Carteira JAS*2004 - Mês 5
Carteira JAS*2004- mês 5 - dia 05
Continua a haver pouco a dizer...
Aproveitei a ida do BCP a 1,99 para vender uns warrants a 0,68-0,69-0,70.
Espero recomprá-los amanhã mais baratinhos já que não o fiz hoje.
Em anexo o quadro actualizado.
JAS
Aproveitei a ida do BCP a 1,99 para vender uns warrants a 0,68-0,69-0,70.
Espero recomprá-los amanhã mais baratinhos já que não o fiz hoje.
Em anexo o quadro actualizado.
JAS
- Anexos
-
- cart 5-05.png (19.83 KiB) Visualizado 2197 vezes
Re
maeinvestidora Escreveu:Esperavas mesmo um rebound muito forte da Nokia quando reforçaste a posição no Nokia ou o que esperavas era um movimento mais progressivo?
Quando tomei a posição esperava um rebound imediato na Nokia pois não achei que os -2% nas vendas trimestrais equivalessem a menos 20% na cotação.
Essa tomada de posição foi feita antes de tempo pois a Nokia ainda caiu durante mais 2 ou 3 dias.
Logo aí achei que o trade era perdedor.
Quando reforcei foi pensando que já tinha caído tudo e que se seguiria um rebound da ordem de 10% que é uma amplitude mensal normal na Nokia.
Voltei a enganar-me...
maeinvestidora Escreveu:Acho que devo perguntar se, quando investes em warrants, tens stop loss?
Com os volumes que utilizo torna-se difícil a utilização de stop-loss e vendas ao melhor são demasiado perigosas nos warrants.
Como normalmente estou on-line prefiro sempre navegar à vista.
maeinvestidora Escreveu:E depois ainda houve a decisão de vender parte da posição (pelas minhas contas foram mais de 50% da posição que tinhas nos warrants da Nokia) e comprá-los mais tarde a 3 cêntimos. Porquê esta decisão?
Ainda há outra questão: Porquê escolher o mesmo warrant, que estava e está muito fora da moeda, com um efeito de alavanca muito grande, é certo, mas que significa que se têm de produzir movimentos muito fortes na Nokia para o Warrant valorizar?
No Brasil não tive muito tempo para a internet nem para andar a comparar warrants.
A decisão de venda foi correcta pois convenci-me que o warrant não tinha qualquer hipótese de vir a valer alguma coisa em tempo útil.
A decisão de recomprar a 0,03 foi por admitir a possibilidade de ele ainda ir a 0,05 ou 0,06 mas foi errada.
O que eu concluo é que não devo infrigir a minha regra de "só investir em títulos que conheço bem".
E não conhecia bem a Nokia...
JAS
Visitante
Até acredito que o efeito psicológico surta efeito em traders pouco experimentados, mas esse não é o caso do JAS e por isso creio que são importantes estes esclarecimentos.
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!
JAS Escreveu:Estou habituado a ir de férias para locais para fusos horários mais adequados...
Não me lembrei desse pequeno pormenor e só tinha internet a partir do meio-dia de Lisboa.
Mas o maior problema foi ter-se dado a queda da Nokia exactamente no dia em que atravessava o Atlantico...
Já sabemos que estavas no avião...acontece! Mas acabaste por não explicar a tomada de decisão, que é o aspecto mais útil, com o qual poderemos concluir alguma coisa.
Esperavas mesmo um rebound muito forte da Nokia quando reforçaste a posição no Nokia ou o que esperavas era um movimento mais progressivo?
Aliás, a posição foi reforçada no dia 8 de Abril, e nessa altura a rentabilidade deste trade era de -7,68%; No dia 14 de Abril a rentabilidade era de -11,52%. Acho que devo perguntar se, quando investes em warrants, tens stop loss?
E depois ainda houve a decisão de vender parte da posição (pelas minhas contas foram mais de 50% da posição que tinhas nos warrants da Nokia) e comprá-los mais tarde a 3 cêntimos. Porquê esta decisão?
