Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ai ai sonae...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pessoalmente

por Visitante » 23/4/2004 19:09

acredito que vai reagir bem à LTA demonstrada pelo gráfico (aliás semelhante ao do pergas)... eventualmente poderá quebrá-la para assustar!
Mas na mho vai reagir, positivamente, à dita linha, depois... veremos!
Anexos
Son040423.gif
Son040423.gif (12.68 KiB) Visualizado 424 vezes
Visitante

por Visitante » 23/4/2004 19:07

muda-te para a sonae.com , e prepara-te para ter alegrias...

começou hoje

zigzag
Visitante

por aa » 23/4/2004 18:26

O aumento de Capital da SOI que irá ser decidido na Assembleia Geral no próximo dia 28 pode estar a ter alguma influência no comportamento da SON, mas deixo uma noticia do Canal de Negócios sobre o assunto

Sonae SGPS deve utilizar empréstimos para subscrever aumento capital da Indústria
Os analistas consideram que o montante do aumento de capital da Sonae Indústria ficou abaixo do esperado e acreditam que a esta operação será realizada através da conversão de parte dos empréstimos da Sonae à sua participada.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Os analistas consideram que o montante do aumento de capital da Sonae Indústria ficou abaixo do esperado e acreditam que a esta operação será realizada através da conversão de parte dos empréstimos da Sonae à sua participada.

A Sonae Indústria [Cot] anunciou ontem que vai propor aos seus accionistas um aumento de capital de 200 milhões de euros, através da emissão de 40 milhões de novos títulos.

A Espírito Santo Research diz que o valor proposto de aumento de capital ficou abaixo das estimativas, pois os suprimentos da Sonae SGPS [Cot] à Sonae Indústria ascendem a 340 milhões de euros.

«Assim apenas 56% dos empréstimos serão convertidos em capital» diz o analista da ESR Miguel Viana, acrescentando que esta operação «não deve ter impacto ao nível da Sonae SGPS, pois os empréstimos de accionistas são intra-grupo e com o preço do aumento de capital a cinco euros não será provável que os restantes accionistas subscrevam acções».

A Sonae controla cerca de 96% do capital da Sonae Indústria, empresa que está cotada nos 3,44 euros, abaixo do preço de emissão das novas acções.

O BPI também acredita que a «Sonae SGPS pode subscrever o aumento de capital convertendo os empréstimos em capital».

Como a definição do aumento de capital representa mais um passo no processo de reestruturação da Sonae Indústria, o BPI considera esta notícia positiva para a casa mãe.

As acções da Sonae Indústria seguiam a subir 1,18%, aliviando de um ganho acima de 1%, enquanto a Sonae SGPS perdia 1,08%.

Cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por vvv » 22/4/2004 23:26

Pessoalmente acho que SON deverá quebrar suporte.
Mais uma vez foi aos 0,89.
Entra em ex-divd dia 27-abr.
O fraco volume apresentado é um sinal bearish.
Por estas e por outras saí de SON (80%) e 20% com stop nos 0,88.
O meu sentimento é bearish no curto-prazo - até 2/3 semanas.

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por aa » 22/4/2004 22:18

Não coloco aqui o gráfico porque é muito semelhante ao do pergas.

Também dou grande importância ao facto de ter reagido imediatamente aos 0.89 pela 3ª vez e pouca ao que se passou no final da sessão.

Para ficar verdadeiramente entusiasmado com a SON, teria de ver um máximo a 0.96 e a confirmação dessa cotação na sessão seguinte nas proximas 4-5 sessões.

Um fecho abaixo dos 0.90 será, em minha opinião, um sinal bastante negativo

Cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por vasco » 22/4/2004 17:45

scuba, sem comentários....
sinceramente...

Registado: 8/11/2002 17:27

Será que esta...

por pergas » 22/4/2004 16:51

...LTAmp irá vingar? Terceiro toque hoje nos 0,89€ e reacção imediata! Aqui fica o boneco com o dia de hoje...

Cumpts
Anexos
son2104.png
son2104.png (13.8 KiB) Visualizado 1273 vezes
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

neste dia ...

por James Douglas Morrison » 22/4/2004 16:41

... só por dividendos! penúltimo dia que em fundos ... é "maningue" de muito. Só isso, "penso eu de que ...".

Sempre são 260.000€ :roll:

Registado: 13/1/2003 19:11

por BUILDER » 22/4/2004 16:35

passagem de acções...? :roll: :oops:

Registado: 10/3/2004 11:16

Mas ...

por James Douglas Morrison » 22/4/2004 16:32

... que quererá isto dizer????

