Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 26/5/2017 10:13

Em 2025 acredito que existam muitos carros a eletricidade .

Mas num prazo mais curto, próximos 6, 12, 18 meses, acredito em mais fatores negativos que positivos e neste nível de cotação em recuos bem maiores que os avanços.
Para já acentuam-se noticias menos favoráveis de Brasil e Espanha e para final do ano bancos centrais .

Com FED provavelmente a partir Setembro / Dezembro a desalavancar o balanço em força.
Com BCE a partir de Janeiro a terminar QE e aumentar taxas de juro como já falado ontem indiretamente pelo Draghi, a partir de final deste ano poderemos começar a ver uma mais acentuada subida da tx juro e consequente impacto nos 16 Mil Milhões .

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

"Haitong antecipa más notícias para a EDP vindas de Espanha

Uma decisão governamental sobre energia nuclear é negativa para a EDP, segundo o Haitong Bank. A casa de investimento acredita também que o novo leilão de energias renováveis vai favorecer a origem solar, menos favorável para a portuguesa. "

Registado: 4/3/2008 9:17

por Punitor » 25/5/2017 22:33

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... uto_outros

É evidente que daqui por 20 anos haverá milhões de carros a consumir combustíveis fosseis ainda.

Mas, haverá muitos mais a consumir energia limpa :clap:

Registado: 1/11/2015 12:47

por Beruno » 24/5/2017 23:11

Não estou a ver o parque automóvel e fábricas de carvão, da América Latina, Índia e Ásia serem totalmente substituídos nos próximos 10 anos. Será algo a um prazo de 40 anos prai. Ainda que o desenvolvimento seja exponencial... mesmo daqui a uns 20 anos os países em desenvolvimento terão milhões de carros com 30 anos ou mais a circular

Registado: 10/7/2013 21:39

por Punitor » 24/5/2017 23:02

Lá bem para a frente, mas não mais do que meia dúzia de anos, o que eu vejo é que tanto faz os senhores da OPEP reduzirem a produção como não reduzirem, o petróleo pura e simplesmente será cada vez menos consumido.
Pouco impacto terá o facto do Sr Trump não gostar das energias limpas, estas serão cada vez mais utilizadas.
Qual a única energia limpa que se produz?
Qual a energética portuguesa que está a produzi-la?
Este é o desenho mais simples.
Depois, segundo, Portugal é um país europeu excelente para a produção de renováveis como todos também facilmente sabemos, ao ponto da própria Merkel nos ter sugerido grandes investimentos nessa área.
Também todos facilmente sabemos que no passado houve a necessidade de uma energia fácil e relativamente barata e acessível (o petróleo) para que as gerações tivessem boa qualidade de vida, alimentos e rápidos transportes. E foi assim que o mundo explodiu economicamente. Mas, a sustentabilidade das gerações futuras depende de energias alternativas, limpas e renováveis e não do catastrófico petróleo... Hoje até o Papa entregou ao Trump um exemplar da sua Encíclica sobre o meio ambiente...
Assim, creio que seremos num futuro não muito longínquo um dos produtores do petróleo do futuro.
A EDP vai crescer nesse sentido e é por esse sentido que o seu valor razoavelmente subirá.

por P-Mendes » 24/5/2017 17:05

EAGLETRADER20 Escreveu:UPDATE : Agora 16:20 EUROSTOXX Utilities desce 0.75% e EDP desce 1.13% ( Limpinho).
Aqui numa grande parte dos dias ( Não todos ) , existe uma forte corelação entre o desempenho da cotada e o índice setorial na europa .

