Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alguém acredita?????

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por josema » 9/5/2004 18:01

Já tinha percebido, TRSM, por isso, fiz a ressalva. Sei da sua disponibilidade e preocupação em dar resposta às dúvidas com sentido.

Um abração de um lagarto a um dragão... Lá que gostava que os meus leõezinhos rugissem de vez em quando, gostava, mas quê, estão a virar gatos... Viva o dragão que, além de ser português é do norte...

Só para ter existido valeu a pena existir. A maior recompensa da vida é ela própria.

Registado: 11/2/2004 18:30

por TRSM » 9/5/2004 11:04

Bom dia

Reconheço que colocar um gráfico sem qq comentário poderá ser em certa medida decepcionante para quem tenha poucos conhecimentos de A.T., mas é impossivel da minha parte fazê-lo, já que só me dedico á analise de gráficos nos meus tempos disponiveis,os quais são muito poucos.

O tipo de analise que faço para possiveis entradas longas ou curtas,(para position trading ou daytrade) tanto em acções nacionais como nos 2 indices que acompanho(Dax e SP500) é baseada na interpretação de 3 times frames.

1ª analise semanal(quanto a mim a mais importante)

2ª analise diária

3ª análise diária mas com objectivos intraday

Porque razão considero os gráficos semanais os mais importantes?

São os que considero mais fiáveis em indicações de swings, e onde na minha prespectiva os valores de suportes e resistências têm mais credibilidade, assim como possiveis figuras tecnicas, não esquecendo as LTA ou LTD, concluindo, são os que na minha prespectiva têm menos "ruído".

Pelo que disse anteriormente, começei a disponibilizar no fórum os gráficos semanais, que para os menos familiarizados com a A.T. poderão ser mais fáceis de interpretar.

Como já se devem ter apercebido o mesmo gráfico por vezes tem várias interpretações, dependendo da pessoa que o interpreta, embora o objectivo final seja precisamente o mesmo, a detecção de possiveis movimentos de alta ou de baixa, mas todos os que já fazem analise á alguns anos têm sempre pequenos segredos :wink: que nem sempre são perceptiveis nos gráficos que apresentamos.

Pela parte que me diz respeito, sempre que me solicitem um comentário de um gráfico meu, podem ter a certeza que o farei com todo o gosto, caso tenha disponibilidade, mas por favor não venham com aquelas perguntas, como:

Será que vai ao valor x ou Y?, desce agora??? vai subir???? saiu a seguinte noticia, que acha que vai acontecer?

Espero que tenhas compreendido( vizinho) :wink: :abração

Aos mais distraidos aproveito para informar que logo á Festa no Dragão :lol: :lol:

Registado: 5/11/2002 11:30

Para a Para Hari

por josema » 9/5/2004 1:35

É já um pouco tarde mas não quero deixar-te uma palavrinha. No que toca aos administradores, é visível a preocupação em ir ao encontro das necessidades de info por parte dos leitores. às vezes o meu vizinho (TRSM) posta apenas os gráficos, mas nem lhe levo a mal: é que ele põe tantos e de tantos títulos que não seria fácil escrescentar as notas explicativas. Registo que quando alguém pede uma explicação específica ela surge sempre e de muitos sítios, como já aconteceu comigo.
Portanto, penso que vocês (administração) estão a fazer um bom trabalho. Eu, como participante, tento ajudar na medida do que sei, mesmo quando formulo qualquer crítica.
Um bom domingo para ti e os meus agradecimentos.

Só para ter existido valeu a pena existir. A maior recompensa da vida é ela própria.

por Pata-Hari » 8/5/2004 19:32

Josema, disseste uma coisa que pessoalmente acho fundamental e provavelmente dos "detalhes" mais importantes e relevantes nestas leituras de análises, gráficos e de targets. Quando dizes:

"2º Sabendo que muita gente vem ao Caldeirão em busca de orientação, surpreende-me que sejam lançados targets, embora acompanhados de gráficos, sem qualquer indicação temporal. Ora, se as pessoas não sabem ler os gráficos, a confusão é mais que muita."

Acho que tocaste num aspecto quase fundamental. A leitura e interpretação dos gráficos que cada um dis participantes vai deixando precisa de ser feita de acordo com o horizonte temporal do autor. Confesso que é um dos aspectos que me preocupa e no qual tenho tentado ser clara quando deixo uma imagem no fórum. O meu horizonte temporal é relativamente curto e normalmente tento indentificar swings, o que necessáriamente obriga a que o meu horizonte temporal seja de algumas semanas e por vezes dias apenas. É impossivel olhar para um dos meus comentários ou gráficos (ou a maior parte deles) e tentar extrapolar, aplicar ou usar as minhas interpretações quando se tem horizonte temporal mais alongado. Naturalmente que cada um de nós pode extrair informação, mas a info que eu adiciono de forma directa, refere-se a um horizonte temporal curto.

