Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por RMountain » 20/3/2017 17:29

DukePatronus Escreveu:Qual seria a razão para o Paulo Azevedo ao anunciar os resultados de 2016 ter dito que não iria investir na Angola, e hoje ter saído uma noticia a confirmar o contrário? Pode ser uma jogada estratégica da empresa ou foi só os media a não fazerem o trabalho de casa?

Pensei no mesmo...

Registado: 13/2/2017 23:45

por RMountain » 20/3/2017 17:27

DukePatronus Escreveu:Obrigado pela resposta Ulisses. Eu não tenho problemas com a volatilidade diária (embora admita que me tenha viciado um pouco a observar a cotação de meia em meia hora). Entrei na Sonae com o objetivo de ficar dentro a longo prazo. A minha questão era mesmo porque estou a ponderar reforçar o investimento ou diversificar (sendo que a Sonae é de momento a minha única entrada).

Outra questão Ulisses, se me permite, há outra plataforma de comunicação entre accionistas do mercado português? Algo como um grupo no Facebook ou no Skype onde haja uma maior e mais frequente troca de informação diária.

Obrigado.

Estás como eu... Entrei neste tipo de investimentos há 3 semanas. Já tive CTT e vendi (com mais valias residuais). Já tive Ibersol e vendi (com menos valias, mas dentro do que tinha estabelecido como limite de dor) e agora só tenho SONAE. E já tenho desde os 0,8140. Não irei reforçar para já, enquanto não vir a resistência que o Ulisses falou acima ultrapassada. Mas para já, vou acompanhando com muita atenção.

Também acompanho REN, SONAE indústria, CTT (sim... tenho uma adoração por está cotada) e NOS (se bem que de forma redundante por causa da SONAE). Mas continua por aqui, que aprendes imenso.

Registado: 13/2/2017 23:45

por DukePatronus » 20/3/2017 17:21

Qual seria a razão para o Paulo Azevedo ao anunciar os resultados de 2016 ter dito que não iria investir na Angola, e hoje ter saído uma noticia a confirmar o contrário? Pode ser uma jogada estratégica da empresa ou foi só os media a não fazerem o trabalho de casa?

Registado: 20/3/2017 15:17

por Ruffus86 » 20/3/2017 17:07

vamos la a ver como é que serão os proximos dias.
o dividendo gigantesco que a sonae capital paga este ano, pode estar a tirar pequenos investidores da sonae.
a vela de hoje já esteve mais bonita....
a cotação da sonae capital ta quase ao preço da sonae :x

Registado: 31/10/2013 13:54

por Ulisses Pereira » 20/3/2017 15:56

Duke, não sei. Este é o maior fórum de Bolsa português e é aqui que privilegiamos a nossa troca de opiniões.

Em relação à Sonae, não alteres a tua opinião pela volatilidade da mesma.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DukePatronus » 20/3/2017 15:48

Obrigado pela resposta Ulisses. Eu não tenho problemas com a volatilidade diária (embora admita que me tenha viciado um pouco a observar a cotação de meia em meia hora). Entrei na Sonae com o objetivo de ficar dentro a longo prazo. A minha questão era mesmo porque estou a ponderar reforçar o investimento ou diversificar (sendo que a Sonae é de momento a minha única entrada).

Outra questão Ulisses, se me permite, há outra plataforma de comunicação entre accionistas do mercado português? Algo como um grupo no Facebook ou no Skype onde haja uma maior e mais frequente troca de informação diária.

Obrigado.

por Ulisses Pereira » 20/3/2017 15:43

Olá Duke. Obrigado por teres começado a participar. Vou tentar responder directamente às tuas questões:

1) É sempre preferível que as acções tenham mais volume negociado porque torna-se mais fácil entrar e sair de uma acção. Mas, para um investidor de longo prazo, essa questão torna-se menos importante.

2) Não, não é seguro. A guerra dos COF`s tem muito de real mas também muito "bluff" e, por isso, não se devem tirar conclusões do facto de estarem volumes fortes no "Buy". O que é sempre real são os negócios efectuados.

3) Quase sempre, os investidores e analistas acreditam que as acções estão abaixo do que deviam valer. Eu já nem ligo a isso. A Sonae nem é uma acção particularmente volátil. As variações são absolutamente normais. Se não estiveres preparado para este género de movimentos, o mercado accionista não é para ti. Mas quem investe no longo prazo, deve ignorar o ruído de curto prazo.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por DukePatronus » 20/3/2017 15:27

Boa tarde. Sou um pequeno investidor, já me interesso à algum tempo pelo mercado mas só há pouco tempo é que decidi dar o passo e fazer o meu primeiro investimento.
Tenho algumas questões aqui para os usuários mais experientes, ficaria muito agradecido se me pudessem responder e adicionar no Skype (jmr.ventura)

1ª questão- Para pequenos investidores, a longo-termo, beneficia investir numa empresa com mais ou menos volume transaccional?
2º questão- É seguro deduzir que quando (durante o dia) uma acção tem mais Bid qty é porque a tendência é para a cotação aumentar e quando tem mais Ask qty vai diminuir? https://www.euronext.com/en/products/eq ... M0001-XLIS
3ª questão- Isto é a minha opinião de iniciante, mas, segundo a minha análise (e algumas que li online) e observação; a cotação da Sonae está bastante abaixo do que devia de estar, porém, embora a lógica fosse que os investidores fossem a correr comprar esta cotação, há no entanto uma grande volatilidade. Esta volatilidade é apenas devido ao "daytrading" e aos traders estarem a fazer o seu trabalho. Ou, há mesmo uma certa insegurança em redor da Sonae?

