiva apresentacao de resultados... do primeiro trimestre... que no meu entender nao tem de ser fortes tem de ser muito fortes ! nao sou o eterno "crente" sei tirar as devidas ilações da vida e dos investimentos... se 2018 não for o ano da SONI... nunca mais será
para quem acredita que é o meu caso há que reforçar...
Desde já assumo que os resultados da Soni nao foram "liquidamente" falando o que eu esperava !
No entanto parece-me mais uma vez que existem situações que vão para alem da minha compreensão... ( nunca fui grande matemático

1- Lucro 2017 = 15.3m
2 - 2.5m pagos á arauco a titulo de compromisso assumido aquando da constituição da JV

3 - 3.8m de provisao/deposito a favor das autoridades alemas da concorrencia...

4- sobre os incendios nas fabricas de oliveira do hospital e mangulade "financeiramente" falando nem uma palavra na apresentacao de resultados, aparece depois um artigo num jornal onde se podia lêr que a empresa "registou nas contas de 2017 perdas de receitas de 7.3m" relativamente ao periodo de inatividade das fabricas ( 2.5meses) estou para ver como vai ser posteriormente contabiliazado o valor recebido da companhia de seguros

e quase 9 milhoes relativos aos danos materiais e franquia... nao vos parece que sao numeros com "relevancia" para serem explicados na apresentacao de contas relativamente a 2017

5 - É certo que o volume de vendas baixou... mas para mim e nao foi novidade... o crescimento está na margem com venda de produtos de valor acrescentado e nao volume de vendas.
6- Se ao lucro de 15.3m somarem 7.9m que a Sonae industria diz que ainda tem a ver com operações descontinuadas relativamente a 2016 e questoes relacionadas com a JV Sonae ARAUCO bem como os 2.5m dá um total de 25.7m... afinal a empresa sempre "fez" os 25m ... só que da "cartola" sairam estes custos que ninguem contava... http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... iefing.pdf
olhando para o futuro...
A empresa está a investir forte na modernização e eficiencia das operações...
Sem duvida que continuo a acreditar na empresa... sinceramente só espero nao vir a ter mais surpresas com custos deste tipo... que nada tem a ver com as operaçoes correntes da empresa.
Foi com especial espirito positivo que li a nota da empresa de prespetivas futuras... dizer que espera um 2018 com forte procura para os produtos da empresa.
Dia 30 de Abril vamos ver se o call option é exercido ou nao...
e dia 09/05 temos a AG e respetiva apresentacao de resultados... do primeiro trimestre... que no meu entender nao tem de ser fortes tem de ser muito fortes ! nao sou o eterno "crente" sei tirar as devidas ilações da vida e dos investimentos... se 2018 não for o ano da SONI... nunca mais será

