Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Noticia de Terça-Feira, dia 7 de Janeiro de 2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Merrill Lynch reduz Apple para "sell"

por TRSM » 7/1/2003 9:14

Merrill Lynch reduz Apple para "sell"

7-1-2003 7:48



A Merrill Lynch reiniciou a cobertura sobre a Apple Computer com uma recomendação de “sell” (venda).
O analista vê pouca capacidade para a empresa lançar novos produtos, devendo perder quota de mercado.

O banco de investimento espera que as vendas de Dezembro da empresa tenham atingido os 1,45 mil milhões de dólares, abaixo da estimativa de mercado.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Ahold com crescimento das vendas trimestrais praticamente nu

por TRSM » 7/1/2003 9:08

Ahold com crescimento das vendas trimestrais praticamente nulo

7-1-2003 7:45



A Royal Ahold anunciou que o crescimento das suas vendas foi praticamente nulo no quarto trimestre, prejudicado pelas receitas obtidas nos Estados Unidos da América.
As vendas das últimas 12 semanas do ano subiram de 16,8 para 16,9 mil milhões de dólares, gerando uma taxa de crescimento de apenas 0,3 por cento.

A empresa foi prejudicada pela concorrência dos retalhistas de desconto, como a Wal-Mart, que beneficiaram com a redução das despesas dos consumidores.

A empresa manteve a estiamtiva de queda anual nas vendas entre 6 a 8 por cento.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

OPEX celebra escritura pública; nova Bolsa arranca no primei

por TRSM » 7/1/2003 9:00

OPEX celebra escritura pública; nova Bolsa arranca no primeiro semestre (act)

(actualiza com declarações de Luís Rodrigues)
A OPEX, sociedade gestora do mercado de valores mobiliários não regulamentado, celebrou a escritura pública da sua constituição, estando previsto para o primeiro semestre deste ano o arranque das operações da nova Bolsa nacional.

A empresa, que será dirigida por Luís Rodrigues, terá como objecto social a «promoção e gestão de um mercado organizado, não regulamentado, de valores mobiliários», em alternativa à Euronext Lisbon.

Esta nova plataforma electrónica de negociação «online», designada PEX (Private Exchange), vai contribuir «para a dinamização (do mercado de capitais nacional) através da criação de um ambiente não regulamentado», acrescenta em comunicado.

Para a entrada em funcionamento desta plataforma de negociação de acções, entre outros títulos mobiliários, vai seguir-se o registo junto da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a instalação do sistema de negociação.

O presidente da OPEX está confiante no sucesso da nova plataforma ainda que o mercado de capitais nacional esteja em queda.

«O nosso serviço é independente da saúde da economia», disse Luís Rodrigues, afirmando que a nova plataforma arrancará as operações em «Abril, caso o sistema de negociação vier conforme as expectativas».

A nova Bolsa estará disponível, até final de Junho, caso o sistema tenha que ser objecto de ajustamentos, referiu a mesma fonte.

A plataforma garante «oferta de serviços complementares de informação e research», além da «redução dos spreads», como a «rápida execução de ordens a custos reduzidos», refere o comunicado.

O sistema de negociação terá também a vertente de Internet, além dos equipamentos instalados nas corretoras nacionais.

A PEX estabeleceu «contactos com corretoras nacionais» para aderirem ao projecto, sendo que «nos próximos dois meses, teremos reuniões com tudo e com todos» para alavancar a plataforma, afirmou ao Negocios.pt, Luís Rodrigues.

Sem querer avançar identidades de empresas cujos títulos estarão disponíveis para negociação na PEX, Luís Rodrigues «algumas empresas já mostraram interesse neste segmento».

Empresas com capitalizações bolsistas reduzidas serão o mercado alvo deste segmento.

Luís Rodrigues acredita que haverá liquidez para empresas cotadas na Euronext Lisbon esteja associadas à PEX.

O capital social da OPEX é representado por 1,6 milhões de euros. A Datacomp, PME Capital, a PME Investimentos, Araújo&Vilas e um grupo de promotores individuais constituem a estrutura accionista da OPEX.

A Datacomp detém 15,625% do capital da OPEX, a PME Capital e PME Investimentos controlam, respectivamente 14%. A Araújo&Vilas é titular de 9,36%, enquanto os accionistas promotores detêm o restante capital ou 46,9%.

Além de Luís Rodrigues, a direcção caberá também a Jorge Valentim Lourenço e João Correia de Matos.

Nogueira Leite, um dos promotores da ideia ao lado de Álvaro Dâmaso que ocupou o cargo de presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estará no conselho geral da OPEX.

José Fortes Gama, António Gaspar, Carlos Gonçalves e Ana Araújo ocuparão cargos no conselho geral da nova empresa. Carlos Monjardino será o presidente da assembleia geral (AG) da OPEX.


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/06 22:02:11h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Operadoras de telecomunicações impulsionam Bolsas americanas

por TRSM » 7/1/2003 8:59

Operadoras de telecomunicações impulsionam Bolsas americanas; Nasdaq soma 2,46%

As Bolsas americanas subiram, lideradas pelas operadoras de telecomunicações SBC, Verizon e BellSouth, devido à especulação de que os reguladores deixarão de lhes exigir o aluguer das redes a preços reduzidos. O Dow Jones ganhou 2% e o Nasdaq subiu 2,46%.
O índice industrial [INDU] terminou nos 8.773,57 pontos, enquanto o Nasdaq [CCMP] fixou-se nos 1.421,26 pontos.

A subida dos mercados accionistas foi igualmente condicionada por expectativas que o presidente George W. Bush venha a acelerar a redução dos impostos sobre o rendimento individual e de empresas, bem como a redução ou eliminação de impostos sobre dividendos.

O Institute for Supply Management (ISM) revelou hoje que o índice da actividade dos serviços caiu mais que o esperado em Dezembro, mas assinala que o sector se encontra em expansão há 11 meses. Quando o valor do índice está acima dos 50 pontos indica que o sector está em expansão.

A SBC Communications valorizou 7,76%, enquanto a Verizon Communications somou 8,78%.

O presidente da Comissão Federal para as Comunicações, Michael Powell, está a favor de uma regulamentação que passe pela autorização de construção das suas próprias redes às concorrentes das operadoras telefónicas. A BellSouth avançou 9,85%, enquanto a Qwest Communications cresceu 10,22%.

Os títulos de empresas de serviços financeiros acumularam ganhos, depois de um analista da Sanford C. Bernstein ter afirmado que prevê uma recuperação no crescimento da margem financeira dos bancos em 2003.

O Citigroup avançou 3,46%, enquanto a Goldman Sachs subiu 3,58%. A Morgan Stanley progrediu 2,48%, enquanto a Lehman Brothers cresceu 2,96%.

O «American Depositary Receipt» (ADR) da Portugal Telecom (PT) fechou nos 6,93 dólares (6,62 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 6,50 euros. Cada ADR representa uma acção da PT [PTC].

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) fixou-se nos 17,90 dólares (17,10 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 1,66 euros. Cada ADR equivale a 10 acções da eléctrica nacional [EDP].


Fonte: Canal de Negócios 2003/01/06 22:02:11h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Noticia de Terça-Feira, dia 7 de Janeiro de 2003

por Pata-Hari » 7/1/2003 8:45

Bom dia a todos!
Editado pela última vez por Pata-Hari em 8/1/2003 8:58, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Google [Bot], Opcard33 e 164 visitantes