Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda - Quanto é que é um bom trade?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Kopas » 30/4/2004 11:38

Boas,

Um visitante apresentou um visão diametralmente oposta. Tem um sistema de daytrade que lhe garante 90% de ganhos muito modestos e utiliza stops abismais (em comparação com o objectivo de ganho por trade). O segredo desse sistema é precisamente esse, uma entrada ocorre muitíssimo mais perto do ponto de saída ganhador do que do ponto de saída perdedor. Daí apenas 10% de trades perdedores. Excelente. Tem as suas vantgens e as suas desvantagens, como qualquer sistema.

Também é uma das conclusões que chego, a outra é, ter uma muito boa eficiência de entrada, permitindo stops mais apertados, no caso desta última opção permite também uma alavancagem superior.

Pessoalmente às vezes prefiro, baixar a probabilidade de acerto e o profit/ratio, apertando os stops, de modo a permitir uma maior alavancagem e consequentemente gerar uma maior capitalização(já sei que isto vai gerar polémica :lol: ).
Um abraço,
Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

Para mim um bom trade...

por Antunes » 30/4/2004 11:18

... são 80-100%. 50-80% é um trade normal, 20-50% é um trade fraquito, abaixo disso é apenas melhor do que não perder dinheiro e já fico contente se der para pagar as comissões.

Nunca consegui mais de 100% num só trade por isso não falo do que não sei... :mrgreen:

Registado: 4/12/2002 11:16

por semprefrio » 30/4/2004 10:49

Bom dia a todos. :)

Primeiro, os meus parabéns ao D1as por ter lançado este tópico que, pelo menos a mim, me tem permitido alargar horizontes sobre matéria tão importante e tão controversa.

Em segundo lugar a resposta ao PLP:
Este sistema que referi permite-me o máximo de um trade semanal, longo ou curto, e tem um stop loss que actualmente é de 72 pips (digo actualmente porque é uma percentagem, esta sim fixa). Este stop loss é accionado em quase 60% dos trades.

Em terceiro lugar, uma reflexão geral sobre algumas das coisas que têm sido ditas.

O sistema criei e que agora estou a afinar, assenta nas seguintes premissas: está estabelecida a duração máxima de um trade; controlo da perda máxima; em termos de trades ganhadores não tenho um objectivo fixo definido, o mesmo é dizer que não coloco qualquer pressão ao desenvolvimento dos movimentos ganhadores. Por outras palavras, não fecho uma posição só porque atingiu determinado ganho. Esta forma permite-me trades positivos, em média de 170 pips, que incluem bons trades de 240 pips e, muito muito rararamente, trades na ordem dos 380 pips. Pelo que, no meu caso, aplica-se perfeitamente a visão do Marco, isto é, um bom trade permite-me cobrir x trades perdedores.

Um visitante apresentou um visão diametralmente oposta. Tem um sistema de daytrade que lhe garante 90% de ganhos muito modestos e utiliza stops abismais (em comparação com o objectivo de ganho por trade). O segredo desse sistema é precisamente esse, uma entrada ocorre muitíssimo mais perto do ponto de saída ganhador do que do ponto de saída perdedor. Daí apenas 10% de trades perdedores. Excelente. Tem as suas vantgens e as suas desvantagens, como qualquer sistema.

Outros apresentaram como bom trade 100 pips. Ou seja, para muitos o trade é fechado quando atinge esse valor. Era o objectivo inicial, foi atingido, não há dúvida nenhuma foi um bom trade. Se o trader no momento se encontra em frente ao computador poderá dar-se ao luxo de não ter um "stop profit" automático, pois tem o dedo no gatilho. Lá vai ele, + 100 pips, ok vamos esperar mais um pouco, +120, +130, +140, primeiro sinal de recuo, fecha o trade com +130. Excelente trade, sem dúvida!! Objectivava +100, sacou +130!!

Resumindo, do meu ponto de vista, o que é importante é que cada um siga um sistema rentável com que se sinta confortável!