para quem acredita que é o meu caso há que reforçar...
- Registado: 19/11/2015 16:21
zeanzol Escreveu:ZéManuel Escreveu:Zeanzol,
1º - No caso de continuar a cair qual o valor a que tens intenção de te desfazeres das tuas acções da SIndustria?
2º - No caso de inverter e começar a subir qual o valor a que tens intenção de venderes das tuas acções da SIndustria?
Tenho curiosidade em saber o teu pensamento nestas duas situações hipotéticas.
Zemanuel
1 - comprei muitas acções Abaixo de 0.01€ ( valor do ac) e algumas abaixo inclusive a menos de 0.005€ logo a soni chegou a ter um Valor de mercado de cerca de 50milhoes ... por aí podes ver até onde vou quando acredito no projeto
2 - A Arauco aquando da sua entrada na JV (Sonae Arauco) com a Sonae Indústria avaliou a Sonae Arauco no seu todo em 500milhoes mas comprou os seus 50% por menos de 250m ( 137.5 milhões) a desconto tendo em conta que a sua entrada reduziu, permitiu adequar (reestruturar) a dívida da empresa à geração de cash e por fim permitiu a passagem de parte significativa da dívida para a JV (Sonae Arauco).
Nota que nas contas da soni os 50% da Sonae Arauco a 30/09 já valem 201 milhões !
O projeto na minha opinião foi “montado” para a soni ter um lucro anual de 50 milhões ... a empresa não vai crescer muito em volume de vendas ... o foco está no produto de valor acrescentado gerador de maior margem ... ainda há muito trabalho (investimento de modernização ) para fazer...
Para não me alongar muito ... com lucros na casa dos 25 a 28 milhões ( minha previsão ) não seria escândalo nenhum a soni valer atualmente 200 milhões !
Só equaciono começar a pensar vender quando a soni tiver um marketcap igual ou superior a 300 milhões ...
Caro zeanzol
Que comentários faz aos resultados da S. Industria uma vez que ficarem bem longe do que esperava.
cumps.
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Noticia com bastante informação, mas nao fala em dividendos...
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais
Alguém sabe se esta cotada irá distribuir dividendos?
- Registado: 16/4/2011 14:51
maturidade Escreveu:Boas.
Para mim os resultados foram bons no global do ano.
então sobem quase 40% e são maus, numa empresa que andou anos e anos a dar prejuízos?
ora o 4º trimestre sim foi de prejuízos mas à um factor, que foram as duas fábricas no centro do pais terem sido afectadas pelos incêndios de 15out.
Eu continuo dentro.
Vejam a Mota Engil com aquela dimensão que têm, com contractos ganhos uns atrás dos outros e apresenta uns míseros 2milhões de lucros anuais.
enfim, cada lá sabe de si.
abraços
Maturidade, a leitura que faço é que a principal razão para os prejuízos no 4T foram as quebras nas vendas na América do Norte e nos mercados nórdicos, o que não sei se terá uma relação assim tão directa com os incêndios (aliás, como um outro utilizador aqui disse, no que toca aos incêndios ainda está por esclarecer a questão do seguro). Numa perspectiva de longo prazo os resultados são positivos e de crescimento, mas o CaixaBI atirou ontem com perspectivas muito superiores, que gerou uma expectativa errada nos investidores, daí a correcção de hoje. Vamos ver como reagirá no curto prazo, mas a médio/longo prazo, e também face aos investimentos que a empresa tem vindo a realizar, acho que tem um potencial interessante
- Registado: 6/1/2015 0:14
Boas.
então sobem quase 40% e são maus, numa empresa que andou anos e anos a dar prejuízos?
ora o 4º trimestre sim foi de prejuízos mas à um factor, que foram as duas fábricas no centro do pais terem sido afectadas pelos incêndios de 15out.
Eu continuo dentro.
Vejam a Mota Engil com aquela dimensão que têm, com contractos ganhos uns atrás dos outros e apresenta uns míseros 2milhões de lucros anuais.
abraços
Eu continuo dentro.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
Realmente o 2ª Semestre foi muito fraco, como bem previa o Artista Romeno.
Comparando 2016 e 2017
-as vendas caem (4%)
-o cash cai (pouco)
-o lucro sobe de 11 para 15,3 ( e não os 21 que o caixabi apontava)
- a margem liquida sobe de 5 para 7 %
-os cap. proprios aumentam
- a divida liquida cai (pouco)
Assim, a empresa fica com um PER de 9, um PBV de 1,12. Não está propriamente cara ....
Depois de elevadas as expectativas pelo caixabi, e saindo elas frustadas, no curto-prazo deve corrigir,
mas a medio-longo prazo estou optimista nesta empresa.
Bons negócios !
Comparando 2016 e 2017
-as vendas caem (4%)
-o cash cai (pouco)
-o lucro sobe de 11 para 15,3 ( e não os 21 que o caixabi apontava)
- a margem liquida sobe de 5 para 7 %
-os cap. proprios aumentam
- a divida liquida cai (pouco)
Assim, a empresa fica com um PER de 9, um PBV de 1,12. Não está propriamente cara ....
Depois de elevadas as expectativas pelo caixabi, e saindo elas frustadas, no curto-prazo deve corrigir,
mas a medio-longo prazo estou optimista nesta empresa.
Bons negócios !
- Registado: 5/2/2008 11:02
entao o per era 5 não era, esperado na realidade, foi menos do que eu disse por provisões e passivos contingentes, disse que o Q4 era mt mais fraco e foi mesmo 

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Realmente muito abaixo do previsto pelo Caixa BI... Ainda que se constate que a empresa tem potencial e está em crescimento estou com algum receio do que sucederá à cotação amanhã...
Resultados 4T negativos em 5.6 M€. Muito mau.
- Registado: 21/10/2010 13:08
Boas.
como sabem, estou dentro e muito exposto nesta menina, porque sempre acreditei nela.
Mas desde que ela veio abaixo dos 3.00€, os meus lucros foram-se, e o coração têm andado a bater FORTE.
Mas aguentei e aguentarei, porque acredito em bons resultados.
pelo seu comportamento de hoje, temos volume e variação de 10%.
Amanhã promete, porque quem está a comprá-las hoje já sabe mais do que eu.....
abraços
como sabem, estou dentro e muito exposto nesta menina, porque sempre acreditei nela.
Mas desde que ela veio abaixo dos 3.00€, os meus lucros foram-se, e o coração têm andado a bater FORTE.

Mas aguentei e aguentarei, porque acredito em bons resultados.
pelo seu comportamento de hoje, temos volume e variação de 10%.
Amanhã promete, porque quem está a comprá-las hoje já sabe mais do que eu.....
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
Boas,
Finalmente, agora recupera mais de 8% na véspera de apresentação de resultados..
A caixa BI diz que 4T17 não deu lucro devido aos incêndios, mas que face a 2016 os resultados cresceram 90%..
Aguardo notícias sobre o estado dos processos com seguradoras para cobrir "perdas" dos incêndios, pois este sim, a ser verdade, têm importante impacto nas contas do ano. Não deveria haver já uma indemnização ou notícias ao mercado, face a tamanha relevância para a cotada??
Finalmente, agora recupera mais de 8% na véspera de apresentação de resultados..
A caixa BI diz que 4T17 não deu lucro devido aos incêndios, mas que face a 2016 os resultados cresceram 90%..
Aguardo notícias sobre o estado dos processos com seguradoras para cobrir "perdas" dos incêndios, pois este sim, a ser verdade, têm importante impacto nas contas do ano. Não deveria haver já uma indemnização ou notícias ao mercado, face a tamanha relevância para a cotada??
- Registado: 16/5/2017 23:21
A saltar antes dos resultados... 

