Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais uma demonstração do clima NEGATIVO na bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

NA BOLSA, EXISTEM DIFERENTES TENDÊNCIAS TEMPORAIS

por Profitaker » 4/4/2004 17:16

LOL Jarc,

A questão do "Terrorismo" neste fórum não é bem a simples questão de falar sob anonimato, é principalmente uma questão de falta de elegância e cortesia no diálogo, o que manifestamente não foi o teu caso. ;)

Em relação à tua sugestão, deixa-me dizer-te que de um ponto de vista formal, eu já ESTOU no estado em que sugeres que eu esteja!: "estado incerto no médio-longo prazo". Não sei se é surpresa para ti...!

Penso que a causa dos equívocos da maioria dos meus leitores, é que não estão familiarizados com o conceito da existência de diferentes horizontes (e tendências) temporais na bolsa, que permanentemente interagem umas com as outras!

Vamos lá a ver se eu consigo explicar de um modo sucinto e resumido para ficar claro de uma vez por todas...

Eu só invisto em curtos-prazos (normalmente fecho sempre as posições ainda no mesmo dia que as abro).

Tenho emitido aqui, sinais técnicos de compra e venda (produzidos pelo meu sistema pessoal de trabalho) sob vários mercados (nacional e norte-americano) sempre com essa validade de curto-prazo!... Essa tem sido a única garantia que tenho dado; que estes sinais têm grande probablidade de funcionar no curto-prazo (desde alguns dias até poucas semanas). E o seu acerto tem sido elevado.

Apesar dessas posturas (ou sinais) técnicas, profissionais e objectivas para o curto-prazo, eu tenho também o direito a SUSPEITAR, a PALPITAR sobre qual vai ser a direcção de médio e longo-prazo, mas apenas de um ponto de vista INFORMAL. Isto é, eu NUNCA EMITI AQUI UM SINAL DE VENDA FORMAL DE LONGO-PRAZO para qualquer mercado mundial! (Mas não me coibirei de o fazer quando um dia, ele surgir!) Apenas tenho escrito aqui sobre as minhas SUSPEITAS que eles possam vir a materializar-se num futuro próximo.

Pondo de parte as meras suspeitas, e para deixar claras apenas as minhas posições técnicas Formais, sob as quais tomo as minhas decisões profissionais:
* No curto-prazo (desde o dia 10 de Março - 1 dia antes do atentado), estou FORMALMENTE Pessimista.
* No médio-prazo (desde Março de 2003), estou Formalmente Optimista.
* No longo-prazo (desde 2000) estou Formalmente Pessimista.

Alguns de vocês podem-me perguntar: "mas se este homem só investe no curto-prazo, porque se preocupa ele com as tendências do médio e do longo-prazo?!".

A resposta tem a ver com o meu método/sistema de trabalho e sobre a Natureza intrinseca dos mercados: Os mercados são multidimensionais... Isto é, o movimento dos mercados no curto-prazo é condicionado ou mesmo, quase que ditado pelas tendências de maior duração que lhes estão subjacentes a cada momento.

É isto que ajuda a explicar, por exemplo, que durante o Bearmarket (que por definição, é uma forte tendência descendente com um prazo superior a 1 ano), muitas vezes, as notícias e relatórios oficiais positivos, são liminarmente ignorados pelos investidores, e o movimento de curto-prazo continua a acompanhar o movimento descendente de médio ou de longo-prazo!

Aliás, é por isso também, que é útil observar o comportamento dos mercados nos dias imediatamente a seguir à saída de relatórios positivos (como o que tivémos na Sexta)... pois, se os mercados reagem com quedas a relatórios positivos, é porque algo de muito negativo está a passar-se num time-frame, numa dimensão de mais longo-prazo e isso pressupõe a continuação das quedas nas semanas e meses subsequentes!

Não tivémos um comportamento desses nesta Sexta, o que formalmente, de acordo com o meu método, é uma primeira indicação que a tendência de médio-prazo (desde 2003) POSITIVA pode ainda estar intacta, contudo, só uma continuação das subidas na próxima semana dará essa confirmação através de um regresso aos valores máximos do ano e, assim, surgirá no meu sistema, a confirmação Formal do final desta tendência negativa de curto-prazo iniciada desde o meu sinal de venda do dia 10 de Março.

Eu sei que muitos de vós, não são Daytraders, e que investem na bolsa em períodos de tempo alargados de algumas semanas ou meses... mas mesmo assim, para esses, seria útil, e até mesmo necessário, saberem identificar qual a tendência de médio e de longo-prazo em que estão a investir, e que manifestamente lhes influencia o seu investimento.

O problema de muitos novatos na bolsa, é que desvalorizam a necessidade de ter um campo de visão alargado sobre as tendências de longo-prazo subjacentes ao seu investimento de curto-prazo... Não é a mesma coisa, ser investidor durante um ciclo de expansão económica e ser investidor durante um ciclo de recessão... Quando olham para a bolsa apenas no dia-a-dia sem prestarem atenção ao contexto, é quase o mesmo que concentrarem toda a sua atenção na "àrvore" que têm em sua frente, sem se aperceberem que existe uma "floresta" inteira por detrás dela!

