Carteira JAS*2004 - Mês 4
Pequeno investidor
Caro Ming, grande ou pequeno convém alguma coerência. Faz um tempo colocaste aqui um post onde referias que a tua carteira era constituida por acções da Sag e, salvo erro, da Cin. O valor era de aproximadamente 10000 euros. Hoje dizes que já não és propriamente um pequeno investidor. Em que ficamos?
Lourenço:
A bricadeira do JAS seria aplicável à categoria de "Jovem investidor", não de "Pequeno investidor": Há muita gente com menos de 35 anos que mede mais de 1.85 ou pesa mais de 85 kg, patamar a partir do qual já não pode ser chamado "Pequeno investidor"...
Mais a sério:
É bastante claro que um investimento de 10000 euros em acções é típico de um pequeno investidor.
É claro que pode haver pessoas que entram com valores ainda mais pequenos...
Mas esses, ou são meros "curiosos", ou estão mesmo em início de carreira...
Para mim, um investidor é alguém que tem uns cobres e os aplica em instrumentos financeiros (neste caso em bolsa) de forma relativamente séria...
(Na realidade a minha carteira é muito maior do que os 10000 euros, e talvez já me coloque fora dos pequenos investidores típicos. Mas seguramente mantém-me muito mais próximo deles do que dos grandes...
)
A bricadeira do JAS seria aplicável à categoria de "Jovem investidor", não de "Pequeno investidor": Há muita gente com menos de 35 anos que mede mais de 1.85 ou pesa mais de 85 kg, patamar a partir do qual já não pode ser chamado "Pequeno investidor"...

Mais a sério:
É bastante claro que um investimento de 10000 euros em acções é típico de um pequeno investidor.
É claro que pode haver pessoas que entram com valores ainda mais pequenos...
Mas esses, ou são meros "curiosos", ou estão mesmo em início de carreira...

Para mim, um investidor é alguém que tem uns cobres e os aplica em instrumentos financeiros (neste caso em bolsa) de forma relativamente séria...
(Na realidade a minha carteira é muito maior do que os 10000 euros, e talvez já me coloque fora dos pequenos investidores típicos. Mas seguramente mantém-me muito mais próximo deles do que dos grandes...

Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
JAS os meus sinceros...
...parabéns! Uma performance dessas é obra... a consistência da mesma será inevitável: basta os pesos pesados que a compõe dispararem...para a semana a malta vai dar pulos com o BCP e PTC, digo eu...e a tua rentabilidade vai espantar os mais audazes! Eu cá, vou mais devagarinho, embora confesse que faço trades com algum risco, não em warrants que não negoceio por falta de conhecimento,...pois esses é que me fazem meXer a adrenalina! Eheheh...!

pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
hó Jas, cotação do BCP a 2.02
Pede aos Patons,que eles mudam isso
BFS e
Cmpts
PS:rentabilidade em 42,40%
é obra , os meus parabéns 

Pede aos Patons,que eles mudam isso

BFS e
Cmpts
PS:rentabilidade em 42,40%

grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Re
Lourenço Escreveu:sò mais uma coisa k me tem andado a intrigar: por vezes o pessoal fala em "pequenos". a partir de k valor se deixa de ser um pequeno investidor?
Acho que é a partir dos... 35 anos.

Um abraço,
JAS
P.S. - Usa-se o termo "pequenos" para os investidores particulares que são necessariamente menos pesados do que os institucionais. Não me parece que haja qualquer valor definido.
Warrants
JAS Escreveu: O tópico da minha Carteira do Mês 3 parece que bateu todos os records de audiência no Caldeirão tendo atingido 6943 vistos.
Isso significa que os Warrants já estão na moda por aqui...
tá mais k na moda, pelo menos para alguns!!!
JAS Escreveu:um erro numa ordem que “saiu venda a 0,37” em vez de compra penalizou-me o break point.
a distração é a morte do artista

as fortes subidas do daxtornaram o 7009i bastante rentável! sorte a minha k o adequiri na segunda e vendi hoje

