Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

fim da correção....opinioes,,,

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

..so espero que a barra prevista para ontem..

por Visitante » 31/3/2004 10:31

...aconteça hoje....furando a elipse.....assim acreditaria..no fundo do dia 24....
Visitante

edp

por jarc » 31/3/2004 10:27

O meu cãozinho desta vez latiu bem e os pressupostos para um bom latido, surgiram a seguir ao terrorismo. Postei aqui a minha convicção que, após assentar a poeira, os investidores venderiam risco para comprar cautela. Isto é: venderiam promessas para comprar certezas. A Edp está a confirmá-lo e a Brisa, embora alguns vejam como possível alguma retracção, vem a seguir.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Pata-Hari » 31/3/2004 7:03

Visitante, o contexto dessa frase vem do meu post no mesmo thread. Individualmente não faz sentido.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Son

por Visitante » 30/3/2004 23:33

Pata é bom não confundir Son com o que discutia, ou seja, com o fim da correcção. O fim de correcção, a verificar-se, não será brusco e... porque é que a Son teria de ser das primeiras a recuperar?
Visitante

Bom caminho

por Ertai » 30/3/2004 22:21

Se isto é mesmo o fim da correcção, então estamos no bom caminho.

Agora mesmo antes do fecho dos mercados o NASDAQ Composite deu uma corrida final para fechar nos 2000 pontos, S&P 1125 estando agora perto dos valores que considero Bulls que são os 1150 precisamente.

Estamos no bom caminho, espero que estejam longos desde 5ªfeira, que pelo menos até agora nas techstocks do NASDAQ as subidas têm sido mesmo muito boas.

Registado: 11/5/2003 12:11

por vvv » 30/3/2004 21:53

Mozwak

tenho andado a pensar

...e pensa muito bem.

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

..uma coisa e certa......

por Ronny » 30/3/2004 21:51

.....agora que o optimismo se foi...e o medo dos eventos em Portugal...temos condições para caminhar para novos máximos....ha muito capital de fora a espreita para entrar...basta o sinal.....quando entrar ja se sabe......rs

Registado: 24/3/2004 19:45

por MozHawk » 30/3/2004 21:47

...e vvv tenho andado a pensar nisto nos últimos tempos, se os fundos não andarão a ajeitar o desempenho das suas carteiras - em termos de valorização - para que possam apresentar igualmente bons desempenhos até ao fim do ano. Apenas uma ideia, para atrair mais subscritores?

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Ming » 30/3/2004 21:43

MA:

É bem possível que tenhas razão.
Espero até que tenhas mesmo porque, para mim, o fim desta correcção é o cenário mais simpático (estou longo com 90% do meu capital)... :mrgreen:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por vvv » 30/3/2004 21:41

Serve este post para relembrar que:

Estamos sobre fecho de trimestre.
Expectativa sobre redução das taxas de juro.

vvv
Imagem

por MarcoAntonio » 30/3/2004 21:35

Sim, percebi agora a tua ideia...

No entanto o teu gráfico não permite tirar qq conclusão sobre o que se estava a discutir pois o que estava em discussão é mesmo esta micro-correcção...

Ora, as micro-correcção existem (correcções de um mês ou dois, consolidações e lateralizações de prazos semelhantes, etc). O gráfico que aqui colocaste está pejado delas.

Por isso, sou levado a discordar quando dizes que é altamente provável que venhamos a assistir a uma correcção de maiores dimensões (não digo que não seja possível, apenas discordo que seja altamente provável). Porquê?...

Por razões simples:

:arrow: Essas correcções significativas (de 4 a seis meses) são bem mais raras do que as micro-correcções de um mes ou dois, das quais o gráfico esté pejado;

:arrow: Essas correcções tendem a aparecer depois de movimentos de vários anos de movimento de alta (e bastante espaçadas no tempo).

Por isso, em termos de probabilidades, creio que pesam claramente para o lado de estarmos perante uma micro-correcção de um mes ou dois ou tres. Agora, se essa micro-correcção já terminou ou não, ainda não temos sinais evidentes. E é claro, até poderá vir a transformar-se numa coisa substancialmente maior, mas também de momento nada aponta claramente nesse sentido...

Nota: existem ainda correcções significativas, em amplitude, mas curtas no tempo, ou seja, correcções violentas mas que tendem a terminar depressa, mas o actual comportamento não se enquadra nesses casos, pelo menos no Nasdaq, onde vamos com uma correcção que já leva cerca de dois meses mas que em amplitude está a ser pouco significativa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ming » 30/3/2004 21:17

MA:

Era mesmo esta gráfico.
Repara que esta "micro descida" dos últimos tempos (a esta escala) nem chega a poder comparar-se às correcções que foram ocorrendo durante a longa subida até à bolha.
Na minha opinião, uma correcção bem maior é altamente provável, e isto independentemente de se considerar que estamos num bear de longo prazo (digamos uns 10 a 15 anos) iniciado em 2000 ou numa retoma para nos aproximarmos dos máximos históricos de 2000. (E entre estas duas hipóteses extremas há comportamentos intermédios que para mim são os mais prováveis).

Ou seja, acho que olhar para as coisas nesta escala é altamente instrutivo, e mostra que estamos a discutir detalhes microscópicos e quase insignificantes, quando há comportamentos muito mais significativos (à escala de uns 4 a 6 meses, para já não falar de escalas de 1 ano, ou de uns anitos seguidos...).
Esta tendência para olhar para comportamentos de uma ou duas dezenas de dias úteis como se fossem a totalidade da história é normal, acho eu, e eu incorro nela quase tanto como os especuladores de mais curto prazo.
No entanto, acho que de vez em quando é importante situar as coisas: No fundo, suponho que todos nós estamos mais interessados nos resultados que tiramos dos nossos investimento em prazos de vários anos do que nos resultados de um par de semanas... :wink:
Earthlings? Bah!

por MarcoAntonio » 30/3/2004 20:45

A nossa praça não tem ares de fim de correcção, pelo menos para já, Ming.

Ainda hoje destacava isso nos Breves Comentários: a esmagadora maioría dos títulos não está a dar qualquer sinal de que tenha terminado a correcção e a nossa praça está bastante anémica de uma forma geral. Para subir destes níveis, só mesmo sendo rebocada pelos mercados internacionais (os quais estão num ponto decisivo para terminar a correcção ou não).

Mas, era mesmo esse gráfico que pretendias colocar?

É que esse gráfico vem dos anos 80 e fica-se sem saber de que correcção estás a falar...

Neste tópico creio que o pessoal se está a referir à correcção às subidas a que se tem vindo a assistir nos, digamos, últimos dois meses. Ora, esse movimento quase nem é visível no teu gráfico...

Creio que estarás a referir-te a um movimento diferente dos restantes (ou então não era esse gráfico que pretendias colocar).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ming » 30/3/2004 20:36

Vou apresentar apenas um argumento visual... :wink:

Será que isto tem ar de fim de correcção? :?
Anexos
z.png
z.png (4.63 KiB) Visualizado 1195 vezes
Earthlings? Bah!

por vampiro » 30/3/2004 20:35

É natural. Basta Portugal dentro de 50 e poucos dias receber o rock in rio e 70 dias o euro, para os investidores estrangeiros temerem algo de mau por ca e então aproveitam.se disso para realizar mais valias e deixar o mercado ir corrigindo... é notória a falta de interesse por cá desde o atentado de Madrid, tirando 2 dias em que houve mais um aliviar de vendas fortes que outra coisa. Eu mantenho-me liquido por enquanto até ver alguma força compradora por cá.
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.

Registado: 30/12/2003 16:40

por Pata-Hari » 30/3/2004 20:06

Por acaso eu até diria que hoje ficámos mais longe dos sinais necessários com a son a desiludir...
Administrador Fórum

Correcção

por jarc » 30/3/2004 19:49

Parece-me próximo o fim da correcção. Se a Pt reagir amanhã, se a edp der um sinal de confiança e se da assembleia geral resultar autorização para compra de acções próprias (já tinha referido a possibilidade na carteira do Jas), se o bcp se aguentar acima de 2... Se todos ou alguns ses se confirmarem, teremos provavelmente outra música. Até lá é esperar calmamente que se virar há todo o tempo do mundo para entrar.

Registado: 23/7/2003 16:05

por mcarvalho » 30/3/2004 16:52

hoje ainda ficou dentro da elipse
pode ser que saia amanhã

Registado: 17/2/2004 1:38

Re

por MSM » 30/3/2004 9:27

Não me pareçe que tenha acabado a correcção, basta ver o que se passou ontem e o que se está a passar hoje relativamente à nossa praça.... :evil: :evil:
Esperemos por reacções convincentes.
MSM

por MozHawk » 30/3/2004 9:00

Exactamente Pata.

A esse propósito falei ontem à noite neste fórum na thread da carteira do JAS. Referi-me concretamente ao BCP e EDP, dois motores importantes do nosso PSI20 como podendo ter já "batido no fundo", não dando assim, à partida, muito mais margem para uma queda substancial do PSI20.

Um abraço,

MozHawk

por Pata-Hari » 30/3/2004 8:12

Francamente e dado que não podemos comprar psi (para quem não faça futuros), acho que é mais importante em termos de fazer dinheiro o tentar analisar quando é que a edp, brisa, edp, ptc e son começam a subir, ou onde está o suporte. A Brisa, a Son e a EDP tinham já dado sinais positivos, resta-nos esperar pela PTC e BCP, não...?
Administrador Fórum

por Ertai » 29/3/2004 23:43

Os mercados americanos corrigiram até importantes suportes, MESMO muito importantes..

Falamos dos 10 mil do DJIA e dos 1000 no S&P e 1900 no NASDAQC

O PSI20 ainda estava em plena subida quando os states já estavam bem dentro da correcção.

Apesar de eu pessoalmente acreditar numa reacção positiva antes dos 7200, a minha AT não me daria tantas esperanças, e tal como o PSI demorou a reagir à correcção geral, vai também demorar a reagir ao que parece uma recuperação dos mercados.. logo 7200 será certamente a resposta mais óbvia.

Abraços

Registado: 11/5/2003 12:11

por MozHawk » 29/3/2004 23:39

Até posso estar enganado - muito provavelmente - mas para que se mantenham intactas as esperanças da manutenção da recuperação do mercado não é de esperar um fecho do mês de Março abaixo dos 7420.

Sempre foram 7 meses sempre a subir sem parar, 1 mês para respirar e depois "bora"!

Mas, a ver vamos...

Um abraço,

MozHawk

comentário

por jotabil » 29/3/2004 23:30

Porquê só em 7200???
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por vvv » 29/3/2004 23:28

7.200 = suporte

vvv
Imagem

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], kknd2, PacoNasssa, Phil2014, silva_39 e 132 visitantes