Caldeirão da Bolsa

Mais valias de conta com varios titulares

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais valias de conta com varios titulares

por RFPB » 21/5/2017 20:52

bucks Escreveu:
RFPB Escreveu:Perguntei nas finanças, se podia colocar tudo numa linha só com o meu contribuinte, uma vez que a declaração é conjunta, disseram-me que não, pelo que, tive de preencher a mesma transacção em duas linhas , 50%/50%.

Tive também de preencher 2 anexos J, 50%/50%.

Mas nesse caso ou eles nas finanças como falaste em conta conjunta à ordem, julgam que tens fazer os dois titulares, ou pelo que noto, foi reportado para lá e para ti, meio meio...

A conta à ordem é conjunta, o banco envio a declaração 50%/50%, o IRS é conjunto, e tive de reportar cada transacção em 50%/50%.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Bucks » 21/5/2017 17:33

RFPB Escreveu:Perguntei nas finanças, se podia colocar tudo numa linha só com o meu contribuinte, uma vez que a declaração é conjunta, disseram-me que não, pelo que, tive de preencher a mesma transacção em duas linhas , 50%/50%.

Mas nesse caso ou eles nas finanças como falaste em conta conjunta à ordem, julgam que tens fazer os dois titulares, ou pelo que noto, foi reportado para lá e para ti, meio meio...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 21/5/2017 17:18

masterpro Escreveu:Estou exactamente com o mesmo problema.... e vem do BCP, não creio que venha do novo CIRS mas sim de alguma politica no BCP, pois tenho conta noutros bancos e só este é que me causou divergências. :wall: :wall: :wall: :wall:
não há outra maneira de alterar isto sem andar a dividir?

A mim no Activobank que é do BCP, apesar de sermos 2 titulares a declaração aparece sempre só com o meu nif e em meu nome a 100%.
Deves estar a seguir pelas declarações de depósitos que enviam no início do ano com 50/50, mas essas não interessam, nas finanças no ano passado mostrei e não valem nada.
No BCP deves ter uma àrea arquivo que fazes download dos movimentos mais-valias e aí surge só com teu nome, e códigos países para o anexo J (novidade este ano, pois ano passado ainda era anexo g).Essa declaração vem só com um nif referente ao ano fiscal anterior,
Não se guiem pelas declarações de depósitos mobiliários enviadas pelo AB/BCP no início do ano, é meramente indicativa da conta ordem e de contitularidade da mesma.

Está a causar-te divergências porque em vez dos 100% estás só a colocar 50% teus e outros 50% no IRS da tua mãe quando é só no teu que tens incluir.
Vi com os meus olhos no pc das finanças, é reportado, sei que vai num só nif.

por RFPB » 18/5/2017 17:57

Perguntei nas finanças, se podia colocar tudo numa linha só com o meu contribuinte, uma vez que a declaração é conjunta, disseram-me que não, pelo que, tive de preencher a mesma transacção em duas linhas , 50%/50%.

"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por ZeNovato » 18/5/2017 17:44

Na declaração para o IRS que cada banco envia aos clientes tem lá a indicação da percentagem que esse cliente tem daquela conta. Por exemplo, os meus pais são os dois titulares de uma carteira no BCP e quando recebem a declaração (cada um deles recebe uma em separado) vem a indicação de contitularidade a X% (no caso dos meus pais 50% cada).
Já eu, na orey e mesmo no BIG vem lá "conta detida a 100% por NOME".
Penso que ao preencher o IRS se deve respeitar isso.

Registado: 8/3/2014 19:34

por masterpro » 18/5/2017 16:12

Estou exactamente com o mesmo problema.... e vem do BCP, não creio que venha do novo CIRS mas sim de alguma politica no BCP, pois tenho conta noutros bancos e só este é que me causou divergências. :wall: :wall: :wall: :wall:
não há outra maneira de alterar isto sem andar a dividir?

Registado: 13/3/2007 14:42

por Bucks » 17/5/2017 16:07

pata-hari Escreveu:bucks, o teu post está extremamente confuso e não consegui perceber nada. Não queres clarificar o que estás a afirmar?

