Noticias 30 de Março de 2004
AG Galp para decidir transferência negócios realiza-se hoje
30-3-2004 7:44
Os accionistas da Galp Energia reúnem-se hoje para decidir a separação do negócio de gás e sua transferência para a EDP – Electricidade de Portugal, segundo o Diário Económico.
O acordo foi já estabelecido entre a italiana ENI e o Governo. A ENI vai ficar com 49 por cento da GDP e receberá ainda 650 milhões de euros, o qual poderá ser pago por um grupo de investidores.
Também a Beiragás e a Tagusgás passarão para a espanhola Iberdrola, que detinha 4 por cento da Galp.
Depois destas operações, a Galp fica concentrada no negócio do petróleo.
BolsaPt.com
Mira Amaral lidera CGD
30-3-2004 7:40
Luís Mira Amaral vai passar de vice-presidente para presidente da Caixa Geral de Depósitos, tendo sido o convite de Durão Barroso endereçado antes da partida para Moçambique, segundo o Diário Económico.
Mira Amaral será o presidente executivo da instituição e António de Sousa, actual presidente, será o “chairman”. António de Sousa deverá transferir-se depois para uma “holding”, a ser criada.
Esta estrututura será implementada até final de Maio.
BolsaPt.com
Bolsa nipónica em queda
30-3-2004 7:22
O mercado japonês encerrou em queda, invertendo de um início de sessão positivo. Os investidores continuam a tomar algumas mais-valias, depois da subida das últimas semanas.
Também a valorização do iene face ao dólar está a pressionar o sentimento. Os investidores concentram-se ainda na proximidade do final do ano fiscal.
O sector bancário foi o mais penalizado, com evoluções negativas no Mitsubishi Tokyo e UFJ Holdings.
Em alta, a operadora de telecomunicações KDDI beneficiou de uma recuperação positiva de um banco de investimento, mais optimista com o crescimento das receitas e número de subscritores.
O índice Nikkei perdeu 0,21 por cento para 11.693,68 pontos.
BolsaPt.com
Noticias 30 de Março de 2004
Europa deverá manter-se em alta
30-3-2004 7:18
Os mercados europeus deverão abrir em alta, com a queda dos preços do petróleo a afastar os receios de que os preços da energia prejudiquem os lucros das empresas.
A Swiss Life deverá reagir ao lucro de 233 milhões de francos registado em 2003, depois de um prejuízo recorde em 2002. Adicionalmente, anunciou que não vai avançar com a venda da unidade Banca del Gottardo.
A joalheira italiana Bulgari apresentou um aumento de 21 por cento no lucro do ano passado, apesar da queda de 9 por cento no lucro operacional e de 15,4 por cento nas vendas.
No plano macroeconómico será apresentado o índice de preços no produtor francês e a confiança dos consumidores nos Estados Unidos da América.
BolsaPt.com
para já a abertura do Ibex está 0.53% + nos 8.063
Quem está ligado: