EUR/USD - decidam-se de uma vez, s.f.f.
djovarius Escreveu:Não há dúvida que a tendência de curto prazo é de queda.
A indefinição prende-se com a hipótese de quebra deste suporte que é o maior proxy desde o início do bull market EUR/USD e que tem resistido bem sempre. Só isso e nada mais![]()
Pois, mas aí estamos a falar de planos temporais completamente diferentes. Poderá ter ficado a sensação que me estava a dirigir a ti ou a comentar a tua análise e por isso fiz questão de esclarecer que não era esse o caso. Estavamos a falar obviamente de questões diferentes...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Então estamos entendidos.
Não há dúvida que a tendência de curto prazo é de queda.
A indefinição prende-se com a hipótese de quebra deste suporte que é o maior proxy desde o início do bull market EUR/USD e que tem resistido bem sempre. Só isso e nada mais
Claro está que eu defendo que após duas a três tentativas falhadas, o suporte revela-se poderoso ao ponto de relançar um contra-ataque dos bulls do Euro.
Vou-te mandar uma MP sobre outro assunto !!
Abraço
dj
Não há dúvida que a tendência de curto prazo é de queda.
A indefinição prende-se com a hipótese de quebra deste suporte que é o maior proxy desde o início do bull market EUR/USD e que tem resistido bem sempre. Só isso e nada mais

Claro está que eu defendo que após duas a três tentativas falhadas, o suporte revela-se poderoso ao ponto de relançar um contra-ataque dos bulls do Euro.
Vou-te mandar uma MP sobre outro assunto !!
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
djovarius Escreveu:Sim, Marco, mas eu dou relevância, e estou-me a dar excepcionalmente bem com o sistema.
Djo, vamos lá ver se nos entendemos...

Eu não estou a discutir estratégias de trading, apenas estou a dizer que para mim não existe indefinição, que a tendência é claramente de queda, lenta mas de queda. E penso que esse dado é incontornável pois basta olhar para o gráfico (perfeita sequência de 4 máximos e 4 mínimos sucessivamente mais baixos).
Nota que o meu post nem sequer era dirigido a ti em particular. Confesso que não li a tua análise, vi apenas alguns posts a falar de indefinição e a sugerir que o EURUSD não saía do sítio e como ao olhar para o gráfico vejo uma evidente tendência de queda, embora algo lenta, aproveitei para colocar um gráfico actualizado e a minha opinião.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim, Marco, mas eu dou relevância, e estou-me a dar excepcionalmente bem com o sistema.
Também dou relevância ao número de semanas que já leva esta correcção e ainda à amplitude semestral, entre outros factores... e já estou a dar dicas sobre a próxima análise !!
Entretanto, voltarei no fim do mês às plataformas de trading.
Quanto aos Warrants, vendi hoje os puts que trazia há 3 semanas em carteira, só por causa das moscas...
Um abraço
dj
Também dou relevância ao número de semanas que já leva esta correcção e ainda à amplitude semestral, entre outros factores... e já estou a dar dicas sobre a próxima análise !!
Entretanto, voltarei no fim do mês às plataformas de trading.
Quanto aos Warrants, vendi hoje os puts que trazia há 3 semanas em carteira, só por causa das moscas...

