Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Breves comentários ao Mercado Nacional (12/05/2004)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por josema » 13/5/2004 12:18

Apenas uma palavra: MA, sei que não precisas do meu apoio para continuar, mesmo assim faço questão de o expressar. Leio todos os teus posts e análises de mercado, como já afirmei um dia destes. São claros, sintéticos e transmitem, a quem os lê sem reservas mentais, a calma que é precisa para se estar na bolsa. Como diz a Pata-Hari "para não seres criticado não digas nada, não penses nada, não faças nada". Creio que é + ou - isto. Mas é claro que isto não é atitude. Aliás, a Pata usa esta nota de roda-pé precisamente para acentuar que agir é admitir implicitamenmte a possibilidade de erro. A quem não entende isto, há sempre uma atitude a tomar: beber muito chá de cidreira. Acalma e não acusa no balão. héhéhé...

Registado: 11/2/2004 18:30

pois é..

por gonzaga » 13/5/2004 10:17

Concordo com o ultimo post
O caldeirao acaba por ser um escape de perdas e de emoçoes acumuladas num mau dia de trading, o que é uma tendencia a evitar

O que se aplica ao marco antonio, aplica-se tb ao djovarius e ao ulisses que sao 3 excelentes analistas (apesar de existirem outros muito bons aqui tb) e que é o seguinte :

As analises do tipo "se nao sobe vai descer" sao as analises mais importantes : porque o mercado, todo ele é condicionado. Isto é se acontecer A, deve acontecer B.
Acçao - reaçao.
O djovarius faz isto muitas vezes e muitas vezes é criticado pelos mesmo argumentos
As coisas sao como sao e o mercado é mesmo assim :
Se o eur atravessar a resistencia X pode continuar a subir.
Se o eur quebrar o suporte Y, e ainda quebrar o Z, entao pode continuar a descer
Nao se diz isto para se ter sempre a certeza e ganhar-se o premio do melhor do mundo, diz-se isto porque isto é mesmo assim

Acho eu...

Registado: 11/3/2004 12:48

Estatística

por Emanuel Santos » 13/5/2004 0:08

Era engraçado fazer uma estatística da percentagem de posts de contestação, ofensivos e difamatórios que surgem a seguir a um simples dia de quedas. Quem aparece por cá a descarregar a raiva já parou para pensar que pode estar simplesmente a descarregar em cima dos outros a frustação que eventualmente poderá advir dos seus maus trades? A bolsa não sobe sempre; facilmente se constata que no bearmarket, houve alguns períodos (de meses, mesmo) em que havia euforia, assim, não é de surpreender que possamos atravessar uma fase que chegue a raiar por vezes o pânico.

Os mercados financeiros são muito simples e lucrativos quando o trader identifica e segue a tendencia. Este forum é um excelente sítio para debater opiniões acerca da evolução dessas tendencias. Certamente que ofender seja quem fôr ou constantemente estar a questionar a infalibilidade da opinião seja de quem for, não torna o autor de um post, um melhor trader, o que o faz é o reconhecimento de um mau trade e a sua eliminação.
E até mesmo porque não há ninguem infalível...
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

Re: .

por MarcoAntonio » 12/5/2004 23:25

CTNI Escreveu:Marco antónio eu até gosto das suas análises e acho-as interessantes, mas a sua postura é que não aprecio muito e esta sua mensagem foi a prova disso. Falta-lhe a humildade dos bons e acho que fica mal vir-se para aqui dizer que acertou nas subidas, na lateral e nas quedas. É aqui que eu noto que apesar de bom analista ainda falta algo a outros niveis para merecer ser administrador do caldeirao. Espero que não leve a mal esta critica que espero que entenda como construtiva.

Estimado visitante ctni,

registo que aprecisa as minhas análises e registo a opinião que formou acerca da minha pessoa ou acerca da minha humildade ou falta dela.

