Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel: Quem ganha?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Mondi,

por Thomas Hobbes » 30/3/2004 18:46

com a abertura das privatizações a empresas estrangeiras, é obvio que se corre o risco de algumas multinacionais verem ai a oportunidade de entarem num determinado negócio e numa determinada area de actuação.

Não sei se o facto da mondi poder bir a deter 51% do capital da Portucel será bom ou mau, mas o facto de haver a possibilidade da Portucel ser inserida no mundo da Mondi, não me parece mal, já que com a integração, vêm não só fundos e investimento, como novos métodos de trabalho e novas formas de organização.

Quanto ao facto de as empresas portuguesas estarem sobre a sobreania de capitais portugueses, noto que os próprios empresários dizem uma coisa e depois fazem outra (venda do banco totta, Somague, e para quem não sabe venda das marcas portuguesas a grupos estrangeiros como :azeite gallo, agua do luso, bolachas triunfo,)

uma coisa é certa, os empresários portugueses, ao contrario dos estrangeiros não tem mostrado qualquer preocupação a respeito da remuneração do pequeno accionista.

Se a mondi tem melhor e maoir know how que a semapa, preferia a portucel nas maos da primeira.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por JCS » 30/3/2004 18:30

Concordo que a Mondi é uma excelente empresa. O que acho menos favorável nas suas (da Mondi) pretenções é querer o controlo de 51% da Portucel de maneira a esta ser integrada no grupo Mondi e ficar unicamente como "veículo" (ou subsidiária) para a Europa Ocidental (porque a Mondi já tem uma empresa chamada Neusiedler que se ocupa de todo o mercado central e de Leste).

Tudo isto me faz pensar que é muito pouca ambição para uma empresa como a Portucel o lugar de mero "Departamento Europa Ocidental da Mondi" e por isso pessoalmente prefiro uma estratégia de continuidade, crescimento orgânico (através da compra da nova máquina que permite um considerável aumento na capacidade de produção) e estabilidade accionista propostas pela Semapa.
Caso a Semapa ganhe, o actual CEO da Portucel sabe como pôr tudo isto a andar (e com capitais portugueses, porque a soberania ainda é algo a que dou valor). O estado dará? :?

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Don » 30/3/2004 15:14

JCS não vamos querer comparar uma mondi a uma semapa independentemente de quem irá gerir o negócio. Esse senhor pode possuir know how para isso mas a Mondi além de oferecer o preço mais alto, também deixava ser gerida por nacionais e oferecia claro está o seu saber que, diga-se de passagem, deve ser razoavelmente bom:) A questão aqui é a vergonha dos lobbies em Portugal que mandam no país. Volto a repetir, a situacao economica está muito boa para desprezar mais 10 centimos nuns milhoes de acções e optimas perspectivas para a empresa. Eu repito isto é uma vergonha.
E se se colocasse a questão de ir para mãos estrangeiras na Mondi, 50% dos quadros iam ser nacionais assim com o futuro presidente. Já nem vou comentar mais este assunto que me dá nervos :)
destiny

Registado: 24/3/2004 15:46

por JCS » 30/3/2004 14:51

Don Escreveu:...E logo ao concorrente que deve perceber menos deste mercado como a Semapa?.

Presumo que pense que será o Queiroz Pereira a gerir a Portucel. O CEO será o Jorge Armindo (que já deu provas que sabe fazer crescer a Portucel) e quanto muito (presumo eu) ficará o Pedro Queiroz Pereira com presidente.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Don » 30/3/2004 14:29

Os Lobbies em funcionamento e a vergonha do país. Entao se oferecem 1.55 por acção vao vender por 1.45? E logo ao concorrente que deve perceber menos deste mercado como a Semapa? Realmente também não é muita a diferença de 1.45 para 1.55... Só uns milhoes... Para um pais tao rico nao faz diferença nenhuma. País de brincadeira este. Sinceramente não estava nada que fosse esse concorrente a ganhar, pensei que Mondi ganhasse, era o mais lógico, mas parece que os tais lobbies são muito fortes, como do bes e caixa.
destiny

Registado: 24/3/2004 15:46

por JCS » 30/3/2004 14:21

Boa tarde a todos. Pelo que tenho tido conhecimento existem já pareceres que aconselham a Semapa como vencedora à privatização da Portucel. Pelo que li, a escolha pelo Semapa deve-se ao facto de ser a proposta que apresenta menos condicionantes (o facto de ser 100% portuguesa concerteza também terá o seu peso). A Semapa na proposta apresentada reitera total confiança no CEO Jorge Armindo, pretendendo qu este continue.
Como tal tudo indica que a Semapa ficará com os 30% do estado (podendo também a Sonae "sorrir" pelo desfecho que se prevê acontecer, ou seja o aumento da liquidez da Sonae quando concluida a venda da sua participação ao sindicato bancário composto pela CGD e BES).

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por vvv » 29/3/2004 23:03

Um ponto parece-me favorável, fica nas mãos de Portugueses.

Talvez para acçionistas no curto prazo não seja a mais favorável, mas este tipo de negócio-investimento tem de ser visto a longo prazo.

menos valor acrescenta à Portucel

pq menos valor?

vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

Porque será?

por Diogo Simão » 29/3/2004 22:56

Alguns jornais apontaram Semapa como vencedora. Contudo, a verdade é que a proposta da Semapa é aquele que menos valor acrescenta à Portucel. É apenas mais um investidor financeiro. É isso bom para a empresa?

Registado: 30/1/2004 19:54

por vvv » 29/3/2004 22:46

Sinceramente não é tema que me desperte muita atenção, contudo parece que grande vencedora será a SEMAPA.

vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

Portucel: Quem ganha?

por Diogo Simão » 29/3/2004 19:16

Meus caros,

Gostarai de colocar duas perguntas a todos vós.

1. Dos cinco candidatos à privatização da Portucel quem pensam que vai vencer?

2. E qual deles pensam quem tem a melhor proposta para a empresa?

Porquê?

Registado: 30/1/2004 19:54

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cacha, PacoNasssa, Phil2014 e 197 visitantes