Será ou não útil, subir ao topo da nossa àrvore (o curto-prazo) para ter uma visão alargada da floresta (o longo-prazo), com vista a tomar precauções, caso se constate que toda a floresta por detrás da nossa àrvore, está, hipotéticamente, em "chamas"?!...

O meu método consiste pois, em observar os desvios de curto-prazo, à tendência de médio-prazo, e nesse instante, procurar sinais no curto-prazo que apontem o regresso à tendência principal, ou de médio-prazo: "Se a tendência principal for ascendente, devemos procurar nos dias de quedas, oportunidades ou sinais de compra; Se a tendência principal for descendente, devemos procurar nos dias de subida, oportunidades para vender!"

Não se pense portanto, que, com base no que vejo diáriamente no clima socio-macroeconomico em meu redor, e que estão por detrás dos meus "palpites" negativos para o médio ou longo-prazo da bolsa, que eu ficarei de fora, sem participar nas subidas, caso hajam uns dias de forte tendência positiva no curto-prazo, pois eu sou daytrader; eu exploro oportunidades de curto-prazo.

Mas também é um facto que, até ao momento em que o nosso mercado conquiste novos máximos do ano, o meu sinal de curto-prazo continua a ser válido e de VENDA para todo o mercado, e portanto, procurarei oportunidades de venda nos próximos dias, caso o mercado fraqueje novamente, como fez no dia 10 de Março.

Se o mercado conquistar novos máximos anuais (e aqui, gostaria de ver o mercado norte-americano a fazer o mesmo), então concluirei, de um ponto de vista formal, que a tendência positiva de médio-prazo (que para mim, começou em Março de 2003) continua realmente positiva, e procurarei oportunidades de compra no curto-prazo, para beneficiar dessas subidas. Tal já aconteceu, como anunciei aqui, em Dezembro passado, após uma rotura do nível dos 2000 pontos no índice Nasdaq Composite.

Portanto não continuem a confundir-me como sendo permanentemente Pessimista (porque ser inflexível na bolsa, é um grave erro). Sou sim, e como se deve ser sempre em bolsa, muito dinâmico. Essa é a filosofia do Daytrading, no fundo.

Bom, vamos ver como decorre esta próxima semana... deverá ser interessante! ;)

Vou-me manter atento, e se se justificar alguma futuro UPDATE neste fórum, logo o comunicarei aqui, desinteressadamente, generosamente, como tem sido, para quem interessar.

Até à próxima.

Bons investimentos,
Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

Terrorista

por jarc » 4/4/2004 14:56

Não se trata de um terrorista, sou eu. Frequentemente acontece que, depois de entrar, aparece o post anónimo.

Registado: 23/7/2003 16:05

Incertezas

por Visitante » 4/4/2004 14:54

Profit, acho boa ideia passares de pessimista a incerto. Não quero reforçar a ideia que desta vez te enganaste, isso acontece mesmo aos excelentes. Quero dizer-te que talvez não seja má ideia subires de incerto para "deixa lá ver que isto está com bom aspecto". Digo-te isto porque provavelmente a médio prazo podem surgir os primeiros dados efectivamente positivos para a Europa. Para Portugal, caso Bruxelas aceite o não cumprimento do déficit, os bons números que podem não tardar, tendem a ficar ainda mais ornamentados.
Visitante

BEAR & BULL

por Profitaker » 3/4/2004 22:39

LOL Jota... :)

Obrigado por me fazeres sorrir.

Tu pelos vistos, embirraste cmg... mas está tudo bem, não podemos obrigar ninguém a gostar de nós, nem a gostar de tudo o que escrevemos.

Pelo menos, dou-te o (grande) mérito de me criticares usando o teu nick de registo e não fazeres como outros 'terroristas' deste fórum que se escondem na cobardia do anonimato.

As críticas são boas. Não me importo nada. Elas fazem-nos mais fortes, e às vezes, permitem-nos melhorar alguns aspectos de nós próprios.

Mas eu não chamei burro a ninguém, não queiras meter palavras na minha boca!... Eu próprio estou em constante processo de aprendizagem, com vista a tentar atingir a excelência na bolsa. E são poucos os que conseguem ser excelentes na bolsa de uma forma consistente, ano após ano, e independentemente das condições de mercado. Só os excelentes o conseguem, com muito estudo, muito trabalho, e muito controle emocional.

Só te posso dizer... boa sorte para a tua prespectiva optimista!...

Até gostava de estar enganado desta vez, nesta minha prespectiva "incerta" para o médio e longo-prazo da bolsa, e constatar que afinal tínhamos outro ano de bolsa tão bom como o anterior... Era um bom sinal para a ansiada RETOMA e para todos os portugueses.

Mas isso não é importante para os meus lucros. Sou um daytrader, logo, tanto posso estar comprador num dia, como vendedor no outro. Mesmo que esses curtos negócios sejam contra as minhas prespectivas/ideias para o médio/longo prazo das bolsas. Eu negoceio sempre e exclusivamente no curto-prazo, portanto, não tens de te preocupar com os meus lucros, se o mercado tiver um comportamento de longo-prazo, diferente do palpite que tenho emitido aqui.