Penso que aprender a ler/entender o horizonte temporal de cada um dos participantes é fundamental para que se possa extrair info utilizável por cada um de nós...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: eu lembro-me...

por Outro_Visitante » 8/5/2004 19:18

Mec* Escreveu:Aqui há uns tempos atras de ler uma noticia que todos esses analistas (ou pseudo-analistas) passariam a ser avaliados pelas suas proprias analises / price targets)

Pois leu e leu muito bem... por cá, não sei (nem me interessa!... para esse peditório já dei!) como vai ser; agora que a partir de Junho as brincadeiras dos price-targets vão piar muito mais fino nos States, isso seguramente que vão!
É por isso que algumas das maiores casas de investimento despediram literalmente alguns artistas dos price-targets das tecnológicas... isto tudo porque a partir de Junho vão haver ratings aos price-targets, e a coisa vai dar multas da SEC (a CMVM deles, mas que parece funcionar a sério!) bem pesadas!

Bom fim de semana
Outro_Visitante

Ainda os price targts

por josema » 8/5/2004 11:29

Caro Marco António
Leio todos os seus comentários aos mercados e com toda a atenção. Aliás, apraz-me registar a clareza e o rigor que os informa. Com a preocupação de me não "esticar" muito, nem sempre deixo claro o que quero dizer. Vou tentar ser claro agora.
1º Nada sei de AT mas não a desdenho. É por seguir atentamente o que alguns de vós vão apontando que ainda me não espalhei. A EDP e o BCP são contas do passado. Se vos contasse aqui a "istória" destas duas, creio que até as pedrinhas da calçada chorariam!
2º Sabendo que muita gente vem ao Caldeirão em busca de orientação, surpreende-me que sejam lançados targets, embora acompanhados de gráficos, sem qualquer indicação temporal. Ora, se as pessoas não sabem ler os gráficos, a confusão é mais que muita. O que tenho tentado fazer com os meus posts é "picar" o pessoal técnico por forma a que não cometam aqui os erros que criticam - e bem -, dos "profissionais".
3º Creio que todos têm consciência do lixo que anda na net sobre bolsa. Quanto maior rigor houver neste fórum, maior é o seu prestígio.
4º Agradecia informação bibliográfica sobre AT. Agora que começo a dispor de tempo para me dedicar a isto e começo a apanhar o vício, quero, ao menos, saber ler os gráficos. Já adquiri o Metastock, mas de pouco me serve pelas razões atrás apontadas.

JAOR - Os galos já estão na arca frigorífica à espera. E quanto ao tintol, a colheita 2003 é de beber até atingir o grau do Maniche. (Desculpa lá Maniche: o teu erro não foi beber, foi meteres-te à estrada).

Jas - Porque só hoje fui ao meu correio, só hoje percebi o porquê de off-topics em hora "de serviço". Confesso que fui um pouco "tota" como o meu filho (12 anos) me chama às vezes, mas que queres... é a vida...

Em jeito de conclusão: reparo, até pela sintaxe e ortografia utilizadas, que muita gente que escreve no fórum não possui grande instrução. Ao dizer isto, quero reforçar o que atrás disse: aqueles que sabem analisar os mercados, por favor, procurem ser claros. Nunca me atrevi a emendar um erro de português, por uma questão de respeito, mas compreendo que as pessoas fiquem como o tolo no meio da ponte. Com o mercado como está, dizer que um título vai, por exemplo, aos 2,75 ou ao 1,92, sem mais explicações (não leves a mal JAOR, isto é apenas um exemplo), temos que concordar a "baralhadela" que daqui resulta. Esperando ter sido claro e, com isso, ser um pouco mais do Caldeirão,
BFS para todos e um abraço especial para Marco António, JAOR e JAS.

Re: price targets

por JAOR » 8/5/2004 1:39

josema Escreveu:Diz o MAc que tem reparado que aqui no Caldeirão há a preocupação de fundamentar os targets. Ainda na 4ª feira li aqui uma afirmação, salvo erro do JAOR, relativa à EDP, mais ou menos nestes termos: Sem mais, para mim, o próximo target é o 2,75. Eu, que tenho 3 vagões de EDP, sorri, pois há muito que SEI que as vou deixar como herança para os meus netos. Nesse mesmo dia critiquei aqui aqueles que afirmam e não fundamentam. Recordo que um dos administradores me respondeu que desde que se justifique o que se afirma, é aceite sem mais.
.......

