Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

WLD Pedido de ajuda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por red. » 26/9/2004 22:59

Olá JN,
Não percebi bem o que pretendes...
Antes de mais eu nunca usei os simuscripts, habituei-me a fazer eu próprio as simulações, e por isso nesse campo nao te posso ajudar.
Sei que o WLD tem suporte específico para futuros, mas nunca usei.
Qualquer instrumento é comprado a um valor e vendido a outro, existe um spread e/ou comissões a ter em conta, talvez um slippage também. Não há muito mais. E isto acontece quer com acções quer com futuros, eu usei sempre o modo normal do WLD.
A unica coisa que pode ser mais complicada com futuros, é a gestao da alavancagem, mas que podes fazer de dentro do teu script, ou nas configuraçoes gerais.

um abraço,
red
red.

Simulações

por spacefrog » 26/9/2004 19:12

Caros Red, JN, Sun Tzu e outros

Há algum SimuScript para fazer as contas a produtos alavancados, nomeadamente a CFD´s?
Quando faço uma simulação, faço-a como se estivesse a tratar com acções normais mas não tenho confiança nos resultados obtidos

Spacefrog

Registado: 13/1/2003 0:26

por Red » 26/4/2004 3:14

Caro JN,

1) É um programita interessante que permite fazer uma tabela/gráfico com as rentabilidades dos activos, em função do valor retornado por um indicador qualquer à tua escolha.
No Eixo dos XX está o valor do indicador (0 a 100 se for um estocastico), e no eixo dos YY está a rentabilidade média.
O programa calcula a variação dos activos 5, 10, 15, 20, 25 dias depois de o indicador ter um determinado valor, entre 0 e 5, 5 e 10, etc.
O programa pode ser usado para ter uma noção da probabilidade de os activos subirem ou descerem em condições especificas, determinadas pelo valor de um indicador.

2) Percebo... Talvez porque não foram feitos por ti e não os dominas bem, tenta pegar num que tenha um conceito que te pareça bom e altera-o a teu gosto.
Também me parece que os melhores sistemas não estão ali, publicos, como seria de esperar... Mas estão muitas ideias e conceitos que podem servir de base a sistemas melhores.

3) Eu não confiaria num sistema como esse. Para confiar num sistema tenho de ter a garantia de que se vai portar bem ou mais ou menos em todas as condições de mercado.

4) Há sistemas que dão bons resultados num certo tipo de empresas ou indices e maus resultados noutro tipo de activos, e isso é aceitável. Mas a PT e a DT são relativamente parecidas e um sistema que dê bons resultados numa delas, deveria dar resultados bons ou médios na outra. Quando isso acontece, normalmente quer dizer que o sistema não é muito robusto. Não conheço os gráficos delas...

5) Não sou a melhor pessoa para isso, não li muitos livros. Tenho alguns sobre sistemas mas normalmente não tenho paciencia para os ler de uma ponta à outra. Um que acho muito bom e que é muito cativante pela forma como está escrito é o "Long Term Secrets to Short Term Trading", do Larry Williams.

Eu estou a tentar adaptar-me a negociar sistemas mecanicos, algo muito complicado psicologicamente/emocionalmente. :shock:
A ideia de encontrar o santo graal, o sistema perfeito, pode ser uma grande fonte de energia e esperança, mas... normalmente, o verdadeiro sistema perfeito é muito mais modesto do que aquele que imaginamos, e quanto a mim é um que nós conhecemos bem, com o qual estamos confortáveis porque se adapta às nossas caracteristicas, que não nos levará a falência, e finalmente, que nos fará sistematicamente mais ricos ao longo dos anos :)

Abraço,
red

Registado: 6/11/2002 15:42

por £izard » 26/4/2004 0:47

Resposta à 3:
:arrow: trading systems that work - thomas stridsman
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por JN » 25/4/2004 22:53

Red, se nao for incomodo gostaria que me ajudasses numas duvidas que tenho:

1-Para que serve o evaluator?

2-Ja corri todos os scrits que vêm com programa e os downloads e não encontro nenhum em que possa depositar confiança.

3-Um sistema que dá lucro num teste de um ano atras e dá prejuizo em 3 ou mais anos atras é de fiar?

4-Um sistema que dá lucro na PT e dá prejuizo na D Telekom, por exemplo, é de fiar? quando comparando os gráficos nesses mesmos periodos de tempo eles são muito identicos?

5-Conheces algum livro onde se aprendam os sistemas de trading? como se devem fazer e o que é importante na analise dos resultados?

