Noticias 26 Abril 2003
Mercados norte-americanos fecham em terreno negativo
26-4-2004 21:4
Os mercados norte-americanos encerram no vermelho, após o relatório sobre as vendas das novas habitações ter demonstrado uma subida de 8,9 por cento, evidenciando uma melhoria na economia. Consequentemente, os receios dos investidores cresceram, uma vez que há maiores possibilidades de que a Reserva Federal proceda a uma valorização das taxas de juro.
As acções relacionadas com os computadores registaram hoje uma descida, incluindo a Microsoft, que tivera a sua maior subida, ao declarar na sexta-feira vendas acima do previsto. Esta caiu 1,09 por cento.
A Wal-Mart Stores Inc. perdeu 1,41por cento. As suas vendas nos EUA em Abril estão baixas e a empresa apenas prevê ganhos de quatro por cento.
A Humana Inc. desceu 6,84 por cento. As despesas médicas para o primeiro trimestre aumentaram para 84,4 cêntimos, enquanto nas suas concorrentes têm vindo a cair.
A Boeing Co. valorizou 1,86 por cento, depois de ter divulgado lucros de 1,8 por cento. A companhia vai fabricar, pela primeira vez em uma década, um novo modelo de avião, através de uma encomenda de seis mil milhões de dólares de uma companhia aérea japonesa.
O Dow Jones encerrou a perder 0,27 por cento e o Nasdaq a descer 0,63 por cento.
BolsaPt.com
Governo recebe três propostas para privatização da Galp
26-4-2004 19:28
O Governo já recebeu três propostas para a privatização da Galp. As três propostas provêm da Viacer, da Carlyle e do Grupo Mello, anunciou o Ministério da Economia.
As propostas referem-se à aquisição de cerca de 45 por cento do capital da petrolífera, que o Executivo quer vender a um parceiro estratégico. A reestruturação do sector energético e a saída da Eni e da EDP do capital da empresa permitiram esta alienação de capital.
BolsaPt.com
Bolsas europeias emcerram positivas com excepção francesa
26-4-2004 18:16
Os títulos europeus encerram em terreno positivo, com excepção dos franceses, impulsionados pelas acções dos bancos e pela boa noticia do aumento do índice IFO na Alemanha. Este índice gerou optimismo nos investidores e confiança na retoma económica da zona euro.
O Commerzbank AG apresentou os maiores lucros trimestrais dos últimos três anos e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA superou os ganhos.
A Novartis AG avançou 4,18 por cento, à medida que a Sanofi-Synthelabor SA acordou em comprar a Aventis SA. A Novartis afirmou ontem que tinha desistido da contenda da aquisição.
O Commerzbank somou 1,70 por cento, ao reportar ganhos no valor de 254 milhões de euros no primeiro trimestre de 2004.
O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria ganhou 1,2 por cento. A instituição anunciou que a receita do primeiro trimestre cresceu 30 por cento para 667 milhões de euros, ajudada pela melhoria dos ganhos bancários dos consumidores nacionais e na América Latina.
Os principais índices europeus encerraram positivos, com excepção do Francês que perdeu 0,68 por cento. O Ibex somou 0,37 por cento; o MIB ganhou 0,14 por cento; o Footsie avançou 0,04 por cento; e o Dax valorizou 0,54 por cento.
BolsaPt.com
Preço petróleo aumenta com ataques terroristas no Iraque
26-4-2004 17:44
Os futuros do petróleo subiram, depois dos ataques do fim-de-semana aos terminais iraquianos de exportação. Há uma crescente preocupação com a continuação do fornecimento desta matéria-prima a partir deste país.
Bombistas suicidas resolveram tentar atacar no sábado dois terminais que o Iraque usa para extracção de petróleo. O Iraque, que possui a maior reserva de crude do mundo, a seguir à Arábia Saudita, reduziu as operações nos dois terminais atacados.
A OPEP pode vir a aumentar a produção para fazer face a eventuais quedas.
O contrato de petróleo para Junho no IPE-Brent subiu 1,45 por cento para os 33.56 dólares o barril.