Caro josema ,com que então , 3 vagões de EDP :P e eu ,com " algumas paletes delas " a pensar que seriam muitas :mrgreen:

Agora ,um pouco a sério,o que eu disse foi Aqui não vou com rodeios ,target 2.75 € e foi fundamentado ,é só ver aqui:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=26402

Agora repare,isso é o meutarget,posso me enganar,aliás ,atirei um outro para uma queda 1.92 +/- ,tudo esta lá,pode é nem ir a um ,nem a outro ,mas isso é outra coisa ,como este tópico começa com um target para o BPI de 3,70 por parte do Millennium e feito por analistas profissionais ,pelo menos pagos para isso ,será uma verdade ???

Diz que pois há muito que SEI que as vou deixar como herança para os meus netos neste aspecto ,desculpe ,mas estou mais optimista eu penso deixar para a minha filha :mrgreen:

Já agora , como andam os galos?? ,gordinhos :roll:

Aquele abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por MarcoAntonio » 7/5/2004 23:58

Josema, li com atenção o seu texto e devo dizer o seguinte: respeito a sua opinião relativamente ao mundo, aos políticos e até aos mercados.

Os mercados reflectem a irracionalidade e a incompetência dos políticos?

Será. E assim sendo, a AT também o vai reflectir...

O que lhe quero transmitir é que a opinião que exprimiu relativamente ao mundo, aos políticos e aos mercados em nada interfere com a validade da AT. Nada...

Repare nesta passagem:

josema Escreveu:E se nos detivermos a meditar alguns minutos no estado do mundo em que vivemos,na incompetência e irresponsabilidade dos mais destacados políticos que mandam no nosso planeta, então percebemos o porquê da incerteza que marca os mercados.

Não sei se tem acompanhado as minhas intervenções mas, depois de longos meses optimista, nos últimos dois/três meses tenho defendido que o mercado tem estado bastante indefinido (indefinição = incerteza).

E chego a essa conclusão precisamente através da AT como julgo que terá consciência...

Como vê, não é o estado das coisas que retira interesse à AT pois a AT é uma forma de se aferir... o estado das coisas. Optimismo, indefinição ou pessimismo, seja ele qual for!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

price targets

por josema » 7/5/2004 22:33

Diz o MAc que tem reparado que aqui no Caldeirão há a preocupação de fundamentar os targets. Ainda na 4ª feira li aqui uma afirmação, salvo erro do JAOR, relativa à EDP, mais ou menos nestes termos: Sem mais, para mim, o próximo target é o 2,75. Eu, que tenho 3 vagões de EDP, sorri, pois há muito que SEI que as vou deixar como herança para os meus netos. Nesse mesmo dia critiquei aqui aqueles que afirmam e não fundamentam. Recordo que um dos administradores me respondeu que desde que se justifique o que se afirma, é aceite sem mais.
Confesso sem qualquer limitação que nada entendo de AT. Mas sei um pouco de Psicologia de massas. Recordo que o Prémio Nobel da Economia de 2002 foi entregue a dois psicólogos que estudaram os efeitos políticos na psicologia de massas e a repercussão que tudo isto tem nos mercados e na atitude das pessoas relativamente ao consumo, quer interno, quer externo, etc.
Se repararmos com um pouco de atenção, o nosso mercado é um ramo insignificante, talvez uma simples folha, da grande árvore cujas raízes estão em NY, Londres, Frankfurt, Paris, Tóquio, etc. E se nos detivermos a meditar alguns minutos no estado do mundo em que vivemos,na incompetência e irresponsabilidade dos mais destacados políticos que mandam no nosso planeta, então percebemos o porquê da incerteza que marca os mercados. Pensar que política e mercados são campos, senão estanques, pelo menos de natureza diferente, é o mesmo que acreditar que os anjos têm sexo. Passei a vida inteira a repetir isto a milhares de jovens: sabendo-se que a democracia não é um regime perfeito, mas apenas e só o menos mau, é preciso tomar consciência de que sem a participação de todos, cada dia ele se torna menos democrático. A democracia não é um conceito, é uma forma de estar na vida. Esta é a única razão que me leva a intervir neste fórum. Cada povo tem os políticos que merece. Enquanto a UE for a manta de retalhos que é e os EE.UU. forem governados pçor quem são, não se cansem a fazer AT porque não há mercado que resista a tanta irracionalidade.
Bom fim de semana a todos e desculpem o meu "esticanço".

por Visitante » 7/5/2004 21:46

Talvez o bcp tenha uma pequenita percentagem de prticipação no BPI, quem sabe?....