De notar contudo, que o meu palpite pessimista de longo-prazo, não é ainda um SINAL de VENDA formal para o longo-prazo. Isso ainda estará para vir, se o mercado continuar a cair apartir destes níveis, e se não fizer novos máximos anuais... Em boa-hora alertarei se tal se vier a confirmar, e nessa altura, ainda me vais aturar MAIS BEARISH do que estou agora! ;)

Quanto aos meus sinais de curto-prazo... sempre que eu tenho emitido aqui os meus sinais de compra e venda de curto-prazo, eles têm provocado lucros que se têm visto sem a ajuda de "lanternas". ;) E podes confirmá-lo, no histórico das minhas msgs.

Pouco mais me resta acrescentar. Podes ficar com a última palavra, se quiseres.

Fica bem,

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

comentário

por jotabil » 3/4/2004 21:59

Pois...caro Profit

Olha que ficamos todos a olhar estarrecidos...perante esta frase imperecível..."Boa sorte e bom trabalho na tua aprendizagem. Porque a bolsa é uma escola onde por vezes, se leva toda uma vida até atingirmos a excelência." ÀS vezes....os mais empedernidos andam uma vida inteira e não atingem a a excelência.....os chamados burros....coitados.
Mas pelos vistos não és desses....falas da tua vasta experiência....com toda a probidade atribuível a um Salomão bíblico....e com um estílo demosténico...que deixaria Cícero envergonhado nas suas catilinárias ou na defesa de Murena...ou Harphias......tanta luz...nas tuas palavras....ao afirmares que estamos em tempos perigosos para bolsa....quando fazes as tuas intervenções...como já referi...até a Al Quaeda age....obedecendo...hoje rebentou mais uma bomba em Madrid.....deves ter algum pacto com essa organização....Bem...mas como eu não acredito na existência de tal grupo....ficas ilibado....mas que ele há cada coincidência....tb é verdade.
O melhor será...espaçares mais as tuas apariçoes....nunca se sabe se no fim do número de PI...estarás tu com a tua lanterna ...não de Diógenes....mas de coriféu dos ursos....a procurar os lucros nas perdas......é sempre uma posição anti-natural...na perspectivas dos sentimentos doces das donas de casa.
Desculpa este arrazoado....consegues sempre estar do lado da vítima para seres um mártir... alegremente
e depois deixas um.... adeus...dramático...definitivo.....até à próxima vez ..para o evidente, óbvio e pertinaz discurso do chuvisco no molhado.
Eu...sou um novato nestas andanças....mas não vejo nada de novo nas tuas locubrações em volta de nada e tudo.
Olha que quem vem cá trás também sabe o caminho da fonte.
Se tens então um desejo enorme de desenferrujar o serrote.....escreve pra í!!! ...assim como assim...desfazes o silêncio de fim de semana...
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Cada um com a sua análise, cada um com a sua fé

por Profitaker » 3/4/2004 17:13

Kato,

Por favor, não me faças novamente o mau da fita! Eu não dei nem dou, nem quero dar "ordens" a ninguém! Só disse o evidente: ou acreditas nas análises pessimistas ou nas optimistas... É impressionante a tendência das pessoas para verem aquilo que querem ver, quando antipatizam com alguém. Até um simples "bom dia" que se possa dizer, é por vezes, lido com desconfiança ou como sendo um insulto!!!

Descansa, eu só desejo o melhor para ti e para todos aqui no fórum, mesmo que não concordem com o que eu escrevo, eu só estou aqui para semear a paz, para me distrair e para me descontrair.

Boa sorte e bom trabalho na tua aprendizagem. Porque a bolsa é uma escola onde por vezes, se leva toda uma vida até atingirmos a excelência.

Fiquem bem, um abraço.

por K@t0_ » 3/4/2004 11:49

Profit,

Eu não me referia ao teu post negativo, mas à forma acirrada com que todos defendem as suas posiçoes.

Escrevestes,
"Queres saber o que é desmoralizante? É ler manifestações de ingratidão para comigo, como aquela que acabaste aqui de colocar."

Se reparares bem, eu também referi que os demais vem as coisas cor de rosa, mas há presentemente uma correcção (uma andorinha não faz a primavera).

Quanto ás sugestões (quase ordens) que me indicastes fazer, estou a aprender, posso demorar mais uns aninhos,, mas espero lá chegar
K@t0_

por Touro » 3/4/2004 2:53

É uma forma objectiva e desapaixonada de analisar o mercado...

Para além de outras vantagens, que podem ser discutíveis, esta é indiscutível. A AT seguida à risca garante a disciplina, e isso só por si já tem um valor imenso.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por MarcoAntonio » 3/4/2004 2:01

Anónimo, posso deixar-te a minha opinião que responde a parte da tua pergunta e da qual partilham certamente muitos dos que recorrem à AT.

