Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brasil, China e analise fundamental

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 11/5/2004 11:21

Já agora, aproveito para responder a este tópico do qual não tinha dado conta pois nos últimos dias tenho andado mais ocupado o que não me permitiu acompanhar o forum como habitualmente.

Relativamente à Análise Fundamental, existe «bastante» Análise Fundamental neste Forum. Na realidade, existe mais AF do que é habitual neste tipo de Forum (não confundir AF com Análise Especulativa de notícias e resultados, pois essa há em todos os foruns). Há aqui alguns elementos que dão grande atenção à AF e esses acabam por valer por muitos...

Porque note-se, e isto é muito importante na minha óptica, é inevitável uma «maioría de Análises Técnicas», dado que para a AF 90% do que se passa no mercado é ruído. Não existe «matéria» para ser discutida em termos de AF na mesma proporção que existe em termos de AT...

Na minha opinião o curto e curtíssimo-prazo passam praticamente ao lado da AF (salvo raras excepções pontuais), a qual só começa a ganhar significado a partir do médio-prazo em diante, preferencialmente no longo-prazo.

Assim, parece-me impossível produzir-se o mesmo número de Análises Fundamentais que se produzem de Análises Técnicas sem se desvirtuar a AF ou sem se «inventar»...

É que na AT pode-se discutir o que aconteceu hoje, o que aconteceu na última semana, no último mês, etc. Pode-se colocar uma análise prospectiva para a próxima sessão, para a próxima semana e para o próximo mês. Salvo raras excepções, estes prazos não têm grande significado para a AF.

Como grande parte dos investidores estão interessados em explorar movimentos de curto-prazo, a AF acaba por não ser muito atractiva para eles (já nem falo da dificuldade acréscida e do maior grau de exigência porque não vejo aí o primeiro impeditivo, a verdade é que a AF não dá a resposta que a grande maioría dos investidores quer, uma resposta de curto-prazo).

Relativamente ao estado das coisas, o que se passa por esse mundo fora, o que vai já para além da AF propriamente dita... Bem, por vezes fala-se tanto que às páginas tantas já não estamos a falar de Mercados.

Note-se, não tenho absolutamente nada contra a AF (à qual reconheço mérito e valor, muito embora não a utilize) nem contra que se fale mais de AF aqui no Forum. Pelo contrário, considero que a AF enriquece muito o espaço. O que digo é que há um equilíbrio (ou melhor dizendo, desiquilibrio) natural dada a natureza de cada um dos típos de Análise.

E tentando sintetizar: os gráficos como que mudam todos os dias, mas a demonstração de resultados é quase sempre a mesma em todas as sessões. Não há «muito» a dizer por cada sessão que passa no domínimo AF...

Assim sendo, é inevitável que se vejam mais gráficos do que AF's. Aliás, uma comparação que poderíamos fazer era comparar a frequência de AF's com a frequência de AT's de médio/longo-prazo. Estas últimas também são relativamente raras. A esmagadora maioría dos comentários refere-se ao curto e muito curto-prazo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por semprefrio » 7/5/2004 15:47

Olá DePeluche. :)

Na minha opinião, a AF apenas é desenvolvida por menos traders porque, na sua grande maioria, os traders procuram "aproveitar" os "movimentos dos preços" nos mercado e não o "valor fundamental" dos activos. Estou convencido que são, principalmente, os "peixes de profundidade" que investem apenas com base nos fundamentais, os tais que olham para um período de cinco anos como "curto prazo".

Apesar de em menor número do que AT, acho que este forum conta com excelentes e respeitados AF.

Se costumas ler as análises semanais do Djovarius aí encontras um bom exemplo. Os fundamentais que movem o forex e as economias estão lá todos. Possivelmente a grande maioria dos participantes no forum não dispensa a leitura dessa análise, mesmo aqueles que não se interessam por forex. Como tu dizes, acaba por ser um "ir à janela" indispensável.

Finalmente, reforço o que o Ulisses disse. Se realmente utilizas a AF porque não trazes algum tema aqui de vez em quando? Acho que o forum só teria a ganhar.

Um abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por Ming » 7/5/2004 13:30

Infelizmente a AF parece demasiado complexa para ser compreendida e aceite por muitos dos participantes mais "afoitos" deste forum. (Especialmente quando contraria as opiniões e, pior do que isso, as posições assumidas no mercado por esses participantes.)
E como o Ulisses diz (e é uma grande verdade) são os participantes que fazem o forum.
Isso é algo que tem de ser aceite.
Eu aceito.
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Ulisses Pereira » 7/5/2004 12:01

Sim, DePeluche, a China tem estado no foco das preocupações nos últimos tempos. Em relação a haver pouca análise fundamental em relação à análise técnica no fórum, isso é verdade e também eu gostaria que houvesse mais pessoas a abordar a análise fundamental. No entanto, tal como eu digo sempre, quem faz o fórum são os seus participantes e se o dePeluche utiliza a AF, seria interessante se aqui fosse deixando as suas opiniões. Enriqueceria o fórum e - quem sabe? - não puxaria mais pessoas para debater esses temas?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Brasil, China e analise fundamental

por de Peluche » 7/5/2004 11:13

Saudo o Forum que aconpanho religiosamente desde o inicio.Esta é a minha 2ª intervenção e o meu nick é de Peluche (urso ).
Como urso, não tenho o entusiasmo de muitos porque vou tentando seguir a analise fundamental...
Uma crítica : Este forum é excepcional,mas parece-me que às vezes fica bloqueado só com a análise técnica e seus gráficos,não daria para de quando em quando ir à janela e olhar para o mundo ! Isto vem a propósito do que DJvarius relata hoje a propósito do Brasil,País muito importante para o comportamento das Bolsas Ibéricas ...
E por ex.a China, os amigos sabem que esta semana os mercados neste País estiveram fechados (Férias ),mas que se está a perspectivar uma aterragem forçada, da exuberante economia Chinesa, daí apontar-se ser esta uma das razões que está a enervar os mercados ?

Registado: 17/3/2004 8:34

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Luzemburg e 24 visitantes