Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pt

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 9/1/2003 13:41

Ulisses, acrescento que quando se fala de sell-off pressupõe-se a existência de um grande volume associado.

Que significado terá uma queda, nem que seja de 10%, se se der com um volume miserável?

Sell-off é quando o mercado está todo a vender e de forma violenta (ou por causa de uma notícia alarmente ou simplesmente por degradação da situação técnica impregnando de medo os investidores que desatam a vender em catadupa). Por essa razão, os sell-off encontram-se muitas vezes nos fins das quedas, representando uma capitalação «temperamental» dos investidores, ao que se segue uma inversão ou correcção técnica forte muitas vezes.

O volume é um dos aspectos essenciais de um sell-off.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Tem razão, não houve nenhum sell off

por Joca » 9/1/2003 13:38

Peço desculpa por ter induzido erradamente os restantes intervenientes....
O que realmente houve, foi uma pequena variação acompanhada de reduzido volume até ao momento.

Fique bem Amigo,
Joca :lol:
Joca

por Ulisses Pereira » 9/1/2003 13:25

Nos fóruns, o valor da palavra é fulcral. Quando o Joca fala num grande "sell-off" está a referir-se a uma queda de 2%? É que não é esse o entendimento geral da maioria dos intervenientes dos mercados e assim interpretamos todos mal as suas palavras. O que será uma queda de 5%? E de 20%? :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Entrei novamente na pt a 6.78€

por Joca » 9/1/2003 13:09

Um bocado a medo, mas entrei.....o sell off deu-se com pouco volume, e na minha opinião originou uma boa oportunidade de compra..

Fiquem bem
Joca

por MarcoAntonio » 9/1/2003 0:40

Caro Joca, o que conta não é o valor em si, até porque esse PT deve ser a 12 meses, suponho.

O efeito pretendido é conseguido mesmo com um PT muito próximo do valor actual, por duas razões:

:arrow: A alteração foi para baixo - portanto é uma notícia negativa, um downgrade das espectativas. Se alguém acredita em PT então estará mais sensível para vender após uma baixa, quanto mais não seja porque as expectativas nessa empresa estão a baixar e faz sentido mudar as malas para uma empresa em que as expectativas estejam a aumentar (os PT estejam a subir). Imagine que acredita em PT's e tinha a expectativa de ganhar uns 10 ou 15%... Sai um PT destes e o que é que faz?... Vende... Ora, assim a casa de investimento pode comprar mais à vontade sem fazer o preço subir ou com sorte o preço até caiu um bocadinho e compram mais barato. E sinceramente, pela sequência de posts parece que foi o que aconteceu consigo. Com a baixa do PT a sua opinião mudou e vendeu. Como vê o efeito é conseguido mesmo o PT estando ligeiramente acima da cotação actual.

:arrow: O PT é (suponho) a 1 ano. Assim sendo, mesmo sendo uma baixa para o valor actual, qual é o interesse de manter esse título em carteira?... Pois se eu acreditasse em PT's ia logo vender pois não quereria ter em carteira um título que daqui a um ano vai valer o mesmo que agora. Não ganhava nada com esse título e tinha ainda um custo de oportunidade tendo o capital empatado num título que não ia a lado nenhum (e quem baixa hoje o PT pode baixar outra vez amanhã). Mais valia vender e colocar o dinheiro no banco a render uns míseros juros... mal por mal.

Não leve a mal esta minha interpelação, mas sinceramente, na minha opinião, um PT é para mim a última razão para uma compra ou uma venda. Na realidade, se me obrigassem a tomar uma posição cada vez que saísse um PT acho que optava por tomar a posição contrária.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Tecnoboy, quem compra um papel

por Joca » 8/1/2003 23:50

com tendência ascendente não mostra as suas ordens de compra a preços mais baixos.....chama-se "o comprar escondido" ou ordens aparentes.

Fique bem Amigo,
Joca

Re: Pt

por Tecnoboy » 8/1/2003 23:34

Joca Escreveu:Quero acrescentar que saí a 6.92 e que não estou a gostar das ordens de compra demasiado grandes que estão colocadas aos preços 6.90 e 6.89.

Só uma pergunta, tu sais-te a 6.92, porque estavas com medo que a acção descesse, mas se ela caisse até aos 6.90, o que é apenas menos 2 centimos, se existiam realmente tantas ordens de compra, não era de supor que a acção fosse impulsionada a subir ainda mais que 6.92 com tantas ordens de compra ?

Registado: 10/12/2002 0:26

Normalmente também não acredito

por Joca » 8/1/2003 23:31

em recomendações de casas de investimento, especialmente se forem casas portuguesas e sobre papeis nacionais.

A leitura que faço deste price target do deutsche bank é muito simples :

O price target é sensivelmente a cotação actual, portanto com up side limitado e com pouca margem de compra por parte da casa de investimento, portanto acima de 7€ ninguém compra, abaixo de 7€ ninguém vende. Conclusão, o deutschebank tem de fazer cair a cotação para valores bem abaixo da actual cotação para depois entrar a comprar até ao preço alvo de 7€.
Este é o raciocinio que vou seguir, e espero estar certo...caso contrário vamos sempre a tempo de mudar.

Fique bem Amigo,
Joca

por MarcoAntonio » 8/1/2003 23:11

Lembro-me de há uns meses atrás, talvez um ano, não sei bem, de ter lido uma notícia no negócios sobre uma investigação qq que fizeram a várias recomendações sobre títulos do PSI. O resultado da investigação foi tão somente o de descobrir que nos dias em que lançaram as recomendações, as mesmas casas de investimento estavam no mercado a tomar as posições inversas. Os que baixavam o price target estavam no mercado a comprar... Os que subiam o price target estavam no mercado a vender. E se bem me lembro não foi uma investigação a uma recomendação mas a várias.

Se procurarem no Negócios devem encontrar. E pode ser que alguém se lembre da história com mais detalhe... Ou conheça outros detalhes mais «escandalosos».

Ou só digo o seguinte: estão a baixar o Price Target?... Hmmm, então são provavelmente as casas de investimento que estão no mercado a comprar... Ou então, lembraram-se que queriam também entrar no comboio...

Muito cuidado meus amigos, com as recomendações de terceiros. Neste mercado (especialmente na nossa praça) não há moral nenhuma!...

Eu não acredito em bons samaratinos na Bolsa. Se eu não pago nenhum serviço às casas de investimentos a que propósito virão elas dar-me recomendações?... No meu interesse não é de certeza!...
Imagem

Administrador Fórum

A coerência está directamente

por Joca » 8/1/2003 23:04

ligada ao meu saldo cash.....

A minha alteração de posição em relação a pt, não está relacionada com convicções dogmáticas, mas sim com oportunidades de ganhar dinheiro. Procuro sempre que possível estar do lado certo.

Fique Bem Amigo,
Joca

isso é um desejo?

por maumau » 8/1/2003 22:57

mas gostei do relato eheh

De bestial passa a besta! maumau

Do dinheiro a jorrar a caminho dos 8€ passa a sell off... maumau

E qual a justificação? Price Target? Ainda acredita em price targets? maumau

Bons negócios e mais coerência é o que lhe desejo.
maumau

E que tal amanhã um sell off na PT!!!

por Joca » 8/1/2003 22:46

Creio que vamos ter um sell off na pt e não só, a sonae.com está na calha para um grande sell off......muito cuidado Amigos!!!!!

Joca

pt

por Joca » 8/1/2003 14:37

Amanhã devo voltar à carga na pt.....hoje está o dia ganho.

Os 7€ vão ser duros de roer. ainda para mais com casas de investimento a reduzir em baixa o alvo p/ pt. Cuidado!!!

Joca

Pt

por Joca » 8/1/2003 12:33

Quero acrescentar que saí a 6.92 e que não estou a gostar das ordens de compra demasiado grandes que estão colocadas aos preços 6.90 e 6.89.

Joca

pt - Acabei de sair da pt com 6% no saco

por Joca » 8/1/2003 12:25

Se fiz bem ou mal o futuro o dirá.....não gostei da revisão de preço do deutsche Bank para 7€ como alvo.

Joca

pt

por Joca » 8/1/2003 11:06

Os 6.90 já pertencem ao passado....vamos lá a quebrar os 7€.

Joca

pt

por Joca » 7/1/2003 17:51

Ficaria mais satisfeito com a quebra dos 6.90€....em relação à muralha, esta está práticamente ultrapassada....
É bem possivel haver uma retracção no papel na casa dos 7€, para imediatamente a seguir traçar novo objéctivo a casa dos "8€"

Abraço a todos,
Joca

pt

por Joca » 7/1/2003 16:49

Pt embala para quebrar os 6.90€.....muita atenção amigos, o dinheiro vai jorrar....

Joca

pt

por Joca » 7/1/2003 16:03

Aposto num fecho acima de 6.90, caso aconteça será um fecho extremamente bull....o meu alvo acima de 7€

Joca

Pt

por Joca » 7/1/2003 15:56

Chegou a hora "H", para a pt...vamos ver

Joca

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 142 visitantes