Tolinho
Visitante

eu lembro-me...

por Mec* » 7/5/2004 19:03

Aqui há uns tempos atras de ler uma noticia que todos esses analistas (ou pseudo-analistas) passariam a ser avaliados pelas suas proprias analises / price targets)

Isto seria tão simples de resolver como confrontar (neste caso a titulo de exemplo) daqui a um ano a cotaçao do BPI com o price target agora lançado. De tais confrontações sairia por parte de um organismo oficial (cmvm, claro) uma especie de um ranking com as % de acertos que cada instituição tem face aos pricetargets lançados.

Tenho a certeza (porque lido com diversos investidores diariamente) que esses pricetargets influenciam as decisoes da maior parte dos investidores, que depois se sentem enganados.

A meu ver, a tarefa de lançar pricetargets / researchs por parte das instituições tem que ter uma regulaçao rigida e inflexivel, o que não me parece que esteja a acontecer neste momento.

Indo mais longe, além das instituições, também aqueles que possam eventualmente ter alguma influencia em termos de aconselhamento de investimento (operadores, jornalistas ou até mesmo analistas independentes) têm que de uma vez por todas tomar consciencia que, mal ou bem, conseguem nfluenciar outros, e como tal, t~em sempre que ter a responsabilidade de fundamentar razoavelmente qualquer opinião dada.

Aqui no caldeirao, já vi que existe essa preocupação na fundamentação, o que eleva, claro, o nivel do mesmo.
Mec*

Re: Alguém acredita?????

por JAS » 7/5/2004 18:36

bmmteixeira Escreveu:Já viram os price targets para as acções feitas pelos analistas do millenniumbcp? Alguém acredita sinceramente k o bpi atinja os 3,70 este ano?

Se houver mais uma das habituais OPA's é possível...
Sobretudo se for a sério.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Jonas » 7/5/2004 18:31

onde se lê:
Com a força que as compras hãode vir,é muito possivel que suba tão rapidamente como subiu e inclusive com um efeito exponencial!!!!!

Deve ler-se:
Com a força que as compras hãode vir,é muito possivel que suba tão rapidamente como desceu e inclusive com um efeito exponencial!!!!!

Registado: 3/1/2004 16:16

Re: Alguém acredita?????

por MarcoAntonio » 7/5/2004 18:27

bmmteixeira Escreveu:Já viram os price targets para as acções feitas pelos analistas do millenniumbcp? Alguém acredita sinceramente k o bpi atinja os 3,70 este ano?

É o problema dos Price Targets das casas de investimento...

A maior parte do tempo não são minimamente realistas e hora são demasiado optimistas ora são demasiado conservadores.

Neste momento e como está o mercado a comportar-se, é muito arriscado (é a minha opinião) apontar um price target como esse. Já se a força que tivemos em 2003 voltar ao mercado, esse target parecer-me-á perfeitamente atingível...

Tudo depende do mercado. No momento actual os índices (e a esmagadora maioría dos títulos) estão a lateralizar e a corrigir ligeiramente. Este movimento já dura há dois ou três meses e os mercados têm demonstrado uma enorme falta de força para retomarem uma tendência definida. Sem esse regresso da força é «praticamente impossível» um papel isolado fazer esse movimento a menos que surja algo muito específico nesse papel (especulação, etc). Mas caso a força regresse a tendência ascedente se redifina, passaría a ser um target perfeitamente natural.

Ou seja, tudo dependerá do mercado. De momento diría que é possível mas sou incapaz de dizer que é provável pois não só não sei quanto tempo vai demorar esta «pasmaceira» (que é o termo mais adequado para descrever o momento actual dos mercados) como ainda não sei com toda a certeza se vai ser quebrada em alta (embora essa hipótese seja mais provável até prova em contrário).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

temso pelo menos que respeitar....

por Scubawarrior » 7/5/2004 18:20

....embora possam ser mt diferntes do que acho.

Mas é melhor nao abrir mt a boca senão caiem-me em cima porque sou muito péssimista. E qt a mercados sou mesmo como é sabido.

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Jonas » 7/5/2004 17:59

3.70 não digo,mas pelo menos retomar um valor entre os 3.2 e os 3.29( a médio prazo)é possivel.
Com a força que as compras hãode vir,é muito possivel que suba tão rapidamente como subiu e inclusive com um efeito exponencial!!!!!

Registado: 3/1/2004 16:16

Alguém acredita?????

por bmmteixeira » 7/5/2004 17:50

Já viram os price targets para as acções feitas pelos analistas do millenniumbcp? Alguém acredita sinceramente k o bpi atinja os 3,70 este ano?

Registado: 6/5/2004 20:19

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], TheKuby e 28 visitantes