Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vamos lá aproveitar uma possível queda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ertai » 4/5/2004 20:43

Parabéns proença, estiveste muito bem neste movimento que o NASDAQ fez.

Podias continuar em jogo e apostar no lado Bull, nem que fosse por curto tempo ;)

Eu aproveitei a onda intermédia desta descida que tivemos e lá consegui apanhar esta subida quase no seu fundo.

Ultimamente, após analisar os mercados, tenho mudado a minha prespectiva muito bull para bull moderado. Estas descidas de novo aos suportes vieram apenas confirmar o medo que os investidores têm do Fed e das taxas.

Apesar de para já achar que o mercado vai continuar a lateralizar e com belos "trading ranges" para negociar de ambos os lados. A médio/longo prazo logo iremos ver se isto vai para Bear ou Bull.

Abraços

Registado: 11/5/2003 12:11

por fproenca » 4/5/2004 19:55

Fechei a posição e termina aqui o tópico cujo o titulo é "Vamos lá aproveitar uma possível queda" e aproveitei mesmo bem !!! Como invisto no QQQ e a volatidade é maior, maior tb foi o proveito ...

Agora a minha carteira vai "descansar" uns dias, isto vai retrair quase de certeza, mas para provavelmente depois voltar a cair .. para já continuo "Urso"

Abraço

Força FCP :mrgreen:
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Ertai » 4/5/2004 15:38

Só depois do discurso do Sr. do Fed é que vamos ver um movimento mais forte nos indices.

Nas acções que acompanho, já vão muitas a disparar. Vamos ver como fala o Greenspam para ver se o movimento se decide, manter a subida ou voltar para baixo.

Poderá ser um bom dia para daytrading, penso eu de que..

por fproenca » 4/5/2004 15:21

Já está masi do que na altura do mercado aliviar da queda, mas a impressão que tenho é que o mercado está a tentar aliviar sem subir, sendo assim, o meu trade continua aberto até a EMA168 dizer para eu fechar

Antes que me perguntem o que é a EMA168, não é mais do que a equivalência da EMA14 que costumo usar no gráfico de 60 minutos, como podem ver este é de 5 minutos, essa equivalencia foi efectuada com a regra "inversamente proporcional"

até logo e BIBA o Porto
Anexos
SharpChartv05.png
SharpChartv05.png (8.29 KiB) Visualizado 864 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

por fproenca » 30/4/2004 20:40

Olá,

Neste tópico que desde o inicio tem como objectivo acompanhar a entrada curta, venho apenas inserir os gráficos para mostrar duas coisas:

Primeiro, que em vez de traçar a LT de saída (normalmente a azul) no gráfico de minitos vou optar por sair na EMA14 (por acaso também azul :mrgreen: )

Segundo, a quebra da LT a laranja que consta no gráfico diário que confirma que isto não é simpes retracçao da última subida

Abraço

Nota: No jogo entre o SLB e SCP que ganhe o melhor, mas sem o "sistema" que só o Dias da Cunha conhece :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (26.87 KiB) Visualizado 941 vezes

por Ertai » 29/4/2004 21:31

Belo tombo! :shock:

Parabens aos Bears, felizmente os meus sinais de entrada nunca chegaram a disparar, fiquei de fora, embora com muita vontade de entrar enquanto os novos mínimos eram feitos..

Consegui manter a minha vontade de entrar.
Acabei por entrar numa acção a um preço quase de fundo de hoje. Manter os stops bem pertinho para ver se me protejo.

Eventualmente espero o NASDAQ a bater os 1900. Ou ficar lá perto, e acho que a próxima reunião do Fed para esta semana vai dar-nos boas notícias. Eles não irão subir mesmo as Taxas assim tão cedo, mesmo com o GDP que foi revelado hoje.

Se o Fed assim o decidir, os mercados deverão fazer esta semana outro rallie talvez de novo aos 2000 ou 2050. Negociar neste trading range será agora mais fácil, pelo menos em teoria :?

