Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 30/1/2018 17:13

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Rick Lusitano » 30/1/2018 17:11

chico_laranja Escreveu:
bucks Escreveu:
bucks Escreveu:PRUSSLC:LX
+117.24%
8-)

Desde 2014 desde a brutal queda do rublo... Não tenho stop neste :lol:

Não estás como a malta das Bitcoins que entrou a 5k, já as viu 20k e já só as vê a 12k

Não entres em paixões com um papel.... regra de ouro para o investimento.

Isso tem que isin? LU0265268929?

https://invst.ly/6ham2

Não tem grande cara :-k

Eh pá, que subida de montanha a curto prazo!! (Inclinação quanto perto da verticalidade, mais me "assusta")

Para mim, é tipo, o Ícaro a voar até ao sol.

Ou então, nos mercados: "O que sobe rápido, cai 2 vezes mais rápido" (Rick Lusitano) :mrgreen:

(ISIN está correcto)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 30/1/2018 17:02

bucks Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
+117.24%
8-)

Estás a espera de quê?! Vende isso e vai beber uns copos. \:D/

Em quanto tempo tens isso?
Quando são os teus stops?

Eu na tua posição com +100%, já tinha tirando antes, algumas fichas de cima da mesa, ainda por cima com retornos de +100%, decerto que já tirava todo o capital investido, ficaria só as mais-valias investidas, para tentar continuar a surfar a tendência. Com países como a Rússia, Turquia, Índia, Brasil, etc, andaria com stops mentais bem apertados, pois esses países têm com cada mexida brutal por vezes, devido a terem risco político político e social bem elevados, é para mim, pura especulação.

Esse fundo é denominado em USD, (a não ser que tenhas comprado com uma conta em USD, e assim controlas o risco cambial), acabas por ser comido através do câmbio EURUSD, que tem uma tendência médio/longo prazo de ser valorizar. No último ano, o EURUSD passou de 1,03xx para 1,24xx, EUR ganhou cerca de 20% face ao USD. E com "fim á vista" do QE do BCE, a entrada de capital ex-Zona Euro (ZE) em acções da ZE e as políticas de desvalorização do USD de Mr. Trumpa, o EUR é a subir face ao USD. Repara na rendibilidade a 1 ano desse fundo quando convertido para EUR (imagens abaixo) = +2%, enquanto que o retorno "puro" (sem conversão cambial) é = +18%.

Estás exposto ao risco do país (Rússia), risco cambial (USDRUB + EURUSD), risco do Petróleo + Gás natural (empresas na carteira do fundo), para mim é muito risco, ainda por cima em períodos de tempo longos. Não encares isto como uma critica, é uma opinião, e como tal, vale o que vale. É para também para alertar os leitores para o risco de valorizações elevadas de curto prazo que nos "pedem" para investir, mas temos que ser racionais e evitar cair na tentação do lucro rápido e esquecer a perda rápida.

(Eu já fiz a rotação da minha carteira de médio prazo no meio de 2017, para activos com protecção cambial (Hedge), quando os fundos não são denominados originalmente em EUR, por exemplo, Globais, Sectoriais, EUA, Ásia, Emergentes, etc.)

Rendibilidade %
3 anos anualiz.
EUR = +23,15% :arrow: Morningstar converteu do USD para EUR
USD = +26,73% :arrow: Retorno "puro" sem conversões cambiais

5 anos anualiz.
EUR = +5,32% :arrow: Morningstar converteu do USD para EUR
USD = +3,50% :arrow: Retorno "puro" sem conversões cambiais

Fonte: Morningstar

Russia_EUR.jpg
Russia_EUR.jpg (51.31 KiB) Visualizado 11116 vezes

[url]https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F000001AC0]2]1]FOEUR$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url]

Russia_USD.jpg
Russia_USD.jpg (51.09 KiB) Visualizado 11116 vezes

[url]https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/snapshot.aspx?SecurityToken=F000001AC0]2]1]FOEUR$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=USD[/url]
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por LTCM » 30/1/2018 15:18

chico_laranja Escreveu:
Agora podes é fazer uma casa de investimento própria. Pegas nas 5k PMs que recebeste e fazes uma casa de investimento a começar com alguns M€. Infelizmente estás em Portugal. Nos EUA muitos começam negócios com bem menos que isso e com bem menos conhecimentos que tu.... mentalidades e fiscalidades diferentes