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Djo, convém esclarecer que eu não dou qq relevância às médias móveis pelo que acabo por não me aperceber de qq indefinição (a cotação está segundo a minha análise com tendência de descida claramente definida).
Inclusivamente vejo a possibilidade (em aberto) de se estar a assistir a uma aceleração da queda: note-se que o último máximo relativo não se encontra alinhado com os anteriores e ficou aquém da LTd. Para se confirmar essa aceleração necessitavamos de um novo mínimo muito em breve (por exemplo, na próxima sessão) que a ocorrer constituiria um novo mínimo mais rapido do que aquele que tem sido o ritmo com que se têm formado/atingido novos mínimos relativos.
Outra forma de constatar essa possibilidade é pelo facto desta última reacção ao suporte descendente ter sido anulada muito mais rapidamente do que nos casos anteriores (têm sido necessárias 4 a 6 sessões e desta vez a reacção em alta foi anulada em 2 sessões). De qq das formas não passa de uma possibilidade, por enquanto a aceleração não é efectiva (senão num plano temporal muito apertado).
Inclusivamente vejo a possibilidade (em aberto) de se estar a assistir a uma aceleração da queda: note-se que o último máximo relativo não se encontra alinhado com os anteriores e ficou aquém da LTd. Para se confirmar essa aceleração necessitavamos de um novo mínimo muito em breve (por exemplo, na próxima sessão) que a ocorrer constituiria um novo mínimo mais rapido do que aquele que tem sido o ritmo com que se têm formado/atingido novos mínimos relativos.
Outra forma de constatar essa possibilidade é pelo facto desta última reacção ao suporte descendente ter sido anulada muito mais rapidamente do que nos casos anteriores (têm sido necessárias 4 a 6 sessões e desta vez a reacção em alta foi anulada em 2 sessões). De qq das formas não passa de uma possibilidade, por enquanto a aceleração não é efectiva (senão num plano temporal muito apertado).
Bom, e mais uma vez não se foi abaixo de 1.18 !!
Ficou pois completo um possível cenário do dia, como disse hoje de manhã: a quebra de 1.1850 a levar o par a 1.18 !!
Marco: a indefinição prende-se apenas com a impossibilidade de passar para lá do suporte de médio prazo. Esta semana já tivemos até uma falsa ruptura do mesmo e hoje está a ir pelo mesmo caminho.
É a MME 250 dias, agora em 1.1815 !!
Com a ruptura definitiva deste valor, teremos sim espaço para quedas ainda mais pronunciadas.
Penso que se nos próximos dois dias houver mais uma tentativa falhada, haverá muitas posições curtas que vão desistir de tentar e haverá então um contra-ataque dos bulls do Euro.
Até já, um abraço
djovarius
Ficou pois completo um possível cenário do dia, como disse hoje de manhã: a quebra de 1.1850 a levar o par a 1.18 !!
Marco: a indefinição prende-se apenas com a impossibilidade de passar para lá do suporte de médio prazo. Esta semana já tivemos até uma falsa ruptura do mesmo e hoje está a ir pelo mesmo caminho.
É a MME 250 dias, agora em 1.1815 !!
Com a ruptura definitiva deste valor, teremos sim espaço para quedas ainda mais pronunciadas.
Penso que se nos próximos dois dias houver mais uma tentativa falhada, haverá muitas posições curtas que vão desistir de tentar e haverá então um contra-ataque dos bulls do Euro.
Até já, um abraço
djovarius
Bem, eu não considero que o EURUSD esteja sempre o no mesmo lugar. A minha opinião é que a tendência é actualmente claramente de baixa, lenta mas de baixa.
O facto de ser uma tendência relativamente lenta poderá estar a criar essa sensação de indefinição mas podemos constatar pelo gráfico que se trata de um perfeita sequência de máximos e minimos relativos sucessivamente mais baixos.
Desde que o cross quebrou o importante suporte dos 1.205, depois de uma enorme luta, já percorreu 250pips. E acredito que tem potencialidade para cair ainda bastante mais. Pela lentidão do movimento creio que se trata de um movimento correctivo e que vamos ter a prazo o retorno a subidas fortes (violentas). Mas ainda não há qq sinal e em termos de curto-prazo o lado bear tá a levar a melhor...
Seguem gráficos de 4h e diário.
O facto de ser uma tendência relativamente lenta poderá estar a criar essa sensação de indefinição mas podemos constatar pelo gráfico que se trata de um perfeita sequência de máximos e minimos relativos sucessivamente mais baixos.
Desde que o cross quebrou o importante suporte dos 1.205, depois de uma enorme luta, já percorreu 250pips. E acredito que tem potencialidade para cair ainda bastante mais. Pela lentidão do movimento creio que se trata de um movimento correctivo e que vamos ter a prazo o retorno a subidas fortes (violentas). Mas ainda não há qq sinal e em termos de curto-prazo o lado bear tá a levar a melhor...
Seguem gráficos de 4h e diário.
- Anexos
-
- eurusd-20040423a.gif (15.46 KiB) Visualizado 1168 vezes
-
- eurusd-20040423b.gif (14.27 KiB) Visualizado 1166 vezes
Eu sugeria antes...
..."Se está com uma perda de 70%, prepare-se para ganhar 200%!"
PS: bom fim-de-semana a todos!