Ainda há outra questão: Porquê escolher o mesmo warrant, que estava e está muito fora da moeda, com um efeito de alavanca muito grande, é certo, mas que significa que se têm de produzir movimentos muito fortes na Nokia para o Warrant valorizar?
Beijinhos Grandes...
Carteira JAS*2004- mês 5 - dia 04
JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.
Hoje há pouco a dizer sobre o PSI...
Limito-me a actualizar o quadro.
JAS
- Anexos
-
- cart 5-04.png (19.82 KiB) Visualizado 2385 vezes
Re: Carteira JAS - Perigosa ou não?
maeinvestidora Escreveu:Ir de férias com um investimento tão arriscado como são os warrants, em que mesmo acompanhando os mercados, talvez não possamos fazer nada até que ponto foi uma boa estratégia? A tua expectativa no rebound da Nokia era assim tão forte?
Estou habituado a ir de férias para locais para fusos horários mais adequados...
Não me lembrei desse pequeno pormenor e só tinha internet a partir do meio-dia de Lisboa.
Mas o maior problema foi ter-se dado a queda da Nokia exactamente no dia em que atravessava o Atlantico...
JAS
Carteira JAS - Perigosa ou não?
Está certo que nas acções também somos obrigados a acertar no movimento, mas a minha questão era mais no sentido de ficar de fora a ver o que acontece.
Isto porque, e tal como o Ulisses teve a oportunidade de referir num dos seus artigos, nem sempre temos de ter posição no mercado, e para mim, esta é uma daquelas situações em que a questão é mais pertinente...
Ir de férias com um investimento tão arriscado como são os warrants, em que mesmo acompanhando os mercados, talvez não possamos fazer nada até que ponto foi uma boa estratégia? A tua expectativa no rebound da Nokia era assim tão forte?
Outra questão é o preço médio, que mesmo que tenha sido feito com mestria, tu próprio disseste na altura que achavas que talvez tivesses feito asneira, e isso veio a confirmar-se de certa forma...
Conseguiste reduzir o preço médio, é certo, ficaste com mais alguma liquidez (pelo que a perda já não será total nestes warrants), mas aqui a questão é o porquê de fazer preço médio? Porquê novamente a opção de ter uma posição no mercado?
Isto porque, e tal como o Ulisses teve a oportunidade de referir num dos seus artigos, nem sempre temos de ter posição no mercado, e para mim, esta é uma daquelas situações em que a questão é mais pertinente...
Ir de férias com um investimento tão arriscado como são os warrants, em que mesmo acompanhando os mercados, talvez não possamos fazer nada até que ponto foi uma boa estratégia? A tua expectativa no rebound da Nokia era assim tão forte?
Outra questão é o preço médio, que mesmo que tenha sido feito com mestria, tu próprio disseste na altura que achavas que talvez tivesses feito asneira, e isso veio a confirmar-se de certa forma...
Conseguiste reduzir o preço médio, é certo, ficaste com mais alguma liquidez (pelo que a perda já não será total nestes warrants), mas aqui a questão é o porquê de fazer preço médio? Porquê novamente a opção de ter uma posição no mercado?
Re
Ming Escreveu:Em relação ao Nokia Call 06/04 CBK 16 (o tal 7108Z) não seria mais correcto considerar o seu valor como zero?
É que segundo consigo ver no site do Commerzbank, 0.03 é o preço a que eles vendem. Mas não estão compradores (o que suponho ser equivalente a comprarem a zero...)
Na prática também acho que vale zero...
Mas eu coloco, em todos os warrants, a cotação indicada pelo Commerzbank em "dados do warrant" e ontem esse valor era mesmo 0,03.
Pata-Hari Escreveu:Jas, os lucros já tinham sido reeinvestidos antes de ires de férias. Ora a % da nokia no total da carteira diminuíu só agora.
E o break even desceu porque fizeste compras e vendas nas férias, certo?
Tanto a % como o break point diminuiram durante as minhas férias pois houve venda a 0,07 e recompra a 0,03.
Passaram respectivamente de 29,3% para 26,3% e de 0,230 para 0,207.
maeinvestidora Escreveu:Manténs a estratégia que definiste para o ano? Vais continuar a investir somente em warrants?