BolsaPt.com
Euro sobe com confiança nos negócios alemã a aumentar
26-4-2004 17:29
O euro subiu 0,08 por cento face ao dólar, recuperando de uma baixa de cinco meses, depois do índice da confiança nos negócios alemão (IFO), o maior da Europa, ter aumentado inesperadamente em Abril, pela primeira vez em três meses.
Este aumento no IFO fez crescer a especulação de que o Banco Central Europeu vai recusar uma redução das taxas de juro, proposta por vários oficiais bancários.
O euro segue a transaccionar-se nos 1.1855 dólares por euro.
BolsaPt.com
Bolsa nacional a encerrar no vermelho
26-4-2004 16:35
A bolsa nacional encerra em terreno negativo, pressionada pelos três pesos pesados. A semana vai ser marcada pela apresentação de resultados por parte de algumas empresas nacionais. As suas congéneres europeias seguem mistas.
Assim, a EDP fecha a perder 1,67 por cento. A eléctrica apresenta resultados na próxima quinta-feira e prepara a distribuição de dividendos no valor de nove cêntimos amanhã.
O BCP desceu 0,52 por cento, como reacção aos resultados abaixo do esperado, apresentados a semana passada. Jardim Gonçalves, presidente da instituição não está preocupado com as acusações de inside trading sobre José Machado de Almeida.
Ainda na banca, o BES caiu 0,36 por cento e o BPI decresceu 1,24 por cento.
A Portugal Telecom perdeu 0,11 por cento. Os investidores aguardam a divulgação dos seus lucros e distribuição de dividendos, também esta semana. A PT Multimédia ganhou 0,57 por cento.
A Impresa encerrou a valorizar 0,95 por cento. O mercado encontra-se em expectativa com a apresentação dos seus ganhos depois do fecho da sessão. Os analistas prevêem uma queda nos prejuízos de 7,4 para 2,1 a 6 milhões de euros.
O PSI-20 encerra negativo a perder 0,56 por cento para os 7550.56 pontos.
BolsaPt.com
Cofina diz que decisão do Governo sobre Portucel não foi a mais certa
26-4-2004 19:3
A Cofina, uma das concorrentes à privatização dos 30 por cento da Portucel, contesta a decisão do governo em atribuir a percentagem do capital à Semapa. A empresa afirma que a decisão não defende o interesse da Portucel nem do próprio país.
A Cofina refere, ainda que continua a creditar que a sua proposta era a melhor e que assegurava a salvaguarda da competência e da experiência de gestão comprovada no sector, da entrega de activos e outros factores que o próprio Estado considerou como mais importantes no processo.
BolsaPt.com
Grão-Pará com menos 10% de prejuízo no 1ºtrimestre de 2004
26-4-2004 18:35
O Grão-Pará apresentou os resultados do primeiro trimestre e verificou-se uma queda de 10 por cento, correspondente a 716.208 euros, nos prejuízos referentes ao primeiro trimestre de 2004.
Todavia as vendas caíram 32 por cento nos primeiros três meses deste ano. A empresa vê a recessão económica como culpada deste prejuízo e afirma que, em principio, os eventos que vão ter lugar este ano em Portugal, tais como o Euro 2004, podem conduzir a uma recuperação, anuncia a empresa em comunicado.
BolsaPt.com
Semapa é vencedora da privatização da Portucel
26-4-2004 17:14
A Semapa ganhou a privatização de cerca de 30 por cento do capital da Portucel, aprovou o Governo hoje em Conselho de Ministros.
Para além da Semapa, as outras concorrentes eram a sul-africana Mondi, a Lecta, a Cofina e a canadiana Domtar, mas desde cedo a Semapa foi apontada como favorita pelo júri do concurso. O Estado continua a manter 56 por cento da Portucel.
BolsaPt.com
Impresa: sobe resultados cerca de 15,3% no 1º trimestre 2004
26-4-2004 16:58
A Impresa apresentou uma receita de cerca de 63,175 milhões de euros para o primeiro trimestre de 2004, o que corresponde a um aumento de 15,3 por cento em relação a 2003. Este aumento explica-se, essencialmente com o crescimento das receitas publicitárias, que avançaram 17,6 por cento.
Os analistas previam uma queda no prejuízo entre os 2,1 e os seis milhões de euros, mas o grupo bateu as estimativas e apresentou 1,3 milhões de euros de prejuízos.
A SIC, que representa mais de 55 por cento das receitas da Holding de Pinto Balsemão, apresentou um aumento de ganhos com publicidade de cerca de 19,9 por cento, devido às campanhas do Euro 2004 e do Rock in Rio.
BolsaPt.com
Lisboa apresenta as rendas de escritórios mais baixas da Europa
26-4-2004 15:54
A capital portuguesa pratica as rendas de escritório mais baixas da Europa. No entanto, registam uma forte tendência para aumentarem, o que prejudica a sua atractividade aos olhos dos interessados.
Com a recuperação económica que se sente na Europa, a boa notícia é que, o mercado de espaços comerciais é suposto registar uma subida este ano, em termos de ocupação dos espaços disponibilizados.
BolsaPt.com
PT gasta 150 ME para levar telefone a todo o país
26-4-2004 15:41
A Portugal Telecom despende cerca de 150 milhões de euros por ano para que a maioria das casas portuguesas tenham acesso ao serviço telefónico, anunciou a empresa.
A operadora, também frisou que este custo do serviço universal é um dos pontos fracos da legislação do sector em Portugal. Há legislação apropriada, mas ainda não foi bem aplicada, pelo menos não em relação à PT, afirma.
BolsaPt.com
EUA: vendas de novas habitações aumenta 8,9%; valor recorde
26-4-2004 15:16
As vendas de novas habitações nos EUA subiram cerca de 8,9 por cento em Março, isto é para um valor recorde, ajustado sazonalmente à taxa anual de 1.23 milhões, estimou o Departamento do Comércio.
As vendas estimadas para Fevereiro estavam revistas em baixa para uma taxa anual de 1.13 milhões de 1.16 milhões.
A pesquisa dos economistas contactados pela CBS MarketWatch estavam à espera de uma taxa de vendas de cerca de 1.17 milhões para Março.
O número de novas habitações para venda no mercado subiu cerca de dois por cento para 378,000, representando 3.7 meses de vendas ao ritmo de Março.
As vendas de novas casas aumentaram cerca de 20 por cento no Sul para um recorde de 613,000 e 24 por cento no Nordeste para 78,000.
O preço médio subiu 8,8 por cento para 201.400 dólares
BolsaPt.com
Mercados norte-americanos abrem em alta ligeira
26-4-2004 14:39
Os títulos norte-americanos abrem em alta ligeira. A Boeing Co. sobe, depois da companhia afirmar que ganhou uma encomenda de 6 mil milhões proveniente da companhia aérea japonesa All Nippon Airways Co. para o avião 7E7, procedendo à construção do mesmo. Esta ganha 2,26 por cento.
Os investidores estão na expectativa e limitam o mercado, devido ao aumento ou não das taxas de juro pela Reserva Federal. Os mercados, também se encontram um pouco condicionados, enquanto aguardam a divulgação da venda de novas habitações em Março, na qual se espera um aumento para 1,173 milhões de novas habitações.
As acções da TXU Corp. avançam 13,06 por cento, após a empresa acordar vender a sua unidade australiana à Singapore Power Ltd. por 3,72 mil milhões de dólares.
Mais de metade das empresas membros do índice S&P 500 apresentaram os resultados e 78 por cento delas superaram as estimativas dos analistas, o que reforça a confiança na recuperação económica norte-americana.
A Genentech Inc. aumenta 10,05 por cento. Esta conjuntamente com outras duas parceiras, afirmaram que o seu tratamento experimental contra o cancro, provou prolongar as vidas dos pacientes que já não respondiam a qualquer outro tipo de tratamento clínico.
O Dow Jones segue a ganhar 0,17 por cento e o Nasdaq a somar 0,35 por cento.
BolsaPt.com
Acciona considera fusão com FCC
26-4-2004 13:27
A Acciona não coloca de lado uma fusão, total ou parcial, com a FCC, segundo o ex-presidente da construtora, José Maria Entrecanales.