PS: bom fim-de-semana a todos!
Lol, parece um concurso de ideias.
Mas o próximo tópico terá uma abordagem diferente em relação à actual situação, pois não vale a pena repetir o que todos já perceberam.
Hoje, os suportes fundamentais voltaram (e estão) a mostrar a sua força, pelo que não se pode dizer mais do que isto.
Vamos lá ver como as modas param nas últimas horas deste dia que já viu uma volatilidade superior a 100 pips em alguns dos principais pares. O que é sempre bom.
Um abraço
dj

Mas o próximo tópico terá uma abordagem diferente em relação à actual situação, pois não vale a pena repetir o que todos já perceberam.
Hoje, os suportes fundamentais voltaram (e estão) a mostrar a sua força, pelo que não se pode dizer mais do que isto.
Vamos lá ver como as modas param nas últimas horas deste dia que já viu uma volatilidade superior a 100 pips em alguns dos principais pares. O que é sempre bom.
Um abraço
dj
D1as Escreveu:eu acho q se os min de ontem n forem quebrados hj, o topic pra semana n vai ser "decidam-se s.f.f. parte II" mas sim algo do género:
Dá-lhe gás EURUSD, q tb tens direito a umas subidas à maneira!
![]()
abraço pessoal, bom fim de semana!
ps- n tenho intençao de sugerir o topico. isso cabe ao DJ. so quiz dar a minha ideia da coisa pra semana q vem e pareceu-me porreirinho dize-lo falando sobre o topico
Eu diria montanha russa sempre para cima ...para baixo e não sai do lugar

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
eu acho q se os min de ontem n forem quebrados hj, o topic pra semana n vai ser "decidam-se s.f.f. parte II" mas sim algo do género:
Dá-lhe gás EURUSD, q tb tens direito a umas subidas à maneira!
ps- n tenho intençao de sugerir o topico. isso cabe ao DJ. so quiz dar a minha ideia da coisa pra semana q vem e pareceu-me porreirinho dize-lo falando sobre o topico

djovarius Escreveu:Bastante instrutivo o número dos bens duradouros, não?
3.4% de subida cheira a subida também de juros.
Claro que este número não estava a ser considerado pelo mercado, que tinha andado pouco acima de 1.19 sem romper resistências importantes. Acaba por retestar os valores baixos.
1.1850 - foram-se, agora será que 1.18 suportam serão atingidos?
Um abraço
dj
Será um mês de Maio interessante? Ainda não pago para ver!!