Obrigado pelo vosso tempo, qualquer resposta será bem vinda.

por Ulisses Pereira » 20/3/2017 12:28

Deixo os gráficos actualizados da Sonae que já leva 8 meses de subida e que tem confirmado todos os bons sinais que deu quando quebrou a resistência dos 0,75 euros. Está próxima do seu grande desafio que é a zona da resistência entre os 0,9 e os 0,95 euros. Quando conseguir romper consistentemente esta zona, terá ultrapassado o último bastião dos ursos e os touros dominarão todos os horizontes temporais. Falta um último passo.

Abraço,
Ulisses
Anexos
sonae1.png
sonae2.png
sonae3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 19/3/2017 12:50

Goya777 Escreveu:Vendo a evoluçao do PSI em 2017 e a da Sonae, até podemos dizer que esta última nao se tem portado mal. Vendo os ultimos 12 meses já nao é tanto assim...

se fores comparar desde o brexit a coisa é diferente: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=85370

Registado: 29/11/2007 12:50

por Xadrezinho » 18/3/2017 23:15

Registado: 1/7/2011 13:24

por Goya777 » 17/3/2017 12:53

Vendo a evoluçao do PSI em 2017 e a da Sonae, até podemos dizer que esta última nao se tem portado mal. Vendo os ultimos 12 meses já nao é tanto assim...

Registado: 17/7/2014 22:33

por manuelfaf » 17/3/2017 10:19

Análise da Haitong.
Haitong: Sonae tem espaço para continuar em alta na bolsa
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... uto_outros

Registado: 1/10/2015 12:34

por Ruffus86 » 17/3/2017 9:48

ricardmag Escreveu:Mais um dia de bolsa ...

SONAE.png

bom... assim sendo tem caminho aberto aos 0,9xxx... será :?:

por maceirafernandesjose » 17/3/2017 1:59

Num dia como hoje a qual dos dois indicadores atribuem maior importância, preco ou volume. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por ricardmag » 16/3/2017 22:41

Mais um dia de bolsa ...

SONAE.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por ISOLTON » 16/3/2017 20:35

Boas.

Todos tentam arranjar explicação para algo difícil de compreender, já a alguns meses, agora mais descaradamente e incoerentemente tendo em conta o valor da cotada em relação aos resultados, superior ás previsões dos analistas e sendo uma das ações preferidas e recomendadas, o seu comportamento é completamente o oposto.
É obvio que é impossível arranjar argumentos onde tudo acontece de forma incompreensível, quem vai vender numa altura destas, desta forma????? chegou a cotar 0,826€ -1.55% não é compreensível!!!! isto cansa e farta para alguns, quando estiver tudo farto deste farrobadó, desistem de acreditar e alguns já desistiram, ela sobe 5, 6, 7% numa sessão quando todos menos esperam, desprevenidos e depois...corram-lhe atrás, é preciso ter uma grande virtude e saber esperar...aguenta ai aguenta...lembram-se desta :lol: :lol: :lol: :lol:

BN
Firme e hirto como uma barra de ferro...

Registado: 26/3/2015 10:50

por JohnyRobaz » 16/3/2017 19:32

Ruffus86 Escreveu:vela tonta e feia...

alguem consegue fazer uma leitura desta vela?

Do meu ponto de vista essa vela é relativamente positiva, visto que indica uma vontade compradora inicial (abertura em gap up), que vacilou a meio da sessão, tendo havido algumas vendas, mas que terminou com uma nova onda compradora, recuperando até ao preço de abertura, o que significa que o "mood" mais recente é o comprador.

Mas, imitando um pouco o Raposo Tavares, isto sou eu, uma besta quadrada, a analisar velas. Alguém pode interpretar a vela completamente ao contrário.

Cumpts.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Ruffus86 » 16/3/2017 18:10

vela tonta e feia...

alguem consegue fazer uma leitura desta vela?
Anexos
calde.jpg

por Ruffus86 » 16/3/2017 17:59

numa pequena resistencia... vem debaixo... :lol:

por manuelfaf » 16/3/2017 17:57

para já, parece que está um pequeno suporte nos 0.86.

Compra Volume
0,86 388.216
Editado pela última vez por manuelfaf em 16/3/2017 18:01, num total de 1 vez.

Registado: 1/10/2015 12:34

por Thoth » 16/3/2017 17:45

Se alguém comprou alguém teve de vender :lol: 8-) :twisted:
Agora falta saber é quem procurou quem ... mas isso já não interessa.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Ruffus86 » 16/3/2017 17:42

ou foram compras combinadas...

e nao deixa de fazer uma vela feia... a fechar abaixo da abertura... :wall:

por Thoth » 16/3/2017 17:30

Não sabemos as motivações do(s) vendedor(es), por isso estar a tentar adivinhar é pura perda de tempo.
Uma coisa é certa, numa sessão de elevada liquidez pode ser boa altura para vender uma posição grande.
Momentos destes não há todos os dias ...

Celsius-reloaded, as vendas que realço a verde são vendas combinadas fora da bolsa mas executadas em bolsa.
Imagina se não fossem combinadas o que poderia fazer ao preço ...

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Celsius-reloaded » 16/3/2017 17:27

Thoth Escreveu:O pessoal já não pode fazer umas mais valias que é apelidado de burro.
Convém não olhar apenas para o obvio ... aliás, o obvio por vezes é enganador !

sonae.png

O que queres dizer com esse quadro?

Essas vendas nem foram no despejo matinal.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Pmart 1 e 200 visitantes