Compra Venda
Quantidade Preço Quantidade Preço
8308000 0,00 8340000 0,00
508619 0,91 1721281 0,91
1748178 0,90 1678121 0,92
892020 0,89 1533206 0,93
858745 0,88 1900259 0,94

Registado: 13/1/2003 19:11

por BUILDER » 22/4/2004 16:32

alguém quer comentar isto?

Ofertas de Compra
nº quant. preço
1 8300000 99999999999
2 508619 0,91
32 1748178 0,9
54 892020 0,89
31 858745 0,88

Ofertas de Venda
preço quant. nº
0 8340000 3
0,91 1721281 16
0,92 1702821 81
0,93 1533206 84
0,94 1900259 99

8,3M???

Registado: 10/3/2004 11:16

No meui estava impícito...

por Scubawarrior » 22/4/2004 14:00

....que os ui s na bolsa fazem perder dinheiro e são de evitar.

abração pergas
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Scuba...

por pergas » 22/4/2004 13:55

...não leves isso tão a peito, pois, digo eu, no título, estava implícito, a preocupação de queda da SON para o vasco.

Cumpts
pergas

o que quis Ulisses...

por Scubawarrior » 22/4/2004 13:53

...foi mostrar isso mesmo.

è que como título depost é ainda menos produtivo e mais ridiculo.

ai. dói alguma coisa ao vasco?

è melhor dizer está a cair , nao subiu que acham?

Do que ai ai , mas no título não fez confusão?

Pontos de vista, mas não quero favores, opdem apagar um opst ui ui que não me afecta. Mas a seguiir pela mesma ordem no mínimo façam uma chamada de atenção para um título destes por favor.

abraço
scuba

Marco...

por pergas » 22/4/2004 13:46

...concordo contigo,isto é sempre dúbio! Mas vê lá tu dizes que as mãos fortes não estão a entrar pois se assim fosse a acção subia: eu digo, eles estão a entrar, pois acompanho os cof´s e sei como o volume é feito, e devagarinho para as poderem comprar mais baratinhas...acho que faz sentido ou não? De qualquer forma quando o mercado se decidir a retomar as subidas ( bem aqui digo isto pois estou bull) ela vai atrás...

Grande Abraço

PS: Marquito jamais interpretei a tua boa vontade da tua opinião como uma crítica, pelo contrário até me fez pensar um bocadito...e é para isso que cá estamos, para trocar ideias.
pergas

acumulação ou distribuição?

por vmerck5 » 22/4/2004 13:42

Aqui esta a verdadeira realidade o mercado esta em range em caso de rumpimento deste range da-se um poderoso movimento, Os titulos como o BCP e aPAD quebrarão esse range ........o movimento foi o visto....
vmerck5

por Ulisses Pereira » 22/4/2004 13:36

Scuba, pelo facto de seres habitual frequentador no Caldeirão não apagámos este teu post, mas pedimos-te que de alguma forma os posts tenham conteúdo porque um post com "Ai ai" em nada contribui para o enriquecer do conteúdo do Caldeirão. Abrir um post novo e deparar-se com esse conteúdo não é entusiasmante e se a moda pega o Caldeirão enche-se de posts vazios de conteúdo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

ai ai...

por Scubawarrior » 22/4/2004 13:31

....ui ui.

cumps
scuba

ai ai sonae...

por Col » 22/4/2004 12:52

Na minha opinião o sentido è para baixo, mas ainda vai haver alguma luta para quebrar os 0,90.
Cumptos.
Col

Re: valves

por MarcoAntonio » 22/4/2004 12:35

valves Escreveu:Cada vez gosto mais deste jogo da Bolsa, tão propensa a interpretações diferentes, isto no fundo é como um quadro em que uns vêm de um determinado angulo outros de outro ... enfim cada vez gosto mais disto !

É isso mesmo valves.

A mesma pintura é sempre susceptível de várias interpretações.

Eu refiro inclusivamente que apesar de não ver qq sinal forte (de acumulação e de subida no futuro proximo) inclino-me mais para uma subida a prazo (agora, poderá ser de semanas ou meses até realmente o movimento relevante se iniciar). E até poderei estar errado e a SON partir para uma grande queda (se bem que não vejo qq sinal evidente igualmente nesse sentido e que dou o benefício da dúvida ao movimento de alta, que é aquele que tem dominado o mercado no último ano e tal e que não foi, em termos de médio/longo-prazo, ainda colocado em causa com estas consolidações ou pequenas, em termos relativos, correcções. Como tal, inclino-me, a prazo, para novas subidas...

E para pequenos investidores, com paciência para aguardar e disponibilidade de capital, esta até pode vir a revelar-se uma boa altura para comprar (já para as mãos fortes é complicado acumular nesta altura, em minha opinião e não acredito que o estejam a fazer caso contrário o mercado não se aguentaría e reflectiría essas entradas, subindo).

Mas para pequenos investidores, com determinado perfil e tendo em vista determinados prazos temporais (mais de médio/longo-prazo) o momento actual pode ser bom. Apenas, nessas circunstâncias, defendo que as entradas devem ser cautelosas (e reforçadas mais tarde se o cenário se confirmar).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Bem MA...

por MarcoAntonio » 22/4/2004 12:30

pergas Escreveu:Mas , diz-me lá uma coisa: se os volumes são reduzidos é porque quem detinha posições fortes e quiz sair, já o fez!

É sempre muito complexo colocar as coisas nesses termos pois a moeda tem sempre duas faces e pode sempre ser interpretado de duas formas, de dois prismas.

Poderíamos argumentar por exemplo que quem está dentro (mãos fortes) não pode sair agora correndo o risco de fazer descarrilar fortemente a cotação e tem de aguardar por um momento em que a cotação seja puxada (animada por notícias, rumores, etc) para então se poder livrar do papel (o que se denomina de distribuição).

A acumular não estarão pois não há evidências de estarem a comprar fortemente nem existe, de momento grande pressão vendedora (a SON tá perfeitamente lateral no curtíssimo-prazo) que nos levem a pensar que estão a aproveitar uma forte pressão vendedora para comprar.

Resumindo: se os mãos fortes estão fora, não há sinais de estarem a entrar. Se estão dentro, esta não é a melhor altura para sair pois isso faría descarrilar a cotação...

Eu creio que não se pode retirar grandes ilacções daqui, com os volumes tão baixos e a volatilidade tão reduzida. O momento é desinteressante e de indefinição e o melhor é aguardar. Na minha opinião, naturalmente.

O que quis salientar é que não detecto nada no gráfico que me dê uma forte indicação «positiva» (como sería um cenário de acumulação). Mas, como já referí, também não vejo sinais fortemente negativos. A indefinição nos mercados é a coisa mais natural deste mundo e é minha opinião que não devemos forçar sinais quando eles não existem e a tentação é grande pois ninguém gosta de «não saber o que fazer». Esse acaba por ser, regra geral, um dos complexos mais comuns no investidor: ter sempre opinião, saber o que fazer, procurar forçosamente sinais, mesmo quando eles não existem ou são tudo menos fortes e evidentes.

Nota, eu não me estou a dirigir a ti em particular. É uma coisa bastante generalizada e que é, digamos, transversal nos investidores.

Por essa mesma razão por vezes as Análises que não dizem claramente aos investidores o que eles devem fazer não são muito bem vindas. É sempre mais agradável, para a maioría dos leitores, ler uma análise que diga veementemente o que fazer (mesmo que a argumentação não seja a melhor ou que mais tarde venha a revelar-se errada). São aspectos muito gerais e algo polémicos até, mas eu não tenho qualquer problema em dizer quando não detecto sinais fortes porque esse é para mim um aspecto muito importante.

Porque quando não há sinais fortes e credíveis há um posicionamente muito importante, útil e prático a tomar, face ao mercado: não fazer absolutamente nada!

Muitos investidores acabam por perder dinheiro nos mercados por negociarem em excesso, por negociarem quando as condições não são as melhores, quando os sinais não são credíveis e/ou claros, impondo a eles próprios certezas que o mercado em boa verdade não permite retirar.

Eu tenho insistido muito neste ponto desde há várias semanas para cá porque para mim é bem evidente que temos atravessado um desses períodos de indefinição onde se torna bastante difícil realizar bons trades. Os movimentos são fracos/lentos, os sinais falham (falsas quebras, etc), as amplitudes limitadas, etc.

Negociar nestas condições desgasta o capital (comissões, spreads, etc) além de que representam um custo de oportunidade. Acabamos por nos concentrar demasiado em movimentos pouco relevantes e quando surgem os movimentos realmente importantes podemos estar mal posicionados ou simplesmente passarem-nos despercebidos...

Essa é uma das razões porque não aprecio negociar trading ranges e prefiro claramente regimes tendenciais.

Enfim, estendi-me bastante para além do assunto mas também quis deixar claro que a minha opinião é generalizada e não pretendía chamar-te a atenção a ti em particular nem gostaría que te sentisses desconfortável com a minha observação.

Um grande abraço.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/4/2004 13:39, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

valves

por valves » 22/4/2004 12:11

Cada vez gosto mais deste jogo da Bolsa, tão propensa a interpretações diferentes, isto no fundo é como um quadro em que uns vêm de um determinado angulo outros de outro ... enfim cada vez gosto mais disto ! Bem aqui vai a minha opinião sobre a SON desta vez técnica e racional : 1ª de acordo que a SON anda a marinar no range 0,9 - 0,93; 2 de acordo que esta não é a melhor altura para acumular SON mas enfim não sendo a melhor altura não quer dizer que seja uma má altura numa prespectiva de médio Prazo - 1 ano - quem acumular agora não se vai arrepender, aliás o mesmo falando em relação ao BES, BPI e o nosso amigo BCP; é que isto ás vezes não ser a melhor altura para acumular ( que a meu ver não é ) não quer dizer que seja necessáriamente uma má altura para acumular ...

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Bem MA...

por pergas » 22/4/2004 11:46

...eu permito! Cada qual pensa o que quiser...em termos técnicos tu estás muito bem preparado, e se dizes que estatísticamente falando não é cenário de acumulação é porque não é e ponto final. A palavra foi mal empregue.Mas , diz-me lá uma coisa: se os volumes são reduzidos é porque quem detinha posições fortes e quiz sair, já o fez! Agora, quem cá está, não lhe interessa comprar tudo de uma vez, e vai comprando devagarinho, e quantas mais lhes derem, mais contentes eles ficam. Vai daí, e eu acreditar que este movimento ( já não lhe chamo acumulação, senão sou reprovado! Ehheheheh!) seja interessante para o futuro da acção. É que os que venderam lá em cima se quiserem entrar podem entrar com mais força, comprando ainda mais.Por outro lado podemos tb dizer que quem está dentro, quer vender devagarinho para o preço não cair, que também poderia ser, mas quem acompanha os cof`s sabe bem que isso não é verdade! Uma coisa é certa, parece-me vamos andar por aqui mais algum tempo, mas seja para que lado fôr, o movimento vai ser brusco!

Grande Abraço

PS: Ó Marquinho, não me reproves! Pagas-me um almoço, que eu aceito...
pergas

por MarcoAntonio » 22/4/2004 11:20

Pergas, permite-me discordar... mas... neste caso, os baixos volumes não abonam a favor de um cenário de acumulação, bem pelo contrário.

Na realidade, baixos volumes em consolidações em mínimos relativos (ou históricos) são um sinal bearish, tecnica e estatísticamente falando.

Na realidade, sería bem mais interessante que a SON estivesse a realizar fortes volumes (mais fortes, de preferência, do que os que se verificaram durante a queda) e aí sim, poderíamos acreditar num cenário de acumulação. No entanto, não são essas as circunstâncias e não vejo qq evidência no gráfico que aponte para um cenário de acumulação...

Isto não quer dizer que a SON vá necessariamente cair (na minha opinião está bastante indefinida no curto/curtíssimo-prazo e, tal como o resto do mercado, na expectativa). Em termos de médio/longo-prazo até acredito mesmo que volte a subir, no entanto aguardo por sinais claros (e tal poderá demorar ainda bastante tempo a ocorrer).

Por oposição, estes baixos volumes seríam um sinal muito interessante caso se verificassem junto e logo a partir dos máximos (como numa bandeira de alta, por exemplo) mas acontece que a SON caíu com fortes volumes e que se registaram logo a partir do topo e agora «cá em baixo» manifesta fracos volumes e como já referí, este comportamento não abona nada a favor de um cenário de acumulação.
Imagem

Administrador Fórum

Caro Vasco...

por pergas » 22/4/2004 11:12

...a SON está a acumular num range apertado 0,90-0,93, mas só um fecho acima dos 0,95, que foi máximo durante este range, mostrará a força da acção. Abaixo dos 0,90 é estar atento e colocar stop.
Bem eu até era para por um post com o gráfico da SON mas aproveito e vai mesmo neste, em escala linear, que a LTAmp não foi nem vai ( isto é que é!) ser quebrada e estamos pertinho dela! Os reduzidos volumes assim o indicam, vamos agora esperar o seu aumento e qual a direcção que vai tomar...eu estou longo!

Cumpts
Anexos
sonn.png
sonn.png (14.46 KiB) Visualizado 1620 vezes
pergas

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Gioes, Google [Bot], Investor Tuga, Jonas74, marketisnotefficient, navaldoc, Pmart 1, VALHALLA e 95 visitantes