Um abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

Re:

por Pavel » 30/4/2004 10:15

Pessoalmente:

A expectativa mínima de ganho que me leva a negociar, salvo raras excepções, anda à roda de 5% -abaixo disso penso q não compensa, quer porque cerca de 0,7% ou seja pelo menos 14% são perdidos em comissões, quer pelo desgaste psicológico e excessiva atenção dedicada a um negócio de pouco relevo;

Um bom negócio será cerca de 10-15%;

Um excelente negócio será acima de 30%.

Isto em termos muito gerais, evidentemente.

Pavel

Registado: 11/8/2003 19:04

por PLPINTO » 30/4/2004 10:13

....
Anexos
bomtrade.PNG
bomtrade.PNG (22.19 KiB) Visualizado 1010 vezes

Registado: 22/5/2003 15:08

por PLPINTO » 30/4/2004 10:07

Que confusão!

Um bom Trade! Um bom trade é todo aquele que consegue apanhar num movimento mais de 50% do mesmo, um execente trade é aquele que apanha 70/80% do movimento.

È uma optima defenição, acho eu, mas ficou o problema de saber quanto é o movimento.
Isso apenas é possivel recorrendo à analise tecnica e decidindo os S/Rs que são relevantes.
Para mim que sou daytrader os S/Rs neste momento são 1.1920 e 1.1980 mas... para um traderposition seram para aí 1.1800 e 1.2050... para o Marco Ant. ainda mais que isso...

Um bom trade é um trade que apanha o movimento que a pessoa quer, seja ele qual for! Não dá para quantificar em pips pois depende do que o grafico nos diz no momento.

Tentando entrar na tua pergunta directamente diria que no EUR/USD um trade bom seria qualquer coisa entre 30 e 50 pips de lucro (em media).

Para Sempre frio: esse sistema tem stoploss? quanto?

Registado: 22/5/2003 15:08

sistema

por Marquês de Pombal » 30/4/2004 0:55

O problema é quando se perde 2 ou 3 vezes seguidas (felizmente é muitissimo raro). Cresce logo o medo de que o sistema já não funciona! Há tempos houve aqui um debate sobre sistemas de trading iniciado por um verdadeiro mestre, o Cem, onde se discutia isso, ou seja, quanto tempo é preciso analisar para validar um sistema. O meu funciona desde 2000. A ver vamos. O que nunca acaba é o trabalho para desenvolver novos e melhores sistemas e se possível aperfeiçoar este. É pena que não haja, a nível de ensino superior, pós-graduações ou mestrados bons para aprender ´técnicas avançadas de análise técnica e desenvolvimento de sistemas. Tem de ser tudo auto-didata! :wink:

Registado: 30/4/2004 0:43

jotabil...

por Marques de Pombal » 30/4/2004 0:41

Uma coisa lhe digo, e penso que é fundamental, é que quando façõ um trade tenho SEMPRE um objectivo definido, um stop, e independente de tudo, fecho posições no final do dia. Penso que nenhum sistema funciona consistentemente sem disciplina. Por isso tenho um diário de trading, onde cada transacção é explicada pela aplicação rígida do sistema, com o que referi acima. Só eu sei às vezes o que custa entrar contra o que é a minha opinião de momento, mas se um sistema provou funcionar, há que pôr a funcionar o mais difícil: a disciplina!!!

Marques de Pombal (visitante)
Marques de Pombal

comentário

por jotabil » 29/4/2004 22:15

Para o visitante

Pois gostaria de saber...quais as linhas gerais desse sistema de 90% de acertos no daytrade....deve ser uma coisa de que não irá facilmente largar mão....mas já agora...gostaria apenas de conhecer os procedimentos gerais que enquadram o sistema.
Deve ser segredo ciosamente guardado.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: Trade ganhador/perdedor

por MarcoAntonio » 29/4/2004 22:05

Anonymous Escreveu:Não estou de acordo com o facto de os trades ganhadores trem de cobrir sempre os perdedores.

Não foi isso que eu disse. Eu não disse sempre e falei inclusivamente da possibilidade de trades ganhadores inferiores aos trades perdedores.

E o que emiti foi uma opinião daquilo que eu considerava um bom trade...

Anonymous Escreveu: No meu caso, faço daytrade, e tenho um sistema que permite uma taxa de acerto de 90%. Neste momento, por exemplo, e porque depende da volatilidade, negoceio com um objectivo pre-determinado de 1,5 pontos e no Nasdaq de 4 pontos. Os stops é que são de 20 pontos para o SP e 40 para o Nasdaq.

Excelente sistema. Um sistema desses é uma vida de descanso (ou um descanso de vida).
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Ok Marco ...

por Scubawarrior » 29/4/2004 22:00

....agradeço e retiro o "corrigir" que mostrou o meu máu feitio(sorry mais uma vez), e ponho o que realmente pensei e não escrevi: discutir

o resto mantenho, embora me seja adoloroso estar assim aborecido com o Marco e ele comigo, mas nao consigo deixar de transmitir o que penso mesmo correndo o risco de nem sempre ser justo .

Vamos tentar todos falar só do mercado.

abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Trade ganhador/perdedor

por Visitante » 29/4/2004 21:58

Não estou de acordo com o facto de os trades ganhadores trem de cobrir sempre os perdedores. No meu caso, faço daytrade, e tenho um sistema que permite uma taxa de acerto de 90%. Neste momento, por exemplo, e porque depende da volatilidade, negoceio com um objectivo pre-determinado de 1,5 pontos e no Nasdaq de 4 pontos. Os stops é que são de 20 pontos para o SP e 40 para o Nasdaq. Claro que às vezes lá via ao stop, mas é raro uma perda ser 5 vezes maior que um ganho. Este sistema permite ter lucros consistentes (desde 2000), e como vês, Marco, admite perdas bem superiores aos ganhos.
De qualquer forma acho que o debate está interessante, salvo os conflitos latentes :wink:
Visitante

por Ertai » 29/4/2004 21:50

3% -> Bom para um Stop Profit, mais vale levar 3% para casa do que um breakeven ou uma perda. E pouco mas pode compensar todos aqueles Stop loss apertados que costumamos por :wink:

5% -> Bom, para movimentos rápidos. Algumas horas ou 1 ou 2 dias.

10% -> Muito Bom trade

10%< -> Excelente

Registado: 11/5/2003 12:11

por MarcoAntonio » 29/4/2004 21:42

Bom, jotabil e Scuba,

eu penso que não era necessário dizer mais nada sobre este assunto. Registo a disponibilidade do Scuba em vir reconhecer aquilo que ele entendeu que devía reconhecer e a disponibilidade para rever as suas participações, o que é um aspecto positivo.

Penso que a resposta dele serve para colocar um pedra sobre assunto. Havería um outro aspecto da resposta que talvez merecesse um reparo mas dou o benefício da dúvida e a tolerância que considero que qualquer opinião merece pelo que não vejo utilidade em prolongar a discussão.

Desde que não se interfira com o bom ambiente e com a filosofia deste espaço (troca saudável de opiniões) não vejo necessidade em prolongar mais...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

comentário

por jotabil » 29/4/2004 21:10

Bom acto de contrição do Scuba....ainda que um pouco rogado....espera-se por umas palavras do triunviratista para homologar a hombridade do Scuba.
...ainda gostaria de ler.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Muito Bem Marco....

por Scubawarrior » 29/4/2004 20:23

....admito que tenhas razão em alguns pontos. Visto que a tua opinião não é isolada. nunca tive intenção de criar máu ambiente, mas pelo que dizes fi-lo. até é possível pois não sou perfeito, ou até é possível que tenha máu feitio, mas não sou má pessoa isso dou te a certeza, e nunca tive nehuma intenção maliciosa em nehum post.

Porquanto peço desculpa por isso.(eventual máu ambiente)

Contudo é preciso mais alguma condescendencia em alguns casos, as vossas decisões de discordia de uma posição, por ela não estar desenvolvida em duas páginas, ou por outra qq decisão, na minha forma de ver as coisas não tem também sido a melhor. Mas aí nao posso emitir opinião pois como uma vez me disseram, este forum é vosso,e não de todos os que o constituem e em boa verdade é justo.

Ora eu devia ter o direito de dizer em poucas linhas que estou comprador de nasdaq a 1300 pontos ou a 1250 e nao fundamentar. Pois nem sequer estou a fazer uma previsão. Ora aqui os trabalhadores/admnistradores acharam que eu devia fundamentar. além dos crentes em bolsa que acham que tudo sobe sempre , e se alguem diz que compra a tanto intrepetam que está a dar um target.....que fazer a isto. Não dei target para edp, disse apenas que ali comprava, e o Ulisses a insistir na fundamentação.

Há realmente algumas incompatibilidades, as tuas opiniões são sagradas, e muitas vezes só não vou corrigir uma ou outra análise tua, porque sinceramente sei que tinha de não dormir para poder contrapor os inumeros argumentos que a tua imaginaç~çao e celeridade de escrita permitem.

Sei que não sou dos participantes mais cómodos, mas acredita que sou dos que acrescenta algum valor.

Eu também ando com bastante trabalho, e se calhar por isso posso nao ter tido a sensibilidade que devia em algumas alturas, mais um avez peço desculpa pelos meus erros e defeitos ao forum no seu todo que se sinta ou sentiu lesado. Mas continuarei a dizer o que penso, ainda qu enão seja perfeito....pois não sou...ma spara compensar digo o que penso sem medo...ainda que exista um alinha editorial que censura e nem sempre também acerta como é lógico. A esse conjunto eu desculpo também o facto de nao serem perfeitos....mas desculpem-me também a mim.

abraço sincero
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

comentário

por jotabil » 29/4/2004 19:18

Calma meus senhores!!!!!

Li com atenção... O Caro Marco perdeu as estribeiras perante o intempestivo Scuba.... que nem chegou a montar ou apenas se montou num desamparado e desconstextualizado cêntimo indefinido no time frame considerado...enfim uma pessegada! ... . Ontem um anjo disse-me que devemos ser menos perentórios nas afirmações onde existem muitos parâmetros semoventes...apenas podemos afirmar tendências.... .
Nos termos técnicos...julgo que o triunviratista foi contido....e por isso mesmo, julgo que mais uma vez, procura, com fundamentos, dar a ideia da realidade em aprêço.
Mas com calma .....meus caros.

cumps.
Sun Tzu

por MarcoAntonio » 29/4/2004 18:50

D1as Escreveu:ora aí está! chegámos onde queria :)

Marco,

Esse é q é o meu GRANDE problema! eu tb acho que um bom trade em EURUSD anda na casa dos 100 pips.

Agora tenho um caso bicudo em mãos... é q a ganância exerce mto mais poder em mim do q o medo (numa posiçao ganhadora pq numa perdedora é ao contrário...) e o q às vezes acontece é q deixo fugir 25% de um trade (neste caso 25 pips) pq quero sempre mais...

Percebo o que dizes. Mas para mim a questão da ganancia não se coloca...

A ganancia é saudável e desejável quando bem direccionado (não deve ser ela é a direccionar o trade, o que é diferente).
:wink:

O que eu opto por fazer é apostar, tanto quanto possível, em movimentos bem definidos e com boas probabilidades de sucesso (teóricas, ou «à partida») e manter-me de fora (por vezes longos períodos) quando as condições não são as melhores. Não tenho pressa de negociar e é desse modo que a ganancia sai controlada (penso que a vontade/necessidade de estar sempre a negociar é em si uma forma de ganancia, é o «vai a todas» que na minha opinião não dá bons resultados).

Por vezes passo longos períodos parado ou fazendo dois ou tres trades com maus resultados. Mas depois lá vem um bom trade em que faço 30, 50 ou até 100% em acções ou 200, 400 ou mais pips em EURUSD que acaba colmatando esses períodos de inactividade ou de insucesso.

Esse é o tipo de ganancia que considero bem direccionada. Obviamente, isto está relacionado com a analise que se faz ao mercado e da avaliação que se faz do interesse, a cada momento, para se o negociar.

É por essa razão que defendo muitas vezes que se tratam de bons momentos para não se fazer nada ou porque, apesar de ser possível detectar este ou aquele sinal, esta ou aquela tendencia, não é suficiente para me despertar o interesse.

Tomemos como exemplo o momento actual e o ano de 2003. É minimamente comparável?

O nível de risco ou a probabilidade de sucesso agora e a meio de 2003 são comparáveis?

Para mim não são e para mim esta é uma boa altura para estar parado (parado não significa que não se detenha posições em carteiras, significa que se deve minimizar os movimentos).

D1as Escreveu:já ha algum tempo criei uma thread sobre exits e reparo q este assunto volta a "assombrar-me"! "destroi-me" ver fugir 25% de um bom trade pq quero sempre trades excelentes... e dps o q acabo por ter é trades medianamente acima da média.

Bem, eu não quero ter sempre excelentes trades. Já sei que é inevitável falhar trades. O que tento é ser ganancioso apenas quando isso compensa. Quando não compensa evito negociar ou tomo posições muito pequenas no global da carteira. É sendo «ganancioso» (prefiro dizer, paciente) que se consegue obter excelentes trades. No entanto não devemos pensar que isso é possível o tempo todo e ainda menos permitir sermos dominados por uma cegueira que nos deturpa a análise: é ela que nos deve dizer em primeira instancia se esse objectivo é atingível. Antes e depois de iniciado o trade, porque a realidade vai mudando.
Imagem

Administrador Fórum

com essa é que me lixaste D1as

por jfigueira » 29/4/2004 18:41

:lol:
Mas foi uma resposa inteligente da tua parte :P

Eu acho que sou um mau exemplo e que não irás aprender grande coisa comigo. Por razões profissionais, não tenho muito tempo para acompanhar os mercados pelo que normalmente compro títulos numa perspectiva de médio/longo prazo (sempre numa posição longa). Para avaliar o potencial de entrada em determinado título procuro potenciais de ganho superiores a 3 (normalmente baseado em gráficos de AT do MA do UP ou do TRSM ou da PH). Se o potencial for superior a 3, procuro de seguida ler as opiniões mais recentes no fórum sobre o título que estou a avaliar. Se nalgum dos posts lidos a opinião de pelos menos 2 dos nossos 4 ilustres moderadores for pelo menos moderadamente bull então considero que o título tem potencial de subida. :)
Acho que acabei de criar o primeiro indicador de bolsa baseado nos posts do caldeirão.

Acontece contudo que, depois de entrar, se constatar que o título sobe mais do que aquilo que esperaria (por exemplo aconteceu-me recentemente com a Sonae SGPS), sou um pouco desleixado em reanalisar e redefinir as minhas condições para sair do título o que me leva por vezes a não conseguir ter stops apertados por forma a maximizar os ganhos.
Comportamento gera comportamento

Registado: 8/1/2003 19:49

por D1as » 29/4/2004 18:36

ora aí está! chegámos onde queria :)

Marco,

Esse é q é o meu GRANDE problema! eu tb acho que um bom trade em EURUSD anda na casa dos 100 pips.

Agora tenho um caso bicudo em mãos... é q a ganância exerce mto mais poder em mim do q o medo (numa posiçao ganhadora pq numa perdedora é ao contrário...) e o q às vezes acontece é q deixo fugir 25% de um trade (neste caso 25 pips) pq quero sempre mais...

já ha algum tempo criei uma thread sobre exits e reparo q este assunto volta a "assombrar-me"! "destroi-me" ver fugir 25% de um bom trade pq quero sempre trades excelentes... e dps o q acabo por ter é trades medianamente acima da média.

será uma questao de disciplina? ou será de desmesurada ambiçao? ou um pouco das duas?

ja "me" tinha dito e consciencializado (ate ja o disse nos foruns) q o meu calcanhar de akiles sao as saidas em ganhos (em perdas dou-me bem... :roll: ) e sinto q ainda n tenho este assunto realmente "arranjado" na minha cabeça!

enfim, fica o desabafo...

ps-continuo longo em EURUSD :mrgreen:

Registado: 7/11/2002 19:47

por djovarius » 29/4/2004 18:35

Vou tentar dar a minha opinião: No Fx, cerca de 100 pips corresponde a alterações percentuais muito baixas, podendo ser menos de 1% no Euro e no Cable, entre outros pares.
Time-frame, a outra equação essencial. Um trade ganhador é sempre bom, mas filosofia à parte, diria que 30 a 50 pips por posição em operações intraday é um trade bom. Ou entre 100 a 150 pips numa óptica semanal, e uns 500 pips entre um a dois meses. Metade destes valores será um trade razoável ou suficiente e o dobro deles é claramente excelente !!

Em acções ou índices tenho alguma dificuldade em te ajudar, mas para mim, tudo o que ande entre 3 a 10% de valorização fica entre o bom e o excelente.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 29/4/2004 18:31

Kopas Escreveu:Marco,
Tive a ler a tua explicação, muito bem fundamentada como é habitual, mas o seguinte ponto suscita-me algumas reticências.

Eu considero um bom trade todo aquele que permitir cobrir a perda de vários maus trades (um bom trade é aquele que realiza um ganho 3 ou 4x superior à perda habitual de um mau trade).

Podes ter uma estratégia com um decente profit Ratio, em que um trade ganhador não cubra sequer um mau trade, não é por causa disso que deixa de ser um bom trade, o que interessa, de um modo simplista, é a perfomance do conjunto dos trades.

Um abraço,
Kopas

Kopas, obviamente o que apresentei é uma regra por aproximação e adaptada ao meu perfil de trading (eu disse o que era para mim um bom trade, não disse que esse era o bom trade para toda a gente e para todo o perfil de trading). E apenas apresentei a minha discordância face à situação limite (1 centimo = bom trade).

No entanto o mundo não é preto e branco. Há toda uma gama de cinzentos. Ou seja, desde a opinião que apresentei como sendo para mim a mais favorável (ou a que tento obter) existe toda uma gama de possibilidades progressivamente menos praticáveis até atingir essa situação limite.

Exemplificando: se um trader consegue uma taxa de acertos de 80% então nem necessita de obter um ganho substancialmente maior nos trades ganhadores. Obviamente que à medida que progredimos na taxa de acerto (ou tentamos progredir) o trading torna-se menos viável pois torna-se claramente mais difícil de obter tais taxas de acerto.

Enfim, ainda existe uma data de questões laterais (eu disse que tinha compactado bastante a minha opinião) que têm a ver com o stress emocional e todo o conjunto de desvantagens que derivam do trader exigir de si próprio um perfil de trading mais agressivo ou mais exigente.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/4/2004 18:23

D1as Escreveu::)

Muito obrigado Marco. Acho a tua resposta excelente (mas... quem sou eu pra avaliar! :roll: )

Percebi a resposta pra stocks. fazes position e entre 20% e 40% estás "na boa" :)

Para EURUSD n percebi... é q repara, eu fiz a pergunta: "Por exemplo, em EURUSD, qt é q para ti é um bom trade?" ou seja, falaste em termos genericos pro EURUSD e n concretamente no teu caso... assumo q fazes postion em EURUSD?

abraço

Exemplificando para o EURUSD tal como fiz para as acções, 100 a 150pips na minha direcção é o que me deixa minimamente satisfeito. Se for 200pis já é um bom trade e acima disso começa a caminhar para o excelente...
Imagem

Administrador Fórum

Re: ok Marco...

por MarcoAntonio » 29/4/2004 18:21

Scuba, tenho de ser frontal e lamentar a postura que tens escolhido para te manifestares aqui no Forum e que não está a passar despercebida à generalidade dos participantes...

Scubawarrior Escreveu:....qt ao maçador, como dizes eu é que estou deslocado concerteza, mas isso corrige-se.

Penso que se impõe que se corrija mesmo, como já eu e outros administradores te dissemos frontalmente.

As tuas repostas estão a tornar-se impossíveis (impossíveis no sentido de impossibilitarem qualquer discussão, objecto para o qual o forum foi criado). Por outras palavras, quem anda aqui para «não discutir» opiniões nem ver as suas opiniões discutidas, não anda aqui a fazer nada!

Scubawarrior Escreveu:....
De qualquer modo gostava só de realçar o teu términos "conheço". mas pode ser possível que nao saibas tudo Marco. E que tudo o que saibas tb pode nao estar 100% correcto...pode digo.

Pois não!

E isso impede-me de ter uma opinião, nomeadamente uma opinião diferente da tua?

Discordas, discordas. Tal como eu discordo de ti.

E ponto final.

Todas as considerações que passarem para além disso são agressivas e despropositidas.

Tu tb não conhecerás tudo e eu tenho todo o direito de manifestar a minha opinião, seja ela concordante ou discordante da tua.

E tu não tens nada que dizer ou insinuar que eu sei ou não sei tudo (obviamente não sei tudo mas esforço-me por fundamentar e explicar porque é que as minhas opiniões são como são de forma tão clara quanto possível). Tu tb não conheces nem sabes tudo, logo é despropositado o tom da tua resposta e as considerações que fazes pois eu não as fiz em relação a ti. Antes, expliquei qual era a minha opinião, no caso diferente da tua.

bem de qq modo o que procuro no forum nao são dissertações, e normalmente nao me incomodam, o pior é quando é a uma resposta a mim ou minha, ai sou obrigado a ler.

Se não queres ver as tuas opiniões discutidas tens uma solução simples: não opines.

Agora, se é para opinares e se alguém te dá uma resposta (como aconteceu hoje comigo mas como já aconteceu com outros participantes nos dias mais recentes) discordante da tu vens descarregar como agora fizeste, então, por favor, poupa-nos às tuas opiniões ou guarda a maçada para ti pois vir descarregar a maçada que sentes ao ler não beneficia em nada o forum.

O forum não foi criado para os participantes opinarem e quando alguém lhes respondem eles virem dizer que não estão para ter a maçada de ler ou que quem lhes respondeu não sabe tudo. Quem colocou a primeira opinião também não...

De qualquer modo conseguir resumir argumentos é uma qualidade e pode ser trabalhada ou adquirida. Num Forum onde há imensos post importantes e escritos por gente mt competente, se todos escrevessem como tu ás vezes, estavamos aqui o dia todo a ler, nem se trabalhava ...não?

Como administrador e como um dos responsáveis pela dinamica do forum, o que eu escrevo é encarado como um trabalho e como um trabalho sério!

não daria alguma funcionalidade se todos fizessem esse esforço de compactar a argumentação, eliminando o menos essencial e focando os pontos mais importantes?

No meu caso compactei bastante e muito ficou por dizer. Não tenho culpa de ter muito para transmitir e ainda menos culpa de tu não estares para o ouvir. Haverá certamente quem esteja...

Fica este humilde contributo, sem querer beliscar a tua competencia, mas fazendo te também ponderar os meus argumentos que penso terem alguma validade.

Não sinto a minha competência beliscada. O que sinto beliscado é o ambiente do forum na sequência de várias intervenções como estas.

Quanto à validade dos teus argumentos, torna-se deficil discuti-los porquanto te resumiste praticamente a dizer que eu não sei tudo. Ficamos sabendo. Para mim, não é propriamente novidade...

Espero que repenses o tipo de intervenções que tens tido aqui no Caldeirão pois gostaría de não fazer mais intervenções deste género. Tenho mais em que pensar e gosto de perceber quando os participantes estão a trabalhar para criar um bom ambiente num espaço que é deles e não o contrário!...
Imagem

Administrador Fórum

por Kopas » 29/4/2004 18:16

Marco,
Tive a ler a tua explicação, muito bem fundamentada como é habitual, mas o seguinte ponto suscita-me algumas reticências.

Eu considero um bom trade todo aquele que permitir cobrir a perda de vários maus trades (um bom trade é aquele que realiza um ganho 3 ou 4x superior à perda habitual de um mau trade).

Podes ter uma estratégia com um decente profit Ratio, em que um trade ganhador não cubra sequer um mau trade, não é por causa disso que deixa de ser um bom trade, o que interessa, de um modo simplista, é a perfomance do conjunto dos trades.

Um abraço,
Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fincas, Google [Bot], latbal, lito, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, smog63 e 191 visitantes