Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 30/4/2017 21:19

avataris Escreveu:Então mas os fundos indexados da Vanguard já estão disponíveis em Portugal e ninguém dizia nada?

Avisaste tu :D :D :D Quando souberem mais qualquer coisa avisem. Parece uma excelente novidade e imensos bons fundos para colocar na minha base de dados, mais que não seja para benchmarks 8-)
Editado pela última vez por VirtuaGod em 30/4/2017 21:36, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Mouro_Emprestado » 30/4/2017 20:26

Procurei no Best, Invest e BIG e não encontrei nada.

Mas que os tipos parecem estar prontos para comercializar os seus produtos em Portugal, parece:

https://global.vanguard.com/portal/site ... /documents

Registado: 13/9/2013 0:16

por daniel__ » 30/4/2017 19:29

Então mas os fundos indexados da Vanguard já estão disponíveis em Portugal e ninguém dizia nada?

Qual será o banco? Em espanha é o BNP e não aplica minimos de entrada. Que grande novidade. :clap:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04SKK
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Ramsousa » 30/4/2017 18:31

bucks Escreveu:Ram por isso é que a meu ver, mera opinião pessoal, acho os PPRs pouco adequados... Por exemplo, se és cauteloso e queres algo mais tranquilo nos fundos, podes optar por um misto defensivo com máximo de 25% exposição a acções, isto porque os de mercado monetário/liquidez de momento não compensa o risco...

Quero algo cauteloso, no inicio quando ainda não conheço.
Onde posso consulta uma lista de fundos? Como são compostos? e a sua evolução?
Como posso comprar esses fundos?

Abraço
Ricardo Sousa

Registado: 11/4/2016 14:23

por VirtuaGod » 30/4/2017 16:21

Os fundos de que esse "conteúdo patrocinado" fala até metem pena. Pudera que ninguém invista em fundos em Portugal se é isso que sai para o media e onde as pessoas investem.

Fui ver o fundo Caixagest Seleção Global Moderado FIMA (EUR) e tem 0.69% anualizado a 10 anos :shock: (e com outros períodos não é muito melhor). O desvio padrão é semelhante à carteira 4Fundos que no mesmo período deu 6.89% ao ano (ou milhentos outros fundos mistos que renderam desde 3.5% a 6%). Quando é que se começa a fazer alguma coisa de jeito em termos técnicos e eticamente não reprovável como conteúdo sério (em vez de patrocinado) nos jornais nacionais??

Depois as pessoas nem sabem distinguir o [relativamente] bom conteúdo de um David Almas destes conteúdos patrocinados. Para a maioria da população é tudo o "Observador" e metem tudo no mesmo saco.

P.S. Já nem peço para os bancos meterem pessoas competentes pois imagino que as promoções de pessoas a estes cargos de "gestão" de fundos não seja propriamente uma meritocracia.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Bucks » 30/4/2017 13:19

Já pensou em aplicar as suas poupanças em fundos?

http://observador.pt/2017/03/06/ja-pens ... em-fundos/
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 30/4/2017 12:17

Caixagest Ações Líderes Globais: o maior fundo de ações em Portugal

http://pt.fundspeople.com/news/caixages ... m-portugal

por Bucks » 29/4/2017 17:05

Ram por isso é que a meu ver, mera opinião pessoal, acho os PPRs pouco adequados... Por exemplo, se és cauteloso e queres algo mais tranquilo nos fundos, podes optar por um misto defensivo com máximo de 25% exposição a acções, isto porque os de mercado monetário/liquidez de momento não compensa o risco...

por Ramsousa » 29/4/2017 16:53

chico_laranja Escreveu:
bucks Escreveu:Os PPR apresentam fraca rendibilidade apesar dos tais 8% resgate na reforma. Mas lá está é preferível pagar 28% sempre disponível mas com boa valorização e ou desempenho.
Isto sou eu só a dar a minha opinião, aproveita enquanto és novo, eu tenho 37 e bem arrependido de não ter começado aos 20 e poucos...

Revejo-me completamente nas palavras do bucks.

Ramsousa

O que o bucks indica sobre perfil é:
Prazo - (indicas PPR pelo que é muito longo prazo)
Risco aceitável - Até quanto aceitas ver o indicador no vermelho antes de perderes o sono
Retorno anualizado expectável bruto - 3, 4, 7%? há uma correlação negativa entre retorno potencial e risco

Só com estes dados é que poderemos dar informações mais objectivas e mesmo assim tens que ser tu a pensar e ajustar a coisa a ti.... isto é um processo vivo e conforme vais sabendo mais e mais é que vais afinando a tua própria carteira.