semprefrio
Novo teste à ...
..EMA 250 e upa! Isto DJ, tal como o semprefrio referiu vai dar lugar a um segundo tomo da saga "Decidam-se s.f.f."!
Abraço
Abraço
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
Bastante instrutivo o número dos bens duradouros, não?
Claro que este número não estava a ser considerado pelo mercado, que tinha andado pouco acima de 1.19 sem romper resistências importantes. Acaba por retestar os valores baixos.
Um abraço
dj
Um abraço
dj
Bom dia,
Uma tentativa de ataque a 1.1960 mal sucedida (nem chegou a 1.1950) e um recuo a 1.1880 !!
Agora, teremos um resto de dia e semana para digerir.
Um novo ataque em alta poderá ser bem sucedido se houver quebra de 1.19 seguido de 1.1930 - caso contrário o EUR/USD, por via de falta de força, terá margem para reteste a 1.1850 e 1.18 !!
Ainda não foi esta semana que se decidiu tudo, quem sabe para a próxima ? Mas isso já será outra história....
Até mais, um abraço
djovarius
Uma tentativa de ataque a 1.1960 mal sucedida (nem chegou a 1.1950) e um recuo a 1.1880 !!
Agora, teremos um resto de dia e semana para digerir.
Um novo ataque em alta poderá ser bem sucedido se houver quebra de 1.19 seguido de 1.1930 - caso contrário o EUR/USD, por via de falta de força, terá margem para reteste a 1.1850 e 1.18 !!
Ainda não foi esta semana que se decidiu tudo, quem sabe para a próxima ? Mas isso já será outra história....
Até mais, um abraço
djovarius
Sim, amigo vm !!
A guerra é precisamente essa !!
Temos interesse comprador aos níveis actuais, aliás desde 1.20xx, mas ainda temos interesse vendedor, sobretudo de que tem shortado desde níveis mais elevados atingidos em Janeiro e Fevereiro.
Daí que a corda vai rebentar.
Entretanto, temos hoje rally em geral dos activos dolarizados, algo que não ajuda o USD, como tem sido apanágio dos últimos tempos.
Bem. Wally está mesmo a surpreender pela positiva.
O dólar não está muito fraco. Repare-se que o Euro não passa de 1.19, tal como ontem não passou de 1.1915 - portanto, um valor a ter em atenção, tal como 1.18. Este último é o valor inferior do nosso ciclo semanal, sendo 1.1750 o valor extremo. Até agora já fizemos uma marca exactamente entre os dois pontos, o que me leva a crer que os mínimos da semana estão feitos. Era a tal tentativa de quebrar um suporte fundamental, mas que resultou em falso breakout, como vimos acima.
Vamos ver o que nos reservam as próximas horas, sabendo-se que abaixo de 1.1850, poderemos assistir a um regresso a 1.18 e acima de 1.1915, poderemos ver um ataque a 1.1960 !!
Um abraço a todos
djovarius
A guerra é precisamente essa !!
Temos interesse comprador aos níveis actuais, aliás desde 1.20xx, mas ainda temos interesse vendedor, sobretudo de que tem shortado desde níveis mais elevados atingidos em Janeiro e Fevereiro.
Daí que a corda vai rebentar.
Entretanto, temos hoje rally em geral dos activos dolarizados, algo que não ajuda o USD, como tem sido apanágio dos últimos tempos.
Bem. Wally está mesmo a surpreender pela positiva.
O dólar não está muito fraco. Repare-se que o Euro não passa de 1.19, tal como ontem não passou de 1.1915 - portanto, um valor a ter em atenção, tal como 1.18. Este último é o valor inferior do nosso ciclo semanal, sendo 1.1750 o valor extremo. Até agora já fizemos uma marca exactamente entre os dois pontos, o que me leva a crer que os mínimos da semana estão feitos. Era a tal tentativa de quebrar um suporte fundamental, mas que resultou em falso breakout, como vimos acima.
Vamos ver o que nos reservam as próximas horas, sabendo-se que abaixo de 1.1850, poderemos assistir a um regresso a 1.18 e acima de 1.1915, poderemos ver um ataque a 1.1960 !!
Um abraço a todos
djovarius
Boa tarde,
Isto hoje não deu para escrever nada antes
Bom, na sequência da última chamada de atenção... primeira grande tentativa de rompimento de suporte deu-se na noite passada. Tinha chamado a atenção para o falso breakout e voila... foi a 1.177x, onde surgiram fortes compras que se têm prolomgado ao longo do dia de hoje, podendo agora retestar outra vez a resistência (ex-suporte) em 1.19 !!
Repito: mais um ou dois tentativas falhadas em romper o suporte de 1.181x e os dollar bulls ficam em maus lençóis, configurando-se uma situação semelhante à de Setembro último.
Hoje é dia de jobless claims na América. Qualquer número abaixo de 350 K será positivo...
Até já, um abraço
dj
Isto hoje não deu para escrever nada antes

