Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: Entrevista com um investidor perdedor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Artigo

por D1as » 27/4/2004 14:29

jarc Escreveu:Xico "o magrinho" é um personagem interessante, comete erros mas está convicto. O artigo tem humor e saber. Fico à espera do artigo Francisco Cautelas Gordinho. É que isto de escrever pela negativa é sempre mais fácil, né? :wink:

Boa ideia! :)

Até tinha piada ser um artigo a seguir ao outro pra ser tentar descobrir as diferenças! :)

abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

Artigo

por jarc » 27/4/2004 14:14

Xico "o magrinho" é um personagem interessante, comete erros mas está convicto. O artigo tem humor e saber. Fico à espera do artigo Francisco Cautelas Gordinho. É que isto de escrever pela negativa é sempre mais fácil, né? :wink:

Registado: 23/7/2003 16:05

Merlim

por £izard » 27/4/2004 13:25

Se diz que os traders nunca devem arriscar mais de 1% do seu capital, não sendo de todo possivel ter a cereteza da evolução de um determinado titulo, como é que se controla esse risco?

Risco no sentido que eu refiro é medido da seguinte maneira:
R=Risco
a=Valor do ponto de entrada
b=valor do ponto de saída em prejuízo
c=numero de acções
R=(a-b)x c;

Não podendo R exceder 1% do seu capital total.

Para simplificar não se consideram comissões e outros custos inerentes.
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por merlim_CALD » 27/4/2004 9:55

Bons dias,

Desde já, e como é o meu primeiro poste, quero dar os parabéns à equipa do Caldeirão pelo site e forum que disponibilizam.

Tenho vindo a acompanhar o forum à algumas semanas, vou lendo alguns topicos e os artigos que aparecem na primeira página. Tenho evitado "falar" aqui no forum porque os meus conhecimentos sobre mercados, acções, etc são muito poucos, mas mesmo assim meti-me neles.

Vi o post do pad como um espelho, estou mais ou menos na mesma situação. Pelo que li na entrevista "virtual" que foi colocado na primeira página, e ao ler o post do Lizard, fiquei com uma dúvida. Se diz que os traders nunca devem arriscar mais de 1% do seu capital, não sendo de todo possivel ter a cereteza da evolução de um determinado titulo, como é que se controla esse risco?

No meu ponto de vista, todo o capital que se usa para investir na bolsa está "em risco", claro que esse risco pode diminuir devido a muito factores (capacidade de análise, resultados da empresa, etc), mas é um facto que existe, ou não?

Obrigado,
Rui

Registado: 27/4/2004 9:40

por £izard » 26/4/2004 23:22

Neste momento estou a perder 3.000 euros , agora diga-me acha que é de vender

Nunca devia ter deixado acumular tal prejuízo,
O stoploss é o melhor amigo do trader, ou pelo menos do trader indisciplinado.

Entre numa acção só quando tiver a certeza que tem um stoploss e a disciplina suficiente para o executar.

Nunca arrisque mais de 1% do seu capital de trading (os melhores traders do mundo nem isso arriscam), em qualquer negócio, vá com calma, a paciência é amiga do trader.

Lembre-se que na bolsa, como em muitas outras coisas a vida, não existem erros, apenas lições!
Portanto considere esses (3000) como umas propinas.

(...)
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por pad » 26/4/2004 22:47

Caro Ulisses,há sempre diferentes perspectivas sobre um mesmo acontecimento !
Identifico-me com alguns dos erros que associa ao personagem mas a verdade é que por vezes vender quando uma acção quebra um pouco pode gerar uma perda desnecessária .Quantas vezes acontece uma quebra de um suporte para no outro dia acabar por subir ?Já me tem acontecido vender por precaução porque quebrou e no outro dia bato com a cabeça na parede porque podia ter evitado perder esse cash .
Creio que tudo depende do perfil do investidor e das razões porque investe .
Veja por exemplo agora o meu caso : nunca me tinha metido a investir na pararede porque sempre achei uma acção fortemente especulativa e um dia porque tinha algum dinheiro disponível e em termos fundamentais ,apesar dos números ,a LONGO PRAZO ,pensei que podia dar retorno comprei pararede a um preço médio de 0.51 .
Neste momento estou a perder 3.000 euros , agora diga-me acha que é de vender ?Uma quantia destas para quem não pode acompanhar a bolsa diariamente nem faz disto profissão nesta altura do campeonato é muito difícil recuperar . Claro que penso que pode continuar a descer e aumentar as perdas mas nesta altura do campeonato mais vale ir ao aumento de capital e pagar para ver porque o inverso também pode ser verdadeiro .
Bem haja pela qualidade dos artigos com que nos brinda .E boa sorte nos seus negócios .
pad

por djovarius » 26/4/2004 21:09

Esta foi das melhores ideias de sempre, Ulisses !!

E quem entre nós pode dizer que nunca passou, pelo menos nalguns aspectos, por este complicado papel de querer ser mais esperto do que o mercado !!??

Importante não é perder ou ganhar, importante é aprender com os erros e ter vontade de vencer !!

Bom trabalho, Druida, mais uma vez

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MC » 26/4/2004 20:30

Ulisses, está divinal, simples e conciso, abarcando muitos aspectos importantes, alguns erros são mais dificeis de corrigir do que outros. Em tempos cometi alguns deles, sairam-me caros, mas serviram de lição.
Um abraço.
Ter sempre um plano e acreditar nele. Nada acontece por acidente.
(Chwick Knox)

Registado: 5/11/2002 0:04

Novo artigo: Entrevista com um investidor perdedor

por Ulisses Pereira » 26/4/2004 20:15

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Entrevista com um investidor perdedor":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, m-m, macau5m, malakas, marketisnotefficient, maturidade, MR32, niceboy, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, zulu404 e 118 visitantes