Ja tive um PPR 2% garantido no BCP
Tinha entregas mensais.
Tive um aperto financeiro e tive de suspender as entregas. Depois nao me deixaram retomar as entregas e resgatei o dinheiro
A ideia é ter o dinheiro numa aplicaçao segura (tipo mealheiro).
Nao estou familiarizado com fundos, mas posso aprender.
Ja tenho algumas acçoes, gostava de diversificar mais a minha carteira.

Abraço

por Rick Lusitano » 28/4/2017 19:17

bucks Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Adivinhem quem é o único não profissional financeiro no top dos melhores consultores financeiros em 32 países, que aparece em publicações internacionais sobre fundos e gestão de activos: :wink: \:D/

O artigo original, que aparece na Funds People España:

http://es.fundspeople.com/news/listado-de-selectores-y-asesores-financieros-cuyos-consejos-sobre-fondos-hay-que-tener-muy-en-cuenta

Em Português, na Funds People Portugal:

http://pt.fundspeople.com/news/nomes-dos-selecionadores-e-consultores-financeiros-cujos-conselhos-sobre-fundos-importa-ter-em-conta

PS: Por favor, não entrar em discussões sobre gestão activa vs. passiva, só porque estes gestores batem os ETFs passivos que servem de referência.

És tu do CA? :lol:

Nop, a pessoa do CA é um profissional do sector financeiro. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Bucks » 28/4/2017 17:11

Rick Lusitano (New) Escreveu:Adivinhem quem é o único não profissional financeiro no top dos melhores consultores financeiros em 32 países, que aparece em publicações internacionais sobre fundos e gestão de activos: :wink: \:D/

http://es.fundspeople.com/news/listado-de-selectores-y-asesores-financieros-cuyos-consejos-sobre-fondos-hay-que-tener-muy-en-cuenta

http://pt.fundspeople.com/news/nomes-dos-selecionadores-e-consultores-financeiros-cujos-conselhos-sobre-fundos-importa-ter-em-conta

PS: Por favor, não entrar em discussões sobre gestão activa vs. passiva, só porque estes gestores batem os ETFs passivos que servem de referência.

És tu do CA? :lol:

por Rick Lusitano » 28/4/2017 15:22

Adivinhem quem é o único não profissional financeiro no top dos melhores consultores financeiros em 32 países, que aparece em publicações internacionais sobre fundos e gestão de activos: :wink: \:D/

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por chico_laranja » 28/4/2017 11:42

bucks Escreveu:Os PPR apresentam fraca rendibilidade apesar dos tais 8% resgate na reforma. Mas lá está é preferível pagar 28% sempre disponível mas com boa valorização e ou desempenho.
Isto sou eu só a dar a minha opinião, aproveita enquanto és novo, eu tenho 37 e bem arrependido de não ter começado aos 20 e poucos...

Revejo-me completamente nas palavras do bucks.

Ramsousa

O que o bucks indica sobre perfil é:
Prazo - (indicas PPR pelo que é muito longo prazo)
Risco aceitável - Até quanto aceitas ver o indicador no vermelho antes de perderes o sono
Retorno anualizado expectável bruto - 3, 4, 7%? há uma correlação negativa entre retorno potencial e risco.

Só com estes dados é que poderemos dar informações mais objectivas e mesmo assim tens que ser tu a pensar e ajustar a coisa a ti.... isto é um processo vivo e conforme vais sabendo mais e mais é que vais afinando a tua própria carteira.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 28/4/2017 8:46

Ramsousa Escreveu:
bucks Escreveu:PPR? Tens que idade?...

Tenho 31. Pq?

Es muito novo para PPR...
Um conselho, começa em força num fundo acções misto agressivo se tiveres pouco montante disponível ou compõe uma carteira fundamentalmente em acções (com 31% em obrigações) por exemplo. Até porque estás a tempo antes subida taxas juros EUA...
Os PPR apresentam fraca rendibilidade apesar dos tais 8% resgate na reforma. Mas lá está é preferível pagar 28% sempre disponível mas com boa valorização e ou desempenho.
Isto sou eu só a dar a minha opinião, aproveita enquanto és novo, eu tenho 37 e bem arrependido de não ter começado aos 20 e poucos...Comecei aos 32 e sempre a aprender e evoluir. Mas nunca é tarde! O tempo é o teu maior aliado face ao risco.
Tenho de saber o teu perfll, se és mais cauteloso ou não....

por Ramsousa » 27/4/2017 21:25

bucks Escreveu:PPR? Tens que idade?...

Tenho 31. Pq?

por Bucks » 27/4/2017 17:33

E penso que os do Montepio também são geridos por eles, tenho o imga portugal...

