Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

pedido ajuda - warrant sobre indice nikkei

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cem » 6/4/2004 17:32

Caro Derivatives Man:
As questões que relacionam a justeza dos preços de opções não se resumem infelizmente ao parâmetro mais complexo e que infelizmente é o mais difícil de dominar, a volatilidade.
Para além da questão do ajustamento da skew, para confundir mais a multidão menos informada, ainda temos a considerar o fenómeno "smile" em que as volatilidades implícitas são tanto maiores quanto menor o delta da opção ou o afastamento em relação ao strike price, devido à maior procura pelo público desinformado dos "bilhetes de lotaria", diga-se as opções cujo valor pouco maior será que zero...é lógico que aqui funciona em plenitude o jogo da oferta e procura!
Concordo que os colocadores de uma emissão de warrants ou quem por sistema só vende opções apenas consegue ter probabilidades de esperança matemática do seu lado se as conseguir impingir por um preço superior à performance aleatória esperada em face das variações de cenários futuros equiparáveis ao seu comportamento histórico. Infelizmente não é possível "shortar" warrants pois caso contrário garanto-lhe que essa seria logo a minha primeira ordem dada de olhos fechados no seu primeiro dia de colocação...se essa operação fosse permitida tenho a certeza que o preço a que são cotados os warrants nos primeiros dias da sua cotação vinham por aí abaixo!
Mas adiante.
Quem compra conscientemente opções ou warrants também sabe ou devia saber que o seu preço de aquisição é normalmente superior àquilo que apelidaríamos de "fair price", comparando e verificando as volatilidades implícitas e históricas. Raramente ou em menos de 1% dos casos, eu diria que só por distracção se consegue o inverso.
Mas agora pergunto: se há investidores ou especuladores que conscientemente estão a comprar warrants com volatilidades implícitas superiores às históricas, o que as move a fazer isso se a fórmula de Black-Scholes nos diz que estatisticamente a vantagem está do lado vendedor? A resposta para mim está em que os pressupostos da fórmula de B.-S. estão errados! Porquê? Porque parte do princípio que os mercados são eficientes e a fórmula não leva em conta fenómenos básicos de Análise Técnica como a existência de tendências dominantes.
Apostar nas tendências dominantes de médio / longo prazo em opções longas ( Calls ou Puts) ligeiramente OTM não pode ser considerada uma estratégia disparatada desde que no seu preço de aquisição não haja uma grande disparidade entre os valores comparativos das volatilidades histórica e implícita e desde que esta não esteja situada acima do valor histórico médio registado ao longo do último ano. Mas enfim, isto já é outra história diferente e tem unicamente a ver com as crenças, testes ou experiências pessoais de options trading.
Abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Vol implicita vs vol histórica

por DerivativesMan » 6/4/2004 12:21

Caro Cem:

Tem razão em dizer que a vol implícita deveria estar perto da vol histórica. E isso até acontece. Se a vol histórica média dos utimos 180 dias fosse 20% e a vol histórica média dos últimos 10 dias fosse 40% então as vols implicitas de warrants ATM seria perto de 40% com maturidades curtas e quanto mais longa a maturidade, mais baixa seria a vol implicita. A vol histórica pode assim servir como "benchmark"...
Mas depois a vol implicita tb é ajustada ao skew, quero dizer com isto que a vol implicita ainda é ajustada ao nível do strike de cada warrant. Se o Strike for bastante alto (= OTM nos calls e ITM nos Puts), a vol implicita será mais baixa e se o strike for baixo (= ITM nos calls e OTM nos Puts) a vol implicita será ajustada para cima. Mas na bolsa a história é história e única verdade são os valores que temos hoje. Eu realmente não sei se as vols futuras vão voltar aos níveis das históricas e se por acaso assim for...quando é que será?? Os warrants têm que responder a essas perguntas a qualquer altura e se um market maker ter vols implicitas muito baixas, então o mercado inteiro comprará os seus warrants e este é obrigado a subir as vols implicitas. E é por isso que as vols implicitas não mudam só uma vez por dia, mas sim, todo negócio pode ter uma vol. implicita diferente.

