Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

JMT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 5/1/2003 13:08

Ah, e Fernando, já agora queria chamar-te a atenção para um outro indicador, o price volume trend. É que acabei de descobrir que é simplesmente uma variação deste que andas a "estudar". Quem me chamou a atenção para ele foi o cem (hehehe, umas gotas de graxa a mais não podem fazer mal ao cem, não achas?), num dos antigos posts do emerging-trade. Passopara o PVT para não correr riscos de dizer disparates.

The Price Volume Trend (PVT) is similar in concept to On Balance Volume (see On Balance Volume) in that it is a cumulative total of volume that is adjusted depending on changes in closing prices. But whereas OBV adds all volume on days when prices close higher and subtracts all volume on days when prices close lower, the PVT adds only a portion of the daily volume. The amount of volume added to the PVT is a function of the amount by which prices rose or fell relative to the previous day's close.

PVT = (((C-ref(C,-1)) / ref(C,-1)) * V) + I
Where:

C = Today's closing price
ref(C,-1) = Yesterday's closing price
V = Today's volume
I = Yesterday's Price Volume Trend

The PVT is calculated by multiplying the day's volume by the percentage change of the underlying security and adding this value to a cumulative total. For example, if the security closed up 0.5% and volume was 10,000 shares, we would add 50 (i.e., 0.005 * 10,000 = 50) to the PVT. If the security had closed down 0.5%, we would have subtracted 50 from the PVT.

The interpretation of the Price Volume Trend is similar to the interpretation of On Balance Volume (see On Balance Volume) and the Volume Accumulation/Distribution Line (see Accumulation/Distribution).
Many investors feel that the PVT more accurately illustrates the flow of money into and out of a security than does OBV. This is because OBV adds the same amount of volume to the indicator regardless of whether the security closes up a fraction of a point or doubles in price. However, the PVT adds only a small portion of volume to the indicator when the price changes by a small percentage and adds a large portion of volume to the indicator when prices change by a large percentage.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 5/1/2003 10:41

Hehehhe, curiosamente, Fernando, essse menino Jesus é o que tem contribuido de forma menos activa para a discussão. Mas como já conseguimos meter o Marco António na discussão talvez tenhamos em representação do Menino um toquezinho de espirito santo.

Curiosa essa tua linha de tendência, que poderia indicar um reteste à resistência quebrada. No entanto e para já, infelizmente eu também não vejo boas noticias na JMT, e acho que o comentário do Marco quanto ao volume na descida é sem dúvida digno de nota.

Tenho mesmo que ir olhar para esse OBV (nestas coisas sou mesmo pata e sem olhar para a fórmula de cálculo tenho alguma incapacidade :oops: em perceber o como se lê....). Ao mesmo tempo vou aproveitar para tentar descobrir e aproveitar o comentário do Cem quanto às médias móveis exponensiais ponderadas com volume e tentar descobrir como é que vou convencer o meta a calcular-me tal indicador ou se já há alguma coisa já pré-fabricada e aproveitavel (tens alguma ideia...?) para brincar neste domingo cheio de neve por aqui.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 5/1/2003 4:53

Sim, concordo. A JMT dá ali sinais fortes de distribuição. Volumes dortes durante sessões de baixa não são bom sinal. Ao contrário de fazes anteriores de consolidação ao longo deste rallye da JMT, desta vez a existirem fortes volumes durante a retracção.

Os volumes das duas últimas sessões foram por sua vez muito fracos o que poderá indiciar uma nova fase de consolidação. Se se confirmar a consolidação e se a vier a quebrar em baixa já serão demasiados sinais <i>bearish</i> para ignorar...

Na minha opinião fica interessante acima dos 7.10 (em fecho) com o primeiro target nos 7.50 euros. A zona 7.00-7.10 é indefinida e abaixo dos 7,00 (como se encontra actualmente) a balança pesa para o <i>bearish</i>; primeiro suporte interessante - 6.50€.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

JMT

por Fernando dos Aidos » 4/1/2003 11:49

Bem, pedi lá atrás ao Marco António um pequeno comentário a este post por causa do OBV. De resto, estou a contar que seja lido pela Pata-Hari, pelo JAS e pelo menino jesus :wink: . Comentários de todos são sempre benvindos.

Coloco 2 gráficos da Jerónimo Martins. O primeiro de longo prazo, que sugere que esta queda poderá ser apenas um "retest" à LTD de lp quebrada a 6 de Dezembro.

O segundo contém o OBV e o volume. O OBV teve uma queda muito grande desde o máximo indicando, EMHO, distribuição (concordas Marco? Parece-me muito claro neste caso...). O volume corrobora (grande volume junto ao mínimo - acumulação... e grande volume junto ao máximo, entre 7 e 7.70 - distribuição).

Sem olhar para o OBV, e apenas com o primeiro gráfico, eu estava relativamente optimista, mas agora...

É claro que são gráficos com horizontes temporais completamente diferentes. Pode ter havido distribuição numa perspectiva de curto prazo mas estar a formar uma base no lp.

Qual a vossa opinião?

Um abraço

Fernando dos Aidos
Anexos
jmt.png
jmt.png (8.52 KiB) Visualizado 1093 vezes
jmt obv.png
jmt obv.png (7.41 KiB) Visualizado 1084 vezes

Registado: 5/11/2002 2:26

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kury Yozo, Mar58, PMP69 e 181 visitantes