A AT não deve ser vista como sendo ela que influencia o mercado. A AT é antes uma forma de retirares uma leitura do mercado e que te permite, com base nas conclusões que daí derivam, posicionares no mercado...

A diferença pode ser subtil mas enquanto analista técnico eu não tenho dúvidas que o que influencia o rumo do mercado não é a AT mas sim todos os factores como os rumores, as notícias, os dados macro-económicos, os resultados das empresas, etc...

São esses factores (emocionais, psicológicos e económico-fundamentais) que realmente influenciam e ditam o rumo do mercado. Mas isso não significa que a única forma de te posicionares no mercado seja indo analisar esses dados directamente quando nem sempre dispomos das melhores ferramentas para o fazer ou quando a informação não nos chega em tempo útil ou com qualidade...

A AT é uma boa ferramenta para analisares esses factores pelo seu resultado efectivo e, a maior parte das vezes, permite-te antecipares-te às notícias, por exemplo.

É uma forma objectiva e desapaixonada de analisar o mercado...

E como é óbvio, como qualquer outra técnica, falível também.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Anónimo » 3/4/2004 1:41

Boa noite a todos,

Antes de mais, sendo esta a 1ª mensagem que deixo neste fórum, gostaria de felicitar todos pelo excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que tenho o prazer de acompanhar regularmente, de há alguns meses a esta parte.

Apenas gostaria de deixar aqui uma questão, mais em jeito de pedido de ajuda para alguém com muito pouca experiência, sobre um assunto que gostaria de ver abordado, de forma mais sistemática, nestas discussões.

Parecendo-me que, na generalidade dos posts, existe um recurso normal à AT, aliás, tentando corroborar a intenção de se omitirem opiniões consistentes, também me parece verdade que, outros factores, como por exemplo, a publicação de dados macro-económicos Norte-Americanos, acaba por ter uma forte influência no comportamento de curto-prazo das bolsas.

Assim, o meu pedido vai no sentido de tentar perceber, da forma mais exacta possível, qual o peso relativo (entenda-se, influência) de cada um dos dados no comportamento das bolsas, qual a relação entre os diferentes índices, qual a influência e em que contextos, das variações das taxas de juro, etc.

Como principiante nestas matérias, começo a ter a percepção de alguns comportamentos "usuais" relacionados com os factores atrás indicados, ou, por exemplo, a influência dos suportes e resistências normalmente apresentados.

Será que uns podem ser utilizados como sinais de entrada ou de saída e outros (AT), como elementos ponderadores de um investimento mais sustentado e dilatado no tempo?

Obrigado
Anónimo

por MarcoAntonio » 3/4/2004 1:22

Confesso que não entendo a necessidade de tanto dramatismos de tanta agressividade contra quem tem opiniões divergentes...

Vamos com calma pessoal, Bulls e Bears.

O mercado é que manda e é nele que devemos centrar a nossa atenção. As opiniões dos outros servem para compararmos com a nossa e no fim, concordarmos ou discordarmos. Não vale a pena ir mais longe do que isso e muito menos, dramatizar.

O mercado é para ser encarado com calma e serenidade, penso eu de que...

Relativamente ao mercado em geral, penso que os que me acompanham conhecem a minha opinião. Estou moderadamente optimista, não estou nada eufórico (não considero que haja motivos para isso e que o mercado atravessa um momento que no mínimo merece cautelas e reservas). Por outro lado, o pior poderá já ter passado e a maioría dos índices corrigiu já inclusivamente a totalidade da queda desde o dia 10 de Março (véspera dos atentados) e nalguns casos já se encontram mesmo a subir face a essa data.

Por cá (nosso mercado) vamos a reboque e com um certo delay pelo que neste momento valerá mais a pena atentar nos índices que têm sido os lead indicator como por exemplo o Nasdaq Composite.

Como o Ulisses dizia no seu último artigo os Touros jogam em casa (a tendência tem sido ascendente) por qual se lhes dá o benefício da dúvida. Não há até ver sinais claros de que essa tendência terminou (nem a extensão correcção apresenta até ver níveis preocupantes nem foram quebrados suportes críticos). Poderemos ter assistido (ou estar a assistir) muito bem a uma mera correcção saudável e necessária...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: estes post´s

por Profitaker » 3/4/2004 1:08

K@t0_ Escreveu:Não matam, mas desmoralizam.

Que o mercado continue assim, na visao do profit, ele ve descer e as cotações sobem, o resto do pessoal ve subir, e elas corrigem.
:roll:

Kato...

Olha, eu não faço a realidade como ela é, só a analiso... ou tento analisar. Com o máximo de profissionalismo, honestidade e imparcialidade de que sou capaz.

Se te desmoralizas com análises que vão contra aquilo que desejas ver acontecer na bolsa, então só tens 2 soluções:

- Ignoras as análises dos pessimistas de longo-prazo, como aquela que eu coloquei aqui no dia 10 de Março, antes do afundanço geral e finges para ti próprio que o mercado não fez uma queda técnicamente severa mas que simplesmente só fez uma pausa nas subidas, ou...