Quanto a isso, estou de consciência tranquila. Cada coisa no seu contexto: a resposta é uma resposta a um ataque pessoal e deliberado que não tem qualquer fundamento. A minha resposta demonstra que não tem e quem quiser dar-se ao trabalho de analisar os comentarios e análises que produzi ao longo da minha participação no Caldeirão poderá atestar se o que digo é verdade ou não (e atestar se o que diz o visitante anónimo é verdade ou não).

Em relação a considerações e juízos de valor, não se vai importar certamente se eu não der mais prosseguimento à discussão.

O que eu digo digo-o na primeira pessoa, não como visitante anónimo, as minhas participações são diárias e cada uma tem o seu contexto. Esta (a ques e refere) foi no contexto de um ataque deliberado dos quais não tenho o hábito de fugir. Mas também às quais não tenho qualquer intenção de lhe dar grande continuidade pelo que no que refere a este aspecto para o qual o tópico derivou, fico-me por aqui. E volto a falar de mercados que é o que realmente me interessa neste espaço...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

.

por CTNI » 12/5/2004 22:33

Marco antónio eu até gosto das suas análises e acho-as interessantes, mas a sua postura é que não aprecio muito e esta sua mensagem foi a prova disso. Falta-lhe a humildade dos bons e acho que fica mal vir-se para aqui dizer que acertou nas subidas, na lateral e nas quedas. É aqui que eu noto que apesar de bom analista ainda falta algo a outros niveis para merecer ser administrador do caldeirao. Espero que não leve a mal esta critica que espero que entenda como construtiva.
CTNI

por MarcoAntonio » 12/5/2004 22:10

E agora, se me permitem, vou sair por um bocado que a vida não é só Bolsa e como esta não me dá a volta à cabeça, vou gozar um bocadinho o resto da noite.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 22:09

Estimado visitante, isso não tem qq fundamento. Basta ler este mesmo tópico desde o início que demonstra categoricamente que isso é falso.

O que talvez incomode alguns participantes (e visitantes) talvez seja o facto de:

:arrow: Quando o mercado subia eu apontava targets (nalguns casos que até diziam que eram demasiadamente optimistas) e quase todos eles foram atingidos, estava claramente optimista num período em que o mercado subia bem;

:arrow: O mercado entrou em lateralização e eu identifiquei-o bastante cedo e disse ao longo de várias semanas (desde o início fui criticado por alguns que diziam que não havia lateralização nenhuma e que continuaram bastante optimistas);

:arrow: Nas últimas sessões e penso que há mais de uma semana que digo que não vejo um único título apetecível, já o digo há algum tempo e as quedas têm-se sucedido; tenho ainda alertado (já há várias semanas) para falsos arranques sucessivamente falhados e para a necessidade de ignorar esses falsos arranques que não têm sido consequentes;

Acredito que isso incomode alguns participantes/visitantes...

Como é óbvio, não tomo a mal (até porque considero um elogio estes «ataques», se me permitem alguma imodéstia).
Imagem

Administrador Fórum

Ele nem diz que sim nem antes pelo contrario

por Visitante » 12/5/2004 22:03

se nao subir pode descer e vice versa. como diz assim sai sempre a casa, joga sempre 1X2
Visitante

por Visitante » 12/5/2004 22:02

não concordo nada com o bert

as opinioes do marco sao bastante claras e é do melhor que se encontra no caldeira. continua «nessa linha» como dizes que vais muito bem
Visitante

por MarcoAntonio » 12/5/2004 21:44

bertoluci Escreveu:Com o Devido respeito...
Tenho algumas duvidas quanto à posição que o Marco António tem sobre os mercados... e não percebo exactamente a mensagem que quer passar para o caldeirão... tenho a sensação que o M.A. usa constantemente duplos argumentos de forma a reduzir a possibilidade de erro, quero com isto dizer que desta forma o M.A. está sempre defendido quer suba ou quer desça...

