Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Seguir o primeiro impulso é sempre uma boa decisão?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Thomas Hobbes » 4/5/2004 15:33

É o chamado "gut feeling" que nos faz entrar ou sair.

E uma coisa é certa, mesmo sendo ele baseado na nossa experiência passada, muitas vezes tomamos decisões contra a tendência do mercado, e o que é certo é que resultam.

Será que o ser humano tem em certa medida uma capacidade inata de "forecast"?
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por zé povinho » 4/5/2004 15:13

sem querer desvirtuar o tema, que é interessante e para o qual pensava poder ler mais opiniões,

após aquele fecho de ontem e até ao sucedido no after hours, esta manhã foi um bocado o instinto que me fez re-entrar em PAD, logo que ela passou os ,40

mais uma vez funcionou.

Registado: 4/11/2002 23:38

por MarcoAntonio » 4/5/2004 11:26

Estou quase totalmente de acordo com o Touro, apenas assinalo um pequeno pormenor. O instinto é inato, creio que ele se refería à intuição.

De resto estou totalmente de acordo e creio ter já escrito algo muito parecido quando outro participante trouxe o tema (o recurso
à intuição nos mercados) a discussão. Penso ter-se tratado de um tópico do lmm...

A intuição não é mais do que o acumulado de uma experiência adquirida, um conhecimento empírico que não necessita de elaborados raciocínios, uma espécie de «atalho mental» que nos permite agir mais depressa.

Na minha opinião, um investidor deve valorizar tanto mais a sua intuição quão maior for a sua experiência com o mercado pois se considerarmos que a intuição é o acumulado de um conhecimento empírica, da experiência, um trader inexperiente não tem, por definição, experiência. Não deve «acreditar» na sua intuição pois ainda que ela possa estar certa, ainda não foi «educada» pelo mercado. Provavelmente ao cabo de alguns anos a sua intuição já não será a mesma perante situações idênticas.

Em todo o caso, mesmo num trader experiente, tal não significa que a intuição esteja sempre correcta. Não deixará num entanto de ter uma grande importância e mesmo um peso significativo no trading (à excepção dos traders que tiverem optado pela negociação com base em sistemas mecânicos).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/5/2004 15:15, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Instinto nos mercados

por JAS » 4/5/2004 0:48

Touro Escreveu:O instinto não é mais do que a manifestação de um conjunto de experiências e conhecimentos acumulados no nosso subconsciente.

Verdade, verdadinha...
O amigo Touro resumiu muito bem o problema em poucas palavras.

Razão Pura Escreveu:Isso também não seria feeling.
Seria aplicar o princípio da teoria da opinião contrária.

Não acho.
A AT pode-nos indicar uma posição neutral e o feeling pode-nos fazer entrar ou sair.

Mas é evidente que o feeling é sempre gerado por qualquer coisa que notamos algures.
Pode ser na visualização dos cofres, pode ser um movimento nos warrants, pode ser a reacção que prevemos a uma notícia, etc, etc.
Digamos que o feeling nos faz tomar opções antes de um sinal da AT.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Instinto nos mercados

por Touro » 3/5/2004 23:19

O instinto não é mais do que a manifestação de um conjunto de experiências e conhecimentos acumulados no nosso subconsciente.

Não vou aqui discutir este assunto porque dava 'pano para mangas'. Só quero dizer que considero muito válidos os comportamentos instintivos, seja em que situação for, incluindo também os mercados.

Não devemos confundir instinto com irracionalidade, muitas vezes provocada por pânico na negociação. Os comportamentos instintivos não têm nada de irracional, é o nosso subconsciente a funcionar, e este não é irracional. Pelo menos o meu não é... :lol:
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por zé povinho » 3/5/2004 21:55

um amigo já desaparecido destas lides dos foruns, dizia que nunca nos deviamos esquecer da táctita da pedra de gelo, ou seja: quando tiveres um impulso, coloca uma pedra gelo num copo e deixa-a descongelar completamente, depois disso acontecer já podes actuar.

eu acho que ele tinha toda a razão, e que na maior partes das vezes o impulso desaparece e assim deixá-mos de cometer uma asneira.

por vezes ainda me movimento por impulsos não refreados, que muitas vezes acabam de ser corrigidos com prejuizos algum tempo depois.

mas também é certo que foi um impulso que me fex entrar em PAD na véspera de ela saltar de ,18 para ,25 (tendo depois regressado a ,22) e novamente uns dias antes dela deixar de vez o range ,22/,23

e esses foram os melhores trades que fiz em bolsa nos últimos anos.

Registado: 4/11/2002 23:38

valves

por valves » 3/5/2004 17:21

Excelente questão que sendo á primeira vista uma questão trivial é na verdade uma questão chave para um investidor ou trader. Vejamos : Se me colocassem directamente a questão eu diria nim isto é não podemos responder de uma forma taxativa ( nem afirmativamente nem negativamente a esta questão ) isto porquê? porque a resposta a esta questão depende da natureza do investidor que estamos a analizar. Existem pessoas que simplesmente não têm um faro que lhes permita antever os comportamentos do mercado e pior ainda o faro que têm quase sempre por fatalidade as conduz para a direcção errada. Para estes eu simplesmente aconselho que nunca mas nunca se deixem conduzir pelo seu instinto pois que comprovadamente ele nunca as ajuda e portanto quando
surge a intuição é rezar umas avé Marias e uns Pais nossos para ver se rapidamente ela passa. Por outro lado existem pessoas cuja a intuição as faz acertar muitas vezes parece que lhes cheira diz o ditado para esses o meu conselho é obvio que sigam a sua intuição mas que constantemente a passem pelo crivo dos factos para que se algo saír errado rapidamente possam desfazer e emendar o equivoco !

Tenho dito

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

repito uma frase...

por Scubawarrior » 3/5/2004 17:05

...que anteriormente tinha ja postado aqui.

"quando nao sabemos para onde ir, qualquer caminho nos serve"

yogi bera

Cumps

nota: ás vezes podemos dissertar 10 páginas e nao dizer tudo, outras numa frase podemos tudo dizer. Penso que neste caso disse(para mim não há mt mais a dizer) tudo o que havia a dizer em relação á sua questão Thomas.
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Sim...

por Surfer » 3/5/2004 17:02

«...Sabemos de antemão que a aplicação da teoria da opinião contrária tem uma base estatística. Portanto quando bem aplicada tem pouco de feeling...»

Sim é verdade, quando os mercados demonstram um tendência clara a médio/longo-prazo a teoria da opinião contrária em suportes ou resistências importantes, a sua aplicação revela-se muito eficaz.

Tomando como exemplo o bearmarket, sempre que existia um rebound bastava acompanhar os indicadores de sentimento e esperar por algum optimismo junto de uma resistência e abrir posições no mercado de acordo com a teoria e a tendência de médio/longo-prazo. Era simples e eficaz.

Desde Março do ano passado, quando começou este «bullmarket» que os indicadores de sentimento revelaram-se fatais para muitos traders que acompanhavam esses indicadores com grandes nº de trades de acerto. Desde então muito pouco se tem ouvido falar sobre esses indicadores devido aos danos que causaram quando o mercado inverteu a tendencia de médio/longo-prazo.

Agora com o desenrolar deste «bullmarket» vai-se novamente começar lentamente a acompanhar os indicadores de sentimento, porque eles vão novamente ter uma grande margem de acerto sempre que o mercado ameaçar qualquer suporte determinante, ou seja a teoria da opinião contrária vai novamente revelar-se eficar sempre que algum pessimismo voltar aos mercados. É o mesmo «filme» só que visto ao contrário!

Já agora alguém tem acompanhado o VIX?!

Para terminar só uma observação curiosa, ao ler os artigos do Cramer que o Ulisses aqui vai publicando por vezes torna-se complicado analisar o que ele defende, se aquilo o que ele diz provém de feeling ou da experiência e conhecimento acumulado por longos anos nos mercados. Mas no fim, depois de uma leitura atenta acaba por vir ao de cima que aquilo o que ele defende e escreve é sustentado pela experiência e conhecimento porque é tudo fundamentado.

Jinhos
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Razao_Pura » 3/5/2004 16:43

Ok. Simplificando. Eu acho que existem as ferramentas técnicas e existe, simultaneamente ou não, o que o Surfer bem chama de experiência e conhecimento dos mercado.

No que toca à interpretação da teoria da opinião contrária, acho que estamos precisamente a falar do qua é mais ambíguo, ou seja, aquele campo em que se confunde a técnica com a experiência (empirismo) ou o instinto.
Sabemos de antemão que a aplicação da teoria da opinião contrária tem uma base estatística. Portanto quando bem aplicada tem pouco de feeling.

Sabemos também que o "instinct" não está dissociado daquilo que é a prática dos grandes traders. Todos eles usam o "instinct" no seu vocabulário. Muitos deles orgulham-se até de ter um "killer instict". Lucky guys! E não deixam por isso de ser grandes profissionais de bolsa.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Olha que não Razão Pura...

por Surfer » 3/5/2004 16:32

O princípio da teoria da opinião contrária tem muito mais de feeling do que tu inicialmente descreveste no teu post. Não é à toa que a teoria da opinião contrária se baseia em indicadores de sentimento que em muitas alturas se revelam fatais.

Toma como exemplo a inversão dos mercados em Março do ano passado, quantos traders é que aplicaram a teoria da opinião contrária e foram contra a nova tendência dos mercados?!

Sempre que o mercado subia aplicavam a teoria da opinião contrária e com feeling em alguma resistência que o mercado iria retomar a tendEñcia descendente e no entanto foram derretendo a carteira e só reconheceram o erro já muito tarde.

Ou seja o que tu inicialmente descreveste tem muito pouco de feeling nos trades, eu talvez chamar-lhe-ia experiência e conhecimento do funcionamento e essencialmente comportamento dos mercados em determinadas alturas determinantes.

Jinhos
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

JAS

por Razao_Pura » 3/5/2004 16:16

Isso também não seria feeling.
Seria aplicar o princípio da teoria da opinião contrária.
Trade the trend.

Re: Impulso ou instinto

por JAS » 3/5/2004 16:10

Razão Pura Escreveu:Resumindo, se um investidor tem um bom conhecimento do mercado e das empresas cotadas, se tem uma estratégia de investimento definida e se é suficientemente disciplinado para estar dentro ou fora do mercado consoante a sua estratégia pessoal, indepedentemente dos impulsos que possa vir a ter a meio das sessões(!!!), não vejo qualquer inconveniente em tomar decisões de investimento com base nas suas próprias noções do rumo que acha que o mercado ou o papel vai tomar.

Pois, pois... Mas com isso tudo já não se poderia dizer que seria uma entrada por simples impulso ou instinto.
Seria uma entrada muito bem fundamentada.

Acho que uma entrada por simples feeling é, em geral, contra a tendência do mercado.
Quando conseguimos "sentir" que se irá passar exactamente o contrário do que a AT prevê.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Impulso ou instinto

por Razao_Pura » 3/5/2004 15:02

Ora aí está uma questão interessante.
Há imensos pequenos investidores que investem com base no chamado feeling. E se calhar até têm uma percentagem de acertos razoável.
Acho que o resultado depende essencialmente de dois factores, ou melhor três:
- nível de acompanhamento do mercado por parte do investidor (se acompanha diariamente ou não)
- nivel de conhecimentos técnicos e fundamentais do investidor sobre as empresas cotadas
- situação específica em que o mercado se encontra. Se o mercado está numa clara tendência ascendente é obviamente muito fácel entrar investido.
claro está que há outros factores que também condicionam a decisão de investimento, nomeadamente a coerência e a disciplina do trading.

Resumindo, se um investidor tem um bom conhecimento do mercado e das empresas cotadas, se tem uma estratégia de investimento definida e se é suficientemente disciplinado para estar dentro ou fora do mercado consoante a sua estratégia pessoal, indepedentemente dos impulsos que possa vir a ter a meio das sessões(!!!), não vejo qualquer inconveniente em tomar decisões de investimento com base nas suas próprias noções do rumo que acha que o mercado ou o papel vai tomar.
Trade the trend.

o 1º impulso...

por Mec* » 3/5/2004 12:21

Analiso essa filosofia e muitas vezes faço este exercicio:

Historicamente (para mim, pelo menos) o impulso intuitivo é sempre o errado (vender em "desespero" na exaustão da queda; comprar no topo da euforia). Todos temos essa "tentação" intuitva.
Nesses momentos, se conseguirmos, o melhor é ao apercebermo-nos desse sentimento, efectuarmos exactamente o contrario ao que ele nos diz... não é dificil, apenas requer pratica e auto-controlo, mas que muitas vezes é lucrativo, é...
Mec*

por Ming » 3/5/2004 12:15

Hobbes, que tal publicares aquí uma carteira gerida dessa forma?
Talvez fosse uma forma interessante de ver se os teus impulsos bolsistas tendem a resultar... :wink:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

impulsos

por gonzaga » 3/5/2004 12:11

Concordo contigo thomas mas so numa base empirica, pois nao sei explicar pk é q isto se passa assim
Nem sei tb, se é possivel explica-lo: ainda na quinta senti o impulso para vender os puts euro/dollar ( de tal maneira que mandei p aki um post 3 minutos antes do malvado numero 4.2 % sair)
É uma especie de nervosismo que passa a fisico (dores de barriga, comichao nas maos), que é ridiculo mas que no fundo ate resulta

Mas em jeito de conclusao, negociar com base em impulsos nao é proprio de um bom trader.
Quanto muito serve como alerta, mas nao deve servir como fundamamento. Se nao acabamos por nos perder, na imensidao de impulsos que vamos sentindo ao longo dos dias e o mais certo é perder dinheiro

Registado: 11/3/2004 12:48

Seguir o primeiro impulso é sempre uma boa decisão?

por Thomas Hobbes » 3/5/2004 11:50

Já reparei que muitas vezes no mercado se tomam decisões sem qualquer base técnica por trás, e saimos ou entramos baseados apenas num primeiro impulso.

Ou então por medo, ou por falta de dados ignoramos esse impulso.

O mais engraçado é que a maiorio das vezes, e depois de termos já informação adicional vem-se a demonstrar que esse primeiro impulso era a mais acertada ou uma das mais acertadas.

Sei que o que acabei de dizer, não tem nenhuma base ciêntifica e que vale pelo que vale. Mas gostaria de saber se alguma o que acabei de descrever vos aconteceu, ou então se alguma vez não têm de tomar decisões " de dedo no ar" já que os dados que possuem no momento não são claros?
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], marketisnotefficient, OCTAMA, Shimazaki_2, TheKuby, trilhos2006 e 45 visitantes