"Por esses dados sim, mas normalmente há alguém que sabe sempre mais que do que todos os outros e esta pressão vendedora está a contrariar a previsão do CaixaBI."
Correcto, mas a pressão vendedora já vem dos 4 euros, já venderam muito... Em termos técnicos a cotação está muito sobrevendida, com o RSI a 16...
Será que a pressão vendedora estancou ?
gráfico 1 H
Bons negócios !
Correcto, mas a pressão vendedora já vem dos 4 euros, já venderam muito... Em termos técnicos a cotação está muito sobrevendida, com o RSI a 16...
Será que a pressão vendedora estancou ?
gráfico 1 H
Bons negócios !
- Anexos
-
- 1.jpg (43.59 KiB) Visualizado 9026 vezes
Velaverde Escreveu:Estas quedas têm sido realmente muito estranhas...
...Mas, a confirmar-se o lucro previsto pelo caixaBI, com a cotação actual, o titulo fica com um PER de 6 e
PBV de 1,1 (market cap de 133M, 120 M de cap. próprios).
Penso que é uma excelente oportunidade de compra.
Bons negócios !
Por esses dados sim, mas normalmente há alguém que sabe sempre mais que do que todos os outros e esta pressão vendedora está a contrariar a previsão do CaixaBI.
If I Knew What I Know
Estas quedas têm sido realmente muito estranhas...
...Mas, a confirmar-se o lucro previsto pelo caixaBI, com a cotação actual, o titulo fica com um PER de 6 e
Bons negócios !
Bons negócios !
SE a não inclusão for um dos fatores a pesar na venda continua , quem detinha grandes volumes não tinha de vender logo nos dias seguintes .
Esse é um processo de diminuição de exposição a uma cotada em que poderá ser feito gradualmente ao longo de um período prolongado , provocando uma tendência descrescente , mas não quedas súbitas acentuadas, conforme se vê em algumas cotadas nos USA com quedas 30-40% num dia .
Mas este fator é uma possibilidade , podem existir outros fatores.
Não descurar que esta cotada iniciou a subida em 1 euro e subiu até 4 euros . Multiplicou por 4 o valor da acção .
É normal que mercado faça mais valias , especialmente quem tiver comprado num valor muito baixo
Esse é um processo de diminuição de exposição a uma cotada em que poderá ser feito gradualmente ao longo de um período prolongado , provocando uma tendência descrescente , mas não quedas súbitas acentuadas, conforme se vê em algumas cotadas nos USA com quedas 30-40% num dia .
Mas este fator é uma possibilidade , podem existir outros fatores.
Não descurar que esta cotada iniciou a subida em 1 euro e subiu até 4 euros . Multiplicou por 4 o valor da acção .
É normal que mercado faça mais valias , especialmente quem tiver comprado num valor muito baixo
- Registado: 4/3/2008 9:17
EAGLETRADER20 Escreveu:negociosbolsa81 Escreveu:Já saiu ontem essa noticia e por norma quando sai assim uma noticia é normal a ação em questão mexer alguma coisa, não é o caso ... está apática
Muitos poderão ter comprado grandes volumes a contar com entrada no PSI20 que muitos davam como certa , e a contar com aumento da liquidez e visibilidade no PSI
Não ter entrado no principal índice , pode ter sido um forte revés para o titulo
Neste momento está já abaixo da MM200 nos 3 euros , o que nunca é um bom sinal para o titulo.
Não tenho nem metade da experiência/conhecimentos do que a maior parte dos utilizadores aqui do fórum, os quais desde já saúdo, assim como à moderação, e com quem tenho aprendido imenso desde que acompanho.
Mas uma coisa que me faz confusão nesta cotada (na qual estou dentro e a perder) é que a notícia da não-inclusão no PSI20 saiu penso que a 6 ou 7 de Março, e na semana a seguir a cotação ainda se aguentou nos 3.90/3.80, mesmo quando já se sabia que era a F.Ramada que entrava. As vendas massivas só começaram a partir do dia 19 (primeiro dia oficial da remodelação do PSI20). Se a razão desta queda é mesmo a exclusão do PSI20 porquê este gap temporal? Haveria esperança de uma entrada à última hora entre os dias 7 e 19?
negociosbolsa81 Escreveu:Já saiu ontem essa noticia e por norma quando sai assim uma noticia é normal a ação em questão mexer alguma coisa, não é o caso ... está apática
Pior que estar apática, está a cair ainda mais??? Algo de muito estranho se passa com esta cotada...
negociosbolsa81 Escreveu:Já saiu ontem essa noticia e por norma quando sai assim uma noticia é normal a ação em questão mexer alguma coisa, não é o caso ... está apática
Muitos poderão ter comprado grandes volumes a contar com entrada no PSI20 que muitos davam como certa , e a contar com aumento da liquidez e visibilidade no PSI
Não ter entrado no principal índice , pode ter sido um forte revés para o titulo
Neste momento está já abaixo da MM200 nos 3 euros , o que nunca é um bom sinal para o titulo.
Já saiu ontem essa noticia e por norma quando sai assim uma noticia é normal a ação em questão mexer alguma coisa, não é o caso ... está apática 

Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... 

Esta noticia é feita mesmo para ser um bom "cavalo de partida"
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/caixabi-lucro-da-sonae-industria-tera-subido-92-para-211-milhoes-em-2017-288707
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/caixabi-lucro-da-sonae-industria-tera-subido-92-para-211-milhoes-em-2017-288707
- Registado: 9/1/2010 13:13
Acham que vai aguentar-se nesta resistencia por volta dos 2.6/2.7? Se aguentar-se seria uma boa entrada, nao?
- Registado: 29/11/2007 9:18
Manuelfaf,
Nem tão mal se vendeste parte da tua posição.
Continua a cair sem fundo à vista e tens razão a Administração não diz nada deixando-a em queda livre praticamente.
Se isto continuar durante o mês de Abril (exercicio da opção) então a cair ao ritmo que está a cair actualmente dificilmente se irá recompor, nem sequer uma reacção tem nos suportes o que é sintomático, parece-me estar na zona da MM200 que costuma ser um bom suporte mas não tenho fé que esta a segure.
Boa sorte para os detentores de Soni.
Nem tão mal se vendeste parte da tua posição.
Continua a cair sem fundo à vista e tens razão a Administração não diz nada deixando-a em queda livre praticamente.
Se isto continuar durante o mês de Abril (exercicio da opção) então a cair ao ritmo que está a cair actualmente dificilmente se irá recompor, nem sequer uma reacção tem nos suportes o que é sintomático, parece-me estar na zona da MM200 que costuma ser um bom suporte mas não tenho fé que esta a segure.
Boa sorte para os detentores de Soni.
- Registado: 7/8/2014 18:53
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 275 visitantes