Entrecanales, que abandonou a empresa na semana passada, anunciou que a participação de 14 por cento na FCC é o primeiro passo para um acordo.
BolsaPt.com
Telecinco em Bolsa em Junho
26-4-2004 13:25
A espanhola Telecinco vai entrar em Bolsa em finais de Junho, tendo já realizado as operações necessárias para possibilitar a sua entrada no mercado.
O processo depende agora de operações administrativas.
A Mediaset, que controla 52 por cento da Telecinco, apoia o lançamento da empresa em Bolsa. Também os accionistas Vocento, Dresdner Bank o fundo Ice Finance apoiam esta operação.
A empresa está avaliada em cerca de 3 mil milhões de euros.
BolsaPt.com
Mercados norte-americanos sem direcção
26-4-2004 12:36
Os futuros norte-americanos apontam para uma abertura com pouca variação em Nova Iorque, com os investidores a aguardar a divulgação da venda de novas habitações em Março.
O mercado deverá manter-se limitado pelas expectativas de aumento das taxas de juro pela Reserva Federal, face às melhores condições macroeconómicas e à apresentação de resultados melhores que o esperado pelas empresas. Cerca de 78 por cento das empresas que já apresentaram resultados superaram as estimativas dos analistas.
A Boeing deverá abrir com ganhos, depois de ter anunciado que vai desenvolver o modelo 7E7 após ter recebido uma encomenda de 6 mil milhões de dólares da japonesa All Nippon Airways.
A TXU deverá reagir à notícia do Wall Street Journal que anuncia a venda de 4,3 mil milhões de dólares de activos da empresa. A empresa vai vender a unidade de energia australiana e a unidade TXU Fuel.
O Departamento do Comércio deverá apresentar a venda de 1.173 milhões de novas habitações em Março, num ritmo anual, devido à redução das taxas de juro e à melhoria do mercado de trabalho.
Os futuros sobre o Dow Jones sobem 0,0 por cento, sobre o Standard & Poor’s ganham 0,02 por cento e sobre o Nasdaq seguem estáveis.
BolsaPt.com
Lucro da Entergy pouco melhor que o esperado
26-4-2004 12:42
A Entergy apresentou um lucro de 207,2 milhões de dólares, ou 88 cêntimos por acção, no primeiro trimestre do ano. Este resultado ficou abaixo dos 395 milhões de dólares registados no período homólogo do ano passado.
O resultado do ano passado incluiu um ganho de 51 cêntimos por acção relacionado com uma alteração contabilística.
Os analistas esperavam um lucro de 87 cêntimos por acção.
As receitas subiram 10,5 por cento para 2,25 mil milhões de dólares.
Para 2004, a empresa reiterou a estimativa de lucros entre 4,10 e 4,30 dólares por acção.
BolsaPt.com
TXU anuncia negócio avaliado em 8 mil milhões de dólares
26-4-2004 11:56
A TXU anunciou que está a planear uma série de negócios avaliados em 8 mil milhões de dólares, incluindo a venda das subsidiárias TXU Australia, da TXU Fuel e da TXU Gas.
Os negócios deverão proporcionar a redução da dívida e custos com financiamento e aumentar os lucros de 2004.
O lucro operacional anual deverá atingir os 2,45 a 2,55 dólares por acção, muito acima das estimativas dos analistas.
BolsaPt.com
Lucro da Cortefiel sobe 47%
26-4-2004 11:21
A espanhola Cortefiel aumentou os lucros de 2003 em 47 por cento, para 30,04 milhões de euros.
As vendas subiram 9 por cento para 921,25 milhões de euros. Em termos comparáveis, as vendas evoluíram 3,3 por cento.
O resultado operacional aumentou para 94,53 milhões de euros, mais 11 por cento que no ano anterior.
A empresa abriu 128 novas lojas no ano e pretende abrir mais 177 pontos de venda do ano actual.
BolsaPt.com
EADS com objectivos ambiciosos
26-4-2004 11:16
A francesa EADS pretende elevar o volume de negócios a 40 mil milhões de euros até 2007, segundo Rainer Hertrich, presidente da empresa.
