Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

curiosidade warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 7/1/2003 12:52

Eu percebo pouco ou nada da forma como é calculada a cotação dos warants, aproveitando o ensejo para agradecer a todos os que, pouco a pouco, me vão aqui ensinando algo sobre o assunto. Pelo que tenho visto (lido), existe um risco não negligenciável adicional, associado à falta de transparência na actuação dos MM.

Tenho investido em warrants da PT algumas vezes, com prudência, e sempre numa perspectiva de curto prazo, precisamente porque o factor maturidade e os imponderáveis associados à actuação do MM me fazem considerar o risco demasiado elevado para prazos superiores, digamos, a 1 ou 2 semanas (e já estou a esticar...)

É evidente que a argumentação da SG peca por não ser transparente para o potencial investidor. O BIGOnline, por exemplo, refere que é sempre preferível vender um warrant a deixá-lo chegar à maturidade, o que já é um passo no bom sentido... :wink:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

risco da carteira

por Cally » 7/1/2003 12:20

uma carteira com dinheiro+warrants pode ter um risco mais baixo que uma carteira só com acções. Mas o afonso tem razão quando diz que tem que ver vários cenários possíveis para verificar se isso é verdade ou não.
Experimente o cenário de forte queda das acções.... os warrants até podem valer 0 mas ainda tem o dinheiro....

Registado: 19/12/2002 13:50

sg

por Viana » 6/1/2003 20:15

Quanto a ganahr liquidez é evidente que obtem liquidez, mas se vender o titulo e náo comprar nada ainda ganha mais liquidez. Quanto ao risco a SG náo tem nenhuma, nenhuma, nenhuma razáo.
Viana

caro viana

por afonso.jose.378 » 6/1/2003 12:10

obrigado pela excelente explicaçao,mas em relaçao ao exemplo apresentado de como extrair liquidez creio que devia analisar todas as variantes possiveis e se fizer acredito k vai ver k a sg tem bastante razao nesse ponto.
afonso.jose.378

por JN » 4/1/2003 22:23

é isso mesmo caro Viana,
dou resposta ao teu poste porque ele merece ser lido por todos os que estao a investir em warrants ou pensam faze-lo.
Ha a ideia que os warrants são uma forma de investimento pouco arriscado, menos que futuros e mesmo acçoes... :wink: em fim...
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por Viana » 4/1/2003 21:15

Aproveitei a questáo aqui do nosso amigo para ler um pocuo os conselhos da SG e li esta que para mim é de rir. É tudo táo simples.

Cash-extraction

Para obter uma exposição equivalente por uma fracção do montante, basta vender parte dos títulos da carteira em causa e substituí-los por warrants. O investidor pode assim extrair liquidez do seu portfolio e utilizar esse montante em dinheiro para reforçar a sua posição inicial ou diversificar o seu portfolio. Por outro lado, se o investidor substituir o seu investimento no activo subjacente por um investimento em warrants e o restante investir a uma taxa sem risco, consegue a mesma exposição ao mercado. Todavia, o seu risco está limitado ao montante inicialmente investido nos warrants, sendo assim possível diminuir o perfil de risco da sua carteira face a uma posição equivalente em títulos.

O que eles se esquecem é que eu náo estou a comprar o activo subjacente ao preço de mercado, mesmo que este tivesse exactamente ao mesmo preço de execicio do Warrant isso nunca aconteceria pois estou a pagar o valor do warrant, ou seja, estou a pagar, para além do valor do activo subjacente (no execrcio), a diferença o valor temporal e o valor intrínseco.

Assim, ao contrsrio do que dizem, estou aumentat o perfil de risco, simplesmente, e porque náo estou a ir mais além, perco o valor temporal mesmo que o warrant esteja na maturidade ao preço de exercicio.

EX:

tenho 10000 PTCs. Troco por 10000 Warrants.

O activo sujacente, a PTC, esta no mercado a vista a cotar a 6.5Euros.

O warrant call com maturidade a 21-03-2003 com o preço de esrcicio de 6.5Euros, Paridade 1 para 1, estari a cotar a 1 de janeiro de 2003 nos 0.58€.

Ou seja eu venderia 10000PTCs e encaixava 65000€.

Comprava os 10000 Warrants e gastaria 5800€

o que quer dizer que me sobraria 59200€ para investir numa aplicaçáo a prazo sem risco e obter a taxa de juro dessa aplicaçao.

Na data de exercicio do warrant, e, imaginando que o valor de exercicio do warrant estaria exactamente ao mesmo preço do activo subjacente, o Warrant valia ZERO. ZERO. ZERO.

POrtanto perderia todo o dinheiro investido na compra dos Warrants, que exercesse o direito que náo. O que aconteceria era o seguinte:

Retomava a minha posiçáo inicial e comprava as mesmas 10000 acçóes da PTC ao preço de exercicio do warrant, ou no mercado aos mesmo 6.5 euros que vendi.

DEsenbolsava entáo 65000 Euros.

Tinha perdido 5800€ que foi o preço que paguei pelos os Warrants em mesmo que encontra-se um produto sem risco que me oferece-se 3% em 3 meses, ou seja 1950€ de juros nessa aplicaçáo, fiaria a perder 3850€.

Estamos aqui a deixar de lado impostos, corretagens e etc.

Como podem eles dizer que diminui o risco. Para além de que imaginanem que a 12 de Fevereiro o actvio cotava-se a 7 euros e a volatilidade diminuia para metade, o preço do warrant estaria a 0.55 ou seja estaria a perder 0.03*10000 ou seja 300 euros. nos warrants caso os vendesse naquele momento e deixaria de estar a ganhar 0.5 euros por acçáo caso tivesse mantido a posiçaó no cash. Ou seja 5000 Euros. Portanto, contas feitas, tinha perdido 5300 euros para ganhar metade de 1950 que seria 975. Um resultado de 4325 euros de perda.

Mesmo que a volatilidae náo diminuisse e ficasse inalterada, ganharia nos warrant 0.13€ (que seria a diferença entre o valor do preço pago pelo warrant e o valor a 12 de Fevereiro de 2003)*10000 + 975€ (juros da aplicaçáo), num total de ganhos nos warrants de 2275€ contra 5000 euros caso mantivesse a posiçaó no cash. Aqui uma perda de 2275€

Enfim.....
Viana

por Viana » 4/1/2003 20:13

1. Delta

O delta mede, em unidades monetárias, a variação que o preço do warrant sofre face a uma variação, de uma unidade, no preço do activo subjacente desse warrant. Intuitivamente, é também a probabilidade de que o warrant esteja dentro da moeda a maturidade.

O delta oscilará entre 0 e 1, no caso dos call warrants e entre -1 e 0 no caso dos put warrants. Neste último caso, o delta é negativo pois uma subida do preço do subjacente significa uma descida no preço do put warrant.

O delta de um call warrant muito out-of-the-money estará próximo de zero, uma vez que as variações da cotação do subjacente não causarão um aumento substancial da probabilidade de que, na maturidade, esse warrant tenha valor intrínseco. Se o call warrant se encontra at the money, o delta aproximar-se-á de 0,5 e à medida que o call warrant entra in the money, o delta vai-se aproximando de 1.

Acho que esta explicaçáo da SG é excelente e ja deves entender.
Viana

Resposta.

por Viana » 4/1/2003 19:59

um é put e um é call. Logo o delta do call nesse caso é mais alto do que no PUt (no caso do PUT o Delta até é negativo) o mesmo com o theta (o tehta é mais baixo no put que no call). A diferença esta mesmo no Delta, um delta negativo no put eleva consideravelmente o preço.

Ou seja o PUT é mais "ELASTICO" que o CALL. Chama-se a isso ELASTICIDADE. :-)

EX de um warrant call ficticio:

Data de Maturidade 1-Mar-03
Preço de exercício 10,00
Paridade (warrants/acção) 1
Taxa de Juro 3,00%
Dividend Yield 3,00%
Volatilidade 48,00%
Preço do Subjacente 9,00
Data de Avaliação 1-Jan-03
Taxa de Câmbio (Eur / Div) 1,0000

corresponde um Delta de 32,50% e uma elasticidade -0.09%

O valor do warrant seria de 0.50€

no caso de ser um PUT a mesma distancia de valor de preço de exercicio:

Data de Maturidade 1-Mar-03
Preço de exercício 8,00
Paridade (warrants/acção) 1
Taxa de Juro 3,00%
Dividend Yield 3,00%
Volatilidade 48,00%
Preço do Subjacente 9,00
Data de Avaliação 1-Jan-03
Taxa de Câmbio (Eur / Div) 1,0000

daria um delta de -23,87% e uma elasticiadade de 0.06%, maior que o do Call.

O valor do Warrant seria de mais 1€ ou seja 1,50€

Ou seja a diferença esta na sensibilidade do warrant as variaçóes do preço do activo subjacente que é medido pelo Delta que por sua vez também altera a elasticidade/alavancagem.

Ou seja esta a pagar a alavancagem ou podemos mesmo dizer que em certa medida esta a pagar risco.

Glossario:
Elasticidade / Efeito de Alavanca

Mede a variação percentual que o preço do Warrant sofrerá face a movimentos de 1 % no preço do activo subjacente
Delta

Coeficiente que mede a sensibilidade do warrant face a variações do preço do activo subjacente. Se o activo subjacente variar 1 euro, o Warrant varia delta euros.
Viana

curiosidade warrants

por cmafonso » 4/1/2003 16:23

estive hoje a reparar nestes dois warrants(dax call 3800 e dax put 2400) ambos com vencimento em março e com a mesma paridade,com o dax a cotar (3100) a 700 pontos dos respectivos "strikes" nao deveriam valer o mesmo? o call valia ,29 e o put ,54 sera k me escapa algo ?agradecia pontos de vista ou opinioes fundadas.e sera normal k um warrant a seis meses do vencimento valha hoje -20% do k a 15 dias com o subjacente 3% acima(call)?obrigado ,por possiveis opinioes aqui deixadas.

Registado: 6/12/2002 0:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 192 visitantes