Percebo o que queres dizer, de facto existe alguma correlação entre ambos.
Imagem

A EDP no entanto não está perto de uma resistência, podendo desligar-se um pouco deste acompanhamento e aproximar-se novamente dos 3,3€ (ou no pior cenário, visitar novamente o suporte dos 3)

Registado: 25/1/2017 0:43

por EAGLETRADER20 » 24/5/2017 16:22

UPDATE : Agora 16:20 EUROSTOXX Utilities desce 0.75% e EDP desce 1.13% ( Limpinho).
Aqui numa grande parte dos dias ( Não todos ) , existe uma forte corelação entre o desempenho da cotada e o índice setorial na europa .

por EAGLETRADER20 » 24/5/2017 12:00

P-Mendes Escreveu:Muito boa recuperação pós dividendos.
Imagem

Tem respeitado nos últimos dias a subida do setor na europa. Devido a ser um titulo com grande market cap deve obter o investimento dos fundos setoriais , e normalmente exceto noticias ocasionais respeita a maior parte das vezes o comportamento do setor .

Acompanhou nos últimos dias forte subida do EUROSTOXX Utilities com subidas fortes EDF, E.ON, RWE etç.

Hoje EUROSTOXX Utilities cai 0.36% e EDP cai 0.44%

O índice setorial sobe neste momento desde os mínimos de JAneiro cerca de 20%, estando neste momento perto de importante resistência .

por P-Mendes » 24/5/2017 11:55

Muito boa recuperação pós dividendos.
Imagem

Registado: 25/1/2017 0:43

por NirSup » 23/5/2017 16:43

Punitor Escreveu: Os resultados têm várias leituras, por isso, não convém que se vá por aí... Os de 2016 até foram surpreendentes :-)
A OPA às renováveis sinalizam também um compromisso de gestão estratégica com visão no futuro :-)

Caro Puritor
A EDP tem investido (com algum desinvestimento à mistura) milhares de milhões de Euros nos últimos anos. E a cotação e o valor de mercado da EDP mantém-se a níveis semelhantes. A pergunta que se deve fazer é a seguinte: os investimentos feitos pela EDP mostram-se ruinosos ou catastróficos?
Alguém se deu ao trabalho de somar o valor de todas as partes do património (bens materiais e bens imateriais) da EDP?
Essas são as contas que devem ser feitas para se falar sobre o nível de endividamento da EDP.
Se a EDP quiser diminuir a dívida, vende património. Será esse o melhor caminho?
Um abraço e bons negócios
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Punitor » 23/5/2017 15:11

Este foi o primeiro ano que recebi o dividendo e mantive a posição na edp com uma tranquilidade relativa.
A questão da dívida é de facto brutal e ninguém subestima esse fantasma.
Mas, qual o valor real da edp?
A edp foi uma empresa que esteve sempre em expansão nos últimos anos e, no entanto, ao que assistimos?
A uma quebra constante e gradual do seu valor
Os resultados têm várias leituras, por isso, não convém que se vá por aí... Os de 2016 até foram surpreendentes :-)
A OPA às renováveis sinalizam também um compromisso de gestão estratégica com visão no futuro :-)

por NirSup » 21/5/2017 22:49

EAGLETRADER20 Escreveu:A minha perceção pela análise de todos os dados disponíveis é que entre agora e Outubro quase de certeza e agora até meados de Julho com elevada probabilidade iremos ter um recuo dos mercados e concretamente no SP500 e no PSI.

Agora se começa a cair daqui a 1 2 3 semanas isso só ligando para o professor KIZOMBA e pedir para ele ver na bola de cristal :mrgreen: :mrgreen:

Caro EAGLETRADER20
Falar sobre a evolução do PSI 20 no tópico da EDP não me parece o mais correcto na medida em que não está demonstrado nem tão pouco demonstrou que existe ou existirá uma correlação entre a evolução do PSI 20 e a cotação da EDP. Embora essa seja a conclusão do seu raciocínio.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por EAGLETRADER20 » 21/5/2017 20:11

NirSup Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Eu costumo ver o filme com avanço, e agora também já vejo bons argumentos futuros , mas por agora sigam as flutuações diárias. Depois eu volto cá .