É mais CURRÍCULOS académicos e profissionais diferentes.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por chico_laranja » 30/1/2018 13:38

chico_laranja Escreveu:Bem-vindo de volta Rick

Sim, nos EUA também não é tudo maravilha.... mas o SEC quando se mexe dói o que leva a que muitos não se atrevam a mijar muito fora do penico, só um pouco :-"

Aqui, mijam fora do penico, fora do tapete, fora da casa de banho, em todo o lado e até brinquem à plasticina/artes plásticas com algo que também se faz no penico e mesmo com jornais e afins a falar alto e bom som e ..... não passa nada.

O exemplo mais recente é a jogatana da SCML e Montepio. Aquilo já tinha que estar a ser passado a pente fino. Neste momento todos assobiam para o lado e quando der o badagaio o contribuinte incha mais uma vez uns milhões e será um passa culpa BdP, Seg Social e ISP ou lá como se chama o supervisor das seguradoras :-#

Ainda não tentei perceber o que implica o MIFID em detalhe.

Sei que documentos têm que estar na língua do país onde se encontram à venda, no nosso caso em Português, e que o perfil do utilizador é agora mais incisivo. Se o perfil é conservador então não há cá investimentos em warrants, CFDs e outros instrumentos manhosos.

Basicamente tens que saber (ou pelo menos dizer que sabes) da coisa para poder mexer.

Obrigado, amigo Chico.
O tempo não chega para tudo. Entretanto como os fundos deixaram de ser um desafio para mim, já está quase tudo esmiuçado sobre a teoria deles, a economia real que influencia o comportamento deles, e procurar fundos novos sai caro para investir pois cobram comissões de subscrição, mesmo que as comissões de subscrição sejam depois compensadas pelo desempenho dos fundos, por principio, não gosto de comissões (quem gosta? :wink: ). Isto tudo para dizer que, não ando parado nos investimentos, só que os FI continuam mas a fase da paixão já passou, agora é a fase do casamento, do dia-a-dia. E entrei noutras áreas de investimento, como algumas pessoas já me conhecem, acabo por esmiuçar até perto da exaustão, para desvendar os segredos, ainda estou a ponderar se inicio um novo projecto a expor publicamente essas áreas de investimento, por diversos motivos, como todos os investimentos também tem risco e depois não apetece fazer aconselhamento financeiro de forma gratuita (geralmente por mensagem privada).

Sim, também já me aconteceu aparecerem mensagens tipo tenho 50-100k, onde devo investir para ter bom retorno :wall:

No teu caso deve ter existido alturas que era diário.

E sim, levas tudo ao detalhe e tens que revirar todas as pedras para perceber a coisa.

Agora podes é fazer uma casa de investimento própria. Pegas nas 5k PMs que recebeste e fazes uma casa de investimento a começar com alguns M€. Infelizmente estás em Portugal. Nos EUA muitos começam negócios com bem menos que isso e com bem menos conhecimentos que tu.... mentalidades e fiscalidades diferentes :-"

Mara mim, alguém que queira algo certinho para os próximos 2/3 anos é investir no par EUR/USD. O caminho está +- assinalado e da última vez foi até aos 1.60. Está nos 1.24 pelo que ainda há muito a ganhar (+30%) :twisted:

Depois é esperar que a economia rebente novamente pois o pitroil acompanhará e sempre que houve choques no preço do pitroil a seguir foram as bolsas a sofrer.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por chico_laranja » 30/1/2018 13:27

bucks Escreveu:
+117.24%
8-)

Não estás como a malta das Bitcoins que entrou a 5k, já as viu 20k e já só as vê a 12k

Não entres em paixões com um papel.... regra de ouro para o investimento.