Abraços, bons negócios e bom fim-de-semana :mrgreen:

por fproenca » 29/4/2004 20:57

Aqui estou eu a pensar em fechar este BELO trade, como se pode ver acima o ponto de entrada foi junto aos 2034, agora está perto dos 1955 o que dá uma rentabilidade de 4,04% em meia dúzia de dias, hehehehe

As vezes vale a pena estar quietinho durantes uam ou duas semanas e apanhar um só movimento desde que ele seja bom :wink:

Isto caiu tanto que até mete medo, logo, o mais certo é aliviar um pouco a queda, a minha convicção é de que a queda irá continuar, mas um stops é sempre um ponto de saída que não se deve descurar, e neste momento perece-me altura de pensar em segurar este trade. O ADX começa a dar sinais de estar bastante acelarado e há que desacelarar ...

A LT azul é a linha de stop, está um pouco afastada dos pontos de intersecção propositadamente para dar margem de "manobra" ao indice e não fechar a posição cedo demais.

Outra coisa que reforça esta preocupação, é o facto de o indice ter ido á LT alaranjada onde poderá ser pequena resistencia, eu digo pequena porque acho que brevemente será quebrada ...

Abraço
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (27.49 KiB) Visualizado 1071 vezes

por Ertai » 28/4/2004 17:17

NASDAQ bate nos 2000

Já começou a reagir. Lá mais para o final da sessão vamos ver se é mesmo a sério..

NVDA já reagiu aos 22 novamente, desta vez não entrei, mas vou estar atento.

Se continuar a subida os sinais técnicos vão disparar todos de hoje para amanhã

Bem, é bem...

por pergas » 28/4/2004 16:57

...verdade que a AF se confunde mais cedo ou mais tarde com a AT, isto é: um activo será cotado sempre ao valor que o mercado quiser, e se ele lhe reconhecer valor ou não, estou certo que estas análises se confundem!
Agora, p.e, fproenca, na contabilidade é verdade aquilo que dizes: curto prazo inferior a um ano! Mas tb sabes muito bem que em Portugal, infelizmente, só meia dúzia de empresas são dignas desse nome, e que de facto, faz todo o sentido em fazer essa distinçaõ de cp e mlp. Mas mesmo nessas grandes empresas, só para te dar um exemplo, aquelas que compram acções no mercado para "guardar", contabilizam-nas como títulos negociáveis, que como bem sabes esta conta deve agregar essas aquisições inferiores a um ano, e porquê? ...para demonstrarem maior liquidez nas suas contas...portanto se nem mesmo nas empresas e na sua AF se cumpre à risca o POC, porque deveria mandar na AT?

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por MarcoAntonio » 28/4/2004 16:21

fproenca Escreveu:
Eu continuo a achar que nos prazos a AF é que deve mandar, quanto mais não seja curto prazo para menos de um ano e médio/longo prazo superiores a um ano, é o que está defenido no POC enormas contabilisticas.

Fernando, isso nada tem a ver com o assunto.

Como é evidente, os prazos temporais existem e são importantes para o investidor e tendo em vista o tipo de investimento que ele faz.

Um prazo temporal de meia duzia de dias ou de 4 ou 5 meses são espaços temporais completamente diferentes para um trader e não vamos chama-lo sempre (e de igual forma) de curto-prazo apenas porque para a AF ou por nas normas de contabilidade ambos os espaços temporais correspondem ao curto-prazo.

Como é óbvio, para o trading, essas definições são incompletas e até irrelevantes (uma coisa é o trading outra é a contabilidade). Para outras áreas de actividade até podem existir definições diferentes para os prazos temporais e não as vamos usar no trading só porque se aplicam noutras áreas.