Caro EAGLETRADER20
Isso de fazer prognósticos no fim do jogo não tem grande piada. O que era útil para todos era fazer prognósticos acertados antes do jogo. Agora concluir, sim, não, talvez, não contribui minimamente para a minha felicidade nem para a felicidade de ninguém.
Boa semana de negócios.[/quote]

E os números do euromilhões antes da extracção das bolas, não ? :mrgreen: :mrgreen:

A minha perceção pela análise de todos os dados disponíveis é que entre agora e Outubro quase de certeza e agora até meados de Julho com elevada probabilidade iremos ter um recuo dos mercados e concretamente no SP500 e no PSI.

Agora se começa a cair daqui a 1 2 3 semanas isso só ligando para o professor KIZOMBA e pedir para ele ver na bola de cristal :mrgreen: :mrgreen:

por NirSup » 21/5/2017 19:49

EAGLETRADER20 Escreveu:Eu costumo ver o filme com avanço, e agora também já vejo bons argumentos futuros , mas por agora sigam as flutuações diárias. Depois eu volto cá .
[/quote]

Caro EAGLETRADER20
Isso de fazer prognósticos no fim do jogo não tem grande piada. O que era útil para todos era fazer prognósticos acertados antes do jogo. Agora concluir, sim, não, talvez, não contribui minimamente para a minha felicidade nem para a felicidade de ninguém.
Boa semana de negócios.

por Celsius-reloaded » 20/5/2017 22:37

É o cepticismo que alimenta o Bull, daí que opiniões contrárias até sejam bem-vindas para quem está desse lado da tendência.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por RFPB » 20/5/2017 21:19

Não conheço essa análise, vou estudá-la, obrigado pela dica.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por EAGLETRADER20 » 20/5/2017 15:46

RFPB Escreveu:Eagletrader,

Depois do desabafo e antes de ires de férias, qual é a tua perspectiva para a EDP? Desce, sobe, lateraliza?

Agora estou sem acesso á plataforma da corretora para analisar os gráficos e potencial de queda e subida da EDP.

S - Empresa quase monopolista com receitas asseguradas e geografia diversificada
W - Divida de 16 MM / Nota-se está a pagar e deverá pagar cada vez mais impostos com esta coligação que vai atrás deste tipo empresa com lucros gigantes , e penaliza resultados
O - Enquanto tx juro baixo não deverá sofrer grande queda , a não ser com forte queda dos USA
T - Subida tx juro / Destabilização politica e forte queda do real no brasil com quase 20% do EBITDA a vir de lá

No entanto eu estou pessimista no PSI não pelo PSI per si, mas pela forte correção no mínimo de 10% a 15% que espero nos próximos meses para o SP500, não necessariamente um crash, ( Só que não sei quando será , pode ser para a semana ou daqui a 4 meses , ninguém sabe).

O PSI penso que não tem potencial para ir muito além deste ponto , talvez os 5400-5500 , já no limite do otimismo.
Um dos exemplos é a MOTA que neste HYPE subiu imenso com resultados e dividendos extraordinários de 2016 , e nos fundamentais tem resultados operacionais fraquíssimos tirando vendas de negócios extraordinárias como o ano passado, e enquanto não saírem resultados de 2017 só em agosto ( Grande Estratégia :mrgreen: :mrgreen: ), o mercado vai vivendo do HYPE e depois de verem os resultados de 2017, quero ver se tem o mesmo comportamento ou está neste nível.

Os resultados financeiros estão a piorar e após os gordos dividendos deste ano terem terminado e que atraiu muita gente , espero que os fundos comecem agora a reduzir posições ( calmamente e aos poucos quando investidores estiverem distraídos ) até outubro e só nesse ponto se existir otimismo voltem a começar a encher novamente as carteiras para o ciclo dourado.

por RFPB » 20/5/2017 14:04

Eagletrader,

Depois do desabafo e antes de ires de férias, qual é a tua perspectiva para a EDP? Desce, sobe, lateraliza?
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

por EAGLETRADER20 » 20/5/2017 11:22

SERRA LAPA Escreveu:Egaltreder20:
Não sou de polémicas, nem de ataques pessoais, mas bolas já cansa de ouvir opiniões negativas. Já sabemos que estás negativo a todas as empresas portuguesas e que encontras sempre argumentos para colocar medo. Um dia terás razão, mas até lá julgo que ainda vão passar largos meses e vários anos. Estamos no inicio do Bull, há empresas que já subiram 50% e haverá outras que subirão mais de 100. Não te chegam 9 anos de bear?

