Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 30/3/2004 17:52

Ulisses Pereira Escreveu:Esta é a minha opinião que sei que é polémica. :)

Não tem nada de polémica, Ulisses. Trata-se de uma «opção» e de uma questão de sensibilidade relativamente à AT e haverá quem não partilhe da tua opinião. Por acaso não é o meu caso, que partilho...

E por acaso, a maior parte dos Analistas «considerados» ligam muito pouco ou nada aos indicadores...
:wink:

Cada vez mais vejo os indicadores como a porta de entrada da AT. Quem entra no «Hall» da AT depara-se com uma data de indicadores e sente-se atraído a conhecer cada um detalhadamente e a testa-los/experimenta-los...

Ao fim de algum tempo, a tendência é a de o analista dar um passo em frente e se tentar «desembrulhar» de tanto indicador que na maior parte dos casos só geram confusão dando sinais contraditórios entre si ou, por cúmulo, darem todos sinais consonantes e o sinal acabar por falhar redondamente. Eu creio que com a prática e a experiência, a maioría acaba por se aperceber da utilidade relativa dos indicadores (principalmente aqueles mais conhecidos). Eu creio que há bastante mais AT para além dos indicadores e bastante mais interessante...

Isto não quer dizer que não têm qualquer utilidade, mas que tendem regra geral a ocupar um plano secundário na análise e no trading (exceptuando é claro o caso de sistemas mecanicos mas que, quando são realmente bons não recorrem aos indicadores técnicos convencionais/populares mas a indicadores tecnicos desenvolvidos especificamente para o sistema).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 30/3/2004 17:42

Tojo/visitante, na minha opinião, as Médias Móveis têm mais uma utilidade como elemento de leitura do que como elemento de trading. Por outro lado, como elemento de leitura (de tendencia) creio existirem outros mecanismos que as substituem sendo mais eficientes e mais rapidos a responder.

Como é lógico, por vezes as Médias Móveis parecem funcionar como suporte ou resistência, mas sinceramente, considero-o uma inevitável consequência, mais isso do que qualquer facto relevante. Ou seja, são para mim meras coincidencias, que têm obrigatoriamente de ocorrer de onde a onde...

Um dos «defeitos» das Médias Móveis é que pode escolher quaquer valor para os períodos e o resultado é que, na pratica, os traders que as seguem escolhem mesmo, havendo gráficos com todo o tipo de médias móveis (quer em termos de períodos, quer em termos de formato, simples, exponencial, pesada, etc). Todas elas aqui e ali parecem funcionar como suporte. Tem de acontecer, obviamente.

A minha opinião é que são sobrevalorizadas pelo seu grande impacto visual. As médias móveis têm um impacto visual tremendo e a maior parte das vezes dizem menos do que aparentam dizer uma vez que os investidores tendem a olhar para elas no passado mas a não reparar exactamente onde está o activo nos momentos dos cruzamentos, por exemplo (um cruzamento aparentemente muito interessante pode resultar num trade nulo ou negativo quando analisado com cuidado).

Por estas razões eu prefiro nem as colocar nos gráficos dado que o papel em que lhes atribuo mais importancia (leitura de tendencia) prefiro substitui-las por ferramentas que considero mais eficientes (com as LT's por exemplo). Quanto a detecção de suportes e resistências, quer as LT's quer os importantíssimos suportes/resistencias horizontais suplantam em minha opinião largamente a eficiencia das MM's...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Polémica...

por pergas » 30/3/2004 17:34

...porquê? É bem evidente aqui no forum a validade das tuas análises. Confesso-te que, para mim, quanto mais simples, melhor. E ponto final.

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Visitante » 30/3/2004 17:32

Obrigado Ulisses. De qualquer maneira se algum forense ou responsável do site quiser comentar seria bom para todos na medida em que muita gente utiliza estes sistemas.Cumpr
Visitante

por Ulisses Pereira » 30/3/2004 17:27

Tojo,

Eu confesso não usar nenhuma dessas médias. Aliás, não uso nenhum indicador (embora confesse ir espreitando o RSI para ver o estado de "aquecimento/arrefecimento" de uma acção.

Não nego que os indicadores possam ser muito bem aproveitados para o "trading" de algumas pessoas. Para mim, nas minhas análises, basta-me o preço, volume, linhas de tendência, suportes e resistências.

Quanto mais simples e mais básico, melhor. Esta é a minha opinião que sei que é polémica. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ulisses

por Tojo » 30/3/2004 17:02

Fico sempre confuso com o seguinte:
Possuo no meu sistema as médias móveis exponenciais de 150, 50,5 10 e 15 dias.
Normalmente junto às cotações tenho as médias simples de 200 e 50 dias.Os sinais delas são diferentes, e reparei que por ex a Epcos do Dax veio testar a mm simples dos 200 e reagiu bem. Na sua opinião qual destes dois sistemas é mais fiável? Valerão a pena ser seguidos? Obrigado e cumpr

Registado: 8/1/2004 13:14

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cacha, PacoNasssa, Phil2014 e 186 visitantes