Evidentemente é necessário estabelecer diferenças entre o que são movimentos de intradiários, movimentos de algumas sessões, movimentos de várias semanas ou mesmo de alguns meses. Chamar a tudo isso curto-prazo é o mesmo que fazer com que as pessoas não se entendam nem saibam do que estão a falar quando estão a falar de curto-prazo (afinal, referem-se a quê?... a dias, semanas ou meses?).

Os prazos temporais que referi são tanto quanto eu sei mais ou menos aceites universalmente, no que diz respeito ao trading. Para se compreender melhor juntei a cada um deles o tipo de trader que costuma actuar nesses prazos temporais...

fproenca Escreveu:Embora a AF não tenha nada a ver com AT, mas estão interligadas, porque quando se analisa um titulo, os prazos económicos (resultados e balanços) variam cosoante o que apresentei, na AF é muito importante a distinção dos valores no balanço por essa regra, altera muito a avaliação da Empresa

Os prazos temporais, no trading, servem para se estabelecer perfis de trading e tipos de movimentos.

No espaço de tempo que a AF e a contabilidade caracterizam de curto-prazo existem diversos tipos de movimentos e correspondentes tipos de trading que é necessário distinguir. Chamar a tudo curto-prazo, no trading, não faz qualquer sentido (nem ninguém, na pratica, quando se fala de trading, chama curto-prazo a tudo isso que vai desde o intraday a vários meses).

Acho que estar a referir que na contabilidade existe uma norma que define o que é curto e longo-prazo é lançar confusão numa coisa que é mais ou universalmente aceite. Aqui não se fala de contabilidade mas de trading...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fproenca » 28/4/2004 16:11

MarcoAntonio Escreveu:Quanto aos prazos temporais que eu atribuo a cada um deles (e que é o prazo temporal que é entendido pela maioria dos investidores para cada um deles, tanto quanto sei) ...

E claro está, varíam de investidor para investidor e o seu próprio perfil influencia na avaliação (para um daytrader, 2 ou 3 meses é facilmente considerado já longo-prazo, por exemplo).

Eu continuo a achar que nos prazos a AF é que deve mandar, quanto mais não seja curto prazo para menos de um ano e médio/longo prazo superiores a um ano, é o que está defenido no POC enormas contabilisticas.

Embora a AF não tenha nada a ver com AT, mas estão interligadas, porque quando se analisa um titulo, os prazos económicos (resultados e balanços) variam cosoante o que apresentei, na AF é muito importante a distinção dos valores no balanço por essa regra, altera muito a avaliação da Empresa

Abraço

... Olhó o mercado a malhar :mrgreen: um pouco abaixo dos 2000 a LT de médio/longo prazo vai á vida ... força ! :mrgreen:

por MarcoAntonio » 28/4/2004 15:49

fproenca Escreveu:Já agora e porque o Marco fala em (curtissimo prazo, médio prazo, longo prazo) sem o defenir concrectamente acho que é altura de se falar nisso, talvez noutro tópico criado para o efeito. Para mimsó existe curto prazo e médio/longo prazo, porque é o que está definido na AF (balanços, legislação, etc.), em AT acho que não existe nada defenido até porque a AT não tem regras obrigatórias por organismos credienciados para tal, as regras foram ao longo dos tempos elaboradas por vários Analiastas mas cada um define-as da forma que acha melhor ...

Bem, existir existem todos os tipos de prazos temporais deste o muito curto-prazo (curtíssimo-prazo) ao muito longo-prazo.

Quanto aos prazos temporais que eu atribuo a cada um deles (e que é o prazo temporal que é entendido pela maioria dos investidores para cada um deles, tanto quanto sei), já os referi anteriormente mas volto a apresentar:

:arrow: Muito curto-prazo (ou curtíssimo-prazo) - desde o intraday a algumas (poucas) sessões). Diz respeito aos daytraders...

:arrow: Curto-prazo - algumas sessões a algumas (poucas) semanas. Diz respeito aos swing traders.

:arrow: Médio-prazo - várias semanas a alguns meses. Diz respeito aos position traders.