Em 2003, o volume de negócios atingiu apenas os 30,133 mil milhões de euros.
O crescimento será suportado pelo avião Airbus A380.
O lucro operacional deverá atingir os 1,8 mil milhões de euros em 2004, com o volume de negócios a estagnar no ano actual.
BolsaPt.com
Advantest regressa aos lucros em 2003
26-4-2004 11:13
A japonesa Advantest registou lucros no ano fiscal finalizado em Março, recuperando dos prejuízos registados no ano passado.
O lucro atingiu os 17,33 mil milhões de ienes, face ao prejuízo de 12,99 mil milhões de ienes registado no ano fiscal anterior.
A empresa espera que o lucro do ano fiscal corrente mais que duplique, para 36 mil milhões de ienes.
As vendas subiram 78,2 por cento para 174,22 mil milhões de ienes. Para o ano actual, a empresa estima vendas de 250 mil milhões de ienes.
BolsaPt.com
Produção da Mitsubishi desce 7,1%
26-4-2004 10:41
A japonesa Mitsubishi Motors anunciou que a produção mundial desce 7,1 por cento no mês de Março, face ao mês homólogo de 2003, para 147.438 veículos.
Nos Estados Unidos da América, a produção recuou 41,3 por cento, na Ásia desceu 11,8 por cento e na Europa recuou 9,7 por cento.
A produção no Japão subiu 4,5 por cento.
BolsaPt.com
Schering aumenta estimativas para 2004
26-4-2004 10:28
A farmacêutica alemã Schering-Plough aumentou as estimativas para os lucros de 2004, depois de ter registado uma evolução melhor que o esperado no primeiro trimestre, devido à queda do euro.
A empresa espera um lucro de 2,18 euros por acção, mais 21 cêntimos que a anterior estimativa. O lucro operacional deverá atingir os 663 milhões de euros.
A empresa reiterou ainda a estimativa de crescimento das vendas em 5 por cento.
No primeiro trimestre, o lucro líquido aumentou 2 por cento para 129 milhões de euros, acima do esperado pelos analistas. O lucro por acção atingiu os 67 cêntimos por acção. As vendas subiram 1 por cento para 1.166 milhões de euros.
BolsaPt.com
Nissan aumenta lucros em 1,7%
26-4-2004 9:53
A japonesa Nissan registou um aumento de 1,7 por cento no lucro líquido do ano fiscal passado, com a melhoria da actividade internacional, nomeadamente na China e Estados Unidos da América.
O lucro aumentou para 503,67 mil milhões de ienes. A rendibilidade dos capitais próprios atingiu os 26,3 por cento.
As vendas subiram 8,8 por cento para 7,.429 biliões de ienes. A fabricante automóvel vender 3.057 milhares de automóveis no ano fiscal, mais 10,4 por cento que no ano transacto. As vendas ultrapassaram os 3 milhões pela primeira vez em 13 anos. As vendas internacionais subiram 20,6 por cento.
O lucro operacional aumentou 11,9 por cento para 824,86 mil milhões de ienes, pouco abaixo do esperado. A margem operacional atingiu os 11,1 por cento.
BolsaPt.com
26-4-2004 9:53
A japonesa Nissan registou um aumento de 1,7 por cento no lucro líquido do ano fiscal passado, com a melhoria da actividade internacional, nomeadamente na China e Estados Unidos da América.
O lucro aumentou para 503,67 mil milhões de ienes. A rendibilidade dos capitais próprios atingiu os 26,3 por cento.
As vendas subiram 8,8 por cento para 7,.429 biliões de ienes. A fabricante automóvel vender 3.057 milhares de automóveis no ano fiscal, mais 10,4 por cento que no ano transacto. As vendas ultrapassaram os 3 milhões pela primeira vez em 13 anos. As vendas internacionais subiram 20,6 por cento.
O lucro operacional aumentou 11,9 por cento para 824,86 mil milhões de ienes, pouco abaixo do esperado. A margem operacional atingiu os 11,1 por cento.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], carlosdsousa, darkreflection, Esquinas3, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MP65, MR32, OCTAMA, Pmart 1, trilhos2006, Woman_Trader e 343 visitantes