- Aprendes a trabalhar com os instrumentos financeiros que te permitem ganhar com as conjunturas técnicamente negativas de curto-prazo, que vão SEMPRE existir nas bolsas, e para tentares ganhar com as descidas das bolsas, como as que aconteceram nas últimas 3 semanas e que eu, por acaso, desinteressadamente, dei-me ao trabalho de partilhar connvosco. E que FUNCIONOU.

É triste ver pessoas que fecham completamente o seu raciocínio a todas as possibilidades e apenas querem ver numa direcção... a das subidasssssssss.

E tu até nem és dos piores. Há quem até chegue a "vestir-se" de anónimo para atacar-me despudoradamente, mentindo e deturpando tudo o que tenho dito aqui.

Queres saber o que é desmoralizante? É ler manifestações de ingratidão para comigo, como aquela que acabaste aqui de colocar.

Pois podes não ter ainda compreendido... mas tão importante é teres ao teu lado, um analista que sabe reconhecer oportunidades de compra, como teres um analista que te sabe avisar quando é mais prudente estar de fora do mercado!

Mas se quiseres, continua a fazer como a maioria: escutar apenas as opiniões OPTIMISTAS e BULLISH, e pensar que 1 dia de subidas por causa de um relatório é sinal que o futuro é verde e risonho, e totalmente livre de perigos para todo o sempre.

Com mais experiência de bolsa, hás-de aprender um dia que nada desce abaixo de zero, mas também nada sobe para sempre, bem como, a respeitar a utilidade e a fiabilidade das Análises Técnicas feitas por profissionais, que não são feitas para "desmoralizar" o Sr. Kato, mas para relatar a consciência sincera dos autores dessas análises.

Por tudo isto... "don't shoot the messenger!".

Se calhar, até veremos novos máximos do ano, e nesse caso, a minha prespectiva pessimista para a bolsa nacional desvanece-se... mas até isso acontecer, mantenho a minha firme opinião técnica, que a bolsa está perigosa neste momento, assim como estava perigosa no dia 10 de Março, quando emiti o sinal de venda para o mercado, antes de ele ter caido a enormidade que se viu, altura em que ninguém acreditava que ia cair tanto!

A Análise Técnica (a minha, pelo menos) tem funcionado melhor do que muitas recomendações de compra e outras projecções-sempre-optimistas de supostos "analistas" inflexíveis, isto, apesar de eles serem populares e "animarem" e "moralizarem" pessoas como o Kato que só querem ver um lado da moeda.

Fiquem bem,

Um abraço.

estes post´s

por K@t0_ » 3/4/2004 0:15

Não matam, mas desmoralizam.

Que o mercado continue assim, na visao do profit, ele ve descer e as cotações sobem, o resto do pessoal ve subir, e elas corrigem.
:roll:
K@t0_

Bom desportistivismo eHumildade Tb são bons valores na bolsa

por Profitaker » 2/4/2004 17:33

:P

Sim JAS, sou bom desportista e sei reconhecer quando erro, porque essa humildade faz falta, tanto a quem quer ser um bom ser humano, como a quem quer ser um bom profissional na bolsa.

Entretanto, e para que não hajam equívocos, só quero relembrar a quem te leu, que o meu "sinal de venda de curto-prazo" (e que, se não for anulado, até ver, pode ter marcado também o início de um ciclo BEAR de quedas de mais longo-prazo), foi dado no dia 10 de Março, não foi dado ontem nem hoje! E apesar das subidas de hoje, esse sinal continua a apresentar um bom lucro (para aqueles que ganham com as quedas).

Bons investimentos.

Um abraço.

Re

por JAS » 2/4/2004 17:16

Profitaker Escreveu:E quando falei mais acima, que estamos actualmente com "luz amarela" no meu "semáforo da bolsa", quero precisamente dizer que estamos num sinal de venda de curto-prazo.

Foi isto que escreveste sem margem para dúvidas.

E a minha bolinha de cristal funcionou melhor que o teu "misterioso" sistema...

Acho que te posso dizer isto pois já vi que também és um bom desportista e até reconheces quando erras.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Até depois

por Profitaker » 1/4/2004 20:36

:P

Ó Jotabil... eu não te obrigo a ler as minhas análises. Tu lês as que achares melhores para ti! :)

Bom, já disse tudo o que tinha para dizer. Está na altura de eu voltar a "hibernar" e logo voltarei quando tal se justificar...

Bons investimentos,

Um abraço.

PS: Mais uma vez... não sou infalível nem nenhum super-herói, nem tão-pouco quero fama e reconhecimentos. Só venho aqui escrever para... distrair-me, descontrair, sei lá... PEACE & LOVE :P

comentário

por jotabil » 1/4/2004 20:22

Óh Caro Profitaker!

