Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off topic - casa Pia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Thomas Hobbes » 5/4/2004 9:59

Isto só vem provar que:

Em Portugal a lei é igual para todos, mas no entanto existem cidadãos mais iguais que outros.

Depois disto, qualquer comentário adicional, começa a ser redundante.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

Era mais sensato...

por Inox » 4/4/2004 23:21

calar, dizer que são coisa complicadas que só a justiça sabe, assobiar para o lado, dizer que sempre foi assim... mas ter a certeza do resultado e não ser necessário sequer dizer: prognósticos só no fim do jogo...ah! amigos sabe a desencanto e o medo instala-se devagar.
Inox

por zé povinho » 4/4/2004 22:20

em Portugal por causa da inoperância do distema judiciário abusa-se da prisão preventiva.

passou mais de ano e meio sobre o início deste caso e os tribunais passam o tempo com pormenores e não se prevê quando será o inicio do julgamento, nem mesmo quem irá a julgamento.

tal como no caso da ponte de Entre os Rios, onde foram precisos anos para que um juiz venha dizer que não pensa acusar seja quem for.

todos nós temos direito ao bom nome, e não devemos aceitar que os tribunais se defendam da sua ineficácia com o abuso da medida extrema: prisão preventiva.

e se no fim algum dos que esteve preso preventivamente acabar por ser julgado inocente?

eu sou daqueles que prefiro um culpado em liberdade que um inocente na prisão.

Registado: 4/11/2002 23:38

por MozHawk » 4/4/2004 21:31

Portugal é um país dos diabos, lol!

PGR surpreendido com a libertação de Ritto... lol

Advogada do suposto jet set arguida num processo de corrupção ligado à PGR que, por €300.000,00, arranjava uma cópia do processo que envolvia o Albarran...

Isto realmente! Ou se começa a dar a sério nesta gente ou Portugal nunca mais. Nunca deixará de ser uma miragem o país prometido, onde só os espertalhaços é que se safam...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

loll

por didi » 4/4/2004 18:39

Almecu escreveu:
Confirma-se, mais uma vez, e em todas as áreas da sociedade portuguesa, que somos um país de treinadores de bancada, todos temos opinião mesmo sem a formação miníma sobre a matéria.

Essa é a maravilha de se viver numa democracia, por isso existem foruns como este onde pessoas com e sem formação exprimem as suas ideias sobre os mercados financeiros.
Quanto à formação para entender a Lei:A LEI substantiva não pode ser tão complexa que o comum dos cidadãos não a entenda, caso contrário como se pode esperar que ele a cumpra?
Sim, quanto à lei processual naturalmente que será necessário alguma formação ou experiência para tentar perceber os trâmites de um processo crime como este.
Mas mesmo com toda a experiência e formação, só quem tem acesso a todo o processo poderá fazer um juízo de valor mais correcto sobre o que de facto se passa!
Uma vez que também se permitiu tecer a sua opinião sobre o caso concreto ( ao rir das opiniões alheias)qual é o seu caso? Faz parte do comum dos mortais que vai seguindo de uma forma atenta tudo aquilo que lhes passam pela comunicação Social, ou faz parte daquele grupo restrito que tem acesso ao processo e sabe mais do que todo nós? É que as opiniões aqui emitidas, foram proferidas por quem não está obrigado ao segredo de justiça... :roll:
Porém isso não invalida que depois de todo o espectáculo que todas as partes envolvidas montaram, a população não tenha uma opinião sobre o andamento da justiça- isso só demonstra que somos um país de pessoas atentas e não um monte de pessoas que ocupam um pequeno espaço no canto da Europa!

Não sei se o Arguido Ritto é ou não culpado, mas incomoda-me pensar na forma como se altera uma medida de coacção como a prisão preventiva (a qual é só a medida mais grave do nosso sistema) para duas medidas tão simples como : apresentação periodica e TIR !!! Aliás o TIR nem sequer devia ser mencionado já que é a medida minima aplicada a todo e qualquer arguido que é acusado.
Parece que não há meio termo... e contudo estamos a falar de crimes que nenhuma sociedade aceita ou tolera.
Por outro lado, no final de tudo isto, caso o Estado tenha cometido um erro, o arguido pode sempre valer-se disso, para apresentar pedido contra o Estado.

Repito, não sei quem são os culpados, acredito que a Justiça poderá funcionar em Portugal, mas percebo a desconfiança de todos perante um caso tão grave. E confesso, nenhuma das opiniões me diverte!!
beijinhos
didi

Registado: 5/11/2002 1:49

por MozHawk » 4/4/2004 18:02

Exactamente Almecu,

Basta ler o acórdão da Relação para ver como os juízes que o soltaram acreditam na sua inocência!!!

Infelizmente, somos um país demasiadamente simpático para determinado tipo de criminosos. Um crime económico é terrível, já os sexuais são peanuts numa sociedade ainda completamente machista que ainda há pouco saiu da velha máxima "se ele a violou é porque ela o deixou/provocou". Os casos do Ritto na África do Sul, Alemanha e agora Portugal deve ser a mesmíssima coisa.

Tenho mesmo muita pena do senhor de 68 anos, coitado, que os juízes acreditam que resistirá à tentação de molestar mais crianças...

Justiça? Pois...

MozHawk

por Casal Investidor » 4/4/2004 11:34

Confirma-se, mais uma vez, e em todas as áreas da sociedade portuguesa, que somos um país de treinadores de bancada, todos temos opinião mesmo sem a formação miníma sobre a matéria. É tudo uma questão de mentalidade. Não fosse o problema base tão melindroso e transcendente para a sociedade portuguesa eu diria que os posts entretanto publicados me divertem. Por favor, deixem seguir os seus trâmites os vários processos,ouçamos os entendidos e vamos acreditar que justiça será feita.

Registado: 11/1/2004 19:32

Casa Pia

por Visitante » 4/4/2004 10:39

Importante é que a comunicação social torne público quem são os juízes que tomaram a decisão. A Tvi já informou relativamente aos nomes, agora importa associar o nome à cara. Posso estar equivocado mas talvez isto não acabe bem. Pedro Namora para já marca pontos como um homem de coragem. :wink:
Visitante

por MJOSE » 3/4/2004 23:18

Espantados......não podem. :? :? :?

Estamos em Portugal,vocês não sabem :?: :?:

No final deste caso, quem vão sair culpados são as vitimas... :cry: :cry:

Sinceramente posso dizer-vos que no inicio deste caso ainda acreditei na justiça...mas com o desenvolvimento dos factos cheguei á conclusão que a palavra justiça não tem significado em Portugal. :( :( :(

Beijinhos
MJOSE

por MozHawk » 3/4/2004 22:20

Apenas vem confirmar uma coisa: o 25 de Abril apenas serviu para substituir alguns actores principais da grande peça de teatro chamada Portugal.

Foi com revolta e estupefacção que vi hoje nos noticiários a libertação de tão nobre individualidade que tanto deu à nação.

Daqui a nada estão a dizer que os putos é que provocaram tudo...

Isto faz-me lembrar algumas histórias que me contava o meu desaparecido avô. Há muitas décadas atrás, já existiria a feira de Espinho, alguns larápios apareciam à 2ª feira para "limpar" umas carteiras. Os que eram apanhados acabavam por, depois de uma passagem pelos calabouços da cidade, ser postos em liberdade na alvorada seguinte (tanto quanto me lembro). Bem, segundo dizia o meu avô, um grupo de maduros da cidade juntava-se no local previsível de saída da cidade e o larápio levava para a terra dele uma recordação que tão cedo não esqueceria.

Viva a compreensão pelos carrascos! São uns porreiraços...

Já agora, libertem os que faltam - quantos é que ainda estão dentro, já agora?

Um abraço,

MozHawk

por Novo » 3/4/2004 21:50

Neste caso, o Rito, apesar das provas indiscutíveis, já saiu porque o partido dele tem muita influência, são muito poderosos, tem muitas peças no tribunal da relação colocadas por eles. O Soares, um dos tipos com uma das maiores fortunas de Portugal tentou há pouco interceder para libertar o Carlos. Contra estes tipos não há qualquer defesa, estão acima da lei, os tentáculos são fortíssimos. Ver caso Saleiro, fundações da prevenção rodoiária e Mário, etc... Simplesmente intocáveis.
Novo

off topic - casa Pia

por Visitante » 3/4/2004 1:25

realmente isto já »cheira a Pia« mete nojo o que se passa neste País. Por certo como iria mexer com gente da »alta« estão a fazer tudo por tudo para que isto não dê em nada.
"...O Conselho Superior da Magistratura (CSM) aprovou hoje, por "maioria confortável", a instauração de um inquérito disciplinar ao juiz Rui Teixeira, titular do processo Casa Pia na fase de inquérito, disse à agência Lusa fonte do CSM.

Em causa está uma entrevista concedida por Rui Teixeira à edição do "Diário de Notícias" da última segunda-feira, na qual o magistrado emitiu juízos de valor sobre a culpabilidade de alguns arguidos e considerou que o ex-funcionário da Casa Pia Carlos Silvino ("Bibi") não é a peça-chave deste processo de pedofilia..."

Preocuparam-se mais com isto do que com as informações que circularam antes, como o caso do segredo de justiça. Sem comentários :?
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Google Feedfetcher, hugob0ss, marketisnotefficient e 213 visitantes