Julgo que sim. A minha opção continua a ser de só utilizar warrants.
maeinvestidora Escreveu:Pelo que vejo do quadro, estás a perder em todos os warrants (embora a call da PTC deva ser a perda com o spread).
No quadro também só vês 3...
O da Nokia só o mantenho aberto porque valendo zero nem vale a pena vender.
O da PTC está praticamente a chegar ao positivo.
O do BCP é especulativo. Mantenho sempre uma posição aberta à espera da "tal notícia da venda do S&P"... E quando isso acontecer teremos uma abertura em gap-up que não dará tempo para entrar.
maeinvestidora Escreveu:Não achas perigoso uma estratégia tão agressiva quando há tantas variáveis a jogar contra - valor temporal, quedas de volatilidade, apatia dos mercados, o criador de mercado (lol)?...Além do próprio risco de alavancagem, pois os warrants permitem ganhar mais, mas é se se acertar no movimento, e, às vezes, nem mesmo acertando.
Perigoso acho... Não é jogo para cardíacos.
Quanto à estratégia lembra-te que nas acções também é preciso acertar no movimento.
Se não acertares nos movimentos a tua Carteira vai a zero mesmo que com acções possa demorar mais tempo.
Mas se acertares nos movimentos, pelo menos na maioria das vezes, com os warrants amplias substancialmente os ganhos.
maeinvestidora Escreveu:Emfim, achas que uma posição pura de especulação é sustentável sem movimentos fortes de mercado?
Os Warrants não são posições de pura especulação... Nem há warrants da PAD...
Tens razão quanto à ausência de movimentos fortes do mercado pois estes são necessários para a rentabilidade dos warrants.
É por essa razão que evito a EDP pois normalmente tem fracas oscilações.
Para mim a PTC é o título ideal e com o qual me dou muito bem. Mesmo em períodos calmos é vulgar termos uma oscilação de 0,10/0,15 na cotação intraday e isso é suficiente para rentabilizar o trade com compras e recompras.
JAS
JAS
JAS,
Manténs a estratégia que definiste para o ano? Vais continuar a investir somente em warrants?
Pelo que vejo do quadro, estás a perder em todos os warrants (embora a call da PTC deva ser a perda com o spread).
Não achas perigoso uma estratégia tão agressiva quando há tantas variáveis a jogar contra - valor temporal, quedas de volatilidade, apatia dos mercados, o criador de mercado (lol)?...Além do próprio risco de alavancagem, pois os warrants permitem ganhar mais, mas é se se acertar no movimento, e, às vezes, nem mesmo acertando.
Emfim, achas que uma posição pura de especulação é sustentável sem movimentos fortes de mercado?
Manténs a estratégia que definiste para o ano? Vais continuar a investir somente em warrants?
Pelo que vejo do quadro, estás a perder em todos os warrants (embora a call da PTC deva ser a perda com o spread).
Não achas perigoso uma estratégia tão agressiva quando há tantas variáveis a jogar contra - valor temporal, quedas de volatilidade, apatia dos mercados, o criador de mercado (lol)?...Além do próprio risco de alavancagem, pois os warrants permitem ganhar mais, mas é se se acertar no movimento, e, às vezes, nem mesmo acertando.
Emfim, achas que uma posição pura de especulação é sustentável sem movimentos fortes de mercado?
Re
Pata-Hari Escreveu:Jas, acho que tens pelo menos um engano. Se o teu preço médio de nokia é a .23, como é que estando a .03 só perdes 33%?
A perda no trade da Nokia é de quase 100% como é evidente.
Quem quiser dar-se a esse trabalho de ver a rentabilidade de cada trade per si basta dividir a cotação actual pelo brerak point.
No caso da Nokia dá 0,03/0,207-1=0,855 ou seja estou agora a perder 85,5% mas o mais provavel é ir aos -100% o que já nem afecta muito mais.
A rentabilidade indicada refere-se sempre ao valor investido na Carteira.
O investimento inicial era X.
Foram reinvistidos os lucros dos negócios concluídos que, na presente data, representam 0,505 de X.
