Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - decidam-se de uma vez, s.f.f.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 20/4/2004 14:22

E a minha opinião penso que é clara, já todas as leram acima.
O poder de atracção das MME 233 e 250 dias é evidente e tem de ser testado, para que o mercado possa nessa altura decidir os seus rumos de curto a médio prazo. É isso que está na calha.

Agora mesmo, estamos abaixo de 1.19 - os grandes nomes americanos estão a puxar pela sua moeda face à maioria das divisas e também face ao Ouro e ao petróleo.

Atenção ao estado de sobrevenda do EUR/USD nos horários. Também o Cable, a cair cerca de 200 pips, está agora em situação mais ou menos frágil.

Até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por semprefrio » 20/4/2004 14:14

Olá PLP.

Conheces bem a minha posição actual face ao par.

Mas como já passei por isto várias vezes nos últimos tempos - "é agora!! é agora" - desta vez aguardo de fora pela quebra efectiva da EMA260.

Mas mesmo que aconteça, será que essa vai ser suficiente para termos uma maior definição de tendência??

Como outro amigo diz: "vamos andanado e vamos vendo"

mas por enquanto de fora - esta parte digo eu :mrgreen: .

Abraço,
sf

Registado: 31/12/2003 21:12

por PLPINTO » 20/4/2004 14:06

Se todos os analistas dizem que o Euro vai cair porque é que os "Touros maus e feios" insistem em alongar o cross nos 1.19xx?

Registado: 22/5/2003 15:08

por PLPINTO » 20/4/2004 14:01

Será desta? Existe muita força compradora á volta dos 1.19!

Re: só uma dúvida

por semprefrio » 20/4/2004 13:55

speculare Escreveu:se nao subir cai, a nao ser que fique parado, e se nao cair sobe, eliminando a hipotese de lateralização...

Sem qualquer tipo de ironia, todos os bons traders sabem isto.

Por outras palavras, só chegará a ser um bom trader quem interiorizar o que parece tão evidente, mas que é tão difícil de aceitar.

speculare Escreveu:era bom conseguir trades rentaveis com esta grande verdade, mas nao é nada fácil....

Quem disse que era fácil? :wink:

Um abraço,
semprefrio

por djovarius » 20/4/2004 13:36

Pois é... saiu aí uma cacofonia estranha. Foi pior o português do que a análise !!

Vou tentar que não se repita.

Entretanto, o depoimento de Greenspan no Senado ainda demora umas horas... pode ser que Wally ajude a animar o mercado, pois não há assim nada de especial a assinalar.
O EUR/USD continua um pouco abaixo da MME 200, mas ainda não se atreveu a atacar 1.19 !! Está perto, porém ainda longe :)

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por PLPINTO » 20/4/2004 12:57

"Poderá continuar em alta, voltando a 1.2050 ou 1.21 onde deverá continuar em (INVERTER PARA) queda. Se recomeçar já a cair, poderá testar rapidamente o valor mínimo em 1.186x – já perto do tal suporte decisivo. "

Dá para perceber perfeitamente o sentido do que o Dj escreveu: é apenas uma questão de uma palavra ou outra, mas o sentido está lá!

por djovarius » 20/4/2004 11:53

Speculare,

Não me leve a mal, mas veja bem a frase outra vez:
se reparar, aconteceu exactamente o que foi dito.
Vejamos: no Domingo à noite com o EUR/USD em 1.20 (o mercado quase a abrir quando o tópico foi inserido) eu disse isso que o amigo transcreveu. Se verificar bem, o mercado subiu para voltar a descer, exactamente como eu disse. Tenho falhado muitas vezes, mas esse exemplo é exactamente do inverso. Uma previsão certa. Porque o mercado iria, disse eu, a 1.2050 a 1.21 antes de voltar a descer. Certo? Pois bem, ficou entre os dois valores de referência, em 1.2075 - tendo recomeçado as quedas ainda ontem e acentuando as mesmas hoje !! Claro que eu colocava a hipótese de começar logo a cair, mas o que aconteceu foi a primeira possibilidade, que se traduziu numa subida até 1.2075 (entre os dois valores assinalados), recomeçando as quedas.

Penso que fui claro e acertei, ao contrário de outras vezes, onde não tem sido exactamente como eu esperava. Mas infelizmente não poderei nunca garantir acertos a 100%, como é óbvio.

No entanto, posso esclarecer mais alguma coisa se assim o desejar, pois estamos sempre aqui para isso.

Um abraço

dj

só uma dúvida

por speculare » 20/4/2004 11:01

"Poderá continuar em alta, voltando a 1.2050 ou 1.21 onde deverá continuar em queda. Se recomeçar já a cair, poderá testar rapidamente o valor mínimo em 1.186x – já perto do tal suporte decisivo. "

por favor nao me leve a mal.
gosto de ler os seus textos que são do mais sustentado em termos analíticos que passa aqui pelo caldeirao.
mas quando chega à fase da 'acção' desilude-me sempre com o tom de oráculo. na minha opiniao, que claramente nao deverá valorizar, se ficasse so pelo enquadramento estaria perfeito.
se nao subir cai, a nao ser que fique parado, e se nao cair sobe, eliminando a hipotese de lateralização...
era bom conseguir trades rentaveis com esta grande verdade, mas nao é nada fácil....

Registado: 14/3/2003 11:17

por semprefrio » 20/4/2004 10:10

Bom dia.

Aguardemos então pelas palavras do "Mister". :)

Até logo,
sf

por djovarius » 20/4/2004 10:08

Uma rectificação: o indicador ZEW da Alemanha saiu agora às 10 horas e não às 11 como tinha aqui a indicação.
Péssima notícia - o indicador caiu para menos de 50 - ou seja, o pessimismo volta a assolar o coração da Eurolândia.

Com isto, o Euro está a ser penalizado. Foi isto que o mercado descontou ao longo da noite.
O EUR/USD fez há pouco 1.1906 - cada vez mais próximo de importantes suportes de médio prazo. Não acredito que os consiga atacar já, mas...

Um abraço

dj

por djovarius » 20/4/2004 9:09

Bom dia,

O mercado resolveu furar logo a acalmia r antecipar cenários. A beleza do Forex é a capacidade de nos surpreender, quase sempre mais pelo timing do que pelo movimento.

Este é o caso - aconteceu de manhã o que só esperava para a tarde.

Depois da tal correcção em alta, o EUR/USD retomou quedas. Ontem, andou pelos 1.2075, onde voltou o interesse vendedor até um 1.2020 - fecho ligeiramente mais alto que na sexta-feira. Só que o mercado começou logo a antecipar maus números (indicador ZEW agora pelas 11 horas) na Alemanha, enquanto espera pela aparição de Greespan lá para o fim da tarde.

Assim, o suporte de 1.1960 voltou a ceder, estando o par novamente com a MME 200 dias !! Deverá tentar romper novamente 1.19 - um dos valores chave - entre hoje e amanhã, a não ser que haja surpresas.

Até já, abraço a todos

dj

por Visitante » 20/4/2004 3:32

"Do not try to bend the EURUSD. That's impossible.
Only try to realize the truth...
There is no EURUSD."

:mrgreen:

Pró q me deu! LOL

o visitante fui eu,
D1as
Visitante

por Visitante » 20/4/2004 3:10

Oh yeah! :)
Anexos
eurusd.JPG
eurusd.JPG (52.77 KiB) Visualizado 1113 vezes
Visitante

por djovarius » 19/4/2004 21:19

É verdade amigo Jaor,

Para mim ainda é frio, para os "camones" é já uma maravilha !!

Muito bem também os mercados nos EUA. Wall Street wm nota positiva, o Ouro cedeu terreno, bem como o petróleo, resultado de uma certa recuperação do USD, não generalizada, mas importante face a algumas das principais divisas.

Para esta noite e amanhã, espera-se um pouco mais desta acalmia, até Greenspan falar. Se é que haverá novidades, por esse lado...

Um abraço

djovarius

por JAOR » 19/4/2004 18:56

Boas Djo,desculpa mas o teu tópico passou -me mesmo ao lado :oops: .

Como sempre ,mais um belo artigo .

E esses ares dos Algarves :roll: friiiiiiiiiiiiio :P

Aquele abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por djovarius » 19/4/2004 17:40

Boas !!

Não só voltaram as análises, como a partir deste momento já tenho ligação Net a sério !! Ufa, já não aguentava aquele velho modem a render 40 Kbs/seg. :evil:

Bom, um abraço a todos e uma resposta às questões do Gonzaga, muito pertinentes.
Em relação às Obrigações, o preço e o juros movem-se inversamente. Quando os juros descem, as Obrigações valorizam-se e vice-versa. Isto acontece pelo seguinte: se eu adquirir hoje Obrigações a 10 anos que o Tesouro está a emitir, a juro de 4%, eu tenho que considerar vários factores, entre os quais a evolução futura das próprias taxas, condicionadas por factores, entre os quais a inflação ou o desempenho económico. Se este for positivo e a inflação subir, tenho que pensar que o meu rendimento anual de 4% poderá ser insuficiente para obter um bom rendimento real. Nesse caso, o mercado tende a vender este tipo de papéis. Pelo contrário, quando a inflação baixa, ou o desempenho económico é pior, estes papéis têm mais interesse, sendo mais procurados, valorizando-se e induzindo à descida de juros.

Quanto ao ataque e contra-ataque dos dollar bears. Tem a ver com estratégias de especulação. Tem sido comum, falando de curto a médio prazo, a mudança de rumo de mercado quando a maioria pensa o contrário.
É muito fácil ver como se processa isto, apenas através de dois exemplos: Em Setembro de 2003, o EUR/USD caiu até 1.07xx numa altura em que o mercado já pensava no retorno à paridade. Em vez disso, seguiram-se mais de 3 meses de subidas.
Em Janeiro último, já o par andava em 1.29xx, o que fez os mesmos que pensavam na paridade, mudar de ideia e acreditar em 1.40 muito rapidamente. Em vez disso, começava a correcção que vivemos actualmente.
Este joguinho verifica-se em vários prazos, obviamente, cabendo a nós separar as águas.

E hoje, o mercado correspondeu às expectativas: Uma recuperação do EUR/USD para regressar às quedas, mas ainda sem grande significado. Mais interessante as compras da GBP face ao USD e também face ao Euro, com nova onda especulativa em torno da subida dos juros no Reino Unido.
Ainda destaque para alguma pressão compradora do USD face ao JPY, o que leva a crer que os dollar bulls ainda andam bem activos.

Amanhã e depois é dia de Greenspan: o mercado só deverá animar depois do depoimento perante o comité de assuntos bancários e financeiros do Senado.
Pessoalmente, espero um tom optimista, mas com avisos importantes: os juros voltarão a subir, mesmo ligeiramente, pelo que é importante baixar o défice estrutural. Vamos ver como é que o mercado reage, a partir de amanhã à tarde, pois Gspan ainda é uma referência importante para o Forex. Pudera !!

Assim, o EUR/USD foi ao nosso ponto pivot, ultrapassou-o ligeiramente, mas recuou. Nesse caso, continuamos com uma nota positiva para o USD.

Um abraço a todos

djovarius

duvidas quanto ao eur/usd

por gonzaga » 19/4/2004 11:45

Mais uma vez, parabens pela optima analise semanal que é para mim uma referencia todas as segundas...
Gostava ainda djovarius que me esclarecesse duas duvidas :

A relaçao que defende entre as obrigaçoes e juros é a seguinte : quando os juros sobem, o interesse nos titulos do tesouro desce. Porque?

Há que esperar um contra-ataque do dolar bear quando justamente a maioria do mercado estiver na expectativa de um bull no usd! Porque? Nao deveria de ser ao contrario?

Obrigado pela vossa atençao,
Um abraço

Registado: 11/3/2004 12:48

por semprefrio » 19/4/2004 10:32

Bom dia todos.

Obrigado Dj por mais uma excelente análise, agora debaixo dos ares algarvios.

E vamos lá ver então se está para breve a tal decisão. :mrgreen:

Abraço,
semprefrio

Bom dia a todos...

por Antunes » 19/4/2004 9:54

...os forexianos bulls ou bears!

Quanto a mim parece-me cada vez menos provável uma descida de juros na Europa visto que essa seria já tardia. Acredito mais facilmente numa subida nos EUA lá para o 3º, 4º trimestre deste ano ou 1º de 2005. Resta saber como vai o mercado de câmbios reagir. Penso que o mercado de acções antecipará primeiro essa passagem para uma política mais neutral do que o Forex.

Registado: 4/12/2002 11:16

Benvindo de volta às semanais análises

por Dark » 18/4/2004 23:18

Djovarius

Parabéns por mais uma óptima e clara análise do nosso cross preferido :wink: .

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

EUR/USD - decidam-se de uma vez, s.f.f.

por djovarius » 18/4/2004 21:53

Saudações especiais a todos os amigos, agora de regresso aos comentários de fundo.
Uma boa semana e bons negócios também.

Uma das questões que tem levado os especuladores a diminuir as suas posições curtas (ou aumentar as longas) em USD é a crença generalizada de que agora é que é !! Quer dizer, se houve antes o estigma do segundo semestre (só no ano passado, à terceira tentativa, é que surgiu a esperada recuperação económica), agora há a questão do aumento dos juros. Após uma impressão errada no último verão, voltam as vozes do alto a afirmar que agora é que vai – os juros vão finalmente voltar a subir na América, seguindo o exemplo de alguns, ainda, escassos países, como o Reino Unido e em maior escala, os disciplinados países da Oceânia.
Com o empurrão dos EUA, voltaríamos a tempos de juros reais positivos, mais de acordo com o momento de recuperação global. A excepção é a zona Euro que não consegue sair do torpor que a invade, apesar de um ou outro indicador mais favorável. Mas mesmo por aqui, os juros ficariam estáveis.
A contribuir para esta ideia temos visto uma série de indicadores que apontam claramente para o cenário de dinheiro mais caro nos Estados Unidos: mais emprego criado, preços ao consumidor (desta feita não só dos activos) em rota de alta, mais produção, mais investimento. Enfim, indícios de recuperação consistente, embora não “explosiva”. Não pode ser surpreendente, pois, a forte venda de títulos de dívida pública recentemente ocorrida. Obrigações e juros em elevação nunca se deram bem. O problema é que o mercado accionista também sofre os efeitos de juros mais elevados. Neste particular há apenas um exagero de análise sob duas perspectivas: nem esta elevação dos juros justifica um pânico accionista, pelo menos até que o título a dez anos renda 4,75% - 5%, nem há dados que justifiquem a própria elevação dos juros até esses níveis. O título americano “ paga” agora sensivelmente o mesmo que o congénere da zona Euro, sem que esta região tenha demonstrado especial dinamismo.
Certo é que esta perspectiva desanimou os especuladores que mantinham um excesso de posições curtas em USD. Foram evidentes as grandes valorizações de diversas divisas. O caso da Libra é sintomático. Quando passou 1.90 face ao dólar, passou a ser capa de Revista a possibilidade de atingir valores ainda mais elevados propiciando aos Ingleses férias felizes em Nova York. E quando o grande público fica todo do mesmo lado dos negócios...
Agora chegámos, ao fim de 3 meses de correcção, à chamada hora da verdade. O USD está bastante mais aliviado em todos os prazos, tendo alcançado valores decisivos. Há bastante tempo que se foi o canal de negociação 1.23 – 1.29 no EUR/USD. O Cable anda abaixo de 1.84 – valor de referência, enquanto o USD/CHF ainda está bem acima de 1.2750 – sinal de força, tal como o USD/JPY está agora bem acima da fronteira Bull/Bear em 1.05 !! Estas demonstrações de crença na recuperação da moeda norte-americana necessitam agora de uma confirmação – a ruptura de importantes valores de referência, sob pena de voltar tudo ao passado recente em que qualquer justificação servia para quedas do USD. Os especuladores inverteram o seu rumo, da mesma forma que o tinham feito no último verão.
Sucede, porém, que essa mudança de rumo pode não ser consistente. O USD ainda sofre da crise de confiança provocada pela instabilidade geo-política (após o 11 de Setembro e o Iraque perdeu-se a ideia de dólar como moeda de confiança em tempos de crise) e por uma Economia que cresce via bolha do crédito, por isso, fragilizada nos seus fundamentos. Nesse sentido, há que esperar um contra-ataque do dollar bears, justamente quando for aceite pela maioria do mercado que o dólar está pronto para um novo bull market.
Isto vale por dizer que ainda privilegiamos subidas do USD, mas de amplitude muito mais limitada do que há um mês atrás. Voltamos a insistir que só a quebra consistente da MME 250 dias no nosso EUR/USD nos fará mudar de ideias, projectando o par para valores mais baixos. Não se trata do fim de um bull com mais de dois anos, mas sim de um interregno. Inevitavelmente, voltarão as discussões em torno das questões macro-económicas que levaram à queda de longo prazo do USD.
Não é de esperar muita força da moeda única europeia. Com a ameaça permanente de queda de juros e com uma Economia amorfa, o Euro também não oferece um bom refúgio em tempos de crise. Talvez o velho CHF ainda regresse em força (mas não agora devido ao novo fôlego do dólar), até porque é uma das moedas com maior cobertura do padrão de Ouro.
Certo, certo, é que com tantos cenários que se cruzam em diferentes horizontes temporais, as dúvidas vão mesmo subsistir. A grande vitoriosa será a volatilidade, que tanto agrada aos traders.
E a próxima reunião dos ministros do G-7, curiosamente, já não deverá se preocupar com isso, mas deverá apontar as baterias à China. Até o Japão pode ficar tranquilo. Até que o dólar volte às quedas.
Esta foi uma semana tendencialmente positiva para o USD. Vejamos se a próxima também o será. São os momentos decisivos, que se estenderão certamente a vários tipos de mercados.

O EUR/USD caiu, nas últimas semanas de 1.2220 a 1.186x. Agora, corrige em alta, foi a 1.204x, tendo recuado. Poderá continuar em alta, voltando a 1.2050 ou 1.21 onde deverá continuar em queda. Se recomeçar já a cair, poderá testar rapidamente o valor mínimo em 1.186x – já perto do tal suporte decisivo.

E o nosso ciclo semanal normal fica em:
1.18 - 1.22, sendo o ponto pivot 1.2060
O ciclo alargado está em:
1.17 - 1.23 (mais volátil)

Atenção a esta pequena actualização,

Resistências: 1.20 / 1.2050 / 1.2080 / 1.2130 / 1.2170 / 1.22 / 1.2220
Suportes: 1.1960 / 1.193x (MME 200) / 1.19 / 1.185x (retr. Linha Fibo) / 1.1830 / 1.180x (MME 250) e 1.1750/60

Quanto às posições abertas do Euro no IMM, contratos de futuros em Chicago, confirmou-se uma mudança interessante. Os especuladores, grandes e pequenos, estão com as posições mais equilibradas. Já não está toda a gente longa em Euro, como nos últimos meses.

Longos / Curtos
Large Speculators 17% 12%
Small Speculators 40% 34%
Industry Hedgers 43% 54%

A todos uma boa semana, muito obrigado e que tudo corra da melhor maneira

Um abraço

djovarius
Anexos
eurodolar.png
eurodolar.png (30.82 KiB) Visualizado 1423 vezes
eurodolarhor.png
eurodolarhor.png (31.73 KiB) Visualizado 1418 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, dragom, Google [Bot], Investor Tuga, marketisnotefficient, navaldoc e 56 visitantes