Eu ainda continuo a utilizar um sistema manual e a tentar aprender suficiente programação do WLD para tentar construir o meu script perfeito, e tu?
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Wealth-Lab

por jot » 8/4/2004 22:10

Aqui fica um dos meus indicadores preferidos e os resultados ao longo deste ano.
Anexos
1.gif
1.gif (10.85 KiB) Visualizado 985 vezes
2.gif
2.gif (17.08 KiB) Visualizado 990 vezes
jot

por Red » 8/4/2004 0:47

Spacefrog,

Quando crias uma watchlist (base de dados) a partir de uma base de dados metastock, ele pergunta-te se queres multiplicar o volume por 100 (é uma cruzinha numa caixinha).
Basta que apagues a watchlist e a definas de novo, desta vez não pondo a cruzinha que multiplica o volume por 100.

abraço,
red

Mais um pedido

por spacefrog » 7/4/2004 22:49

Red, Sun Tzu e outros colegas:

Nos meus gráficos o volume aparece multiplicado por 100. Presumo que tenha feito asneira ao importar os dados do Meta. Como posso corrigir isso?

Red:

segue MP

abraço

Spacefrog

por Sun Tzu » 7/4/2004 9:31

Para poderem fazer drag'n'drop dos vossos indicadores basta gravarem o chartscript na pasta indicators.
Os que têm o simbolo "+" vermelho atrás são sistemas que geram sinais de compra e venda
Hold out baits to entice the enemy.
Feign disorder, and crush him.

SUN TZU
"The Art of War"

Registado: 22/3/2004 12:24

por Red » 7/4/2004 2:10

Olá SpaceFrog,

Mandei-te uma MP.

Não te preocupes com a "tralha"... Importante é que compile sem erros e que dê os resultados que pretendes. Com o tempo vais ganhando pratica e podes optar por fazer as coisas da forma que te agrada mais.
Já agora, que querias que o indicador fizesse? Ou que calcula ele? :)

Abraço,
red

por spacefrog » 6/4/2004 23:37

Viva Red,

já descobri que os parametros estão lá no código que me forneceste

plotSeries(teste2Series(#close,20), Pane1, #blue, #Thin);

Quando criei o indicador com o Wizard ele colocou-o automaticamente no menu drag n drop. Também criou aquilo a que chamaste tralha incluindo isto

function teste2Series( Series: Integer; Period: Integer ): integer;

É este código que não é necessário?
Já agora, ele não servirá para definir os parametros do indicador quando ele é arrastado para um script já aberto?

Space

por Red » 6/4/2004 23:29

O teu indicador estava no formato criado pelo wizard, que inclui "tralha" que talvez possas dispensar, como por exemplo ter o indicador dentro de uma function. Mas isso é ao gosto de cada um.

Podes criar constantes onde guardas os parametros, e colocá-las no topo do teu script para ser fácil mudar.

Const parametro1 = 10;

Ontem tentei perceber se podemos pôr os nossos indicadores no menu de drag-n-drop, imagino que sim, mas não percebi como. Nesse caso o processo fica mais prático.

abraço,
red

Mais duvidas

por spacefrog » 6/4/2004 23:13

Graças à ajuda do RED já tenho o meu primeiro script a funcionar. Mas ainda não estou satisfeito. Sempre que abro o script ele desenha-me o indicador no gráfico mas, ... e agora como faço para alterar os parametros do indicador?

Space

por Red » 6/4/2004 1:34

Já respondi. De facto há ali algo estranho, vou ver se percebo.
Esqueci-me de dizer que a tecla ESC pára a execução do script, que dá muito jeito às vezes.

red

Red

por spacefrog » 6/4/2004 1:12

São duas mensagens...

script

por spacefrog » 6/4/2004 1:04

Já vai

por Red » 6/4/2004 0:50

Ora passa-o lá para aqui, ou manda-o por mensagem privada, acho isso estranho... estou curioso.
red

por spacefrog » 6/4/2004 0:45

Red,

é um script do mais básico, criado a partir do indicator wizard e com umas contas simples. É apenas um teste para aprender a trabalhar com o WLD. Estou na minha 1ª sessão de aprendizagem.

Spacefrog

por Red » 6/4/2004 0:33

hmmm.... sim, deve haver gato nisso. Estás apenas a usar um chartscript comum?

red

Lentidão.....

por spacefrog » 6/4/2004 0:26

Red,

a mim parece-me mais grave do que tu descreves. É que mesmo depois do script ser executado (o que pode demorar alguns minutos), basta-me passar o rato pelo gráfico para ficar tudo lento outra vez. E se for ao gestor de processos ver o que se passa vejo o processo do WLD passar de 0 a 99% de ocupação do processador e a ficar por lá mais uma série de minutos. Fica totalmente impossível trabalhar com o WLD. Dá ideia que basta o rato em cima do gráfico para ele recalcular o indicador. Já para não falar que me parece impossível como é que umas contas tão simples (é apenas um indicador, não tem nenhuma optimização ou simulação) possam demorar tantos minutos a executar. Tem que haver algo de errado nisto. :-k

Red

por spacefrog » 6/4/2004 0:17

:)

Problema 1 e 2 resolvidos.