sò mais uma coisa k me tem andado a intrigar: por vezes o pessoal fala em "pequenos". a partir de k valor se deixa de ser um pequeno investidor? por exemplo, o MING publica uma carteira cujo investimento inicial foi 10 000,00. ainda se considera pequeno?
O segredo do SUCESSO está na ANTECIPAÇÃO.
Carteira JAS*2004 - Mês 4- dia 02
JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.
E com esta subidazita do nosso PSI a rentabilidade da Carteira recuperou hoje dos 31,90% para 42,40% e isso apesar do fraco comportamento da PTC.
PTC
JAS Escreveu:Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado...
(...)um novo high da ordem dos 9,76 é muito possível.
A PTC mantém uma lateralização em torno dos 9,00 e parece-me que já chega de correcção.
Reforcei a posição a 0,40 e estou com um break point equivalente a 9,13/9,14.
Cotação=9,01
BCP
JAS Escreveu: Este trade, na continuação dos anteriores, tem agora como target os 2,25 a atingir de uma forma lenta e sustentada ou de uma forma brusca devido a uma boa notícia sobre a S&P.
Continua a lateralizar na zona dos 2,00 euros mas parece provável uma ligeira subida com o aproximar da data de ex-dividendos.
Subiu para 2,06 mas penso que isso se deve em grande parte aos dividendos.
E como não tenho bem a certeza do que acontece ao warrant no dia de ex-dividendos resolvi reduzir a posição em warrants e comprar algumas acções.
Compra de acções a 2,04 e venda de warrants a 0,92.
Cotação=2,02
EDP
JAS Escreveu: Como de costume esta menina dá-me cabo do juízo com a lentidão das subidas.
Cheira-me que este irá ser um trade que dificilmente acabará positivo. De qualquer forma será necessário aguardar por um melhor momento para os despachar.
A EDP continuou a subir e eu reduzi drasticamente a posição.
Já me dou por muito satisfeito se o encerrar a zero e com um atentado pelo meio.
Cotação=2,39
NOK
JAS Escreveu: Comecei por utilizar o warrant 7151Z (strike 18,50/JUN) mas vou trocá-lo pelo 7110Z(strike 17,50/JUN) que é menos perigoso para um trade de 30 dias no máximo.
Continua a subir....
Mas uma arreliadora avaria do ab7 impediu-me de anular uma ordem de venda dada ontem e fiquei sem os Warrants a 0,53.
Trade encerrado adicionando 0,86% aos negócios concluídos.
Cotação=17,34
A carteira ficou com a composição indicada no quadro abaixo.
JAS
P.S. - O tópico da minha Carteira do Mês 3 parece que bateu todos os records de audiência no Caldeirão tendo atingido 6943 vistos.
Isso significa que os Warrants já estão na moda por aqui...
- Anexos
-
- cart 4-02.png (20.8 KiB) Visualizado 1648 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 4
JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.
A recuperação da rentabilidade continua, tendo hoje passado de 26,44 para 31,90%, apesar do fraco comportamento que hoje teve a PTC.
(Hoje não indico as médias móveis pois tanto o Caldeirão como o PortaldeBolsa estão com cotações erradas...)
PTC
JAS Escreveu:Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado...
(...)um novo high da ordem dos 9,76 é muito possível.
A PTC teve hoje um mau comportamento acabando por perder quase toda a valorização de ontem. No entanto mantém uma lateralização em torno dos 9,00 o que me faz pensar que é mais natural que a seguir suba e que não vá testar qualquer outro suporte.
A volatilidade do warrant voltou à normalidade pelo que, apesar do activo ter baixado, o warrant não perdeu.
Reforcei a posição a a 0,39 e 0,40 mas um erro numa ordem que “saiu venda a 0,37” em vez de compra penalizou-me o break point.
Cotação=8,98
EDP
JAS Escreveu: Como de costume esta menina dá-me cabo do juízo com a lentidão das subidas.
Cheira-me que este irá ser um trade que dificilmente acabará positivo. De qualquer forma será necessário aguardar por um melhor momento para os despachar.
A EDP atravessa um bom momento e eu aproveito para reduzir a posição.
Não consigo gostar deste título...
Cotação=2,34
BCP
JAS Escreveu: Este trade, na continuação dos anteriores, tem agora como target os 2,25 a atingir de uma forma lenta e sustentada ou de uma forma brusca devido a uma boa notícia sobre a S&P.
Continua a lateralizar na zona dos 2,00 euros mas parece provável uma ligeira subida com o aproximar da data de ex-dividendos.
Subiu mais 0,01 mas isso continua a significar lateralização.
Reduzi ligeiramente a posição, com venda a 0,81, mas tornou-se no 2º titulo de maior peso na Carteira.
Cotação=2,02
NOK
JAS Escreveu: Comecei por utilizar o warrant 7151Z (strike 18,50/JUN) mas vou trocá-lo pelo 7110Z(strike 17,50/JUN) que é menos perigoso para um trade de 30 dias no máximo.
Continua a subir....
Desfiz-me do 7151Z, com prejuízo, mas não reforcei a posição no 7110Z.
Cotação=16,84
A carteira ficou com a composição indicada no quadro abaixo.
JAS
- Anexos
-
- cart 4-01.png (21.12 KiB) Visualizado 1806 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, latbal, m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, nickforum, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, TheKuby, trilhos2006 e 172 visitantes