Por quem és?....Eu nem acredito na Al Quaeda.....como entidade concreta....é apenas uma construção psicológica para dissimular outras vidas e ambições....ná....nem tu és preciente o suficiente para me convenceres da eficácia do teu sistema....a correcção era óbvia e todos, os que andam por aqui, já se encontravam avisados dessa eventualidade pelos mais dados à palavra escrita sobre o andamento do mercado.
Foste mais um que afirmou de uma forma mais perentória ou até mesmo definitiva que o mercado ia descer....nem reserva tinhas sobre isso....apostavas em branco na descida....e, como sabes, aqui não existem certezas, apenas tendências...apenas um...julgo....ou parece-me....ou afigura-se-me....enfim....nada de cheques em branco sobre o futuro.
Não pretendas fazer reluzir o teu prognóstico....dado que já era coisa requentada quando o manifestaste.
Agora que tens um discurso dúctil e moldável....é verdade....contornas tudo e dás-lhe a volta por cima......ao bom jeito da suburbanidade. Até transformas um reverso num anverso e ficamos todos elucidados como se fora o verso.
Bem....cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Re: Media Capital

por Profitaker » 1/4/2004 20:16

Ignorante Escreveu:Mas eu ouço dizer que a Bolsa cresceu muito desde Março de 2003. Se isto é verdade, eu pensei cá para mim que poderia o insucesso dever-se à própria empresa. Mas percebo pouco disto, não sei. Olhe também me dizem que os EUA vão crescer mais do que 4%em 2004.

Ignorante, se quer um conselho, não ligue muito ao que "lhe dizem", e procure aprender por si próprio, como é o funcionamento da bolsa, aprender a analisar gráficos de evolução histórica dos preços das acções e dos índices, e a raciocinar sózinho sobre o que está a acontecer, sem ligar influências externas ou às opiniões de "especialistas", muitas vezes "encomendadas".

Repare que se esses "especialistas" fossem realmente especialistas, não tinham esse emprego subalterno... Seriam eles próprios, investidores de sucesso e independentes. Não é lógico? :)

Boa sorte, bom trabalho.

Um abraço.

Só sou financiador da vontade de analisar as coisas em redor

por Profitaker » 1/4/2004 20:00

:shock: LOL Jotabil :P

A data do meu sinal na véspera da tragédia, foi mera coincidência. Mas ainda bem que invocas essa questão, que me dá oportunidade de partilhar uns pensamentos que há tempos tenho tido vontade de expressar aqui.

A AL-Qaeda gosta de escolher os momentos dos atentados com rigor, por forma a causar o máximo de estragos. E isso inclui, os estragos humanos, psicológicos, políticos... e financeiros.

- No dia 11 de Setembro de 2001, as bolsas JÁ ESTAVAM a sofrer uma queda particularmente severa naquela semana, e esse atentado apenas veio acelerar esse movimento! (Nesse dia, na CNBC, até se especulou que alguns dos investimentos do Bin Laden seriam em posições SHORT nos mercados accionistas mundiais, para tirar partido das previsíveis quedas das bolsas).

- No dia 10 de Março de 2004, tivémos ou já tínhamos tido vários sinais de venda técnicos por vários mercados accionistas mundiais (enunciados aqui não apenas por mim), e que, mais uma vez por virtude de um atentado da Al-Qaeda, se verificou o acentuar e o acelerar das quedas. Quedas essas que, é preciso não esquecer, foram iniciadas ANTES do antentado!

Os atentados, mormente todos os estragos que causaram a diversos outros níveis, e que certamente são incomparávelmente mais sérios, também causaram estragos financeiros severos, e (talvez não por coincidencia) aconteceram, com rigor precioso, na pior altura possível para os mercados, falando de um ponto de vista de um Analista Técnico, que eu sou.

É engraçado como os analistas políticos que tenho ouvido falar, e que se fartam de explorar todos os ângulos de todas as questões em redor dos atentados, raramente ou nunca identificaram esta "coincidência", que na minha opinião, não devia ser assim tão totalmente descurada. Mas por outro lado, a análise financeira, particularmente a Análise Técnica, não deve ser bem o seu forte... ;)

Se algum deles me estiver a ler, desde já lhes dou permissão para usarem esta minha reflexão, e ficará desde já com uma nova ideia para apresentar no seu talk-show, quando discutirem as razões por detrás dos "timings" dos atentados. :P

Cumprimentos.

Um abraço a todos.

Media Capital

por Ignorante » 1/4/2004 19:57

Mas eu ouço dizer que a Bolsa cresceu muito desde Março de 2003. Se isto é verdade, eu pensei cá para mim que poderia o insucesso dever-se à própria empresa. Mas percebo pouco disto, não sei. Olhe também me dizem que os EUA vão crescer mais do que 4%em 2004.
Ignorante

PTC e o resto da bolsa

por Profitaker » 1/4/2004 19:39

JAS Escreveu:
Profitaker Escreveu:Não estás ressentido cmg de eu ter feito esse "aviso à navegação" para a conjuntura perigosa/delicada da tua "menina", pois não?

Claro que não, a discussão até foi gira e reconheço que argumentaste bem.
Mas não se confirmou pelo que, na altura, fui eu quem jogou bem.