Bom, na sequência da última chamada de atenção... primeira grande tentativa de rompimento de suporte deu-se na noite passada. Tinha chamado a atenção para o falso breakout e voila... foi a 1.177x, onde surgiram fortes compras que se têm prolomgado ao longo do dia de hoje, podendo agora retestar outra vez a resistência (ex-suporte) em 1.19 !!
Repito: mais um ou dois tentativas falhadas em romper o suporte de 1.181x e os dollar bulls ficam em maus lençóis, configurando-se uma situação semelhante à de Setembro último.
Hoje é dia de jobless claims na América. Qualquer número abaixo de 350 K será positivo...
Até já, um abraço
dj
Dados do emprego
Parece-me que hoje ás 13 e 30 (hora de pt)vao sair os dados de emprego do states : a expectativa é alta. A realidade nem tanto, pois nao me parece que os excelentes resultados ant possam ser igualados ou mesmo ultrapassados.
Trading idea : comprei ontem calls no eur/usd quando este cotava 1.1822 espero que atinja os 1.20
Sera boa ideia tentar ganhar alguma coisa dentro do range? ou posso ser apanhado numa fuga do range e la-se vai 40 ou 70 % ...
Obrigado,
Pedro Gonzaga
Trading idea : comprei ontem calls no eur/usd quando este cotava 1.1822 espero que atinja os 1.20
Sera boa ideia tentar ganhar alguma coisa dentro do range? ou posso ser apanhado numa fuga do range e la-se vai 40 ou 70 % ...
Obrigado,
Pedro Gonzaga
- Registado: 11/3/2004 12:48
Bem, tal como o DJ diz...
...no título deste post, decidi-me por uma posição longa, baseado quer em termos fundamentais e mesmo técnicos, e disposto a correr o risco do cross vir a testar valores mais baixos. A EMA 250 quanto a mim já foi mais do que testada, e se o padrão se mantiver hoje teremos uma vela vermelhinha( branca, mas como sou do BENFICA!)tal como em Setembro último. Poderemos estar a assistir a uma inversão, e a "vela" de hoje quanto mais vermelhinha e comprida ( a língua portuguesa é mesmo traiçoeira) assim o indicia; LTDcp coincide com o suporte a 1,175x, pelo que o mínimo já hoje feito a 1,1778 é muito próximo, e depois temos uma LTAmlp a 1,168x, que a ser testada fará o seu quinto toque, pelo que é bem provável que se testada reaja em alta. Vai daí e posição tomada com stop abaixo da LTAmlp.
Cumpts
Cumpts
- Anexos
-
- eur_2204mlp.png (18.78 KiB) Visualizado 1050 vezes
-
- eur_2204cp.png (13.87 KiB) Visualizado 1055 vezes
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
Penso que mais um dias de subida do USD, embora ligeira face ao EUR e mais forte no Cable, mostra-nos a a vontade do mercado em testar estes suportes de que temos vindo a falar. Ainda a semana tem dois dias para ver se o "assunto" se resolve mesmo.
Na realidade, temos dois suportes de monta quase sobrepostos. Quando assim é, tudo fica mais complexo. É que a ruptura terá de ser forte, sob pena de se tratar de um falso breakout. Por outro lado, a ruptura, se verdadeira, levará inevitavelmente as quedas maiores nas próximas semanas. Melhor dizendo, seria um bias negativo acentuado para o EUR/USD, mas também para as outras divisas face à norte-americana.
Caso o suporte aguente uns dois a três ataques, teremos que considerar subidas no horizonte.
São estas questões que estamos à beira de ver decididas. Assim se espera.
Para já, 0-0 ainda, como na Taça dos Campeões...
Um abraço
dj
Na realidade, temos dois suportes de monta quase sobrepostos. Quando assim é, tudo fica mais complexo. É que a ruptura terá de ser forte, sob pena de se tratar de um falso breakout. Por outro lado, a ruptura, se verdadeira, levará inevitavelmente as quedas maiores nas próximas semanas. Melhor dizendo, seria um bias negativo acentuado para o EUR/USD, mas também para as outras divisas face à norte-americana.
Caso o suporte aguente uns dois a três ataques, teremos que considerar subidas no horizonte.
São estas questões que estamos à beira de ver decididas. Assim se espera.
Para já, 0-0 ainda, como na Taça dos Campeões...
Um abraço
dj
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, dragom, Investor Tuga, marketisnotefficient, navaldoc e 87 visitantes