Nós levamos 8 anos de BULL não é de BEAR . Há muita confusão nessa maneira de pensar os mercados .

Os mercados internacionais estão todos em ou perto de máximos históricos especialmente os USA, é a receita perfeita para o tombo mal haja uma forte desculpa que assuste os investidores , vão querer sair todos ao mesmo tempo.

Quem pensa que o PSI é o centro do mundo percebe pouco de mercados financeiros .

O centro do mundo são os USA e o SP500 e tenho a certeza ABSOLUTA que quando os USA tombarem o PSI tomba na mesma dimensão ou mais ainda porque tem menos liquidez .

O BULL MARKET iniciou-se em 2009 e leva já 8 anos e está a atingir em muitos indicadores, máximos só vistos em 2000 e 1929.
Está apenas a levitar enquanto não existir uma razão fortíssima para fortes quedas. Eu olho para a floresta e não para as árvores .

O PSI só anda agora a apanhar o final de bull com alguma melhoria na economia e estrategicamente algumas empresas a distribuírem dividendos muito acima dos RL e cash-flow para apanharem o final de onda e conseguirem valorizar as empresas até um pico.
Duvido que muitas no próximo ano consigam pagar os mesmos dividendos e eu sei isso e os fundos também e isso estará precavido nas vendas futuras de acções .

Peguem numa NVG ou ALTRI ( Nesta núcleo duro anda agora a comprar ( ver cmvm) provavelmente para tentar que não baixe dos 4 euros ) e vejam como é o ciclo habitual nos últimos anos após distribuir dividendos entre maio e outubro.

O ciclo dourado é NOVEMBRO - MAIO , não é JUNHO a Outubro, quem não sabe isso tem muito a aprender nos mercados financeiros .

A dúvida não se é tomba é QUANDO tomba.

Agora dizer que o BULL está a começar só me faz rir.
As fortes e lideres como JMT a 17,50 GALP a 14,50 estão a iniciar o BULL :mrgreen: , estas é que são o indicador de mercado, o lixo é o ultimo a subir :mrgreen: :mrgreen: .

Neste momento o RISK / REWARD não compensa o risco e as dores de cabeça e eu quando entro em qualquer cotada é em grande , não entro com pequenos valores e se fosse apanhado em alguma queda mais forte doía .

O PAUL TUDOR JONES não arrisca se não tiver um risco assimétrico pelo menos de 5 para 1 . Só arrisca um dólar com probabilidade de ganhar 5 . Nesta altura continua a achar que acções continuam ridiculamente sobrevalorizadas e é uma questão de tempo.
PAUL TUDOR JONES :
Previu correta e antecipadamente Crash de 1987 e fez uma fortuna no mesmo.
MÁXIMAS :
Estar sempre com tendência predominante
Só investir com risco assimétrico de 5 para1
Seguir a Psicologia Humana - Quando há quedas fortes emoções humanas estão ao rubro
Defesa é 10 x mais importante que ataque
Controlo do risco é a prioridade
Método métrico que analisa mais importante é a MM200

Para eu ganhar dinheiro a serio, lá estarei 100% investido de NOVEMBRO a MAIO como habitual.
Migalhas neste momento do mercado e com entradas neste nível não estou interessado.

BRASIL
EU gosto de ganhar MUITO dinheiro nos movimentos fortes e não migalhas no topo com RISCO IMENSO como aconteceu agora no brasil.
E acontecimentos inesperados acontecem sempre de tempos a tempos.
Mas num nível baixo do mercado provoca pequena queda, no TOPO provoca um crash imediato, e quem pensa que consegue vender e sair a tempo numa queda inesperada como a do Brasil está MUITO ENGANADO.