Profitaker Escreveu:Por falar na PTC... desde o meu sinal de venda no passado dia 10 de Março que ela parou de fazer novos máximos e está agora ali um bocado com mau aspecto abaixo do psicológico nível dos 9 euros... ainda a possuis em carteira, JAS ?

O PSI entrou em correcção no dia 8 mas nesse dia a PTC até subiu para 9,40 graças ao reinicio da CAP.
No dia 11 tivemos um Atentado, no fim de semana seguinte tivemos uma surpresa negativa nas eleições espanholas... Não admira que ainda não tenha feito novos máximos! Acho que nenhum título os fez.

O que parece que está a surpreender toda a gente é que tenha descido tão pouco e estabilizado nos 9,00...

Continuo com a PTC em carteira, não com títulos mas com Call Warrants. Não estou muito preocupado.

Um abraço,
JAS

Amigo JAS,

Reafirmo que... o atentado e as eleições espanholas são apenas "pretextos", são as "causas oficiais" para o título cair ou não subir. Mas reconheço que ele até tem sido dos mais "fortes" no meio da recente "razia" da bolsa, desde o meu sinal de venda.

As verdadeiras razões para esse e outros títulos nunca mais terem subido a novos máximos anuais, são totalmente técnicas, e no dia 10 de Março esse sinal técnico de VENDA desse título surgiu no meu sistema pessoal de negociação.

Esta é a "minha" explicação para a recente fraqueza da PTC... mas procurar "razões racionais" para as coisas que acontecem na bolsa, é uma legítima e natural aspiração de todas as pessoas, que eu compreendo e respeito, apesar de saber ser INUTIL.

É que a bolsa não se explica por razões racionais, assim como não se explica o funcionamento da mente humana por normas racionais e definidas. E é isso que a bolsa é... um enorme "caldeirão de emoções", ininteligível, que não se deve perder tempo a tentar explicar...

Na Bolsa, devemos sempre negociar o que vemos. E não tentar encontrar razões para explicar porque não acompanhamos a tendência do mercado!!... A tendência do mercado é que deve "mandar". Não é a nossa opinião.

Lembrem-se... mantenham as perdas pequenas! (só assim conservam as vossas munições para tentar de novo, noutra altura mais definida). Este é o melhor conselho que vos posso dar.

Bons negócios.

Um abraço.

comentário

por jotabil » 1/4/2004 19:36

Será o Profitaker o financiador da Al quaeda????...Logo no dia dez de Março a avisar para se fecharem as posições longas.
Bem....só estou a brincar invocando um fantasma da contra informação....descansem.

cumps
Sun Tzu

Os meus SINAIS são sempre para o curto-prazo!

por Profitaker » 1/4/2004 19:26

Ulisses Pereira Escreveu:
na certeza porém, que tenho acertado SEMPRE nas mudanças de tendência de curto-prazo

Profitaker, mas os teus argumentos não têm sido de longo prazo? Eu julgo que sim, por isso não tenho entendido as tuas recomendações como sendo de curto prazo...

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

Eu penso que essa tua assumpção, que também é recorrente em muitas outras pessoas do fórum, tem razão de ser talvez por uma deficiente falha de expressão da minha parte nas minhas análises pré-10 de Março...

Eu já meditei diversas vezes sobre a razão porque muitas pessoas aqui jurarem a pés juntos que eu fiz previsões catastrofistas para os mercados no final do ano passado, sabendo-se que posteriormente os mercados tiveram mais alguns meses de subidas, e dando por isso, a impressão de um fracasso da minha parte.

Na realidade, eu estou assumidamente pessimista de longo-prazo para a bolsa, e não nego isso, pois todos os indicadores da Economia Real e até alguns da Análise Técnica apontam isso, mas eu não ganho o meu dinheiro na bolsa em apostas de longo-prazo, assim como acredito ser esse também o caso da maioria dos foristas aqui presentes!

Sempre que eu alertei para conjunturas negativas de curto-prazo, eu disse por vezes, que poderia ser essa a conjuntura específica que daria alento a um regresso do Bearmarket de longo-prazo, é verdade. Mas atenção: eu deixei sempre, absolutamente sempre, as minhas ressalvas para o caso de essas conjunturas negativas de curto-prazo, falharem na sua tentativa de materializarem o início de um ciclo maior de descidas, um Bearmarket.

Assim, sempre que eu alertei para as conjunturas negativas de curto-prazo, eu dizia algo do género: "Os mercados devem cair no curto-prazo, apartir deste ponto, e isso PODERÁ marcar também o ínicio de um ciclo maior de descidas, um Bearmarket". Mas dizia SEMPRE também algo deste género: "contudo, se depois das quedas de curto-prazo, as subidas regressarem, e se determinado nível fôr ultrapassado, o Bearmarket fica sem efeito".

Curiosamente, contudo, todas as conjunturas negativas de curto-prazo que eu aqui alertei e identifiquei, DERAM LUCROS NO CURTO-PRAZO: desde alguns dias a algumas semanas de quedas (do ponto de vista para aqueles que apostam e ganham com as quedas das bolsas). E é aqui, neste ponto, que eu reclamo a consistência de acertos que eu aqui fui lançando.