Isso tem que isin? LU0265268929?

https://invst.ly/6ham2

Não tem grande cara :-k
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por Bucks » 29/1/2018 17:45

+117.24%
8-)

por Rick Lusitano » 29/1/2018 13:49

chico_laranja Escreveu:Bem-vindo de volta Rick

Sim, nos EUA também não é tudo maravilha.... mas o SEC quando se mexe dói o que leva a que muitos não se atrevam a mijar muito fora do penico, só um pouco :-"

Aqui, mijam fora do penico, fora do tapete, fora da casa de banho, em todo o lado e até brinquem à plasticina/artes plásticas com algo que também se faz no penico e mesmo com jornais e afins a falar alto e bom som e ..... não passa nada.

O exemplo mais recente é a jogatana da SCML e Montepio. Aquilo já tinha que estar a ser passado a pente fino. Neste momento todos assobiam para o lado e quando der o badagaio o contribuinte incha mais uma vez uns milhões e será um passa culpa BdP, Seg Social e ISP ou lá como se chama o supervisor das seguradoras :-#

Sei que documentos têm que estar na língua do país onde se encontram à venda, no nosso caso em Português, e que o perfil do utilizador é agora mais incisivo. Se o perfil é conservador então não há cá investimentos em warrants, CFDs e outros instrumentos manhosos.

Basicamente tens que saber (ou pelo menos dizer que sabes) da coisa para poder mexer.

Obrigado, amigo Chico.
O tempo não chega para tudo. Entretanto como os fundos deixaram de ser um desafio para mim, já está quase tudo esmiuçado sobre a teoria deles, a economia real que influencia o comportamento deles, e procurar fundos novos sai caro para investir pois cobram comissões de subscrição, mesmo que as comissões de subscrição sejam depois compensadas pelo desempenho dos fundos, por principio, não gosto de comissões (quem gosta? :wink: ). Isto tudo para dizer que, não ando parado nos investimentos, só que os FI continuam mas a fase da paixão já passou, agora é a fase do casamento, do dia-a-dia. E entrei noutras áreas de investimento, como algumas pessoas já me conhecem, acabo por esmiuçar até perto da exaustão, para desvendar os segredos, ainda estou a ponderar se inicio um novo projecto a expor publicamente essas áreas de investimento, por diversos motivos, como todos os investimentos também tem risco e depois não apetece fazer aconselhamento financeiro de forma gratuita (geralmente por mensagem privada).

Piss everywhere...

Fizeste me lembrar uma anedota de um filme: :mrgreen:

Enquanto o país continua a "arder", como não se consegue alterar/melhorar mentalidades de forma rápida, só podemos fazer uma coisa, aproveitar as ineficiências à nosso favor. Quando o país voltar a cair num resgate, comprar OT e fazer DP, é sacar as maiores % de cupões e juros. Já que vais pagar a factura (impostos) dos erros do país, ao menos aproveita para saborear os benefícios dos erros. :wink:

por chico_laranja » 29/1/2018 12:42

Bem-vindo de volta Rick

por Rick Lusitano » 29/1/2018 2:39

+117.24%
8-)

por Rick Lusitano » 28/1/2018 17:31

ZeNovato Escreveu:Esta historia do acesso a etf's dos USA esta mal explicada acho eu. Tenho conta em dois IF onde faço compras deste tipo de produtos. Um deles já me cortou até mesmo o IWDA imaginem e mesmo os vanguard domiciliados na Irlanda. O outro diz-me que não há qualquer alteração com o midif.

Enfim!!!!

Ah são os dois IF tugas

Será que terá a ver com o teu perfil de investidor e MiDIF II? De qualquer maneira, os IF devem explicar aos investidores a falta de acesso aos produtos financeiros. Mandar um email ou um outro documento escrito a pedir esclarecimentos, tem o potencial dos IF serem "obrigados" a se comprometer com uma resposta que os responsabiliza.

por ZeNovato » 28/1/2018 9:28

Esta historia do acesso a etf's dos USA esta mal explicada acho eu. Tenho conta em dois IF onde faço compras deste tipo de produtos. Um deles já me cortou até mesmo o IWDA imaginem e mesmo os vanguard domiciliados na Irlanda. O outro diz-me que não há qualquer alteração com o midif.

Enfim!!!!