:arrow: Longo-prazo - muitos meses até anos. Diz respeito aos Buy & Hold.

:arrow: Muito longo-prazo - muitos anos ou mesmo décadas. Diz pouco em termos de trading mas é interessante do ponto de vista da análise de ciclos de mercado.

E como são subjectivos e de fronteiras mal definidas ainda se fala por vezes de curto/médio-prazo (entre o curto e o médio-prazo), médio/longo-prazo, etc.

E claro está, varíam de investidor para investidor e o seu próprio perfil influencia na avaliação (para um daytrader, 2 ou 3 meses é facilmente considerado já longo-prazo, por exemplo).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Ertai » 28/4/2004 15:40

Apesar da descida de ontem..

Não acredito que possa ser muito aproveitada, simplesmente o NASDAQ estava a subir, e bem. Acabou por perder força no final da sessão.

Seria preciso um bom daytrading para aproveitar um short daí.

Digo BULL porque tenho estado até agora a aproveitar os movimentos, tenho feito swings de curto prazo e o lado das subidas têm estado acima das descidas.

NVDA saí quase no máximo da pequena Upswing e Downswing que realizou em 4 sessões.

Já está perto dos 22 Dólares e o NASDAQ perto dos 2000.

Bulls em força lá para o final da semana, tal como disse na 2ªfeira. Espero pelos suportes do NASDAQ para entrar.

Já estou a ver várias acções em suportes, volume a indicar-me um bom padrão para futuras subidas.

Estou de fora, que batam nos suportes que os bulls voltam a entrar (sim, estamos a lateralizar, mas o trading range é muito apreciável e rentável para os dois lados mesmo assim)

por Patdav » 28/4/2004 15:17

Boas :wink:

Bull :mrgreen:
Já repeti! :P

É assim mesmo, se for o caso.....mais vale só que mal acompanhado :mrgreen:

cá para mim está a lateralizar, vamos a ver....
Não te ponhas é p'rai a espirrar, só para chatear! (é lógico que estou a brincar :wink:)

---------------------------
---------------------------

Muito pouco para acrescentar.....

Penso que o Nas assim como a maioria dos índices, estão em zonas importantes, falta saber se essas “zonas” vão permitir uma aproximação aos níveis máximos.

Sendo assim, estamos perante algumas consolidações, o que aparentemente pode dar a ideia que o mercado está em dificuldades, na minha opinião estas consolidações (laterais) são até bem positivas, pois o mercado precisa de respirar....................................... para se possível, num futuro próximo encetar novos voos........o problema é mesmo os espirros!

nem Bull nem Bear :wink:
----------------------
----------------------
Já agora amigo Proença, vou abusar da tua boa vontade, e sem querer que percas muito tempo, pedia-te o favor de dares uma vista de olhos neste tópico:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=25502

É......que eu meti a foice em seara alheia :mrgreen: e não ficaria contente de estar a enganar o pessoal, vê lá por favor, e de~i-nos só uma linha com a tua opinião. :P :P

abraço
Patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por fproenca » 28/4/2004 15:04

Bull ? Ora repitam lá ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Amigos contra tudo e contra quase todos , hoje venho reforçar mais uma vez a minha teoria que isto vai para baixo e que provavelmente ainda iremos conhecer brevemente novos minimos

Na realidade cada dia que passa mais me convenço que a LT de longo prazo (ver grafico semanal) irá ser quebrada, e se isso acontecer, acreditem que para os Touros o Bull Market acaba aqui por uns bons tempos, já nem vou repetir o que disse na semana passada que seria boa opotunidade para os Touros fecharem as posições longas, mas isso é para quem acredita que o mercado vai cair, mas a confirmação será mesmo se quebrar a LT de longo prazo

Já agora e porque o Marco fala em (curtissimo prazo, médio prazo, longo prazo) sem o defenir concrectamente acho que é altura de se falar nisso, talvez noutro tópico criado para o efeito. Para mimsó existe curto prazo e médio/longo prazo, porque é o que está definido na AF (balanços, legislação, etc.), em AT acho que não existe nada defenido até porque a AT não tem regras obrigatórias por organismos credienciados para tal, as regras foram ao longo dos tempos elaboradas por vários Analiastas mas cada um define-as da forma que acha melhor ...