Gestão dos fundos mobiliários da CA Gest passa para esfera de gestão da IMGA
http://pt.fundspeople.com/news/gestao-d ... ao-da-imga

por chico_laranja » 26/4/2017 16:09

asddd Escreveu:
bucks Escreveu:Assim por alto, há formas de conciliar de tudo...

A questão é se vale a pena conciliar. Só para dar um exemplo, estes fundos, apesar de parecerem muito diferentes, têm todos correlações altíssimas.

Pictet Digital, Fidelity Gbl Csmr Inds, MFS Meridian European Value, Nordea 1 Gbl Stable Eq

Isto foram 4 fundos ao calhas que testei, e as correlações ficam sempre na casa, ou acima, de 0.80. Relembrando que uma correlação de 0.45 já é ela francamente positiva... Dito de outra forma, sou da opinião que com correlações dessa ordem (+0.80), mais vale apenas ter um/dois fundo(s), mesmo que não haja sobreposição de ativos, eles reagem da mesma forma.

É uma forma válida de pensar mas eu prefiro ter 2 fundos por grande área (não os mini micro sectores) pois assim estás blindado de um mau desempenho do gestor (mas também de um desempenho acima da média dele) ficando o mal repartido pelas 2 ou 3 aldeias, aldeias que tipicamente têm bons comportamentos.

Agora eu não faço é uma sobreposição perfeita :-"

Por exemplo: normalmente na Europa tenho as coisas espalhadas por 3 fundos: MFS European Value, MFS Smaller Companies e UBS Unconstrained Europe e nos EUA também algo do género.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 26/4/2017 15:47

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... ini%C3%A3o

- Casos de "closet funds", em que são cobradas onerosas comissões próprias de uma gestão supostamente ativa, conduzida por profissionais supostamente remunerados ao nível do que pagam os competidores de qualidade mínima exercendo aquele tipo de gestão, quando na realidade é levada a cabo uma gestão passiva ou quase passiva, com estremada avareza de gastos (o equivalente a exigir aos sócios de uma equipa de futebol quotas para suportar uma equipa de 1.ª divisão e depois pagar aos jogadores remunerações ao nível de uma 3.ª distrital).

por Bucks » 26/4/2017 14:43

Fidelity Funds - Euro STOXX 50™ Fund A-EUR

https://markets.ft.com/data/funds/tears ... 450319:EUR

Entrei nesse mais residual para seguir o indíce... 8-)

por Bucks » 25/4/2017 17:15

Com a promoção ao PSI-20, era expectável que Ibersol e Novabase entrassem no radar de muitos fundos de investimento, que estão direcionados sobretudo aos índices de referência. Só que neste caso isso não tem acontecido. Para Steven Santos, isto sucede por causa das forças de (des)equilíbrio dentro do próprio índice, numa estrutura bolsista que retira preponderância às pequenas cotadas em favor das grandes empresas.

https://eco.pt/2017/04/19/um-mes-no-psi ... am-um-dia/

por Bucks » 25/4/2017 16:38

por Bucks » 25/4/2017 15:06

PPR? Tens que idade?...

por Ramsousa » 25/4/2017 14:27

Boa tarde,

Nao sei se estou no topico mais indicado;
Gostava de ter um PPR, tenho alguma folga orçamental e tambem para ir buscar o incentivo no IRS
Alguma sugestao?!
Abraço

por Bucks » 24/4/2017 15:29

10 COISAS PARA RECORDAR EM
PERÍODOS DE VOLATILIDADE:
 A volatilidade é uma parte normal
do investimento de longo prazo
 Os investidores de longo prazo
são geralmente recompensados
por assumirem o risco de ações
 As correções do mercado podem
criar oportunidades atrativas
 Evite terminar e começar
investimentos
 Os benefícios do investimento
regular acumulam-se
 A diversificação de investimentos
ajuda a tornar os retornos mais
regulares
 Um enfoque no rendimento
aumenta os retornos totais
 O investimento em títulos de
qualidade gera retornos no longo
prazo
 Não se deixe influenciar pelo
sentiment geral
 O investimento ativo pode ser
uma estratégia muito bemsucedida

por Bucks » 24/4/2017 15:15

Volatilidade: 10 mensagens essenciais para os investidores

https://www.fidelity.pt/not%C3%ADcias-e ... s-mercados

pdf com gráficos, interessante...
https://www.fidelity.pt/static/portugal ... 201511.pdf
Editado pela última vez por Bucks em 24/4/2017 15:36, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Andre.pt, brunoktm, Google [Bot], Goya777, latbal, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 77 visitantes