Bertoluci, e com o devido respeito não estou a ver o que é que não está a perceber na minha mensagem. A minha opinião é bastante clara: de uma tendência lateral estamos a passar para uma tendência descendente e eu aproveitaría para fechar/reduzir posições longas num eventual ressalto ou consolidação.

A mensagem parece-me bastante clara e já nem é de hoje...

Quanto a errar ou acertar, não faz parte das minhas preocupações. Ainda menos faz a de ser adivinho.

A minha preocupação é estar com o mercado o melhor possível. Ele é que manda...

Quanto aos duplos argumentos, há muito que aprendi que em termos de trading é necessário estar preparado para mais do que um cenário (por vezes até devo apresentar mais do que dois argumentos pois dois não são suficientes).

bertoluci Escreveu:Devo acrescentar que qualquer um de nós se pode enganar e tomar perdas, somos humanos e não somos infalíveis.... mas gostava de ler nos seus post mais substância objectiva a exemplo de outros ilustres membros, caso do Jas e etc...

Eu julgava e continuo a julgar que os meus posts têm bastante substancia. E como é óbvio vou continuar na mesma linha. Não tenho qualquer intenção de fazer uma colagem a quem quer que seja. Tenho a minha forma de estar no mercado, dou as minhas opiniões nos diversos planos temporais, apresento estratégias possíveis e digo muitas vezes o que faría (sem pretender dar conselhos de investimento explícitos o que considero extremamente negativo).

bertoluci Escreveu:Não me leve a mal, é só a minha opinião...

Não levo. Obviamente que não. Mas se lê os meus posts e não percebe qual é a minha opinião então também não me vai levar a mal se eu disser que não estará a ler correctamente os meus posts. Pois as minhas opiniões são bastante claras e quando não são eu digo. Sim, porque dizer que não se tem uma opinião face ao mercado em determinado momento é ter uma opinião. E uma opinião importante...

Mas nem é o caso dos presentes comentários.
Imagem

Administrador Fórum

por bertoluci » 12/5/2004 21:33

Com o Devido respeito...
Tenho algumas duvidas quanto à posição que o Marco António tem sobre os mercados... e não percebo exactamente a mensagem que quer passar para o caldeirão... tenho a sensação que o M.A. usa constantemente duplos argumentos de forma a reduzir a possibilidade de erro, quero com isto dizer que desta forma o M.A. está sempre defendido quer suba ou quer desça...

Devo acrescentar que qualquer um de nós se pode enganar e tomar perdas, somos humanos e não somos infalíveis.... mas gostava de ler nos seus post mais substância objectiva a exemplo de outros ilustres membros, caso do Jas e etc...

Não me leve a mal, é só a minha opinião...

Abraço e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

por MarcoAntonio » 12/5/2004 16:47

Ainda uma palavrinha para o BCP e para o BPI que acabaram por se segurar mais uma vez nos respectivos suportes (no caso do BPI apesar da segunda incursão intradiária abaixo dele).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 16:28

Entretanto a PTC, que estava na altura em que escrevi o comentário pelos 8.65 já testou o primeiro target que tenho vindo a apontar: os 8.50€.

Fez há pouco 8.51€...

A PTM que estava igualmente na altura pelos 17.60 descambou totalmente e veio visitar o primeiro suporte na zona dos 17.35€, tornando mais evidente que aquela reacção de ontem e da manhã da sessão de hoje foi um mero ressalto.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 15:25

SNC
Anexos
snc-20040512a.png
snc-20040512a.png (16.76 KiB) Visualizado 1354 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 15:20

SON
Anexos
son-20040512a.png
son-20040512a.png (16.23 KiB) Visualizado 1359 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 15:13

PTM
Anexos
ptm-20040512a.png
ptm-20040512a.png (17.74 KiB) Visualizado 1382 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 14:56

PTC
Anexos
ptc-20040512a.png
ptc-20040512a.png (18.29 KiB) Visualizado 1406 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 14:49

JMT
Anexos
jmt-20040512a.png
jmt-20040512a.png (16.95 KiB) Visualizado 1422 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 14:46