Abraço
Anexos
Sem.gif
Sem.gif (21.27 KiB) Visualizado 1368 vezes
Sem título.gif
Sem título.gif (27.26 KiB) Visualizado 1367 vezes

por fproenca » 27/4/2004 9:32

Gostei Marco,

Uma opinião contrária mas fundamentada, fundamentar ou explicar o que leva a pensar algo diferente é saudável para um fórum.

Há algo que acho que ainda não foi debatido por cá que é o uso da palavra "curtíssimo-prazo", só em fóruns se lê este conceito, porque em AT penso que só existe curto e longo prazo.

Ainda em relação á minha opinião, eu até posso vir a fechar o meu curto e abrir longos e voltar a entrar curto, ou seja, ainda posso a vir a fazer alguns trades até que o indice quebre uma das LT's assinaladas no gráfico semanal.

É no gráfico semanal que nos deveremos concentrar durante as próximas semanas, aqui está a solução do actual problema da "lateralização".

Abraço

por MarcoAntonio » 27/4/2004 0:24

Também não considero que a tendência de curto-prazo seja descendente. Neste momento falta já algum suporte técnico para sustentar essa posição.

Em termos de curtíssimo-prazo é agora ascendente, em termos de curto-prazo é indefinida (a caminhar para o lateral), em termos de médio-prazo lateral e no medio/longo-prazo é ascendente.

Se situarmos o curto-prazo no espaço de varias semanas a alguns (poucos) meses, já não se pode dizer que a tendência seja descendente.

O Nasdaq Composite acaba de realizar quer um higher-low, quer um higher-high (máximos e mínimos relativos, ou de swings, superiores aos anteriores). O comportamento tem sido algo excentrico no Nasdaq e a hipotese de um regime lateral poderá parecer difícil de encaixar (apesar da cotação andar nos mesmos valores desde há cerca de 2/3 meses para cá, a irregularidade na amplitude dos swings acaba por «disfarçar» a lateralização). Mas ela existe e torna-se ainda mais evidente se olharmos para os restantes índices de relevo (S&P, DAX, etc).

Nesse ponto não estou de acordo com o Fernando. No entanto tb não considero neste momento um bom ponto para uma entrada longa: estamos relativamente perto do topo do range lateral nos diversos índices e nada nos diz que esta já importante lateralização consolidação não se vá prolongar no tempo (quiçá por meses). São tempos difíceis para o trading estas longas lateralizações e a minha opinião é que o ritmo de trading deve abrandar consideravelmente nestas ocasiões (ou mesmo parar, conforme a perspectiva temporal do trader) e o posicionamento deve ser mais cauteloso, principalmente para quem operar com produtos alavancados.

A seu tempo e como já defendi diversas vezes, creio que esta lateralização acabará por ser quebrada em alta e o mercado retomará a tendência ascendente que marcou o ano de 2003. Mas até isso ocorrer, poderão passar-se meses de mercado difícil e indefinido como o que temos tido nos últimos dois ou três meses pelo que a minha opinião continua a ser a mesma que apresento já há várias semanas: moderadamente bullish, sem «data marcada» e optando por posições muito cautelosas e por um trading muito pouco activo. Não há que ter pressa em negociar, principalmente quando as condições não são as mais favoráveis...
Imagem

Administrador Fórum

hmmmm..

por Mec* » 26/4/2004 23:22

Não sei... demasiado obvio essa previsão de queda... os mercados não vão cair por isso mesmo (claro que nao estou a afirmar que nao possam cair como o dia de hoje)...

Range lateral penso ser mais provavel.