Ah são os dois IF tugas

Registado: 8/3/2014 19:34

por Rick Lusitano » 27/1/2018 19:05

chico_laranja Escreveu:Sim

iShares e Vanguard estão com subscrição suspensa até terem os prospectos em Português como manda a nova norma.

Tretas de burrocratas europeus.

Porque é que não têm um comportamento tipo SEC, que não levanta grandes ondas mas está sempre à caça de gajos que estejam a mijar fora do penico e que não tem pejo em dar perpétua a Madoffs e afins.

Aqui Oliveira e Costas(BPN), Bavas & Granadeiros (PT), Salgados (BES), entre outros estão todos nos seus palacetes a viver à grande e alguns nem sequer foram investigados/julgado :evil: :wall:

Amigo Chico, a SEC também fecha os olhos de vez em quando. :lol:
O Madoff estava a ser investigado há vários anos pelo FBI antes de ser preso. E já fazia o esquema dele, há dezenas de anos.
Os reguladores dos EUA, são como os outros, só agem quando são obrigados e não já podem assobiar para o lado. :-"

USA Today Escreveu:The U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) had previously conducted multiple investigations into Madoff's business practices, but had not uncovered the massive fraud.

Routine regulator questions

Regulators' questions were fairly routine and centered only on the broker-dealer business. The SEC completed an examination in 2005 that resulted in three violations of "best execution" rules. The SEC also completed an investigation in 2007 that did not include any referral for enforcement action. The Financial Industry Regulatory Authority took five disciplinary actions against the firm since 1975, according to filings, the most recent on Aug. 27, when it accused the firm of not reporting accurate trading information. The firm was fined $25,000 and didn't admit or deny the findings of the action.

But it was the other part of Madoff's firm — the advisory investment management unit — that was at the heart of the alleged scandal. And there was little oversight of that business until Sept. 12, 2006, when it was registered with the SEC.

Fonte: USA Today - Investors remain amazed over Madoff's sudden downfall
https://usatoday30.usatoday.com/money/markets/2008-12-14-ponzi-madoff-downfall_N.htm

Todos os "poderosos" (ricos) têm uma aura de protecção conferida pelo dinheiro que têm, quanto maior é a fortuna, maior é a protecção.

Imagina que o Buffett tinha cometido umas ilegalidades, será que a SEC não fazia de conta que não via nada? :wink:
Só faria algo, se a comunicação social ou outro(s) "poderoso(s)" começassem a falar muito nisso.

por Rick Lusitano » 27/1/2018 18:50

ZeNovato Escreveu:
Daemoon Escreveu:MIFID 2 alguém??? :roll:

Bem parece que entrou em vigor não é?!
Recebi mensagem do meu IF a dizer que a lista de etf's/ que posso subscrever foi reduzida. Alguém tem conhecimento de alguma coisa?
Parece que tudo o que domiciliado nos USA não estará disponível porque a sua documentação está noutra língua que não o Português.

Mas os fundos ou ETFs baseados nos EUA (ISIN US) já podem ser comprados num IF Português? Há uns tempos falei com uma gestora dos EUA, que mencionou que só através de um IF dos EUA, é que se podia comprar fundos e ETFs domiciliados nos EUA.

Depois há o FATCA e a legislação que limita os investimentos de estrangeiros nos EUA, e não é só nos fundos e ETFs, mas em muitos outros tipos de investimento.

Por isso, é que as gestoras dos EUA, criam versões de alguns dos seus fundos, para serem comercializados na Europa (e no resto do mundo). Na Europa, as gestoras têm de criar fundos que sejam compatíveis com a legislação europeia, por exemplo, a UCITS. As gestoras dos EUA, gostam de domiciliar os seus fundos na Irlanda (IE) e no Luxemburgo (LU), vai se lá saber porquê. :wink:

por Rick Lusitano » 27/1/2018 18:37

daniel__ Escreveu:Giro, giro, era disponibilizarem o True Value em Portugal.

Min de entrada 10€, TER 1,48%. Curiosidade, o gestor do fundo tem grande parte do seu capital investido lá.

http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F00000SC7Y

Apesar do fundo ter passaporte UCITS é um fundo domiciliado em Espanha (ISIN ES), e os fundos domiciliados em Espanha não são comercializados fora de Espanha.

True Value FI.jpg

Fonte: https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=7&SecurityToken=F00000SC7Y%5D2%5D1%5DFOEUR%24%24ALL_593&Id=F00000SC7Y&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

por Bucks » 23/1/2018 20:48

PRUSSLC:LX
+117.24%
8-)

por Bucks » 23/1/2018 20:43

por Bucks » 8/1/2018 20:53

A lógica é simples! Pratique a alocação de ativos.

O que você pode fazer:
Pare de pensar em uma perda isolada na carteira e preocupe-se apenas com o resultado geral dela.
Saiba que é normal possuir um ativo com rentabilidade negativa em uma carteira de sucesso. Você não precisa acertar em todos os investimentos.

http://hcinvestimentos.com/minicurso-6-erros-parte2/

por Bucks » 8/1/2018 19:36

Quem é o maior investidor do mundo?

Warren Buffett.

O que ele diz?

“Diversification is protection against ignorance, it makes no sense if you know what you are doing.” – Warren Buffett

E o que o investidor faz?

Segue cegamente esta frase achando que só é possível ficar rico arriscando.

Afinal, ele pensa: “A diferença entre risco e rico é apenas o “s” de segurança…”

Você consegue identificar os problemas desta visão?

A menos que você seja Warren Buffett, é bem capaz de você não saber o que está fazendo. Pior. Você acha que sabe o que está fazendo.
A menos que você tenha uma bola de cristal para prever o futuro, a incerteza continuará existindo, mesmo que você seja um ótimo analista.
Um estudo sobre as posições de Buffett comprovam que ele diversifica bem mais dizem por aí.
A realidade é que você precisa diversificar sua carteira para poder se preparar para diversos cenários econômicos.

Não diversificar é achar que a sua visão está correta e irá se concretizar.

http://hcinvestimentos.com/minicurso-6-erros-parte2/

por chico_laranja » 8/1/2018 14:40

Sim

iShares e Vanguard estão com subscrição suspensa até terem os prospectos em Português como manda a nova norma.

Tretas de burrocratas europeus.

Porque é que não têm um comportamento tipo SEC, que não levanta grandes ondas mas está sempre à caça de gajos que estejam a mijar fora do penico e que não tem pejo em dar perpétua a Madoffs e afins.

Aqui Oliveira e Costas(BPN), Bavas & Granadeiros (PT), Salgados (BES), entre outros estão todos nos seus palacetes a viver à grande e alguns nem sequer foram investigados/julgado :evil: :wall:

por ZeNovato » 7/1/2018 18:18

Daemoon Escreveu:MIFID 2 alguém??? :roll:

Bem parece que entrou em vigor não é?!
Recebi mensagem do meu IF a dizer que a lista de etf's/ que posso subscrever foi reduzida. Alguém tem conhecimento de alguma coisa?
Parece que tudo o que domiciliado nos USA não estará disponível porque a sua documentação está noutra língua que não o Português.

Registado: 8/3/2014 19:34

por Bucks » 5/1/2018 21:21

PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities

+104.83%
8-)

por GAC29 » 2/1/2018 18:50

:-k
VirtuaGod Escreveu:Eu já me livrei dele. Tb só tinha uns pozinhos mas a underperformance foi muito grande. Há muitos e excelentes fundos para perder tempo com ele.

Por outro lado a última vez que me livrei de um fundo ele disparou :lol: (Invesco balanced Risk allocation com 7.1% em 2017)

:-k :-k
sempre são 170€, que estou a perder....

Registado: 9/4/2016 0:49

por Bucks » 2/1/2018 18:49

Descarreguem aqui um ebook gratis (amostra).

http://alocacaodeativos.com/

por VirtuaGod » 2/1/2018 16:55

Eu já me livrei dele. Tb só tinha uns pozinhos mas a underperformance foi muito grande. Há muitos e excelentes fundos para perder tempo com ele.

Por outro lado a última vez que me livrei de um fundo ele disparou :lol: (Invesco balanced Risk allocation com 7.1% em 2017)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Google [Bot], latbal, LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 74 visitantes