Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ok, contas aos dividendos do dia...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 27/4/2004 10:57

Já ontem havia avisado da possibilidade de estas acçoes nao descontarem devidamente os dividendos em ex dividendos, isto porque foram feitas muitas passagens de acçoes , que nao se sabe bem a quem pertenciam e onde foram distribui-los.
Claro e evidente que se as acçoes de um fundo resolvem ir passar umas ferias a carteira de algum gestor, muito melhor que nela deixarem dividendos, é ter o minimo de menos valias, senao onde ficaria o ganho????

Homem dos warrants, não percebi muito bem a ideia. O ganho de quem recebe a passagem não é praticamente nenhum. É um ganho marginal, sem risco, previamente acordado com quem lhe passou as acções que continua a ter o risco do lado dele.

O que acontece é que hoje quem tem acções da PT não irá receber os 20 cêntimos do dividendo e, obviamente, as acções têm menos valor do que ontem. Se depois da abertura o mercado resolveu subir, isso já é uma questão da evolução natural da acção, mas não creio que esteja minimamente relacionado com qualquer passagem.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Filipe » 27/4/2004 10:24

está esplicado o meu engano.
a taxa é efectivamente de 15% mas é só sobre 50% do dividendo, o que acaba por fazer com que, na pratica, a taxa passe para 7,5% como dizia a pata.

Obrigado jaor pelo esclarecimento.

cumprimentos
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

por JAOR » 27/4/2004 10:17

Anexos
DividendosEDP.jpg
DividendosEDP.jpg (33.63 KiB) Visualizado 692 vezes
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Pata-Hari » 27/4/2004 10:12

a info do calendário é

Imagem.

Alguém confirma que está correcto, por favor?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 27/4/2004 10:09

Hm, copiei do nosso calendário. Tenho que ir re-verificar,eu posso ter-me enganado ou o calendário até pode ter algum erro...
Administrador Fórum

por Novo » 27/4/2004 9:59

Afinal qual é o valor do dividendo EDP?
Novo

por Pata-Hari » 27/4/2004 9:49

"Consideras assim que esse "ajuste matemático" de correcção dos dividendos também deveria ser efectuado na AT? "

Eu não corrijo. Não corrijo porque penso que apesar de no dia de ex-dividendos o gráfico ficar com um aspecto esquisito e dificil de analisar a curto prazo, o facto é que a informação é conhecida do mercado e já foi "incluida" nos movimentos dos dias que antecedem. Ou seja, é natural que quem estava a transaccionar ptc ontem 20 ticks acima, estivesse conciente que ao guardar as acções para hoje, que receberia esses 20 ticks, entendes?

A informação dos dividendos já está incluida na informação dos preços.

Mas admito que hoje os meus gráficos vão ficar meio distorcidos e dificeis de ler de modo imediato. O que faço é mentalmente somar os dividendos à cotação de hoje para comparar com a barra de ontem, mas isto de qualquer modo é apenas para uma análise de muito curto prazo e cuja validade a prazo é nula.
Administrador Fórum

por Filipe » 27/4/2004 9:48

desculpa pata, mas o dividendo líquido da EDP é de 0.0765 euros.

Caso esteja eu errado nas minhas contas, agradecia uma correcção.

cumprimentos
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

lavagem de dividendos

por homemdoswarrants » 27/4/2004 9:30

Já ontem havia avisado da possibilidade de estas acçoes nao descontarem devidamente os dividendos em ex dividendos, isto porque foram feitas muitas passagens de acçoes , que nao se sabe bem a quem pertenciam e onde foram distribui-los.
Claro e evidente que se as acçoes de um fundo resolvem ir passar umas ferias a carteira de algum gestor, muito melhor que nela deixarem dividendos, é ter o minimo de menos valias, senao onde ficaria o ganho????
Eu nao acredito que fosse meramente fuga ao fisco.
Coitado de quem poe suas poupanças em fundos
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

Pata...

por Mec* » 27/4/2004 9:23

Consideras assim que esse "ajuste matemático" de correcção dos dividendos também deveria ser efectuado na AT?

I.e., que os graficos devam efectuar o ajustamento da cotação, assim como o fazemos no caso de um aumento de capital, ou de um stock split?

Considero ser uma questão pertinente... :?:

Bons investimentos
Mec*

por Pata-Hari » 27/4/2004 8:51

A correcção das cotações aos dividendos não se trata de uma penalização. É mais um ajustamento matemático. Ontem uma acção tinha incluído um prémio de X ticks, hoje não tem. Não tem nada a ver com penalizações. E mais, naturalmente que uma acção com um bom dividend yield tem esse argumento para até ser uma das preferidas dos investidores.
Administrador Fórum

por Visitante » 27/4/2004 8:45

Hoje em dia, com os investidores a investirem numa perspectiva de médio e longo prazo, não faz muito sentido penalizar as empresas que distribuem dividendos.

Penso eu de que...
Visitante

por Novo » 27/4/2004 8:39

Abriu com um gap-up a EDP.

O Fenomeno dividendos não agrada por causa do impostos.

Os resultados estão aí à porta e...
Novo

Ok, contas aos dividendos do dia...

por Pata-Hari » 27/4/2004 8:36

Ora bem, estou aqui a olhar para as cotações e a tentar fazer o apanhado dos movimentos do dia via distribuição de dividendos.

PT distribuíu 0.2035, ou seja, ao fecho de ontem estaria a 9.07. Sobe portanto 6 ticks, certo?

EDP distribui 0.08325, ao fecho de ontem a 2.36, deduz-se isso, dá 2.28 apx. Sobe portanto 3 ticks.

SON, dá dividedo por acção pequenito em valor absoluto (0.013)e está a zeros, ou seja, está aproximadamente a zeros ou ligeiramente positiva.

Não está mal, certo?
Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fincas, Google Adsense [Bot], jls1, latbal, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, novato, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, psandrade, Shimazaki_2, smog63 e 167 visitantes