Se vem à base é demasiado barato e os investidores entram, no topo desce...isto nao vai passar daqui por uns tempos.
Mec*

por Ertai » 26/4/2004 21:44

fproenca Escreveu:Por outro lado, a tendência de curto prazo por muito que digam o contrário é de queda, na semana passada tinha referido que esta subida seria uma boa oportinidade para fechar longos

Apenas a comentar esta parte, que me parece ser explícita. Diz que é de queda e eu digo que não existe sustentação no ponto de vista da AT para dizer isso.

De qualquer maneira não vou puxar mais pela conversa para não haver mais mal-entendidos.

por fproenca » 26/4/2004 21:26

Ertai Escreveu:Agora comentar que o comportamento de hoje confirma uma aproximação Bearish... não vejo razão nenhuma para tal.

Como quase sempre compreende mal o que lê, o melhor é reler outra vez, não tenho tempo para dar explicações :shock:

Cumprimentos

por Ertai » 26/4/2004 21:06

Quando falou naquele post em "fechar longos", foi acertar perto da base da última subida de curto prazo.

Houve subidas no curto prazo, que na minha opinião até foram bem proveitosas (para as techstocks).

Agora comentar que o comportamento de hoje confirma uma aproximação Bearish... não vejo razão nenhuma para tal.

Hoje foi quase como consolidação de movimento, o volume foi bem mais baixo, logo estas descidas passam a ter menos relevância.

A curtíssimo prazo poderemos ter ainda mais descidas mas esta semana ainda pode vir acabar positiva tal como a semana passada

por Pata-Hari » 26/4/2004 20:58

Acabo de entrar em SPX, glups, glups, hehe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por fproenca » 26/4/2004 20:54

Bem, já quebrou ligeiramnete a LT e portanto disparou a ordem de compra, foi por ordem autmática, hoje eu nem estive a seguir a bolsa.

A retração da última subida parece ter terminado na sexta, o abaixamento do volume e os 2050 como resistencia são factores determinantes para esse facto.

Por outro lado, a tendência de curto prazo por muito que digam o contrário é de queda, na semana passada tinha referido que esta subida seria uma boa oportinidade para fechar longos

Caso se venha a confirmar a queda (como espero) o indice não faz máximo superior ao anterior (2079) logo, o mais certo é vir a realizar novo minimo anual

A minha melhor explicação para entrada curta e para justificar que os próximos meses vão ser bons para os "Ursos" basta olhar para o gráfico diário e semanal que deixo aqui, com total isenção ...

Já viram o que irá acontecer caso a LT ascendente do gráfico semanal seja quebrado ?
Já viram que o indice já não tem muito espaço para lateralizar ?
É um facto que pode romper para cima a pequena LT que serve de resistência, mas se a informação de curto prazo diz que o indice está em queda e como na bolsa é tudo questão de probabilidades e se o caminho actual é para baixo então o mais probavel é ser por aí que o indice vai quebrar, é uma questão de lógica :wink:

Bons negócios e espero que os Touros não fiquem zangados comigo :twisted:
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (26.82 KiB) Visualizado 1754 vezes
SharpChartv05.gif
SharpChartv05.gif (25.17 KiB) Visualizado 1738 vezes

valves

por valves » 26/4/2004 18:43

Realmente ando a ficar enjoado com o comportamento dos indices americanos apesar de uma queda ser o mais provavel o melhor é jogar uma tripla ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Vamos lá aproveitar uma possível queda

por FPorença » 26/4/2004 16:05

Após breve "descanso" por uns dias, tenciono voltar "atacar" a bolsa, e como seria de esperar, estou a pensar entrar curto

O meu ponto de entrada será com quebra da LT azul, SÓ após quebrar a LT ! Depois explico motivos, agora estou muito ocupado

Abraço
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (7.24 KiB) Visualizado 2002 vezes
FPorença

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], marketisnotefficient, navaldoc, OCTAMA, PMP69 e 75 visitantes