IPR
Anexos
ipr-20040512a.png
ipr-20040512a.png (17.93 KiB) Visualizado 1439 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 14:35

EDP
Anexos
edp-20040512a.png
edp-20040512a.png (19.09 KiB) Visualizado 1466 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 14:31

BRI
Anexos
bri-20040512a.png
bri-20040512a.png (19.8 KiB) Visualizado 1469 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 14:23

BPI
Anexos
bpi-20040512a.png
bpi-20040512a.png (20.76 KiB) Visualizado 1494 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/5/2004 14:16

BCP
Anexos
bcp-20040512a.png
bcp-20040512a.png (16.25 KiB) Visualizado 1512 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Breves comentários ao Mercado Nacional (12/05/2004)

por MarcoAntonio » 12/5/2004 13:38

Após uma fase de adormecimento e de uma série de tentativas falhadas de arranque eis que o mercado se começa a definir no curto-prazo. Para baixo...

Conforme tenho defendido de há algumas sessões para cá, em particular com algum destaque na passada segunda-feira no forum, considero que nenhum dos papéis que acompanho se encontra actualmente minimamente apetecível. Haverá apenas os que estão «menos mal».

The Tide is Turning...

Em termos de curto/médio-prazo a tendência é ela cada vez mais descendente após uma fase em que o mercado esteve bastante indefinido e na generalidade dos casos, lateral. Este é um desfecho desagradável para a maioría dos investidores que investem sistematicamente do lado longo. Nem tão pouco considero que as quedas a que assistimos até ao momento sejam exageradas: apenas, o mercado já não estava habituado a este comportamento que acaba por colher alguns, ou muitos, de surpresa.

A tentação de entrar longo a estes níveis é enorme mas, como defendi nesse comentário a que já fiz aqui referência, começa a fazer mais sentido, na minha opinião, aproveitar um ressalto ou uma fase de consolidação para sair do mercado ou mesmo começar a apostar em posições curtas em detrimento de aproveitar estas quedas para alongar... indo contra o mercado.

BCP: Depois de uma fase semi-desastrosa, em particular na sequência do fait-divers Eng. Jardim Gonçalves - OPA, o BCP acaba por se segurar no que era até aqui apenas uma pequena referência, suporte de muito curto-prazo nos 1.91€.
Esta referência tem vindo a fortalecer-se e a ganhar relevância técnica ao longo das últimas sessões porquanto tem suportado bem a cotação.
No entanto, caso seja quebrado em baixa, deixará o BCP numa situação técnica muito debilitada. Nesse caso o target com maior potencial no muito curto-prazo passaría imediatamente para os 1.82-1.85€...

BPI: O BPI teve um comportamento desastroso assim que entrou em ex-dividendos. Como refiro frequentemente, o desconto do dividendo em si não tem significado. Mas esta correcção técnica e praticamente inevitável (salvo quando o dividend yield não tem expressão) acaba muitas vezes por servir de catalizador, ora para arrancadas criando a ilusão do que o activo está «mais barato» e atraindo os compradores, ora para quedas significativas ao criar a ilusão de que o papel quebrou em baixa níveis de suporte de relevo.
Ora, o próximo suporte de relevo eram naquela altura no BPI os 3.10/3.11€, os quais foram praticamente testados na primeira sessão de ex-dividendos. O comportamento dos mercados em geral fizeram o resto e assim que o BPI quebrou o suporte entrou em queda desamparada viajando rapidamente para o suporte seguinte e que aqui já tinha apontado como eventual target para a eventualidade de uma quebra em baixa dos 3.10/3.11€... os 2.95€.
A partir daqui considero que o nível de incerteza relativamente ao comportamento imediato do BPI é elevado. Não o considero atraente apesar da enorme correcção e para já não está a demonstrar grande força para reagir ao suporte. Aguarde-se por melhores dias...