Escrevi depressa 8-)

O que quero dizer é que, o banco por exemplo activobank do bcp. eles enviam no início do ano uma declaração de depósitos de valores mobiliários por exemplo como a mim, a 50/50, visto ser conta ordem solidária.
Cheguei a levar esse documento na altura ao fisco, e não é válido, só serve para analisarem os movimentos do ano anterior.
O que conta é, no site do activobank ir a -arquivo, extrato movimentos bolsa e extrair o documento de Abril do corrente ano.
Nesse documento surgem todos os movimentos, em nome somente do 1º titular e na sua totalidade.
Sempre correu bem.

No caso da CGD, posso confirmar que apesar de haver mais titulares à ordem, só eu assinei abertura conta investimento, logo só está no 1º titular.

Na questão do fisco, penso que muitas das vezes eles próprios ou andam baralhados ou tentam meter as pessoas todas juntas :lol:

por Pata-Hari » 17/5/2017 12:18

bucks, o teu post está extremamente confuso e não consegui perceber nada. Não queres clarificar o que estás a afirmar?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Bucks » 17/5/2017 8:59

mundumelga Escreveu:Boa noite,

Surgiu-me uma duvida relativamente a uma questão de mais valias numa conta partilhada.
O banco mandou-me os calculos das mais valias repartido pelos dois titulares da conta.

Sou obrigado a fazer a divisão 50-50?

Obrigado

Possivelmente será bcp AB, mas isso que enviam são declarações de depósitos valores anuais 50/50, mas esse documento não é o fiscal, mas sim em arquivo-extratos movimentos bolsa e procurar mês abril, e aí surge com NIF do 1º titular.
Por conhecimento de causa.
Declaraçao anual de depósitos valores 50/50 é diferente da declaração irs em nome do 1º titular, tal como é enviado pelo banco ao fisco.
Senão eles mesmo no fisco tentam baralhar o que é simples, e vão buscar outras possíveis situações.
Uma coisa é a cota investimento, outra à ordem. Posso dizer, na CGD assinei conta investimento como único titular, no Montepio e AB bcp, já assumem 1º titular conta para irs.

por Pata-Hari » 11/5/2017 16:50

A solução passa por solicitar ao banco a alteração para 100% - 0%
Bem, mas isso é um fora de bolsa.

Alternativamente podem pensar em caso de ser co-titularidade entre pais e filhos, os pais podem por doar ao filho (isento de imposto) mas , se feito correctamente, é um processo mais trabalhoso.
Administrador Fórum

por |RiC| » 11/5/2017 15:56

Parece que resulta do CIRS que os cotitulares da uma conta bancária com carteira de títulos associada devem informar o banco da efectiva divisão das responsabilidades de cada um (sobre a carteira de títulos). Caso contrário, o banco procede à divisão automaticamente em partes iguais o que, no meu caso, tornou a minha mãe "responsável" por 50% das mais valias que consegui em 2016. Como eu tencionava declarar a totalidade e a minha mãe não tinha nem ideia disto, não preencheram o Anexo G, o que originou uma divergência aquando da entrega da declaração de IRS dos meus pais.

Oficiosamente, um funcionário da AT informou-nos que por integrarmos agregados familiares diferentes, não é possível alterar a divisão 50% - 50% e que seria assim que teríamos que preencher as declarações de 2016. A solução passa por solicitar ao banco a alteração para 100% - 0%, o que terá efeitos a 31.12.2017 e (apenas) no IRS a entregar em 2018.

Registado: 23/5/2016 10:32

por Pata-Hari » 11/5/2017 10:54

Se não te aborrecer ir ao fisco explicar que o registo do banco está errado...

O que levanta a segunda questão: se isso não é correcto, deverias ver com o banco como reestablecer a correcta titularidade da conta.
Administrador Fórum

Mais valias de conta com varios titulares

por mundumelga » 11/5/2017 2:01

Boa noite,

Surgiu-me uma duvida relativamente a uma questão de mais valias numa conta partilhada.
O banco mandou-me os calculos das mais valias repartido pelos dois titulares da conta.

Sou obrigado a fazer a divisão 50-50?

Obrigado

Registado: 11/5/2017 1:49

Quem está ligado: