Vista Alegre -Tópico Geral
Re: Vista Alegre -Tópico Geral
Concordo com o que referes. Lá mais para o Natal talvez seja a melhor altura para perceber.
- Registado: 31/5/2014 23:07
A conversão de dívida em ações foi/será feita no mesmo valor do AC (0,14) e não no seu valor nominal (0,08).
Como referi atrás, esse AC, na minha opinião, foi elaborado apenas para converter dívida em ações do maior acionista, aumentando assim a sua participação. Não sabemos o que vai acontecer depois que esse AC estiver concluído (pelo menos eu não sei). Por o achar muito pouco transparente, preferi ficar na retaguarda (com a minha posição fechada) e ver o que a administração vai fazer depois de concluído
.
Todos os direitos, na minha opinião, serão adquiridos pela Cerutil aumentando assim sua participação para perto dos 85%. Se esse AC tivesse outro interesse, não teria sido proposto/aprovado nesses termos. O melhor é aguardar a finalização do AC e saber o que administração vai fazer depois
.
BN
Como referi atrás, esse AC, na minha opinião, foi elaborado apenas para converter dívida em ações do maior acionista, aumentando assim a sua participação. Não sabemos o que vai acontecer depois que esse AC estiver concluído (pelo menos eu não sei). Por o achar muito pouco transparente, preferi ficar na retaguarda (com a minha posição fechada) e ver o que a administração vai fazer depois de concluído

Todos os direitos, na minha opinião, serão adquiridos pela Cerutil aumentando assim sua participação para perto dos 85%. Se esse AC tivesse outro interesse, não teria sido proposto/aprovado nesses termos. O melhor é aguardar a finalização do AC e saber o que administração vai fazer depois

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Não me surpreende que não haja negociação pois o grande comprador irá ficar com as acções a 0.14. Se percebi bem esse comprador compromete-se a comprar tudo o que sobre do aumento de capital a 0.14. Assim é bem provável que quem tem direitos não os venda. E os accionistas talvez nem cheguem para encher um táxi.
cali0102 Escreveu:Àlvaro Escreveu:Ou me engano, ou nem sequer foi transaccionado um direito. É estranho... e amanhã é o último dia de negociação?!
Ontem e hoje não foi possível dar ordem de venda dos direitos (ao melhor, ou com valor estipulado), pelo que os direitos vão para a Cerutil. De facto esta operação de aumento de capital é estranha, pois os pequenos acionistas teriam que comprar as ações a 14 cêntimos, valor superior à cotação de mercado. Por outro lado, parece que a Cerutil irá converter créditos em ações a 8 cêntimos...
Esta operação está no grau zero da transparência
Boas.
No BPINET não apareçem lá os direitos desta menina cotarem.
alguém está com o mesmo problema, Ou é o JE que já não vê vêm?
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
Àlvaro Escreveu:Ou me engano, ou nem sequer foi transaccionado um direito. É estranho... e amanhã é o último dia de negociação?!
Ontem e hoje não foi possível dar ordem de venda dos direitos, na CGD (ao melhor, ou com valor estipulado - aparecia sem cotação), pelo que os direitos vão para a Cerutil. De facto esta operação de aumento de capital é estranha, pois os pequenos acionistas teriam que comprar as ações a 14 cêntimos, valor superior à cotação de mercado. Por outro lado, parece que a Cerutil irá converter créditos em ações a 8 cêntimos...
Esta operação está no grau zero da transparência
Editado pela última vez por Visitante em 14/12/2017 15:11, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 1:33
Ou me engano, ou nem sequer foi transaccionado um direito. É estranho... e amanhã é o último dia de negociação?! 

Fitas, está correto. Os direitos VAADS começaram a negociar ontem, se é que podemos chamar isso de negociação
.
Quem vai comprar direitos com essa cotação da VAF
. O livro de ordens só tem vendedor
.
Como referi atrás, na minha opinião, esse aumento de capital não passa por transformar dívida em capital do maior acionista (Ceturil), reforçando assim sua posição que vai andar perto de 85%. O tempo é que dirá
.
Particularmente, e essa é apenas a minha opinião, não gostei da forma como esse AC foi proposto pela administração e por isso fechei minha posição. Prefiro fazer uma paragem estratégica e não perder os resultados que obtive. Pode ser que o comboio não faça mais nenhuma paragem, mas como aqui já foi dito várias vezes, "é melhor perder um ganho, do que ganhar uma perda"
.
Vamos ver como a administração vai atuar no próximo ano depois desse AC concluído. Se mantiver o bom caminho, volto a entrar
.
BN

Quem vai comprar direitos com essa cotação da VAF

Como referi atrás, na minha opinião, esse aumento de capital não passa por transformar dívida em capital do maior acionista (Ceturil), reforçando assim sua posição que vai andar perto de 85%. O tempo é que dirá

Particularmente, e essa é apenas a minha opinião, não gostei da forma como esse AC foi proposto pela administração e por isso fechei minha posição. Prefiro fazer uma paragem estratégica e não perder os resultados que obtive. Pode ser que o comboio não faça mais nenhuma paragem, mas como aqui já foi dito várias vezes, "é melhor perder um ganho, do que ganhar uma perda"

Vamos ver como a administração vai atuar no próximo ano depois desse AC concluído. Se mantiver o bom caminho, volto a entrar

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
visit Escreveu:https://www.bolsadelisboa.com.pt/pt-pt/products/equities/PTVAA0AMS035-XLIS/quotes
Grato.
Fitas
- Registado: 9/6/2005 17:48
- Registado: 29/11/2007 4:14
Àlvaro Escreveu:Li e voltei a ler e na verdade a confusão é bastante. Então há accionistas com posições relevantes que não vão ao aumento e nem recebem direitos? É estranho... não estaremos perante uma quase OPA a 0.14? Então, há um aumento mas alguns accionistas aceitam diluir a posição? Esta é daquelas que só se perceberá mais tarde.
Boas...
Por curiosidade, houve alguma transação de direitos hoje na Euronext Lisbon?
Como posso acompanhar online a cotação desses direitos?
Grato,
Fitas
Li e voltei a ler e na verdade a confusão é bastante. Então há accionistas com posições relevantes que não vão ao aumento e nem recebem direitos? É estranho... não estaremos perante uma quase OPA a 0.14? Então, há um aumento mas alguns accionistas aceitam diluir a posição? Esta é daquelas que só se perceberá mais tarde.
Garf Escreveu:Àlvaro Escreveu:As intenções obviamente não saberemos. Confirmei que cada acção detida confere um direito de valor de 0,06, o que permitirá comprar novas acções a 0,08. O que se passou hoje e deverá continuar a acontecer são as saídas de quem não está interessado em acompanhar o aumento de capital.
Também concordo, mas não por não estarem interessados em acompanhar o AC, mas sim pela forma pouco transparente do mesmo. Essa é pelo menos a minha opinião. Afinal qual seria o objetivo/estratégia da empresa em fazer esse ACa não ser transformar créditos do maior acionista em capital reforçando sua posição. Opiniões são bem vindas
.
BN
Boas...
Amanhã temos o inicio da negociação dos direitos para o AC, correto?
BN
Fitas
Àlvaro Escreveu:As intenções obviamente não saberemos. Confirmei que cada acção detida confere um direito de valor de 0,06, o que permitirá comprar novas acções a 0,08. O que se passou hoje e deverá continuar a acontecer são as saídas de quem não está interessado em acompanhar o aumento de capital.
Também concordo, mas não por não estarem interessados em acompanhar o AC, mas sim pela forma pouco transparente do mesmo. Essa é pelo menos a minha opinião. Afinal qual seria o objetivo/estratégia da empresa em fazer esse AC

BN
Após uma leitura mais apurada do aviso de Exercício de Direito de Subscrição do AC deliberado:
Antes do AC:
nº Total de ações: 1.156.348.274
nº de ações da Cerutil: 889.334.615 (76,91%)
Depois do AC:
nº Total de ações: 1.490.794.305
nº de ações da Cerutil: 1.246.477.473 (83,61% com conversão de créditos no valor de 50M€)
Como a Cerutil se compromete a subscrever todas as ações que não sejam subscritas pelos restantes acionistas e partindo do princípio que ninguém acompanhe o AC (tendo em conta que o valor de cada ação nova é de 0,14/ação), a Cerutil poderá deter no final do processo 1.257.077.804 (84,32%).
Resumindo e concluindo: Acho que esse AC não passa de uma forma de aumentar a participação da Ceturil na VAA em torno de 9% a 10%
, caso contrário os termos do mesmo e objetivos seriam diferentes. AC muito pouco transparente

Antes do AC:
nº Total de ações: 1.156.348.274
nº de ações da Cerutil: 889.334.615 (76,91%)
Depois do AC:
nº Total de ações: 1.490.794.305
nº de ações da Cerutil: 1.246.477.473 (83,61% com conversão de créditos no valor de 50M€)
Como a Cerutil se compromete a subscrever todas as ações que não sejam subscritas pelos restantes acionistas e partindo do princípio que ninguém acompanhe o AC (tendo em conta que o valor de cada ação nova é de 0,14/ação), a Cerutil poderá deter no final do processo 1.257.077.804 (84,32%).
Resumindo e concluindo: Acho que esse AC não passa de uma forma de aumentar a participação da Ceturil na VAA em torno de 9% a 10%

As intenções obviamente não saberemos. Confirmei que cada acção detida confere um direito de valor de 0,06, o que permitirá comprar novas acções a 0,08. O que se passou hoje e deverá continuar a acontecer são as saídas de quem não está interessado em acompanhar o aumento de capital.
Àlvaro Escreveu:Garf, o que escrevi anteriormente deixou de fazer sentido depois do que li aqui:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR66684.pdf
Nem sequer os direitos fazem sentido, pois uma parte dos accionistas está impedido de ir ao aumento de capital. Até lá por certo surgirão mais esclarecimentos, hoje foram transaccionadas acções a 0,13.
A cotação abaixo do valor do AC

Eu ainda não tive a oportunidade de ler com calma o aviso de Exercício de Direitos. Como referi num post anterior, esse AC, na forma como foi proposto e agora aprovado, não me parece muito "transparente" quanto às intenções da administração, nomeadamente da Cerutil.
Era importante analisarmos isso mais a fundo e inclusive fazer uma avaliação de valor para essa cotada, pois algo não bate certo

BN
- Anexos
-
VAA - Vista Alegre Atlantis - Exercício Direitos Subscrição - 2017.12.04.pdf
- (328.87 KiB) Transferido 266 Vezes
Garf, o que escrevi anteriormente deixou de fazer sentido depois do que li aqui:
Nem sequer os direitos fazem sentido, pois uma parte dos accionistas está impedido de ir ao aumento de capital. Até lá por certo surgirão mais esclarecimentos, hoje foram transaccionadas acções a 0,13.
Garf, não tenho certezas, pelo que li fiquei com a ideia de que a cada acção corresponderia um direito no valor de 0.06, daí os 14 cêntimos. Não vejo outra hipótese de se calcularem os tais 14 cêntimos, mas é provável que quem não queira ir ao aumento aproveite para sair, daí falar na possibilidade das acções poderem baixar de preço.
Àlvaro Escreveu:Fui confirmar o que foi comunicado à CMVM. Direitos a 0.06, acções a 0,08. Para quem estiver interessado em entrar talvez o consiga fazer a melhor preço durante a negociação de direitos.
Álvaro podia desenvolver esses dados

O comunicado à CMVM é confuso

Com relação aos direitos,só sei apenas o ISIN » https://www.euronext.com/listview/notic ... E0001-XLIS.
Além disso, o leilão hoje de manhã foi suspenso, penso eu, devido ao valor de negociação ter ficado abaixo dos 10% da cotação do dia anterior.
No momento,a prudência é a minha opinião. Já me referi a isso num comentário que postei no dia 12/11.
BN
Editado pela última vez por Garf em 19/1/2018 20:53, num total de 1 vez.
Fui confirmar o que foi comunicado à CMVM. Direitos a 0.06, acções a 0,08. Para quem estiver interessado em entrar talvez o consiga fazer a melhor preço durante a negociação de direitos.
Àlvaro Escreveu:Não consigo perceber o aumento de capital da Vista Alegre. Nem sequer o preço. Há sites onde se lê que o preço será de 0,8 cêntimos (dinheiro vivo) e no comunicado da empresa surge o valor 0.14. Depois não se percebe que a maioria dos accionistas não acompanhe esse aumento. Também não se percebe se quem adquire ao preço actual terá direito a direitos que lhe permitam ir ao aumento. Como a Assembleia de accionistas é segunda feira pode ser que dai saia então informação mais clara porque o que consigo saber agora é uma total confusão.
Boas...
Relativamente ao aumento de capital desta cotada, tendo em conta as noticias recentes, site cmvm de ontem, que ilações retiram dessas informações.
Valor nominal 8 cêntimos e valor teórico de 14 cêntimos, conversão de dívidas em capital, etc.. etc..
Opções aconselháveis a posições detidas?
BN
Fitas
Não consigo perceber o aumento de capital da Vista Alegre. Nem sequer o preço. Há sites onde se lê que o preço será de 0,8 cêntimos (dinheiro vivo) e no comunicado da empresa surge o valor 0.14. Depois não se percebe que a maioria dos accionistas não acompanhe esse aumento. Também não se percebe se quem adquire ao preço actual terá direito a direitos que lhe permitam ir ao aumento. Como a Assembleia de accionistas é segunda feira pode ser que dai saia então informação mais clara porque o que consigo saber agora é uma total confusão.
Empresa com excelentes produtos, mas com gestão demasiado opaca e manobras demasiado perigosas...
Ok! Também me parece ser mais assertivo esperar para ver. Por agora tudo pouco claro.
Depois que vi os resultados, ia reforçar após passar o "alvoroço" da apresentação dos resultados, mas com a notícia dessa AGE...
O problema agora a meu ver está em saber as verdadeiras intenções da administração e objetivo desse AC. Já basta ver a administração dos CTT a acender charutos com notas de 500
Talvez no início do próximo ano tenhamos a situação um pouco mais clarificada.
BN

O problema agora a meu ver está em saber as verdadeiras intenções da administração e objetivo desse AC. Já basta ver a administração dos CTT a acender charutos com notas de 500

Talvez no início do próximo ano tenhamos a situação um pouco mais clarificada.
BN
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, darkreflection, m-m, macau5m, Marco Martins, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, smog63 e 183 visitantes