Não tenho sido vingado, contudo, em assistir, em qualquer dessas previsões de quedas, ao retomar de uma tendência de longo-prazo de quedas (bearmarket), mas apenas a quedas de curto-prazo. E é por isso, por essa aparente contradição na mente de algumas pessoas, que as minhas previsões parecem às vezes, erróneas.

Contudo, vistas de um ponto de vista de curto-prazo, acho que todas as conjunturas que identifiquei, deram lucros nesse mesmo curto-prazo. Apesar de falharem em materializarem-se em inícios de um Bearmarket de grandes proporções (por enquanto ainda não).

Não se pense contudo, que só dei sinais de venda... em boa hora, disse também, que uma subida do Nasdaq acima dos 2000 pontos daria luz verde às subidas das bolsas mundiais (retoma do bullmarket do ultimo ano e meio)... e tivémos efectivamente, 3 meses fulgurantes de subida da nossa bolsa no inicio do ano. É estranho os meus detractores esquecerem-se sempre desta minha "previsão optimista" e acusarem-me de fixamente bear.

No meu último sinal de venda, no dia 10 de Março, contudo, eu procurei remediar esta confusão que paira persistentemente na cabeça das pessoas, e esclareci repetidamente, juntamente com o meu sinal, que ele se tratava de um sinal de curto-prazo, e que não era um vaticínio do que poderia acontecer no longo-prazo. Portanto, não estava a prever ali, o ínicio de um ciclo prolongado de quedas, mas pelo menos, uns dias ou umas semanas de quedas fortes... o que se veio a verificar, ajudadas, admito, pela tragédia Espanhola. E foi esta ressalva, que me faltou fazer nos sinais de venda que publiquei nos meses anteriores...

Aprendi com o meu erro, mas espero agora, no dia 10 Março, ter sido mais claro ao mencionar o time-frame para o qual a previsão das quedas era válida, bem como, as habituais ressalvas que anulariam esse sinal de venda (neste caso, o actual sinal de venda para todo mercado é anulado se o nosso mercado fizer novos máximos anuais)... o que ainda vai demorar um bocado, diga-se de passagem! :P

E quando falei mais acima, que estamos actualmente com "luz amarela" no meu "semáforo da bolsa", quero precisamente dizer que estamos num sinal de venda de curto-prazo. Se as quedas se prolongarem e o meu sistema (pessoal) indicar um sinal de venda de longo-prazo (semáforo vermelho - regresso do bearmarket), então eu virei aqui proclamá-lo com toda a convicção e certeza, coisa que até hoje, NUNCA FIZ.

Finalizando, os sinais de curto-prazo têm funcionado! E é esse período de curto-prazo que me interessa, a mim, e a muitos outros que aqui estão e que, sem dúvida, têm um curto horizonte temporal de investimento na bolsa... É esse o único mérito que não abdico de reclamar para mim próprio, sem pretenciosismos ou vãs glórias, porque no fundo, estou aqui numa desportiva, a dar uns ocasionais bitaites de longe a longe, e partilhando a minha experiência com todos, apenas com a atitude desinteressada de ajudar o ppl.

Nada mais eu procuro. Muito menos, criar animosidades.

Bons investimentos.

Cumprimentos.

Re

por JAS » 1/4/2004 18:45

Profitaker Escreveu:Não estás ressentido cmg de eu ter feito esse "aviso à navegação" para a conjuntura perigosa/delicada da tua "menina", pois não?

Claro que não, a discussão até foi gira e reconheço que argumentaste bem.
Mas não se confirmou pelo que, na altura, fui eu quem jogou bem.

Profitaker Escreveu:Por falar na PTC... desde o meu sinal de venda no passado dia 10 de Março que ela parou de fazer novos máximos e está agora ali um bocado com mau aspecto abaixo do psicológico nível dos 9 euros... ainda a possuis em carteira, JAS ?

O PSI entrou em correcção no dia 8 mas nesse dia a PTC até subiu para 9,40 graças ao reinicio da CAP.
No dia 11 tivemos um Atentado, no fim de semana seguinte tivemos uma surpresa negativa nas eleições espanholas... Não admira que ainda não tenha feito novos máximos! Acho que nenhum título os fez.

O que parece que está a surpreender toda a gente é que tenha descido tão pouco e estabilizado nos 9,00...

Continuo com a PTC em carteira, não com títulos mas com Call Warrants. Não estou muito preocupado.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por TRSM » 1/4/2004 18:42

Boa tarde profitaker

Penso que a palavra SEMPRE não deve fazer parte so seu vocabulário, pois todos sabemos quantas vezes erramos, e voçê tb faz parte do nosso grupo.

Apenas lhe quero relembrar este seu post:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=.

Não tenho qq intenção de o "provocar" pois faz parte das pessoas que por aqui escrevem e que tenho muito gosto em lêr, contudo temos que assumir que todos erramos, o importante é acertamos mais do que aquelas que erramos.

abraço e continue a escrever que terá aqui Sempre um leitor assiduo.

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], marketisnotefficient e 243 visitantes