BRI: No grupo dos melhores, senão mesmo o melhor comportamento técnico entre os papéis que acompanho, a Brisa tem estado a segurar-se bastante bem. Corrige ligeiramente após ter realizado uma vela de elevada probabilidade de inversão de swing conforme tinha apontado em comentários anteriores.
Para ficar realmente interessante, em termos de médio e longo-prazo, a Brisa terá de quebrar em alta definitivamente a importantíssima barreira psicológica dos 6 euros.

EDP: De momento entre as menos mal e com um comportamento de muito curto-prazo praticamente lateral, a EDP faz juz ao seu título de papel caracteristicamente defensivo. Ainda assim está pouco apetecível no imediato começando a ter um aspecto técnico minimamente interessante caso quebre em alta os 2.34€, o nível de resistência mais imediato.
O padrão de consolidação a tender para o triângulo lateral e idêntico ao que tivemos na mesma EDP em meados de 2003 é ainda, como tenho vindo a referir, um cenário a ter em linha de conta.

IPR: Nas últimas sessões os 4 euros têm suportado a Impresa que não está mesmo assim particularmente interessante. Chamaría atenção apenas para a situação bastante precária em que ficaría caso venha a quebrar em baixa este pequeno suporte, não muito relevante tecnicamente mas de importante carga psicológica.

JMT: Após ter hibernado mais de um mês junto aos 9 euros, eis que a Jerónimo Martins aproveita um mau momento dos mercados para testar o seu nível imediato de resistência mais importante - a zona dos 9.30€...
Tem havido alguma especulação em torno do papel o que terá alimentado este ataque à resistência. Para já a resistência está a levar a melhor mas caso a JMT venha a conseguir superar esta barreira poderá ter um comportamento interessante dado que do ponto de vista técnico existe um interessante pontencial de subida acima dos 9.30€...

PTC: A Portugal Telecom ficou numa situação claramente debilitada assim que quebrou em baixa o já seu longo range lateral dos 8.85-9.45€. Destaca-se o facto de ter caído com um volume relativamente significativo, pormenor que tinha já destacado no início das quedas. Este aspecto toma ainda alguma relevância mais dado que, em virtude do plano de compra de acções próprias, o free-float deste papel estar a diminuir.
Nas duas últimas sessões entrou em consolidação na casa dos 8.60€ mas não demonstra para já capacidade ou força para reagir. Mesmo ontem quando os mercados tiveram um comportamento favorável a essa recuperação.
Referência ainda para os níveis dos 8.30 e 8.50€, níveis de suporte com relativamente alta probabilidade de virem a ser testados no muito curto-prazo.

PTM: A PT Multimédia parece-me estar a desenvolver um movimento típico de ressalto, recuperando ligeiramente das acentuadas quedas recentes. O volume na sessão de ontem foi relativamente elevado mas a recuperação acabou por ser, em termos relativos, bastante pequena. Hoje o volume está a ser particularmente fraco. Chamo ainda a atenção para um pequeno nível de suporte horizontal pelos 17.35€...

SON: Falhado que foi o teste ao «euro», a Sonae SGPS retornou ao seu range lateral, o que nas actuais circunstâncias de mercado é até um comportamento relativamente positivo. Acima da fasquia psicológica do «euro» começaría a ficar tecnicamente interessante. Mas para já...

SNC: Aqui são os 3 euros que têm vindo a desempenhar o papel de suporte. Merecerá muita atenção a Sonae.com caso venha a quebrar em baixa esta referência. Por enquanto lateraliza, tal como a casa-mãe.

Síntese: Não existe portanto um único papel que apresente um tendência claramente ascendente ou um padrão técnico bastante favorável. O mercado já não estaría habituado a estes movimentos marcadamente descendentes pelo que os investidores tenderão a considerá-los mais expressivos do que realmente são. A tendência de curto-prazo, essa, é cada vez menos lateral e mais descendente pelo que a possibilidade de a prazo virmos a assistir a mais quedas parece-me elevada. Ainda que no entretanto os papéis realizem um natural ressalto...
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado: