Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Hoje pode (deve) ser o dia D para o Nasdaq

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 2/5/2004 17:17

Estava por aqui a fazer umas pequisas e apareceu-me algo que esta um pouco esquecido ... um excelente trabalho do nosso amigo "bruxo" o CEM :wink: que por si só diz tudo, e olhem que ele desenhou algo bem mais negativo que eu alguma vez imaginei acontecer este ano

Deixo aqui o gráfico dele (chiiiuuuu, não paguei direitos de autor) a explicação mais promonorizada da "bruxaria" :mrgreen: está em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=22193

Abraço
Anexos
cem_elliot.gif
cem_elliot.gif (26.41 KiB) Visualizado 488 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Queda

por Visitante » 2/5/2004 16:45

Concordo em absoluto, o meu único receio é que já estejam muitos a ver o mesmo. Se a próxima semana for dos curtos tb haverá muito pato a ganhar, embora tenha entrado tardiamente. Mas que caia...aí estamos de acordo!
Visitante

por fproenca » 2/5/2004 16:32

nunofaustino Escreveu:Olhando para este gráfico semanal, fico com uma dúvida... é que os pontos iniciais da recta ascendente são muito antigos e uma pequena alteração nos pontos iniciais da recta (colocar o início no fim da vela inicial ou no fecho) faz uma gd alteração agora.

És capaz de me fazer um favor? Coloca o início da recta no fundo da vela inicial e faz com que ela passe na vela de março (1896,9) só para ver se a vela desta semana n pode ser um novo reteste à LTA.

bem sei que é um pormenor mas, dada a distância dos pontos iniciais, pode fazer a diferença...

Olá Nuno,

Tracei tal como dissestes e a LT parece ter sido quebrada na mesma. Eu acho que as LT devem ser desenhadas de forma a unir o máximo de pontos possíveis, quantos mais pontos do gráfico da evolução da cotação fizerem parte da linha, mais credível será a linha de tendência. (o "professor de AT" :wink: Marco é que pode esclarecer melhor isto)

De qualquer forma não é por esta quebra que eu fiquei do lado dos Ursos, porque eu já estava muito antes de a quebrar.

Actualmnete não é só na AT que devemos apoiar os nossos trades, na minha opinião cada vez é mais importante psicologia das massas com seus medos e esperanças bem como as suas estimativas e “palpites”, pois, como cada vez há mais pequenos investidores (que não se dedicam exclusivamente á bolsa) para mim o futuros dos grandes investidores passa por estudar o comportamento das massas no seu conjunto, isto merece ser estudado

Não tarda muito, vamos ver que com as fortes quedas dos últimos dias boa parte dos investidores começa a entrar tardiamente "curto" (short), e a dada altura os mercados invertem apanhando-os despervenidos (conhecidos como "patos" :mrgreen: ), o nervosismo (pressa de entrar) é outro factor a aproveitar no movimento das tais massas :twisted:

Já que se fala na linha de tendência, Charles H. Dow (foi o primeiro a propor o conceito de tendência) diz que as tendências de longo prazo tem três fases:

A primeira é a fase da acumulação, na qual todas as más notícias já foram descontadas e na qual os investidores mais perspicazes começam a comprar (mais ou menos de outubro a dezembro de 2002).

A segunda fase, na qual os analistas técnicos começam a entrar, é aquela na qual os preços começam a subir rapidamente e as notícias começam a ser favoráveis (mais ou menos de agosto a novembro de 2003).

A terceira e última fase é caracterizada por uma grande entrada do público (“leigos”) com os jornais começando a publicar cada vez mais notícias altistas, os indicadores econômicos melhores do que nunca, e o volume especulativo aumentando (mais ou menos de dezembro/2003 a janeiro/2004).

É durante esta última fase que o investidor “profissional” começa a sair do mercado, vendendo em um momento que ninguém quer vender, após ter entrado no mercado quando ninguém queria comprar.

Por outro lados, Charles H. Dow também diz que :
Assume-se que uam tendência prossegue até ter indicação do contrário, portanto ... se isto cai só pode cair mais (que caia) :mrgreen:

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

por nunofaustino » 30/4/2004 20:44

Olá proença...

Concordo com o que disseste no primeiro post...

devemos seguir as nossas análises e não as dos outros... assim não ficamos a pensar que nós é que tinhamos razão e a culpa do que fazemos é sempre nossa...

Olhando para este gráfico semanal, fico com uma dúvida... é que os pontos iniciais da recta ascendente são muito antigos e uma pequena alteração nos pontos iniciais da recta (colocar o início no fim da vela inicial ou no fecho) faz uma gd alteração agora.

És capaz de me fazer um favor? Coloca o início da recta no fundo da vela inicial e faz com que ela passe na vela de março (1896,9) só para ver se a vela desta semana n pode ser um novo reteste à LTA.

bem sei que é um pormenor mas, dada a distância dos pontos iniciais, pode fazer a diferença...

Um abraço e parabéns pela defesa da tua opinião (felizmente para ti estavas certo :))

Nunofaustino

P.S. um aspecto importante... é a primeira vez desde março de 2003 que tanto o STO como o RSI estão claramente inferiores a 50%...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por fproenca » 30/4/2004 20:32

Afinal o dia D foi hoje e não ontem ...

O gráfico diz tudo, quem pensava em simples retracção deve ter mudado de ideias, eu ainda acrescento que até é possivel haver alivio desta queda, mas continuo a reafirmar que provavelmente teremos novos minimos e que a quebra desta LT irá trazer mais consequ~encias aos Touros do que muitos julgam ...

Bom fim de semana
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (24.88 KiB) Visualizado 631 vezes

por Ertai » 29/4/2004 21:45

Afinal mudei de ideias..

A linha inferior do triângulo afinal pode estar ainda a ser formada.

Apesar de ainda faltar dados (talvez amanhã possamos ver isso com mais clareza), pode ser que todos estes movimentos ainda estejam dentro do triângulo, que segundo a configuração, acabará com um romper positivo da cotação..

Registado: 11/5/2003 12:11

por Ertai » 29/4/2004 21:39

Daqueles triângulos dos mais básicos da AT.

Procure na Net, não é muito difícil..

De qualquer maneira, agora com o triângulo "roto", já não serve de nada. Foi uma hipótese, uma opinião minha. Se tentarmos ser exactos o triângulo não é assim tão claro mas..

Se quiser posto aqui um gráfico a mostrar a ideia, que de qualquer maneira falhou com o NASDAQ a visitar os 1950..

por Mandrake » 29/4/2004 18:09

Ertai Escreveu:Sim, é o dia D
Na minha opinião o NASDAQ está a formar um triângulo, e geralmente pelo que os manuais da AT me dizem irá romper positivamente.
Abraço

Que manuais são esses ? Na maioria das vezes que diz alguma coisa não prova por um meio de raciocínio concludente :?

Cumps
Mandrake

por Ertai » 29/4/2004 14:53

Sim, é o dia D

Ou hoje ou amanhã de qualquer maneira.

Estou fora e a olhar atentamente.

Na minha opinião o NASDAQ está a formar um triângulo, e geralmente pelo que os manuais da AT me dizem irá romper positivamente.

De qualquer maneira só resta esperar para ver como vai ser, hoje e amanhã vai ser dias bem decisivos.

Abraço

Hoje pode (deve) ser o dia D para o Nasdaq

por fproenca » 29/4/2004 14:39

Hoje estive a ler o mu último post do tópico http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=25010 que foi em 22/04 onde o mercado está a subir mas eu mostro-me desconfiado de tal forma que digo que não quero entrar longo

No último tópico que está em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=26026 antes de entrar curto digo quando vou entrar e entro mesmo, apesar de muitas opiniões contrárias (que respeito) mas nopta-se que a minha convicção é forte

Após estas (re)leituras chego mais uma vez á conclusão que eu devo seguir APENAS aquilo que penso para o bem e para o mal, porque mesmo que falhe o trade nunca me arrependo !

Fico é baralhado com algumas pessoas que num dia dizem que estão longos noutro já dizem que já tinham fechado as posições (devem ser trades virtuais :mrgreen: ) ... ora, ora, ora, bonito é dizer antecipadamente as coisas, porque depois qualquer um acerta !

Comentários á parte, hoje só venho mais uma vez relembrar que isto está por um fio, eu repito o que já disse esta e na semana passada os longos que acreditavam em quedas tiveram a su oportunidade de fechar as suas posições, hoje pode-se dar o sinal final para essa oportunidade, se o Nasdaq quebrar a LT de médio/longo prazo assinalado no gráfico aposto que teremos dias negros para os Bull's durante muito tempo

Mais uma vez repito que há fortes perspectivas de se realizarem novos minimos anuais, por muito que digam o contrário neste momento o lado mais seguro é estar do lado dos Ursos, pelo menos até haver sinais de mudanças

Escusado será de dizer que continuo curto e que a queda de ontem fou uma benção á minha carteira vinda directamente dos EUA :mrgreen:

Abraço

Nota: Outra benção foi ver que afinal o Baia é uma forte sombra Ricardo ... como diz o Marco António "... Portugal ontem empatou por causa do sistema ..." :mrgreen:
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (24.2 KiB) Visualizado 1015 vezes

Quem está ligado: