Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os últimos 4 anos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Os últimos 4 anos

por semprefrio » 7/4/2004 13:53

LusoTrader Escreveu:os investidores passam a apostar num trading baseado nas matemáticas e estatística, passam a dedicar a maior parte do seu tempo a elaborar sistemas baseados em parâmetros e fórmulas matemáticas que tenham como resultado uma estratégia ganhadora.


É isto mesmo, LusoTrader.

E também sinto que é a este nível, talvez pelo tempo dispendido, talvez pela dificuldade associada a encontrar verdeiros sistemas ganhadores no que respeita ao trading de derivados, que os traders tendem a "esconder o jogo", dificultando a troca de ideias sobre estas matérias. :(

Conheces algum sítio da internet onde sejam verdadeiramente discutidas estas matérias? Ou seja onde sejam discutidas estratégias de trading de derivados essencialmente baseadas em fórmulas matemáticas e em estatística?

Obrigado,
semprefrio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 845
Registado: 31/12/2003 21:12

por D1as » 7/4/2004 12:57

Gostei de ler isto! :) Para qd um pouco mais? :)

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 743
Registado: 7/11/2002 19:47

Os últimos 4 anos

por LusoTrader » 6/4/2004 23:48

Boa Noite a todos,

Decidi escrever este texto devido ao facto de ter visto o tema iniciado pelo TerraVerde “Sistemas mecânicos em liguagem de programação”.

Este é um tema que me interessa bastante e no qual tenho dedicado algum tempo a investigá-lo, e concordo com o debate de ideias por isso nas seguintes linhas passo a descrever o que eu penso que se tenha passado nos últimos 4 anos desde o meu ponto de vista.

O sector financeiro, na sua vertente de serviços prestados ao investidor activo e especulador está a sofrer uma profunda transformação na Europa, já iniciada nos Estados Unidos há alguns anos.

O mercado golpeou o investidor duramente neste período. Por um lado muitos deixaram os mercados financeiros por outros mais estáveis e que aparentemente são mais seguros. Fundamentalmente, os investidores menos formados são os que podem ter sofrido mais, e em muitos casos, esta falta de informação esteve unida a aspectos geracionais. Os investidores mais jovens preocuparam-se mais em investigar e procurar uma solução para este cenário desde o ano 2000.

Portanto, de um modo geral, neste tipo de investidores, os que têm mais dinheiro, que costumavam ser os melhores clientes das corretoras, deixaram de investir com a mesma energia, ou simplesmente deixaram de investir nos mercados. Os mais jovens, os que aguentaram, são muito conscientes do esforço que se deve fazer para vencer no mercado.

Têm menos capital que os primeiros, mas curiosamente são os que mais crescem em número de negociações, com ordens de volume mais pequeno.

A grande incerteza nos mercados que se vive desde há mais de dois anos, levou este tipo de investidores a procurar novas alternativas de investimento que lhes permite ganhar se o mercado subir ou se o mercado cair. È aqui que surgem os warrants e derivados financeiros. Fundamentalmente o mercado de derivados é um mercado de alto risco (para o investidor e para a corretora), que precisa de conhecimentos muito técnicos. A possibilidade de perder muito ou ganhar muito, adiciona muito nervosismo a estes mercados, mas é onde este tipo de especuladores se sente confortável.

Numa situação em que estes utilizadores acabam por migrar para os mercados de derivados, surge a inquietude neles de poderem utilizar ferramentas mais profissionais para a tomada de decisões. Este tipo de clientes pouco a pouco começa a deixar as ferramentas fornecidas pelas entidades em seus portais, já que não são suficientes, desde o ponto de vista técnico, e desde o ponto de vista da plataforma de negociação.

Sobre este cenário surge cada vez mais a procura por parte dos investidores de automatizar a negociação utilizando Trading Systems, os investidores passam a apostar num trading baseado nas matemáticas e estatística, passam a dedicar a maior parte do seu tempo a elaborar sistemas baseados em parâmetros e fórmulas matemáticas que tenham como resultado uma estratégia ganhadora.
“Que nunca se diga que um pequeno grupo de indivíduos progressistas e motivados não conseguem mudar o mundo. Pois é essa de facto a única coisa que o tem conseguido.”
 
Mensagens: 2
Registado: 4/4/2004 14:50


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa e 114 visitantes