Problema 3 ainda não está. O problema é que eu criei um indicador usando o Wizard e não consigo escrever o código para desenhar os valores no gráfico. Já tentei ir ver como isso se faz num script já existente, copiei tudo para o meu script e deu-me tantos erros que fiquei com os cabelos em pé.

Mas isso não é muito grave. Preocupante é o problema relatado no outro post...

Space

lentidão

por Red » 6/4/2004 0:03

Esse é um problema para mim também... o WLD é um excelente software, mas infelizmente tem uns pequenos promenores maus e irritantes, nada é perfeito.

Comigo ele não costuma bloquear propriamente, o que me acontece é eu executar scripts que demoram bastantes minutos a terminar, e isso quase paraliza o computador já que os recursos vão todos para o WLD. A solução que encontrei é muito simples e eficaz, assim que abro o WLD, vou ao taskmanager e ponho os processos (são 2) com prioridade mais baixa (Below normal), é remédio santo :)

Apenas descobri uma situação rara em que o WLD bloqueia sem retorno, é quando existem 2 scripts a executar simultaneamente na mesma watchlist (base de dados) e esta estar em formato Metastock. Segundo o programador o problema não pode ser resolvido porque a culpa é de um DLL do metastock que tem de ser usado para aceder às cotações.

Estas pequenas irritações são um mal necessário, "não há bela sem senão".

red

por Red » 5/4/2004 23:52

Olá SpaceFrog,

Já que me farto de dizer bem do WLD, vou tentar responder às tuas perguntas... :)

1) File - New ChartScript. Vais à janela "Editor" e tens lá umas linhas de código 'Base' que podes apagar e tens um chartscript 100% fresco.

2) Confesso que não sei bem o que queres dizer com "lista de indicadores". Existe um folder chamado "Indicators" onde podes gravar os indicadores que crias, e onde fica o código reutilizável.
Para apagares um indicador, podes ir a File - Open ChartScript, seleccionar o chartscript que queres apagar, e carregar no icon de delete (tem uma cruz vermelha), ou ainda carregando no botão direito do mouse e escolhendo "delete".

3) O WLD não é o ideal para analizar gráficos, continuo a usar o metastock para isso... Acho que o WLD 3.0 agora permite fazer drag-and-drop de indicadores mas nem sei como isso funciona.
Eu simplesmente faço um chartscrit com os indicadores que quero e executo esse script no gráfico onde quero ver os indicadores.

Se te ajeitas com inglês, aconselho-te a espreitar o forum do WLD http://www.wealth-lab.com/cgi-bin/Wealt ... categories pois permite aprender muita coisa e tirar duvidas. Os prórpios programadores andam por lá e ajudam.

Desculpa não saber ajudar mais,
Red

PS: Entretanto fui investigar o drag-n-drop indicators e percebi que ficava naquela barra lateral que eu costumava minimizar e ignorar, do lado esquerdo. Tens lá uma barra horizontal que diz "indicators", podes escolher o que queres, especificar os parametros e aparece-te junto ao gráfico, 'à la Meta'. Já aprendi qualquer coisa :)

Outra questão

por spacefrog » 5/4/2004 23:31

O WLD3.0 está-se a revelar mto instável. Frequentemente bloqueia e não é possível interrompê-lo a não ser terminando o processo no gestor de processos. Se tentar terminar a aplicação não se consegue que o bicho obedeça. Este bloqueio acontece de forma aparentemente aleatória (pelo menos não consegui detectar nenhum padrão) quando arrasto um indicador para o desenhar em cima de um gráfico. Já alguém teve alguma experiência semelhante?

Space

WLD Pedido de ajuda

por spacefrog » 5/4/2004 23:00

Boa noite,

aqui vão algumas perguntas de iniciante

1 - Como abro um gráfico "limpo", i.e. sem nenhum script?

2 - Como faço para apagar da lista de indicadores os indicadores que criei para teste e já não me interessam?

3 - Criei um indicador. agora como faço para que ele seja desenhado num gráfico?. Só consigo fazer isso da maneira díficil que é:
a) abrir um script
b) arrastar o meu indicador para o gráfico.

Eu queria um gráfico só com o meu indicador :wall:

Para já é só isto... :lol:
Mais lá para o fim da noite já devo ter mais dúvidas...

Ficam já os agradecimentos a quem puder ajudar...

Space

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], nickforum e 102 visitantes