Registado: 9/1/2004 10:01

por Cem » 2/4/2004 16:24

Caro Ovos Moles:
Referiste aí duas coisas diferentes a que gostaria de aludir.
1) Os warrants 7033U são Calls do strike 13000, têm maturidade em Dezembro deste ano e paridade de 10 warrants para 1 índice.
Isto quer dizer que no caso do Nikkei à data da maturidade estar cotado a 14500 pontos, recebemos o equivalente em Euros para: (14500-13000)/10 = 150 Ienes por warrant, com a cotação do EURJPY à data da maturidade.
A simulação do JAS, que está correcta, parte do pressuposto que a cotação do EURJPY seria idêntica à de hoje, como é evidente, e nesse caso teríamos aproximadamente 150 JPY / 127 ( cotação do EURJPY de hoje ) = 1,18 Euros por warrant.
Já anteriormente tinha dito que este warrant tinha a particularidade de ser um dois em um para quem conscientemente acredita que o Iene vai subir a prazo, com a vantagem de associar quem apostasse na subida do Nikkei com a descida do Euro contra o Iene, situação que tem vindo a ser confirmada pela Análise Técnica de position trading.
Logicamente se a cotação do EURJPY estiver a 120 em Dezembro o retorno do warrant passaria a ser de 150 / 120 = 1,25 Euros por warrant.
2) Falaste como se eu achasse que a volatilidade histórica e implícita andassem de mãos dadas ou tivessem alguma relação, nada disso!
Se leres bem o que disse foi que a cotação dos warrants seria tanto mais "justa" quanto maior fosse a proximidade entre os valores das volatilidades histórica, que é aquela que realmente aconteceu até ao presente no activo subjacente, e da implícita, que é aquela que está incorporada no preço do warrant, pressupondo que essa será a volatilidade média futura que irá ocorrer desde o presente até à maturidade.
A "justeza" dos preços das opções e warrants pressupõe que a volatilidade futura remanescente deverá ser semelhante à passada recente para especularmos razoavelmente que a variação de preços do subjacente no futuro deva ser semelhante ao seu comportamento actual real, daí a minha chamada de atenção.
Quanto aos valores da volatilidade implícita é fácil obteres os respectivos valores: na função de calculadora do site dos warrants do Commerzbank.
Espero ter-te esclarecido, um abraço.
Cem

por Tolinho » 2/4/2004 15:04

Ovos moles,

O visitante sou eu. Quase que dava para advinhar pelo nick.Esqueci-me de "logar" . :oops:

Investi exactamente nesse warrant porque vi o seu post de alerta, entendi os pressupostos da sua recomendação/opinião, concordei com eles e investi uns euros ( lá se foi a liquidez toda...mas está a compensar e muito!).Pelo que tenho lido neste forum é bem possível que mais boas notícias sobre a EDP venham a lume entretanto

Apesar de nenhuma experiência de "investidor profissional", decidi fazer dela minha profissão. Trabalho para mim, trabalho a partir de casa ( grande vantagem!!!) e gosto do que faço, e estou convencido que quando tiver mais conhecimentos do mercado certamente irei gostar ainda mais.

Gosto de correr riscos e o meu sentimento é que estamos na melhor altura para arriscar ( acredito que o fundo ficou definitivamente para trás , e agora, é só esperar que a economia real comece a melhorar visivelmente ). Como os bons estrategistas temos que "apostar" na antecipação.

Estou/estava muito tentado a investir no nikkei ( presumo que vá acabar o ano bem, mas o risco cambial...recentemente o yen agora tem descido face ao euro ).

Relativmente aos warrants, acredito que o BCP possa chegar aos 2.25 até Junho se entretanto eles conseguissem vender alguns dos seus activos que tem vindo a publico.Excluindo este, é previsivel alguma boa notícia relativamente ao BCP?

Obrigado e Forza EDP!
"O dinheiro dos tolos é património dos espertos"

Registado: 23/3/2004 20:28

por Ovos Moles » 2/4/2004 13:25

visitante, é pena não teres registo no caldeirão, para não generalizar tanto a forma de falar contigo, mas pelas caracteristicas que descreveste neste último warrant, presumo que falas dos 7049p, call sobre a edp, strike 2.20, par 2/1, T=2004/06/18, realmente acho que todos os que apostam na subida da edp até aos 2.50 estão nesse ai, vamos lá ver se corresponde às nossas expectativas para podermos dobrar o capital, heheh.
Um abraço
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por Visitante » 2/4/2004 12:02

Obrigado Ovos Moles e Homem dos Warrants!

Agora entendo melhor o porquê da minha dúvida relativamente aos meus cálculos iniciais:mrgreen:

A unidade do strike é yen e não o euro, correcto? Que básico!!! :oops:

Assim sendo , depois para além da evolução do indice, há que contar com a evolução da cotação da moeda frente ao euro. Por enquanto, não está ao meu nivel cenários tão complexos...Estava a pensar investir em breve neste warrant mas o risco cambial faz-me pensar duas vezes...