É nos grandes movimento que se ganha MUITO dinheiro , não é apanhar migalhas no TOPO para depois ficar agarrado numa queda fortíssima .
Ver queda esta semana do Brasil , abriu logo a cair 10%, quem estava dentro ficou agarrado e superdesvalorizado quando agora podia comprar tudo baratíssimo assim que mercado dê sinal pânico ter passado.
No ponto em que está o mercado , provavelmente deverão existir mais movimentos destes .
Se não estivesse tudo HIPEROTIMISTA e a bolsa brasileira num pico não tinha acontecido o CRASH, quando estão todos do mesmo lado do barco é isto que acontece.

Neste momento já fechei a negociação e estou 100% liquido e não negoceio nestes níveis pelo menos até meados de JULHO. ( agosto com poucas vendas se antes tiver correção dá para ganhar dinheiro no trade antes do regresso em setembro ), ou então outubro, agora é só ferias , esplanada e corridas,

Bons Negocios
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 20/5/2017 18:36, num total de 1 vez.

por RFPB » 20/5/2017 10:13

EAGLETRADER20 Escreveu:
RFPB Escreveu:Em que ficamos? O mercado cai ou provavelmente cai?
No anúncio da opa da edp, o volume não queria dizer nada, era fecho de contratos, quadruple witch, tudo menos o que era. Na nos o per era alto , impossível de subir mais.
Não aprendeste nada com os crashes?

Aprendi , não fui apanhado naqueles , nem serei apanhado no próximo :mrgreen:

Provavelmente também não ganhaste dinheiro....
Eu acredito que a edp desça até aos 2,90€ ou 2,85€, é a minha opinião e que poderá estar errada. Eu sigo por norma o fecho do Gap, a minha curta experiência levou-me a isso. Não me tenho dado mal.
Quando ouço opiniões (só) negativas, sigo a minha máxima, que é, os recordes/máximos históricos, são para serem superados.

por Ulisses Pereira » 20/5/2017 2:22

Serra Lapa, se estás cansado, contraria com argumentos. Atacar alguém só porque está pessimista ou optimista, sem argumentar não faz sentido nenhum.

Custa assim tanto argumentar? Lamento mas este é o princípio básico do Caldeirão.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JohnyRobaz » 20/5/2017 2:14

Caro Serra Lapa,

Parece-me que é saudável e positivo, de facto, que haja opiniões contrárias baseadas em argumentos válidos. Às vezes podemos não reparar em pormenores que outros reparam, cada um só come as opiniões que quer. E nada melhor que responder com argumentos ainda melhores.

A diversidade é sempre boa, nem que seja porque para alguém poder comprar, tem que haver sempre alguém que venda. :wink:

Cumprimentos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por SERRA LAPA » 20/5/2017 1:48

Egaltreder20:
Não sou de polémicas, nem de ataques pessoais, mas bolas já cansa de ouvir opiniões negativas. Já sabemos que estás negativo a todas as empresas portuguesas e que encontras sempre argumentos para colocar medo. Um dia terás razão, mas até lá julgo que ainda vão passar largos meses e vários anos. Estamos no inicio do Bull, há empresas que já subiram 50% e haverá outras que subirão mais de 100. Não te chegam 9 anos de bear?

Registado: 17/3/2008 4:57

por EAGLETRADER20 » 19/5/2017 23:51

RFPB Escreveu:Em que ficamos? O mercado cai ou provavelmente cai?
No anúncio da opa da edp, o volume não queria dizer nada, era fecho de contratos, quadruple witch, tudo menos o que era. Na nos o per era alto , impossível de subir mais.

Aprendi , não fui apanhado naqueles , nem serei apanhado no próximo :mrgreen:

por RFPB » 19/5/2017 23:49

Continuo à espera do fecho do gap, mas entretanto dá para ganhar guita.

por RFPB » 19/5/2017 23:46

Em que ficamos? O mercado cai ou provavelmente cai?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, PMP69, TheKuby, TTM62 e 232 visitantes