Portanto actualmente o valor investido na Carteira é de 1,505X.
Como a Nokia pesa 26,3% de 1,505X tem uma rentabilidade relativamente ao valor inicial da Carteira de:
0,855 x 0,263 x 1,505X/X = 0,3384
Ou seja esta "loira" derreteu-me 1/3 do meu investimento inicial...
Percebido?
JAS
E depois tenho uma outra questão de pormenor:
(Tenho andado a acompanhar estes warrants, na perspectiva de fazer uns primeiros trades nestes instrumentos tão duvidosos...
)
Em relação ao Nokia Call 06/04 CBK 16 (o tal 7108Z) não seria mais correcto considerar o seu valor como zero?
É que segundo consigo ver no site do Commerzbank, 0.03 é o preço a que eles vendem. Mas não estão compradores (o que suponho ser equivalente a comprarem a zero...)
(Tenho andado a acompanhar estes warrants, na perspectiva de fazer uns primeiros trades nestes instrumentos tão duvidosos...

Em relação ao Nokia Call 06/04 CBK 16 (o tal 7108Z) não seria mais correcto considerar o seu valor como zero?
Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
E se os valores da percentagem que aparece à esquerda fossem simplesmente calculados como o valor percentual do valor de aquisição então assim como o da Nokia não devia baixar os outros não deviam subir, até que os negócios fossem fechados...
Earthlings? Bah!
Não, Pavel.
Faz as contas:
Seria obviamente impossivel um trade com um break point de 0.207, à cotação de 0.03 valer 26.3% da carteira...
Isso significa que quando atigisse o b.p. (o valor médio de entrada mais comissões) já valeria:
26.3*0.207/0.03 = 181% da carteira actual...
Faz as contas:
Seria obviamente impossivel um trade com um break point de 0.207, à cotação de 0.03 valer 26.3% da carteira...
Isso significa que quando atigisse o b.p. (o valor médio de entrada mais comissões) já valeria:
26.3*0.207/0.03 = 181% da carteira actual...
Earthlings? Bah!
Carteira
Não estou mesmo a ver onde possa estar a dúvida. Está correctíssímo.
A Call da Nókia claro que é perdedora, a maturidade está muito próxima e isso dificulta mais o "milagre". As outras vamos ver. Talvez os índices, após o anúncio das taxas (quer a subida seja para já, quer seja para depois)queimem os dedos aos curtos (tiveram uma semana fabulosa). Se a coisa for por aí talvez dê para recuperar.
A Call da Nókia claro que é perdedora, a maturidade está muito próxima e isso dificulta mais o "milagre". As outras vamos ver. Talvez os índices, após o anúncio das taxas (quer a subida seja para já, quer seja para depois)queimem os dedos aos curtos (tiveram uma semana fabulosa). Se a coisa for por aí talvez dê para recuperar.
Tinha-me colocado exctamente as mesmas questões que a Pata agora colocou.
JAS:
Acho que devias rever a forma como esse quadro está calculado/apresentado, porque resulta pouco claro, pelo menos para quem (como eu e a Pata-Hari e de certeza muitos dos seguidores da tua carteira) não estiver totalmente dentro dos detalhes respectivos...
JAS:
Acho que devias rever a forma como esse quadro está calculado/apresentado, porque resulta pouco claro, pelo menos para quem (como eu e a Pata-Hari e de certeza muitos dos seguidores da tua carteira) não estiver totalmente dentro dos detalhes respectivos...
Earthlings? Bah!
Não sendo eu o JAS, penso que a perda de 33% se refere ao impacto da posição na Nokia sobre a rentabilidade total da carteira, e não à perda do valor originalmente investido na Nokia. É por essa mesma razão q a quebra na cotação do call sobre o BCP só impacta negativamente em 7% na carteira.
Pavel
Pavel
-
Visitante
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Ferreiratrade, Goya777, Investor Tuga, jjlefty, latbal, m-m, malakas, Mar58, marketisnotefficient, Martin_Pring, MP65, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, Tosta mista, trend=friend, trilhos2006 e 82 visitantes