Obrigado mais uma vez!

p.s. comprei há dias os meus primeiros warrants. EDP C 2,2 a 0,35 e está-se a revelar um excelente investimento e a motivar-me para este produto, sendo no entanto conhecedor do elevado risco associado.
Visitante

dou razao aos ovos moles

por homemdoswarrants » 2/4/2004 11:32

Nimguem consegue imaginar como estara o cambio nessa data , visto que o japao tem comprados muitos dollars e que nimguem sabe a que preço os pretenda vender e a troco de que.
Ja ouvi comentarios da possibilidade de os trocar em simultaneo por euros e por dollars , forçando o par transatlantico, de acordo a encontrar media aritmetica com recurso a nossa moeda.
Bem isto seria discurso para djovarios e nao para mim.
Outra situaçao o nickey ultimamente vem subindo sem correcçoes desde os 10 100, mas ja vinha anteriormente dos 10300 e nao foi a muito tempo.
Conseguindo assim divergencia positiva em relaçao aos mer cados americanos.
Estaremos proximo da convergencia?
Sobem os U.S ou desce o Nickey?
Qual parece mais facil?
O dito cujo chega a perder com facilidade 500 pontinhos numa nigth, ups...
50% de retracment penso que seja perto dos 700 pontinhos.
Outro factor , é o valor temporal estar muito elevado , o que somente em caso de inversao de tendencia poderia algum dia nao ter prejuizo nesse investimento.
O yen vale pouco em relaçao ao euro, por isso nao sera de estranhar a referida paridade, pois so com o activo perto dos 10 mil , se recuperaria apenas e somente o valor investido, na hipotesse de o cambio se manter.
Como de costume , comecei a teclar e ja estava esquecido que alguem vai ler isto,
Bons negocios a todos
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por Ovos Moles » 2/4/2004 10:48

Meus caros, vocês estão a esquecer-se de uma coisa importantissima nos warrants do nikkei que é a cotação da moeda a ter em conta na maturidade, o que torna mais complicado o cálculo.
Cem, vol historica nao tem nada a ver com implicita, já agora, onde estás a ir buscar os ditos valores de vol implicita para ver se corresponde ao que eu tenho. Dá-me S,X,T e Dcaso haja
Um abraço
Ovos Moles
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por Visitante » 2/4/2004 10:36

Obrigado pela ajuda, JAS! Irei fazer algumas simulações. Acredito na evolução positiva neste indice, mas de momento estou sem liquidez.

Obrigado Pavel e Cem pelas informações adicionais.

bons trades!
Visitante

por Cem » 2/4/2004 10:18

Atenção no entanto a um detalhe nos warrants da UBS sobre a PTC, fui fazer um rápido check-in às volatilidades implícitas e constatei que a concorrência tem no caso da PTC ( só fui ver os Calls) produtos mais apetecíveis.
Portanto, tenho de corrigir uma afirmação que fiz atrás a elogiar a UBS, que neste caso não pode ser generalizada. O seu a seu dono...
Cem

por Cem » 2/4/2004 10:06

caro Pavel:
Obrigado pela achega, é certamente mais uma informação muito importante para quem quiser investir indirectamente na PT.
Abraço,
Cem

warrants UBS

por Pavel » 2/4/2004 9:59

Foi recentemente lançada uma emissão de warrants UBS sobre a PT, maturidades em Junho de 2005 e Dezembro de 2005, strikes entre os 10 e os 12 Euros se não estou em erro.

Pavel

Registado: 11/8/2003 19:04

por Cem » 2/4/2004 9:54

Já agora, gostava só de acrescentar que os warrants da UBS são os únicos que têm volatilidades implícitas próximas das históricas, o que na prática significa que são aqueles que oferecem aos particulares os preços mais "justos" do mercado.
É pena é haver poucos warrants da UBS cotados em Portugal, que eu saiba só conheço alguns do Nikkei e outros creio que são do Euro Stoxx.
Abraço e boa sorte para quem os detém, porque por acaso são os únicos que possuo de momento na minha carteira.
Cem

warrants Nikkei

por JAS » 2/4/2004 1:27

Esse warrant é o 7033U.
Valor teórico actual: 0,2908
Valor teórico em 03/12: 1,1741

Seria bom negócio esse cenário pois daria 303,51%.

Para fazeres simulações vai ao Modelador de Cenários do Commerzbank. Para esse cenário o 7033U seria o mais adequado.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

pedido ajuda - warrant sobre indice nikkei

por Visitante » 2/4/2004 1:13

Bom dia a todos e bons trades!

Gostaria de perguntar qual o ganho na data de maturidade por cada warrant comprado se o nikkei nesse dia tiver um valor de 14.500,00( valor indicado meramente para efeito de compreensão da minha dúvida , não se baseando em qualquer análise da evolução futura do indice ). A minha duvida surge pelo facto de o strike ter um valor tão elevado e da paridade ser de 1 para 10.

entidade emissora UBS
tipo CALL
data de maturidade 09-12-2004
activo subjacente Nikkei 225
paridade 10/1
strike 13.000,00
última cotação 0,30
var % -6,25%
volume 8500
quantidade 5000
mínimo 0,30
máximo 0,31
abertura 0,31
fecho anterior 0,32

( informação de dia 1 de Abril , fonte Banco Best )

Obrigado.
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], navaldoc e 145 visitantes